Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Versão 0.1 do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird

Notícia publicada por brain em julho 29, 2003 12:30 PM | TrackBack


O Slashdot avisou sobre o lançamento da versão 0.1 do Mozilla Thunderbird. O anúncio oficial lista as novidades deste que é o cliente de e-mail stand-alone do projeto Mozilla.

Atualização: Além de corrigir o número da versão (obrigado, Pacozilla), acrescento que o LinuxToday publicou os links para um artigo introdutório sobre o Thunderbird.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pacozila () em 29/07 13:07

Na chamada saiu certo o número da versão, 0.1, porém no texto saiu como 1.0.

Se este cliente de e-mail for para o Mozilla-mail o que o Firebird é para o Mozilla, recomendo antes mesmo de testá-lo.


» noname () em 29/07 14:06

A melhor coisa que o projeto mozilla fez desde sua cricao foi esse fork do firebird e thunderbird, ha alguns dias atras testei o firebird e pude ver nitidamente as melhoras relacionadas a estabilidade e funcionalidade, o que o mozilla ja nao estava tendo ha um bom tempo com seus travamentos.


» Rafael Goulart () em 29/07 14:51

Estive testando a versão beta há algum tempo, não estava muito completa. Não se pode esperar muito por agora, lembrem que o Firebird começou a aparecer na 0.5 (Pheonix) e detonou legal com a 0.6. Mas concordo como Pacozilla e com o noname, foi uma grande sacada realizar este fork, além do mais distanciou-se do provável moribundo Netscape.


» Manoel Pinho () em 29/07 14:52

Nunca tive problemas de travamento com o Mozilla > 1.x, mas realmente sempre achei melhor separar os programas, tanto no Mozilla, quanto no Openoffice.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 29/07 15:11

Já eu estou usando o Mozilla 1.4 com xft e gtk2 compilado para RedHat no meu Conectiva, funcionando perfeitamente. Só o abandono se eles passarem tanto o thunderbird quanto o firebird pra gtk2... Muito mais leve e mais bonito.


» gbitten () em 29/07 16:35

Patola,

Eu uso o Firebird com Xft2 e GTK+ 1.2, segue link com alguns binários, no caso eu uso o "iarnell's mirror (Red Hat 9)".

http://pryan.org/phoenix/


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 29/07 16:45

Valeu, gbitten! Pena que ainda não é gtk2 ainda (é 1.2). Por enquanto vou ficar esperando... =) Ou arranjar um tempo livre e compilar com gtk2.


» Has () em 29/07 16:57

Se sabe compilar algo Patola ?
É melhor você esperar sair a versao nos repositorios da sua distribuição, senão você vai ter problemas com as dependencias.

Haha.


» gbitten () em 29/07 18:07

Acabei de instalar. Já vem complilado com Xft e GTK2. É bastante rápido para abrir, sendo muito mais rápido para acessar um servidor IMAP do que o Kmail e o Evolution. A interface é limpa, agradável e bem intuitiva. Excelente trabalho para uma versão 0.1.
Se não houver nenhum bug sério, me parece uma ótima opção para cliente de email.


» todorov () em 30/07 08:46

Acho um absurdo a joça do cliente de email na versao 0.1 ter 9mb e o mini browser na versao 0.6 tambem ter 9mb. Juntos somam 18, mais do que o Mozilla Pai, que tem 14mb. Como querem fazer produtos leves com esse tamanho???? Imaginem como vao estar quando tiverem todos os recursos que o mozilla pai tem... não quero nem ver...


» Peter Parker () em 30/07 09:00


Pois é, como alguém comentou acima: espero que um dia o Open Office siga o mesmo fork...


» Marcos Alexandre () em 30/07 09:32

Por falar em Open Office, já está passando da hora dele começar a usar GTk para ficar mais leve.


» gbitten () em 30/07 09:48

Todorov,

O Firebird vem diminuindo a cada versão, na verdade este ainda carrega muito cógido originário do Mozilla Aplicattion Suite (aka SeaMonkey) que não é usado, a expectativa é que chegue a 5MB na versão 1.0 (no Windows). O mesmo deve ser esperar do Thunderbird, lembre-se que esta é apenas a versão 0.1.

A leveza de uma aplicação não pode ser medida apenas com o tamanho do arquivo de download. O Firebird é muito mais rápido para inicializar, para abrir páginas, é usa muito menos memória.

Outra questão é que o Firebird e o Thunderbird, não terão todas as funcionalidades do Mozilla, um usuário comum não necessita de um DOM Inspector ou um Composer. Para isso existem as extensions, um grande sucesso do Firebird.

As aplicações tipo "tudo em um" como o Mozilla e o OpenOffice sempre terão o problema de ao travar um dos seus componentes, travam-se todos.

Ganha-se tambêm pois dá ao usuário a possibilidade de escolha, ele não é obrigado a carregar um cliente de email só para usar um navegador e vice-versa.

O Firebird tem contribuido com muitas idéias depois aproveitadas no Mozilla 1.4, como o melhor gerenciamento de bloqueio de banners e popups.

O foco do Firebird sempre foi o usuário comum, diferente do Mozilla, por isso ele é tão importante nesta nova fase com a saída da AOL e a criação no Mozilla Fundation.

Finalmente, é inegável que a popularidade do Firebird é crescente desde os tempos do Phoenix. Os fóruns de discursão do Firebird na Mozillazine sempre foram muito mais ativos do que os fóruns do Mozilla. Vários "reviews" fazer elogios a ele. A decisão do novo "roadmap" me pareceu bastante acertada, porém é claro que não se pode agradar a todos.


» julio cesar () em 05/11 11:17

porque as paginas que contem java script o mozilla engasga um pouco?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.