Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Virou o jogo: agora é a IBM processando a SCO

Notícia publicada por brain em agosto 7, 2003 06:10 PM | TrackBack


Não estou podendo publicar muitas notícias hoje (estou em um evento em Manaus), mas tanta gente me enviou esta sugestão que não tenho como deixar para depois: a IBM processou a SCO em Utah, berço da atual grande inimiga do Linux.

O pizza (pizza@gulms.org) mandou o comentário da Folha: "Menos de 24 horas depois que a SCO anunciou que cobrará US$ 699 por cada licença do Linux, a IBM entrou com um processo contra a companhia alegando que quatro de seus pacotes de software infringem patentes da IBM.Brian Ferguson, advogado nos EUA, disse que "a SCO terá dificuldades para reverter os processos por quebra de patente". Segundo o site de notícias Cnet.com, Ferguson classificou o processo como uma ação muito inteligente da IBM, e disse que ele pode acelerar as negociações entre as empresas em favor da IBM."

O Slashdot tem mais detalhes e links. É bom lembrar que a SCO também está sendo processada pela Red Hat (nos EUA) e por um grupo de usuários na Austrália. E já perdeu na Alemanha.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» aijá () em 07/08 18:53

Muita gente que tinha mostrado pouco interesse em Linux, agora com essa chuva de notícias envolvendo Red Hat, IBM, SCO,etc. vai se interessar, vai perguntar pra alguém ou vai querer pesquisar sobre o assunto e quem sabe até acabar instalando "esse tal de Linux"... Acho que é o contrário, é um bom momento para o Linux!

Mas não podemos deixar de arregaçar as mangas e partir para a ação. Movimento a favor da GPL, avante!!!


» Peter Parker () em 07/08 18:59

Talvez seja uma boa pedida para o linux ou talvez não. Isso se depende de como se vê as coisas.
Muitos se interessarao pelo linux outros irão ficar desmotivados com isso tudo.

Acho que todos tem a perder um pouco.


» Pierre () em 07/08 19:01

Viva!!! Vamos partir para cima da SCO!!!
Viva a liberdade


» Tiago Cruz () em 07/08 19:13

Eu concordo com o Peter Parker... vejo muita gente falando de um sistema que "pode acabar" de uma hora para outra :-(


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/08 19:13

Calma que não é bem assim, Pierre!! Muito cuidado: a IBM está processando a SCO por também *violar patentes*, algo perigosíssimo para o Software Livre. Como disse o Bruce Perens em http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=story&ncid=1817&e=1&u=/pcworld/20030807/tc_pcworld/111923&sid=96120756 isso sim pode ser a derrocada do GNU e Linux - hoje a IBM pode ser nossa amiga, mas basta aparecer algo que lhe dê mais dinheiro que já era. Grandes Corporações funcionam assim!

Eu acho, claro, que a chance de isso acontecer seja pequena, mas é sempre bom não perdermos isso de perspectiva.


» Demolidor® () em 07/08 21:44

Eu acho que a SCO esta indo longe demais ....pois isso pode acarretar varios problemas futuros ... como o nosso amigo PATOLA disse, a IBM pode se revoltar contra nós no futuro ... mas tb concordo que devemos nos unir para juntos mostrar que o software livre é a grande sacada ....

agora é não parar com a construção .... o linux é mais forte que a SCO. VAMOS EM FRENTE.


» Alex-Gurgel () em 08/08 01:00

Publicado no Newsforge a resposta da SCO: http://newsforge.com/article.pl?sid=03/08/07/2350201
Nesta a SCO chama a acao da IBM de "tentativa de desviar as atencoes do real problema: a violacao de patentes do Unix pela IBM". Segundo eles os programas citados sao produzidos e vendidos pela SCO, em alguns casos, a cerca de 20 anos. Ora, uma quebra de patentes pode der descoberta, denunciada e processada em qualquer ponto de sua duracao ( 75 anos, se nao me falha a memoria ). Neste caso o que ocorre e' simples: A SCO processa a IBM entao a IBM ( e suas aliadas ) vao procurar por todos os meios provar que a SCO tambem comete seus "crimes". A SCO fez sua cama,agora que se deite nela.


» ofranja () em 08/08 02:38

É, Linux é o pequeno que pôde com os gigantes.

Mas mesmo se o Linux acabar, o legado dele sempre vai estar vivo. Vale lembrar que o Linux não é o único SO aberto por aí.

Bem, é isso.


» Victor Zucarino () em 08/08 07:23

A SCO está sendo "SCOada"...
(Ih, essa foi podre)

:)

Como disse o Patola, todos perdem um pouco. Mas se colocarmos na balança isso irá refletir a preocupação das gigantes em manter a lei perante o software livre, e isso é ótimo.


» Jose Paulo () em 08/08 08:54

Como assim o Linux acaba?!?!?!

Não há nenhuma parte do codigo que não possa ser reescrita.
Se ficar provado (o que é pouco provável) que há código proprietário no Linux, no dia seguinte este código pode ser removido e no outro dia refeito.

Não há mais como parar o processo Linux.


» Ironman () em 08/08 09:20

Concordo com o Jose Paulo: não existe essa história do linux acabar !! Isso é história do bicho papão ! Não conheço a fundo o kernel do linux, mas tenho quase certeza que não existe nada de proprietário nele. O que existe é a possibilidade, por exemplo, de poder montar partições SCO, Xenix, UnixWare e outros no kernel, mas não acredito que isso se caracterize como violação de copyright. Em qualquer caso, como bem disse o Jose Paulo, não há rotina que não possa ser reescrita em menos de 24 horas !! Se provarem que existe código de autoria intelectual da SCO (ou de qualquer outra empresa), o que eu duvido MUITO, ele pode ser reescrito com certeza em menos de 1 dia !! E nem a SCO, nem a IBM e nem mesmo a M$ vai poder "acabar com o linux" !!! O linux é open-source, não possui código proprietário, e ninguém nunca vai poder usar de medidas "baixas" como acções na justiça pra acabar com ele ! Nesse caso do linux e open-source, "a pena é mais poderosa que a espada" !


» Adailton () em 08/08 09:22

Como disse o Jose Paulo, não há nenhuma parte do codigo que não possa ser reescrita.
Essa é apenas uma das várias vantagens do SoftWare Livre: Se o código tem algum problema, corrige-se ! (bug ou qq outro)

Devo acrescentar que, em algumas matérias, foi dito que apenas os Kernel da série 2.4 são afetados.
Isso significa que não haverá descontinuidade.
Porém, o maior problema é o precedente. qualquer um poderá sair por ai chantageando os usuários, alegando existência de software proprietário e tal...
SoftWare Livre, Já !


» Jose Paulo () em 08/08 09:36

O Adailton focou corretamente, o precedente.

O que devemos estar observando é a forma como o caso será resolvido, se for bem conduzido abrirá o precedente que desmotivará ou impossibilitará futuras ações deste tipo (afinal ninguém irá querer entrar numa briga que já foi perdida).

Por outro lado, se for mal conduzida, abrirá também um precedente, e como mencionado poderá ser seguida de uma chuva de ações contra o código do Linux.

Não irá barrar o avanço do software livre, mas irá atrapalhar (como a chuva na construção civil).


» Daniel Fonseca Alves () em 08/08 09:56

Estou tentando cadastrar a página ainda, mas estou com dificuldades. O principal é que não tenho mais link dedicado.
Estou tentando na HPG se alguém tiver outro me informe.
Minha idéia é de um domínio do tipo LinuxbrxSco com a intenção de servir de um centro de informações jurídicas para iniciarmos um processo.
Também serviria de apoio jurídico aos usuários de Linux com base na legislação brasileira.
Também quero definir uma cronologia de eventos para ficar tudo muito organizado.
Um email tipo linuxbrxsco@domínio para sugestões e troca de informações.
Quanto a notícia da IBM é boa. O melhor seria se houvesse um movimento mundial de processos contra a SCO. Acho possível para a comunidade.
Também acho que isto ajudaria a amendontrar futuros SCOs.


» Oliver Pereira () em 08/08 10:20

É eu disse ontem que isso aconteceria ...rsrs a IBM tem mais patentes do que se imagina...
Acho pouco provavel que a IBM se volte contra o linux pois não é essa a estrategia da empresa se fosse teriam continuado a desenvolver a sua propia distribuição.
Mais acho que isso é um bom alerta para a comunidade que deve se organizar e se posicionar em favor dos conceitos da GLP, para que outras empresas não tomem a mesma atitude da SCO no futuro, ou mesmo corrompam a GLP tornando softwares desenvolvidos sobre ela algo proprietário.Acho que os grupos de usuarios deveriam manter um canal de ligação sobre esta questão pois a qualquer tipo de manifestação tenha poder para intervir inclusive juridicamente se necessario.Isso seria mais viavel formandao um ONG ou associação de defesa do software livre.


» daemon () em 08/08 10:53

CHEGA!!
Não aguento mais falar desta merdaa de SCO...


» Jair () em 08/08 11:31

Vejam:

"SCO will remain on course to require customers to license infringing Linux implementations as a condition of further use," SCO said in a statement, "This is the best and clearest course for customers to minimize Linux problems."


http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=story&cid=569&ncid=738&e=4&u=/nm/20030807/tc_nm/tech_linux_sco_dc


» Mauricio Blackout () em 08/08 11:40

Daniel entre em contato comigo eu arrumo um espaço para o site...


» Peter Parker () em 08/08 13:26

Ah, bem, nem fui eu que postei o comentário acima (até o e-mail certo o cara colocou - será algum clone - ou Eddie Brock? :), mas enfim, eu concordo com meu heterônimo.


» Peter Parker () em 08/08 13:30

Aliás, tem um comentário anterior que eu achei até que fosse eu que tivesse postado. Acho que eu OU ando tendo crises de sonambulismo OU alguém tá colocando algo na minha bebida...


» Daniel Fonseca Alves () em 08/08 13:47

Entreguei a página ao Mauricio Blackout para ele diponibilizar na WEB.
Bom, neste fim de semana não estarei na WEB, então vou ver se é possível entrar em contato com alguns advogados de Belo Horizonte para verificar como nos protegermos de acordo com a legislação brasileira.
Interessados podem enviar email para meu email que irei iniciar cadastro.


» Kelin Deosti () em 08/08 14:06

Estou cursando o 5º periodo de Direito na FDC. Gostaria de obter dos senhores maiores informações a respeito do caso que envolve a SCO vs Linux.

Espero o apoio e compreensão dos senhores para que juntos possamos estudar este caso na esfera jurídica e saber quem é que tem razão nesta história toda.

Desde já agradeço
Kelin Deosti


» macaco () em 08/08 14:08

O que o Patola falou é verdade. Temos a mania de achar que filha da puta só a M$, mas na verdade ela é mais citada por estar no topo. Qualquer empresa comercial segue somente uma diretiva: "Qual é a resposta que resolve 99% das perguntas? DINHEIRO" hehehehehhe
Todo mundo de sorrisinho pro Linux, pinguins pra lá e pra cá - parece aqueles políticos em época de eleição segurando criança no colo. Essas empresas são apenas mais espertas que a M$ neste aspecto, mas no fundo querem lucro , lucro e lucro. Na mesma facilidade que adotaram o pinguin podem esquece-lo num piscar de olhos. All about the money.


» Daniel Fonseca Alves () em 08/08 14:16

O Kellin, o seu email está errado.


» Clovis Sena () em 08/08 14:38

bom dia,

embora eu nao tenha certeza das implicacoes disto no Brasil, mas nunca se sabe...

alguem daqui do Brasil recebeu alguma cartinha da SCO ou isto seria so boataria???? Uma cartinha oficial seria a prova do crime...suficiente pra entrar com acao na justica.


A procuradoria Geral e o Ministério Publico pode ser acessados de diversas maneiras, veja uma delas abaixo, que eu copiei/colei do site deles:

http://www.pgr.mpf.gov.br/3camara/Templates/Denuncia.htm


"Denúncias

Através do email "Denuncia3CCR@pgr.mpf.gov.br", a 3.ª Câmara pretende estabelecer um CANAL DIRETO com a população e a sociedade civil, para recebimento de denúncias envolvendo lesões coletivas a consumidores, à ordem econômica e à economia popular. A 3ª Câmara adotará as medidas cabíveis, quando se tratar de atribuição do MPF, ou, em contrário fará o encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes (SDE, Procon, MP Estadual, etc)."

ou voces pode ir no site e usar o formulario online.
http://www.pgr.mpf.gov.br/3camara/Templates/Formulario.htm


existem tambem outros caminhos pra exercer seus direitos de cidadania, por exemplo, usando aquelas cartas disponiveis nos correios para enviar aos seus representantes ( deputados/senadores, etc ).

procure nos correios, nao eh preciso selar. eh gratis.

e tambem pode acessar o site da camara dos deputados, tanto estaduais ( cada estado tem a sua) e federal em http://www.camara.gov.br e mandar email direto pro seu deputado...

( e aproveite pra entrara na briga pela privatizacao do sistema de saude publica...)

t+


» Kelin Deosti () em 08/08 14:53

Obrigada Daniel pelo toque na correção do e-mail.
Desculpem pelo erro...esqueci de digitar o "T" do hotmail.

Abraços
Kelin


» aijá () em 08/08 15:02

Kelin Deosti,

Um link interessante:

http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/fisl2003.htm


» Manoel Pinho () em 08/08 16:29

Vejam como essas notícias FUD que a maldita SCO espalha aos quatro ventos são interpretadas por pessoas leigas e por jornalistas de informática idiotas:

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082003/06082003-2.shl

Estão falando que o Linux é mais caro do que o Windows !! Até uma thread sobre essa notícia está rolando no fórum do Baboo (os idiotas estão até contentes com essa afirmação).


SCO dá preço ao Linux; sai mais caro que Windows

Quarta-feira, 06 de agosto de 2003 - 11h14

SÃO PAULO - Pode parecer incoerente, mas o Linux ficou mais caro que a grande maioria das licenças do Windows. É que a SCO liberou o preço do sistema operacional: 699 dólares por processador.

E o pior é que este preço é promocional até o dia 15 de outubro - depois, vai sair mais caro ainda rodar o sistema dentro da permissão de uso da propriedade intelectual da SCO sobre as versões 2.4 e 2.5, ou superior, do kernel do Linux.

"Nós acreditamos que os usuários do Linux devem licenciar nossa propriedade intelectual se estiverem rodando o kernel 2.4 do Linux, ou versões mais recentes, para fins comerciais", declarou o vice-presidente sênior da SCO, Chris Sontag, em comunicado oficial. "Esta medida irá assegurar que estes usuários continuarão a usar as distribuições binárias do Linux sem violar os direitos autorais da SCO".

A SCO disse que em breve vai definir os preços para outras modalidades de licenciamento, como para desktops e sistemas embarcados.

Renata Mesquita, do Plantão INFO


» Cláudio () em 09/08 09:08

Concordo com Patola quando ele alerta que é necessário cuidado com o processo da IBM. Hoje ela está defendendo o Linux com patentes, mas amanhã pode ser diferente.

Lembram que a Caldera (atual SCO) já processou a MS por causa do DR-DOS? Todo muito comemorou a vitória da Caldera. Amanhã a IBM por mudar de lado também.


» Mamede Milanez () em 09/08 12:09

Em toda esta confusão, somente uma empresa está sendo beneficiada: A Microsoft. Até que ponto não teria a Microsoft alguma participação neste episódio???


» Roberto () em 22/06 11:52

Para se ter uma idéia de como a Microsoft é voltada à interesses particulares, que não visam melhorias para seus clientes finais.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.