Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell: novos serviços do NetWare no Linux

Notícia publicada por brain em agosto 11, 2003 12:49 PM | TrackBack


O Davi Carvalho (davi_carvalho@yahoo.com) disse: " Depois de adquirir a Ximian a Novell anuncia que vai migrar os serviços de eDirectory e Secure Identity Management, no sistema operacional Linux distribuído pela Red Hat e a SuSE. E tem mais ('não ligue agora !'), toda a linha de softwares de colaboração GroupWise será migrada para o Linux. Um trecho: 'Todos os passos em direção ao sistema operacional aberto acontece apenas um ano depois da companhia ter posicionado o Linux como inimigo. No último LinuxWorld, a Novell optou por nem dar as caras no evento, mas agora, os executivos acreditam que o código aberto é o futuro da indústria e, conseqüentemente, da companhia'."

Essa notícia causou tanta repercussão que na semana passada a Novell teve até mesmo que tomar a precaução de desmentir oficialmente que estaria abandonando o desenvolvimento do Netware e substituindo-o completamente pelo Linux.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fabio () em 11/08 13:17

A Novell está tomando uma iniciativa estratéica, pois se não fizer isso logo logo não poderá mais com a MS e será esmagada! Felizmente a Novell tomou a melhor decisão. Nós do mundo Linux estamos cada vez mais fortes.

A Novell como sabemos tem uma fantástica infraestrutura. Seus serviços de rede sempre foram muito melhores do que os da Microsoft. A unica vantagem da MS éra sua "cara bonita".

Parabens Novell!


» Fabio () em 11/08 13:18

A Novell está tomando uma iniciativa estratégica, pois se não fizer isso, logo logo não poderá mais com a MS e será esmagada! Felizmente a Novell tomou a melhor decisão. Nós do mundo Linux estamos cada vez mais fortes.

A Novell como sabemos tem uma fantástica infraestrutura. Seus serviços de rede sempre foram muito melhores do que os da Microsoft. A unica vantagem da MS éra sua "cara bonita".

Parabens Novell!


» wconserta () em 11/08 14:51

Tambem acredito que a novell tomou a melhor decisão, afinal se quer vencer a microsoft tem que se unir a quem pode ou seja Linux


» Manoel Pinho () em 11/08 15:51

Pena que a decisão da Novel possa ter sido tardia demais. Muita gente nova nem sabe mais o que é Novell. O IPX/SPX deu lugar ao TCP/IP e ela teve que correr atrás disso nas últimas versões do Netware, que nunca tiveram o sucesso das versões antigas.

Para uma empresa que tem (ou tinha) direitos sobre o Unix a escolha do linux parecia óbvia.

Se ela continuasse a insistir com o seu sistema operacional póprio o seu pequeno mercado iria sumir completamente.

Mas é engraçado como as empresas americanas mudam de idéia tão repidamente ... Não me estranharia ver a M$ migrar para o linux daqui a alguns anos, assim como eles largaram o M$ Network para correr atrás da Internet quando perceberam que o mundo todo estava indo para a net.


» pizza () em 11/08 15:55

Fica a pergunta, será que a Novell vai disponibilizar alguma ferramenta baseada na GPL? Ou será apenas um fornecedor comercial de produtos para Linux?

Senão será mais um tubarão na nossa piscina. :)

pizza


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.