Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Desempenho do acesso a dados em XML

Notícia publicada por brain em julho 16, 2003 12:13 PM | TrackBack


O Slashdot está com um artigo questionando a aplicabilidade do XML em aplicações concorrentes e com necessidade de alto desempenho. São apresentados argumentos e fatos, e o proponente pede indicações de como se livrar dos gargalos do acesso a dados em XML. Alguém ajuda?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ofranja () em 17/07 02:16

XML e desempenho me lembram lógica booleana. XML == !desempenho, logo, XML && desempenho == false.


» Sergio Salgueiro () em 17/07 09:35

Realmente, considerando o esforço que o parser deve fazer para localizar o próximo registro, o XML não tem como se destacar em performance.
Para comprovar isso, consulte o site abaixo:

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BacktoBasics.html

Leitura muito interessante.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/07 10:10

XML é excelente para certas coisas. Péssimo para outras. O problema de XML é que virou 'buzzword', caiu na boca de tudo quanto é gerente, diretor e tomador de decisão e por conseguinte virou componente de tudo quanto é projeto e foi adotado como solução para todos os males. Alguns manés estão chegando ao cúmulo de implementar bancos de dados em XML e, obviamente, estão dando com os burros n'água, porque em condições normais, o desempenho do parsing XML é muito baixo, assim como as possibilidades de travamento de campos são pequenas.

E já que estamos falando de XML, alguém conhece um exemplo melhor de algo simples que as pessoas conseguiram complicar até o infinito? Fala sério! XLST, XSD, XML Schema, parsers DOM e SAX... Um livro de XML que cubra o básico tem que ter 500 páginas!


» Sergio Salgueiro () em 17/07 16:04

Pois é, Patola.
É um problema.
Mas para recuperar dados do MainFrame, o XML tem se saído muito bem por aqui, e possibilitou que eliminássemos programas como o EntireX, e economizássemos muitos milhares de dólares.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.