Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO, SCO, SCO

Notícia publicada por brain em agosto 7, 2003 12:21 AM | TrackBack


A notícia mais comentada de hoje é que a SCO afirmou que todo usuário de Linux com kernel 2.4 e 2.5 deve pagar US$ 699 a ela se não quiser correr o risco de ser processado. Distribuidores de Linux como a Red Hat, a Conectiva e a SuSE já informaram anteriormente que não há base para este pedido e que seus usuários não devem nada à SCO. A IBM também afirma o mesmo. Paralelamente a isto, a SuSE anunciou que apóia a ação judicial da Red Hat contra a SCO, o que é algo de bom surgindo desta situação absurda. cerca de 15 leitores sugeriram links para estas notícias hoje, e não vai dar de citar todo mundo, mas eu agradeço. Veja a "licença Linux" da SCO no LWN, saiba mais sobre a união da SuSE com a Red Hat no Slashdot, e leia a posição da Conectiva no nosso artigo anterior.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fernando () em 07/08 05:04

Quem deve tah achando bom isso são os pró-microsoft® =P
E infelizmente mídia nenhuma vai dar as costas, embora todos saibam que a SCO está atirando p/ todos os lados... E logo o GNU/Linux que tem sido reconhecido por justamente, fora a estabilidade , a forma de livre distribuição... É uma pena... Apenas mais um eixo para a Microsoft apoiar suas bases.
Vamos torcer.. Eu já estou fazendo figo, torcendo para poucos empresários acreditarem!


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 08:17

Eu acho que nós usuários deveriamos nos unir e processar a SCO do Brasil por difamação.
Podem contar comigo!


» Marcus Grando () em 07/08 08:23

Isso teria que vir de uma procuradoria ou de algum orgão assim... Acho que base legal teria sim, eles tem que provar o que estão acusando, mas não sei se eles fazem alguma menção no caso de outros paises fora os EUA. Mas creio que teria que ser por algum orgão maior que nós meros mortais.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 08:40

A SCO está falando que nós estamos usando software pirata, acho que podemos agir e processá-la por difamação neste sentido.
Acho que vocês se lembram do Blender, todos se uniram para comprar o código fonte do software.
Acredito que podemos nos unir para custear uma ação contra a SCO do Brasil.
Acho que poderemos fazer um barulho maior que a SCO.
Precisamos de um advogado e de união !


» TaQ () em 07/08 08:45

Eu acho que eles já estão pagando todos os recursos jurídicos que irão ferrar eles daqui a pouco. Tem duas opções aí:
1) Eles não mostram o código que eles tanto falam que está dentro do Linux, e perdem o processo, e a gente faz festa. :-)
2) Eles mostram o código, e três dias depois os kerneis (é isso no plural?) atuais já são liberados sem essa #$%##%% de código e a gente faz festa. :-)
Deixem eles lá, que estão cavando o buraco da cova deles pagando um coveiro bem caro ...


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 08:51

Você gosta de festa em TaQ ! :)
Mas acho que devemos agir agora! o processo em si se arrastará até 2005. Eu acho muito tempo. Talvez tenha alguma forma de arrancar a verdade da SCO pela legislação Brasileira.


» MediaSonic () em 07/08 09:02

O que a SCO disse agora é no mínimo ridiculo e só tem valor simbólico. Porém devemos ter cautela pois isso pode fazer com que seja um motivo de insegurança ao se pensar em adotar o Linux.

Mas é complicado, tenho que arrumar U$ 699,00, urgente, porque não quero processo nas minhas costas ;-) Ah, fala sério SCO!


» P.H. () em 07/08 09:28

Pela nossa legislação ninguém é culpado até que se prove o contrário, ou seja, ou provam ou param com as alegações.

Como fazer isso?

Bem, pelo pouco que conheço sei que o interesse do povo, ou seja, interesse público, é representado pelo Ministério Público, este sim pode entrar com uma ação com vistas a requerer da SCO provas que levem a mesma a estar reivindicando tais pagamentos.

Os usuários de Linux não têm um orgão representativo e não podem ser divididos, separados da população como um todo, ou seja, seus interesses são interesses públicos e difusos. Resultado, o Ministério Público pode requerer esta ação.

Alguém aqui tem contato com alguém dessa área?

Faz sentido?


» P.H. () em 07/08 09:30

Ah... pode ser que o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), aquele mesmo que entrou com ações com a Telefônica/Speedy, tenha interesse nisso também. ;o)


» arnaldo () em 07/08 09:41

Acho que de certa forma isso pode servir para atestar a qualidade do Linux para seus usuarios, um software que era tratado com indiferenca estar agora sendo alvo de algo assim, mostra o quanto ele setornou uma ameaça a grandes empresas de softwares o que a SCO esta usando é o que poderiámos chamar de golpe baixo, quanto ao pronunciamento da SCO, depois que a Red-Hat e Suse resolveram processar a SCO acho que o melhor a fazer é esperar


» domus () em 07/08 09:43

Será q empresas e pessoas juridicas tb podem entrar numa açao coletiva contra SCO, no ministerio publico??

oq acham de um site para promover um movimento?


» aijá () em 07/08 10:35

Alguém pode, por favor, responder à pergunta:
A SCO distribuiu sob a GPL, no Brasil, o software que agora afirma ser pirata?

Se a resposta for sim, pelo que eu conheço da legislação brasileira, não há possibilidade de pagarmos alguma coisa, e ela poderá ser acionada na justiça com grande chances de vitória para os usuários.

Acho interessante a idéia de os usuários de linux se unirem para juridicamente contestar a SCO. E mais, as conseqüências das alegações são várias, de modo que poderá haver várias ações na justiça, de entidades, empresas e até pessoas individuais, usando vários argumentos.


» Oliver Pereira () em 07/08 10:54

Bom não tinha comentado ainda sobre isto mais só para esclarecer, a SCO esta apenas tentando arrumar dinheiro facil, pois:
1 - Ela ainda não mostrou qual codigo foi copiado;
e ela não vai fazer isso fora dos tribunais ( se chegar a processar alguem), pois caso isto seja verade em questão de horas ele seria subistituido pelos usuarios de linux.Sobrando assim só as empresas que ela poderia processar no caso a principal a IBM quem nem esta preocupada com o caso, lembrando que a IBM é se não for a maior detentora de patentes de tecnologias, sendo assim a SCO não vai cometer suicidio.
2 - Pelo que me consta muito das patentes do unix estão ainda com a Novell que vê no linux hoje como a menina dos olhos.
3 - No Brasil a lei de patentes de software é muito vaga neste ponto, sendo assim como todo mundo sabe vai acabar em pizza...

Conclusão : A SCO deve ter algo na manga, mais não deve ser algo muito relevante pois senão as empresas distribuidoras e outrars já teriam tomado alguma posição mais formal.
Acho que devemos esperar e ver o que vai acontecer pois se a SCO não conseguir nada nos EUA aqui...hahaha sem chance :-)

Vida loga ao GNU/Linux !!


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 10:58

Sou a favor de iniciarmos um movimento. Posso criar um site para representá-lo.
Também podemos verificar um advogado para nos apoiar. Conheço um tio que pode ver isso.
O único problema é que sou de Belo Horizonte.
A sede da SCO é de São Paulo(acho eu).


» Klaatu () em 07/08 11:16

Acredito ter lido numa revista há um ou dois anos atrás que a Micro$oft havia comprado a SCO... Me parece mais uma enorme jogada para tentar desencorajar a migração para o Linux... Se alguém lembrar deste artigo com detalhes por favor divulgue.


» critico () em 07/08 11:19

Tudo por culpa dessas IBM , HP e Sun que se querem intrometer no crescimento do Linux.
Fora IBM , Abaixo HP , Sai Sun Suja, o Linux nao precisa de voces.
Bruce Perens ja anda... :
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/08/0019


» Cesar Cardoso () em 07/08 11:38

Só lembrando, na Alemanha o LinuxTag (um grupo de usuários) conseguiu fazer a SCO calar a boca e parar de lançar FUD.

Alô Sandro Nunes! A ABRASOL poderia fazer o mesmo por aqui.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 11:49

Alo critico que não é o crítico.
A matéria que você forneceu é de muita importância,
acredito que o caso SCOxIBM é que vai dar o veridito sobre estas situações de patentes.
A GPL ou qualquer outra licença de software livre precisa de força jurídica para funcionar, está na hora de por a prova a GPL nos tribunais.
Quanto ao movimento de reação aos usuários vou tentar conseguir alguma coisa aqui e retorno.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 12:04

Pelo menos os advogados de lá estão fazendo algo.
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/07/0073
E ai Tossati , está na hora de processar também.


» Raiva () em 07/08 12:21

Só tenho uma palavra, vai pra quele lugar, é a coisa mais ridicula que li com relação ao linux nestes anos vindo uma empresa, fuck SCO !!!!

Vai PQP

Eles que deviam ser processados por falar uma besteira desta, não tenho palavras pra expressar a tamanha estupidez que sinto vindo desta SCO, FUCK SCO !!!!!!!!!!

Se eu fosse rico, ou dono de um empresa linux, eu iria processar até a mãe destes fdps....


» Da Styler () em 07/08 12:35

hahahahahaa!!!

Essa açao da SCO é ridcula. Nao da apara acreditar que eles pretendem processar até o Linus Torvalds, ja que até onde eu sei foi ele quem criou o Linux. E na minha opiniao a SCO só quer aparecer com esta açao contra os linux users.
Direito intelectual sobre o Linux...parace piada.


» joaocep () em 07/08 13:23

Amigos,
Sinceramente acho que a SCO está agindo de má fé... pois, por que não acusaram antes??? se eles participaram do United? e também tinhas sua distribuição livre... uma vez GPL sempre GPL.
Todos sabem disso e a $CO pensa que somos bobos! se bem que muitos executivos acreditam em tudo que lêe... fico pensando.. será que há uma cultura técnica entre as empresas ou vamos ficar de braços cruzados esperando os US$699 ?????
abraços

I hate $CO and Micro$oft


» Animal-X® () em 07/08 13:28

Esses caras da SCO tão se achando heim !!!
Por mais que se possa achar uma linha de código dentro do kernel do Linux que seja da SCO, IBM, SUN ou o raio que parta, nunca será prorpiedade de ninguém, pois se algum imbecil da prórpia SCO fez isso de prósito, só tenho a dizer que eles irão fortalecer ainda mais a briga entre software livre e proprietário e consequentemente irá chamar ainda mais a atenção do público em geral para isso e quem sabe atrair mais gente para o lado do software livre, ferrando até a merda da M$ !!!
Sem querer ser mau educado, mas gostaria muito de mandar a SCO pra PQP junto com o lixo de programas que esses caras jogam no mercado achando que todo mundo é troxa....

VIDA LONGA AO OPEM SOURCE E AO GNU/LINUX !!!
--------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®


» ManiakO () em 07/08 13:29

Daniel Fonseca Alves Acho legal sua iniciativa pra montar um site, e tu ve com seu tio essa parada... to de saco cheio de ler essas babozeiras da SCO...

se tu montar um site eu te ajudo...
nem importa se tu e de BH, o importante e nos unir e tals..
qualquer coisa

maniak0@bol.com.br


» Rafael Goulart () em 07/08 13:47

Ei, em relação a advogados, acredito que ninguém melhor que o pessoal que está discutindo a GPL-BR, capitaneada pelo Alexandre Ferrari. O grupo de discussão está hospedado no Yahoo.


» Foca () em 07/08 13:53

Lamentavel, só por que eles acham o cotigo dos Kernel 2.4 pra frente PARECIDO com os deles, naum é por isso que ele são donos!!!!

Eu acho que a SCO foi longe de mais!!! :(
Bem agora é so esperar e ver o que ocorre no decorrer dos dias!!!!

Falow Foca


» EAC () em 07/08 14:11

Só para você saberem, a SCO pode ser processada por:
- Danos morais, já que pirataria é crime então os usuários de linux são criminosos, segundo a SCO
- Danos materiais, se alguém perder uma negociação por que a outra parte tem medo de ser processada pela SCO
- Cobrança indevida, já que não devemos nada.

Qualquer cidadão que se sinta prejudicado pode entrar com uma ação (particular) contra a SCO ou pode aderir a um processo polular (ministério publico);


» Anderson Clayton () em 07/08 15:06

Poderiamos fazer uma passeata em Brasília, acho que conseguiriamos a atenção necessária e mostrariamos que estamos dispostos a ir até o fim nessa briga...


» jcarlos () em 07/08 15:16

não existe a possibilidade da SCO copiar qualquer trecho do código do kernel e depois dizer que aquele código pertence a ela?
eu não sei como funciona o esquema de licenciamento desses softwares proprietarios, mas acho que não deve ter nada que assegure que o codigo da SCO foi copiado do kernel... ou será que engenharia reversa nos diria o código de qualquer programa? alias engenharia reversa não esta proibida nos EUA?


» Roger de Almeida () em 07/08 15:19

Pessoal,

Lendo os comentários acima, percebi quão é forte a comunidade gnu/linux. E vejam!! Nem nos conhecemos pessoalmente.
Um movimento para processar a SCO nascido nessa comunidade, nesse meio, será algo tão forte, tão inovador, que dará um destaque imenso na mídia convencional. A SCO não sabe dessa força, da defesa apaixonante pelo software livre por nossa parte.
Desse modo, pensando com a razão, como já foi sugerido, se faz necessário e urgente que: um grupo de advogados que fazem parte da nossa comunidade, e são muitos, unam-se através do mesmo meio que possibilitou o surgimento do Linux, e impetrem na justiça, uma AÇÃO contra a famigerada SCO por danos morais.
A vitória seria a SCO pagar os bilhões de dólares, a fundação de software livre e as distribuidoras e organismos que apoiam essa filosofia. Podendo assim, construir centros de treinamentos de informática com ênfase na inclusão digital e o direito a informação.

É válido e, importante que a sugestão dada, a criação de um sítio exclusivo para o caso SCO com a participação dos advogados, seja levado a diante. Valeu quem deu a idéia.

Enfim, quem sabe, parta daqui, do nosso país, tão carente e rico ao mesmo tempo, um movimento jamais visto na história até então. Usar a Internet para levantar um movimento para processar aqueles que se julgam: os donos do mundo, das nossas crenças, das nossas consciências, dos nossos sonhos e do nosso sangue.

Abraços a todos
Viva o Software Livre

Roger de Almeida


» domus () em 07/08 16:01

pessoal ja que estamos em defesa do nosso ideal, vamos trocar umas ideais com pessoal do quilombo digital nao faz mal, (rimou, rs) vejam em

http://www.quilombodigital.org


» Daniel Fonseca Alves () em 07/08 16:02

Bom já que temos algum apoio devemos agir.
Vou consultar advogados aqui de Belo Horizonte sobre a questão acima.
Acho que todos poderiam fazer o mesmo. Quanto mais ajuda melhor.
Vou criar uma Home Page bem simples para ser referência do movimento.
Só quero que lembrem-se que falar é muito fácil mais fazer é que é difícil. Vamos ver até onde vai a nossa vontade de sermos livres !!!


» Maniako () em 07/08 16:28

Daniel Fonseca Alves Ae, te do toda força mano
tu e alves e eu tb auhaua

tipo, tu entra no IRC?
se entra
#Leopoldina
rede brasirc.net
me preocura la final de semana pra gente trocar umas ideias quem sabe a gente não consegue construir um SITIO r0x...
nicks: ManiakO ou eDuArDoAlVeS.
ou me manda seu icq... blza?

[]'s


» Gustavo () em 07/08 16:50

Aqui no Brasil vamos processar a SCO por difamacao e propaganda enganosa!!!


» critico () em 07/08 16:54

IBM processa SCO:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082003/07082003-5.shl

Ja imaginaram quanto a camara de munique vai pagar ?


» Roger de Almeida () em 07/08 17:12

Daniel,

Eu também sou de Belo Horizonte. Vamos incentivar as pessoas, postando mensagens em vários sítios relacionados com o software livre. Dicas_L, vivaolinux e etc. Quem sabe um advogado_linux aparece para ajudar??

Seria legal colocar na página que você propôs, uma área de assinatura.
Quem estiver lendo este e tiver um tempinho e ajudar a fazer a rotina de cadastamento, não hesite, junte-se a nós.

Isso vai pegar fogo........

[]
Roger


» Roger de Almeida () em 07/08 17:18

Pra quem não acessou a página da SCO-Brazil, vejam..... Tirem as suas conclusões................. microsoft

Imprensa SCO
-------------------------
SCO® anuncia o cancelamento dos direitos da IBM, de uso e distribuição do AIX e entra com pedido de injunção permanente

SCO confirma a propriedade sobre os direitos autorais do UNIXI® e UINXWARE®

SCO e Center 7 trazem a autenticação do Microsoft Active Directory para Unix


.... Pois é!!!

[]
Roger


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/08 17:49

Interessante que numa mesa redonda "Estado do Código Aberto", chegou-se à conclusão que isso faz parte da história normal do código aberto, justamente por ele ter tanto sucesso: http://idgnow.terra.com.br/idgnow/business/2003/08/0024


» woody () em 07/08 17:53

E muito simples, basta os deselvovedores do gcc perl gnome kde ... cobrarem licenssa pra SCO tb ja que a GPL permite isso e a SCO diz que o linux e dela...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/08 17:59

Mais um link interessante... o Bill Gates falando que o Linux também tem código da Microsoft!!!! http://www.diarioti.com/gate/n.php?id=3882 - isso tá prometendo! Que novela...


» domus () em 07/08 18:22

hmm estranho bill gates dizer isso, até esses dias atraz usei o VI e o shutdown no prompt do windows, rs pergunto com que moral bill gates tem pra dizer que estao copiando alum codigo deles?? cara foi a mais engraçada que já li, adorei o link
t+


» aijá () em 07/08 18:39

Acho que no site do movimento anti-SCO pro-Linux pode-se escolher um lema como:

"Sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade." (Esse é de uma fundação)

Ou pode ser a declaração do Roger de Almeida:

"Enfim, quem sabe, parta daqui, do nosso país, tão carente e rico ao mesmo tempo, um movimento jamais visto na história até então. Usar a Internet para levantar um movimento para processar aqueles que se julgam: os donos do mundo, das nossas crenças, das nossas consciências, dos nossos sonhos e do nosso sangue."

Valeu!!!


» Mauricio Blackout () em 07/08 18:51

Trabalho num sindicato... estou verificando a possibilidade de existir um sindicato no brasil relacionado a comunidade...

Daniel conte comigo mail-me, tenho contato com advogados aqui no paraná também...

Si vis pacem para belum


» Peter Parker () em 07/08 19:06

Muito hilário o Bill Gates dizendo que há codigo da microsoft no linux.

Acho isso tudo uma novela também, e se não fosse tão repercutida ficaria sem audiência e tudo estaria normal. Acho ainda o Linus Torvalds um pouco sem responsabilidade em não se pronunciar oficialmente diante disso tudo.


» paulo s () em 07/08 21:31

"Si vis pacem para belum" (gostei de ver, Maurício)
Pax linuxis

e boa noite
paulo s


» Trombel () em 07/08 21:44

A Caldera Systems, depois Caldera Inc. e. então Santa Cruz Operation (SCO) foi uma das mais inovadoras empresas surgidas
para promover o sistema operacional Linux. O Caldera OpenLinux eDesktop 2.4 release é até hoje considerada umas das melhores
versões do Linux jamais concebidas, só comparada ao Mandrake 8.2 (em se tratando de sistemas rpm based).A própria Caldera foi
, na verdade,formada por um grupo de programadores oriundos da Novell que, descontentes com esta, criou uma nova empresa:
a Caldera Systems, que por muitos anos foi a segunda mais popular distribuição de Linux dos EUA. Um ano após a Red Hat a
Caldera também fez, com sucesso sua primeira oferta pública de ações, enchendo as burras o suficiente para comprar a
famigerada Santa Cruz Operation.Por esta época, também, a exemplo da Red Hat de hoje, a Caldera systems decidiu abandonar
o mercado varejista (a venda de linux para o usuário final em caixas).Com a saída de Ramson Love e assunção de Darl McBride
como diretor executivo da Caldera (a empresa resolveu "profissionalizar" sua administração, contratando um executivo
veterano), as coisas começaram a mudar. McBride mudou o nome da empresa para Santa Cruz Organization Group (SCO Group),alegando
que os clientes da empresa não entendiam como chamar a empresa de Caldera se mais de 85% do faturamento da empresa provinha
do unix da empresa:Unixware (vendido pelo Novell de Ray Noorda). A seguir, McBride contratou o o brilhante e caríssimo advogado
David Boies (http://www.time.com/time/poy2000/boies.html e http://www.wired.com/wired/archive/8.10/boies_pr.html)com o
propósito de "research and protection of SCO's patents,copyrights and other intellectual property".Daí veio a ação contra a
IBM (quando McBride afirmou que se tratava de uma ação sobre quebra de contrato). Logo após, McBride disse que havia evidência
de roubo de código por parte da IBM e introdução deste no kernel linux. A seguir a SCO diz que pensa em
processar as empresas Red Hat e SuSE Linux (as únicas com forte prenetração nos Eua e Europa no setor corporativo). Até este
momento, havia alguma possibilidade de se crer haver razão por parte da SCO em suas alegações sobre o uso indevido de código
proprietário, mesmo entre os mais empedernidos defensores do Linux. Com o anúncio da SCO pretender cobrar pelo uso do Linux
dos usuários finais...... parece que tudo ficou ridiculamente inverossímel.

"Once upon a time there was a DOS user who saw Unix, and saw that it was
good. After typing cp on his DOS machine at home, he downloaded GNU's
unix tools ported to DOS and installed them. He rm'd, cp'd, and mv'd
happily for many days, and upon finding elvis, he vi'd and was happy. After
a long day at work (on a Unix box) he came home, started editing a file,
and couldn't figure out why he couldn't suspend vi (w/ ctrl-z) to do
a compile."
(By ewt at t... (Erik Troan)


» Sergio () em 07/08 22:27

Tio Bill dizendo que esxite código da M$ no Linux. E aquele caso da zlib que até hoje não foi explicado?
Que coincidência o bug na zlib produzir o mesmo erro no Rwindows. Teria código livre no Rwindows?


» Luciano_M () em 08/08 02:07

Ora, ora... Vamos ver: Essa empresa aí começa a ameaçar usuários de Linux, dizendo que irá processá-los porque estão cometendo um ato ilícito (não provado, duvidoso). Sugere então que paguem ela uma importância em dinheiro, agora mesmo, para que se livrem da ameaça.
Bem, não sou Advogado, e concordo com o colega que disse que precisamos de um Advogado, pois isso me lembra algo tipificado no código penal: EXTORSÃO.


» Luciano_M () em 08/08 02:09

Ora, ora... Vamos ver: Essa empresa aí começa a ameaçar usuários de Linux, dizendo que irá processá-los porque estão cometendo um ato ilícito (não provado, duvidoso). Sugere então que paguem ela uma importância em dinheiro, agora mesmo, para que se livrem da ameaça.
Bem, não sou Advogado, e concordo com o colega que disse que precisamos de um Advogado, pois isso me lembra algo tipificado no código penal: EXTORSÃO.


» Lemons () em 08/08 08:54

Se forem realmente levar isto a sério, contém comigo.

Um abraço.


» daemon () em 08/08 10:53

CHEGA!!
Não aguento mais falar desta merda de SCO...


» EdCrypt () em 08/08 16:43

Se não me engano, o codigo de encritação (é assim que se escreve?) CSS foi encluido num processo contra o criador do DeCss, e, segundo as leis gringas, tudo que for incluido num processo passa a ser de dominio publico. Mas eu li em algum lugar que o codigo que a SCO declara ser seu é GPL (não deixando de ser, claro). Eu não sou advogado nem conheço tão profundamente o GPL nem o caso SCOxIBM, mas é para se pensar...
E quanto a processar a SCO, acredito que é hora dos grupos de usuarios de soft livre do mundo mostrarem serviço mais uma vez!


» Lewis () em 08/08 19:52

A SCO cobrando por um software GPL, fere diretamente esta licensa e é crime.


» Lewis () em 08/08 21:22

Nada a ver...Tem softwares GPL que são comercializados.


» critico () em 09/08 08:15

1-Se alguem vai pagar, ha de ser a IBM
Nao acredito sinceramente na vitoria da IBM em tribunal. Vai pagar bilhoes pela besteira que fez.
Se 10 linhas sao poucas, 20 ja traz dor de olho, 30 fica estranho, 40 aiai, 50 ei !!! parece igual ? 60, 70 , 78 quase 80 ai meu deus !!! IBM o que tu fizeste ?

2- O governo americano neste momento se esta babando para a IBM, por isso mesmo concedeu os direitos da SCO sobre o System V dando assim mais asa as suas penas. E a Novell ? Falou muito, e nao fez nada !!!

3- Sun e Microsoft licenciam codigo da SCO dando assim asas a SCO.

4- Nao acredito que uma vitoria da Sco possa provocar o enfraquecimento do uso do Linux. Tera as suas consequencias, obvio. Lembram do caso DrDOS VS MSDOS o MSDOS continuou subindo ?

5- Acredito que a SCO tenha seus trunfos em manga, por isso alerta meus senhores:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u32128.shtml
"Eu acho que a maioria das pessoas percebeu que se trata apenas de ameaças até agora", disse Ian Murdock, chairman da Progeny, empresa que cria versões personalizadas do Linux para outras companhias. "Se eles surgirem com evidências convincentes, então as pessoas deveriam considerá-los com seriedade."


» Mauricio Portela () em 10/08 21:28

Olha soh a putaria da SCO!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.