Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO x GPL

Notícia publicada por brain em agosto 15, 2003 10:33 AM | TrackBack


Parece brincadeira mas é verdade - ou pelo menos assim acredita a Heise, tradicional publicação sobre tecnologia da Alemanha. Neste artigo (em alemão, claro), a revista explica que o principal advogado da SCO afirmou que pretende sustentar que a licença GPL não tem validade legal, baseado no fato de que a lei norte-americana de copyrights permite que os consumidores façam apenas uma cópia de backup dos seus softwares, enquanto a GPL permite um número ilimitado de cópias.

Sinceramente, é tão forçado que me faz ter dúvidas da veracidade da notícia - até eu, que não sou norte-americano, sei que a legislação de copyright deles (Título 17, cap. 1, seção 106) permite aos autores das obras liberar a reprodução de cópias sem estabelecer limites máximos - uma cópia para backup é apenas o mínimo a que todo consumidor tem direito, independente de qualquer licença.

Como até o momento isso apareceu apenas na Heise, vamos aguardar para ver se não foi algum tipo de trote ou confusão por parte deles ;-) Se for verdade, mostra um nível de desespero até então não visto nesta ação!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joerlei P. Lima () em 15/08 15:37

E eu já postei na linux-br e na lista cl um e-mail convidando os colegas profissionais na área a formar uma associação e processar a SCO por danos morais e materiais decorrentes de seus recentes ataques ao linux.
Clientes corporativos interessados no uso do linux agora estão receosos de serem processados por essa SCO e isso nos traz enormes prejuízos e também prejudica a economia do país, justo em um momento tão delicado, com o desemprego crescendo.
O linux gera empregos a milhares de brasileiros e não podemos ser prejudicados por causa da incompetência de uma empresa que não soube ganhar dinheiro com o software livre.
Repito aqui o convite a todos os interessados. Já é passada a hora de dar um basta nisso ou vamos continuar a ter prejuízos. Vamos formar uma associação de profissionais e entrar com uma ação contra essa empresa e exigir uma indenização pelos prejuízos causados.
sds
Joerlei


» Bah! () em 15/08 17:32

E tem mais uma coisa: foda-se os EUA (do Norte, porque a América não é deles). Eles podem pegar a legislação fodida deles e enfiar naquele lugar. O mundo já tá de saco cheio de EUA-N.


» Lewis () em 15/08 19:20

Saiu na www.pcw.co.uk também.


» Jimi () em 16/08 19:39

Esse assunto de leis é confuso. Quer dizer que segundo a SCO se eu desenvolver algo (software, musica, livro) não posso liberar para que todos copiem e modifiquem. Sou obrigado a reter os direitos e proibir a livre divulgação quer queira quer não.
Não faz sentido. Logo vai ser probido fazer caridade porque é doação ser querer cobrar cobrar nada. Eu endendi deste modo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.