Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell compra Ximian

Notícia publicada por brain em agosto 4, 2003 11:50 AM | TrackBack


Fãs de teorias de conspiração, preparem-se: a Novell anunciou a compra da Ximian com o objetivo de expandir o seu compromisso com soluções Linux e de código aberto. O comunicado informa que os líderes da Ximian (incluindo o Miguel de Icaza, criador do GNOME e do Mono) vão se juntar à Novell para acelerar o desenvolvimento de soluções abertas e a adoção do Linux no mundo corporativo.

Será que o meu programa de e-mail pessoal vai passar a se chamar Novell Evolution? Veja também os comentários de Joe Barr.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 04/08 11:56

Pergunta básica: qual será o impacto que isso vai ter no caso SCO? Que eu me lembre a Novell ainda alega que as patentes e direitos do System V são dela!


» Joerlei P. Lima () em 04/08 12:13

Eu, sinceramente, espero que isso se reverta em benefícios para todos. Acredito que, se houver investimentos pesados na Ximian (e seu desktop), todos podemos nos beneficiar disso. Já é hora de tratar o Linux como um sistema de peso no meio corporativo, inclusive como solução para desktop. E isso só acontece com investimentos e com empresas de nome no mercado apostando nele.
Só espero que a Microsoft não resolva comprar a Red Hat, só pra contrariar a Novell.
Esperemos e vejamos os resultados. A Novell tem tradição no meio corporativo, apesar de ter ficado meio para trás depois que a MS expandiu seu monopólio...
Meus dois centavos.


» pizza () em 04/08 12:13


Só lembrando de uma outra cronologia:

Novell -> Caldeira -> SCO

Rapaz, a coisa tah ficando feia pro nosso lado heim, cada dia tem uma bomba diferente, só falta agora anunciarem que o Debina se juntou ao United Linux.:) então será o fim. (brincadeira gente...)


» Bah! () em 04/08 12:18

será que depois eles vão dizem que os usuários que estiverem usando o programa serão processados?


» Daniel Fonseca Alves () em 04/08 12:30

Bom, a Novell comprou a Ximian somente por dois motivos:
- Incrementar os negócios.
- Mandar mais uma bomba para a comunidade Linux para ficar bem com a Microsoft.

Acho a segunda improvável. A primeira num primeiro momento é bom para a comunidade. Se começar a cobrar pelo Ximian, por um lado é ruim pois deixará de ser "livre"(desconheço a licença do Ximian). Mas, por outro lado investirá mais ainda no aprimoramento do desktop Linux, e isto é muito bom.

A minha teoria da conspiração seria que no futuro máquinas com Linux embutido dominaram o mundo. Então voltaram no tempo para dominar na surdina a Novell e propagar o aumento do Linux nos computadores desktop para iniciar a dominação. :)

OBS: Não são máquinas com Widows embutido pois se fossem não conseguiriam dominar o mundo. ;P


» Cláudio () em 04/08 12:37

A Caldera é uma empresa que nasceu dentro da Novell. Inclusive a sede das duas empresas é na mesma cidade Salt Lake City.

Pelo menos eles não podem comprar o projeto Gnome!


» Augusto Campos () em 04/08 12:40

Por outro lado, talvez ela simplesmente vá injetar recursos na Ximian e deixar ela continuar desenvolvendo seus softwares livres.

Não sei por que alguns de vocês acharam ruim esta notícia - para mim ela foi positiva.


» Victor Zucarino () em 04/08 12:52

Essa notícia foi ótima. Assim a Novell abre uma porta p/ o mundo Linux, adotando um dos melhores projetos da atualidade. Tb espero q ambos os lados saiam ganhando: nós e eles :)


» gnu () em 04/08 13:37

Eu inceramente cada dia me surpreendo mais com o icaza... nada contra ele, muito pelo contrário acho que o cara manda muito bem...
uso o gnome e tals... mas ele inventa umas que ninguém sabe ap certo qual é a intenção... até hoje fico curioso em saber qual a real motivação do mono. Eu inceramente espero que a ximian não riore... você se lembram que num passado não tão distante o ximiam desktop rodava em várias distribuições? hoje nem o mandrake é suportado...


» hamacker () em 04/08 14:04

Nao queria jogar um balde de agua fria no pessoal ai não, mas...tudo o que a novell compra em geral ela se desfaz depois de modo que fica pior do que era antes. Lembra-se do WordPerfect,QuatroPro,... foram da Novell quando ela comprou o PerfectOffice. Depois de 4 anos (acho) os softwares que antes eram muito populares deixaram o mercado e a novell teve de vender para o prejuizo não aumentar. O mesmo deve se dizer de outros softwares e marcas, O Unixware por exemplo era dela, senao me engano o unico que rodava em i386. A maior parte do onus ficaram com os usuarios que tiveram de se desfazer de seus produtos. Me lembro que na época, depois que a Corel comprou o Perfect Office, depois que ela viu a quantidade de Offices guardados no estoque, ela quiz devolve-lo para a Novell e foi até a justiça e a Novell em acordo teve de pagar todo o material em estoque.
Sinceramente, espero que a Novell tenha aprendido a lição do passado e mexa-se no sentido de evoluir e nao cometer os mesmos erros. Tenho em mente que a Novell vai querer ganhar dinheiro com a compra da ximian, mas se ela nao repensar seu modelo de negocio ela vai acabar arrastando a ximian+netware para o fundo do poço (sera que esse poço tem fundo ?).
[]'s


» Cesar Cardoso () em 04/08 15:46

O que a Novell ganha, especialmente agora que queimou as pontes com a sua antiga parceira SCOCaldera (se lembram da discussão de quem era o dono das patentes Unix?) é:

- um pé no .NET, com isso jogando dos dois lados (J2EE e .NET);
- um cliente (Ximian Red Carpet) para as ferramentas de administração de software deles (ZENworks);
- dois projetos (Mono e GNOME) para patrocinar e fazer o dever de casa de boa cidadã Open Source. Inclusive acho que a curto-médio prazo eu não me surpreenderia com o GNOME fazendo parte do Netware.

Eu não acredito nas teorias da conspiração que estão espalhando por aí, o que acontece é que a Novell precisava "entrar" de verdade no mundo Linux. Agora entrou, e em grande estilo.


» Oliver Pereira () em 04/08 15:57

Acho devemos esperar para ver pois acho que se a Novell adotar a linha de pensamento atual vai ser uma boa, pois o negocio da novell hoje é mais voltado para serviços e transformar seus softwares multi-plataforma,NDS principalmente.
Se a intenção for essa a ideia de ajudar e ganhar junto, pois ela possui alem de uma boa força corporativa e excelentes programadores.


» Cesar Cardoso () em 04/08 16:26

O primeiro "fruto" da compra já apareceu, um módulo GNOME-VFS para o filesystem Netware está sendo escrito. Bem, não deve ter nada a ver, mas pelo menos é divertido. E ainda tem screenshot:

http://primates.ximian.com/~michael/ncp4.png


» Marcos Alexandre () em 04/08 16:34

A Novell pode injetar tecnologia e dinheiro no projeto da Ximian, fortalecendo o Linux no desktop corporativo. Seria muito bom uma empresa grande entrar nessa área. Mas ainda é cedo pra falar.
De qualquer forma, acho que essa foi a notícia da semana.


» EAC () em 04/08 16:35

Bom, vejo essa notícia com uma certa disconfiança. O marketing da Novell é uma m%&@$. Uma empresa que tinha 80% do mercado mundial de SO para servidores ter agora 15% e caindo, caindo... .
Para estas empresas, principalmente as americanas, ou é a glória ou a morte.
Se ela estiver querendo apostar no SL para devolver um pouco da surra que levou do tio Bill tudo bem seja bem-vinda.
Vou esperar um tempo ainda para formar minha opnião


» Davi Carvalho () em 04/08 16:43

Acho que a Novell vai suportar, incentivar e injetar mais recursos no MONO (e GNOME). Ela (Novell) trava uma guerra com a Microsoft e deve ter visto na Ximian, e nos seus projetos, uma excelente oportunidade para confrontar a poderosa empresa de Richmond. As promessas de incentivar os projetos da Ximian, e as últimas iniciativas da Novell em relação ao Linux nos levam a crer que as intenções são boas. Excelente notícia.


» Wconserta () em 04/08 17:01

nossa que supresa, esta noticias, é toce agora para o gnome evoluir mais rapidamente, e a novell saber o que esta fazendo, espero que ela apenas ajude a ximian mantendo esta independente


» Ronaldo Yoyart () em 04/08 17:51

A novell ja por algum tempo tem contribuido com a comunidade Linux, por disponibilizar documentação e fontes de softwares como LDAP, UDDI, etc..., tanto é verdade que no site forge.novell.com pode encontrar uma série de parcerias entre a novell e a comunidade. Com certeza a compra da Ximian é por motivos de dinheiro, por exemplo, ela pode ganhar dinheiro por ganhar na bolsa de valores, ganha em conhecimento, ganha em confiança, mesmo porque o Netware 7 anunciado por ela será um servidor Linux com as aplicações da Novell, muito parecido com o Nterprise, que é um pacote de aplicativos Netware para Linux, Também deve ser uma resposta antes da pergunta sobre o baixo desempenho da insterface atual do Netware.

A verdade é que a Novell lucraria muito se a base instala de Linux expandir, e ela pudesse vender o Edirectory (antigo NDS), Seviços de segurança, etc... customizando as distribuições e dando controle centralizado para empresas mais conservadoras que querem uma empresa de respeito garantindo os serviços. (Para que o pessoal de TI tenha argumentos para a diretoria, dizendo que utilizou técnicas e empresas de nome do mercado, quando algo vai errado).


» Lewis () em 04/08 19:36

Augusto:

Também achei a noticia ótima.

Eu sempre gostei da Novell, adoro a Ximiam e aposto que essa compra vai ser bom para todos (Novell, Ximiam e nós).

Legal.


» Penetro () em 04/08 20:28

Hmm eu me lembro de uma entrevista que li uma vez com um cabeça da novell em que o cara falava que o linux não representava ameaça ao seu sistema (até com certo tom de arrogância, como se o linux fosse insignificante). Ironias do destino.

Se não me engano essa entrevista foi publicada na Revista do Linux.

De qualquer modo, torço para que a surpresa não traga outras surpresas.....



» joselito () em 04/08 21:34

So peco uma coisa.
Nao toquem no meu Santo EVO!!!
Pricipalmente depois que eu vi umas screenshotz da proxima versao e esta animal!


» CBnet () em 05/08 08:38


Onde vc encontrou estes screen do futuro evolution ??


» Joerlei P. Lima () em 05/08 12:00

Aqui tem screenshots do próximo Evolution:
http://primates.ximian.com/~anna/evo2/


» Carlos Mafort () em 05/08 13:09

Essa notícia é bem vinda, mas não é nada espantosa!
Algum de vocês visitou o site da Novell recentemente? Olhem isso: http://www.novell.com/linux/

Há tempos tenho acompanhado o envolvimento da Novell com o GNU/Linux (por motivos profissionais) e eles estão entrando de cabeça nisso - inclusive existe até uma certificação - Novell Certified Linux Engineer (Novell CLE) a ser lançada até o final do ano!

[]´s
Krusty


» Pierre () em 05/08 15:34

A Novell dominava o mercado de redes em determinado momento perdeu o bonde da historia, a compra da Ximian, prova o que todo mundo sabe, o Linux esta crescendo e entrando de forma avassaladora no mercado corporativo. Significa mais um gigante usando o Linux, isto para mim é uma boa noticia, a credibilidade do Linux vai aumentar ainda mais. Acho que a Novell, está vendo no Linux uma maneira de pegar o bonde de novo. Uma coisa temos que admitir a Novell tem grandes profissionais e ainda é uma grande nome no mundo da tecnologia.


» Mauro Server () em 05/09 02:34

Sobre os scanners TCE que não fucionam em XP e Linux entre outras coisas...
Vi hoje um post de junho/2004 que é mais ou menos assim: "Não encham o saco com win98 ou xp, o assunto aqui é software livre, troque seu sistema que vai funcionar"
Pois gostaria de dizer que os dois, Microsoft ou Linux, software livre, os dois caminham juntos, desenvolvidos por nós, usuários e técnicos, pouco ou muito envolvidos nessa tarefa de fazer acontecer com esses sistemas arcaicos que nos colocaram nas mãos e consomem nossos dias... Ajudemo-nos uns aos outros independente do sistema, pois um depende do outro... se não houvesse MS-Windows não haveria Linux, já que foi a interface do Bill que nos trouxe o pc até a nossa mesa de trabalho. "Inspirados" no Windows temos as interfaces do KDE, Gnome e os outros sistemas X, que podemos dizer que são herdeiros do windows já que não trazem novidade alguma, imitam o primeiro e ainda estão engatinhando como de resto o linux como um todo.
Sejamos mais humildes, o Windows é uma porcaria, mas é bom pra caramba, o Linux é uma procaria, mas é bom pra caramba, vamos avançar um pouco mais pra depois dizer que um não presta e o outro é o melhor... O sistema definitivo está por chegar... pra mim, em particular nenhum é bom, são todos primitivos, todos com muitos defeitos, ruins de usar,inseguros e até feios. Na minha opinião O XP PRO é o melhor que temos até hoje, o linux ainda é muito ruim, experimentei vários, de Kurumim a Slackware, de Red Hat4 até 9.. é estusiasmante como novidade, como paticipação (faço parte do desenvolvimento), mas ainda está longe de ser "bom". É uma bela peça de software, (ou não), mas está longe de ser considerado o ideal, o definitivo... humildade já! Tanto faz linux, mac ou windows, se alguém está apanhando com seu pc ajude! Se não quiser ajudar, pelo menos não atrapalhe :)

Prá finalizar: Scanners TCE no XP: use driver para Windows NT (está no seu CD original) e instale o task bridge, good luck!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.