Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Pesquisa mostra que Linux está mais fácil

Notícia publicada por brain em agosto 5, 2003 01:46 AM | TrackBack


Eder S. G. (edersg23@terra.com.br) disse: "O sistema operacional Linux, até então visto como algo acessível apenas a geeks, hoje é um software muito mais amigável ao usuário que corporações, empresas públicas e o consumidor final consegue administrar de maneira tão fácil quanto o Windows XP, da Microsoft. Essa é a grande descoberta de uma pesquisa feita por uma consultoria alemã, a Relevantive, especializada na facilidade de uso de software e serviços Web."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos E. Morimoto () em 05/08 12:17


Eles não testaram usando o Kurumin... rs :-)


» Adriel Lyra () em 05/08 16:09

Morimoto,

Certamente que não, pois eles citam que é fácil de usar, e o Kurumim não se usa se DESFRUTA.
É a 8ª maravilha do mundo.
Parabéns Morimoto por esta excepcional iniciativa e pelo belo resultado que este projeto gerou e tem gerado.
Em todo lugar que vou, com todas as pessoas que converso é só elogios pro Kuruma.... :-)
Continue assim.....
E Vida longa ao Pinguindio do Kuruma. :-)


» SdnNv () em 05/08 20:26

Mais fácil depois de tudo configurado. Esse teste foi estático, ou seja, entregaram um sistema Linux redondo e um sistema XP redondo aos usuários. Quero ver colocar um desses clicadores para configurar um Sendmail, Fetchmail, instalar o plugin Java e Flash no Mozilla. Aí eu quero ver a facilidade. Sou usuário de FreeBSD, simpatizo e torço para que o Linux avance, mas essa pesquisa tem que ser analisada cum grano salis, ou seja, nas devidas proporções.


» Zab Ert () em 05/08 21:33

pra isso serve o Kurumin :)


» Rafael Steil () em 05/08 21:47

Mas ai eh que esta a questao: o tipo de usuario que eles usaram na pesquisa nao precisa saber configurar sendmail, nem precisam saber que ele existe. Fetchmail entao, muito menos.

Veja, nao estou dizendo que sao programas ruins ou algo assim, apenas frizando que usuarios desktop, usuarios windows-like, o que interessa para eles eh navegar na net, escutar os mp3 e essas coisas de simples mortais :)

Sou contra as distribuicoes que, na instalacao default, ja metem apache, php, sendmail e tudo quanto eh daemon rodando. Do meu humilde ponto de vista, se o usuario chegou no ponto de pensar "poxa, mas eu preciso do Apache aqui", ele com certeza sabe para que serve o apache e como configurar. O mesmo vale para o resto das ferramentas server.


» Carlos E. Morimoto () em 05/08 22:43


Na verdade o Linux pode ser bem mais fácil de usar que o Windows, o motivo é simples: O Windows é um produto "tamanho único", o mesmo CD precisa atender às necessidades de todos os usuários. Por melhor que seja a qualidade do software é impossível atender a todo mundo.

No caso do LInux é possível desenvolver versões que atendam a nichos específicos, configuradas de fabrica com exatamente o que os usuários precisam. O Kurumin é um exemplo neste sentido, mas ele ainda é "tamanho único" é possível deixar ainda mais fácil .


» Manoel Pinho () em 06/08 09:25

Para o SdnNv:

----------------
Mais fácil depois de tudo configurado. Esse teste foi estático, ou seja, entregaram um sistema Linux redondo e um sistema XP redondo aos usuários. Quero ver colocar um desses clicadores para configurar um Sendmail, Fetchmail, instalar o plugin Java e Flash no Mozilla. Aí eu quero ver a facilidade. Sou usuário de FreeBSD, simpatizo e torço para que o Linux avance, mas essa pesquisa tem que ser analisada cum grano salis, ou seja, nas devidas proporções.
-----------------------

É claro que o teste tinha que ser assim, pois um usuário leigo nem sequer sabe instalar o seu Windows doméstico.

Quero ver também um usuário leigo instalar o Windows 2003 Server com Back Office, IIS, Active Directory e todas tecnologias M$ equivalentes. Tanto que as pessoas fazem cursos de certificação M$ para saber isso.

E um curso de linux hoje é mais barato do que os cursos equivalentes para certificação M$ (pode acreditar, eu fiz o levantamento de preços há alguns meses).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.