Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto de escola infantil livre pede voluntários

Notícia publicada por brain em julho 13, 2003 11:32 PM | TrackBack


O Ruud Van Nistelrooy (nistelrooy@linuxmail.org) está à procura de voluntários que o orientem ou ajudem a usar o Linux para informatizar uma escola. Ele descreve: "Preciso e muito montar uma 'redezinha' para uma escola de Crianças Especiais (deficiências auditivas, visuais e síndrome de down). É uma escolinha bem simples, mas que desenvolve um excelente trabalho. Pretendo instalar programas infantis (apesar da escassez do Linux). Quero fazer isso usando o esquema de LTSP - Terminais Leves - Diskless"

Basicamente ele quer: "montar uma rede com 5 máquinas no esquema de terminais burros; Colocar um server "parrudão" com Linux e o resto pendurado sem HD (Tipo LTSP); identificar e obter programas infantis livres (a maioria está em windows); Futuramente compartilhar 1 impressora e 1 link (não necessário no momento)"

Eu não sei em qual cidade ele está - quem estiver disposto a prestar ajuda online pode contatá-lo através do e-mail fornecido, ou discutir o assunto através dos comentários desta notícia. Vou pedir a ele que diga também a cidade, para que eventuais ajudas presenciais possam também se oferecer.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Woody () em 13/07 23:40

Massa, se eles tiverem em Minas Gerais eu me disponibilizo como voluntario, com hospedagem e locamoção por minha conta.


» Woody () em 13/07 23:48

Será que a Suse, da uma força, pelo que ele cobra pelo seu OS aqui no Brasil, se for instalar Windows XP com licensa estudantil sai pela metada do valor de um Suse.


» Nistelrooy () em 14/07 08:04

Olá pessoal blz ? Obrigado Augusto pela força e compreensão. Sou morador do RJ e como disse preciso montar essa rede para uma Escola Estadual de Crianças Especiais aqui na minha cidade. Até sei fazer isso em Windows, mas quero utilizar NECESSARIAMENTE GNU/Linux! Alguém podería dar uma luz de por onde eu começo ???

Obrigado


» decko () em 14/07 08:07

Caro colega.
Acredito que você possa procurar pelo Debian Jr., um sub projeto debian, especifico para crianças, que é logico, contem muitos programas infantis para Linux, como o TuxPaint etc...
Aconselho tb, a utilizar o GNOME 2.2 como desktop, já que este possui muitos utilitarios para deficientes fisicos. Ele até ganhou um premio por isso...
Qualquer outra duvida, entre em contato ou visite-nos
#debian-br
irc.br.freenode.net


» Nistelrooy () em 14/07 08:14

Olá Decko, conheço o projeto Debian-JR apesar de nunca ter utilizado. Só fica algumas questões. As máquinas serão MUITO simples, portanto precisarão usar interfaces leves tipo: Fluxbox, Windowmaker, BlackBox e etc. E como relação aos programas infantis a MAIORIA ESMAGADORA infelizmente é pra Windows e tem muita coisa em Português...


» Nistelrooy () em 14/07 08:46

Lá do Superdownloads só q tudo pra Windows...

http://superdownloads.ubbi.com.br/programas/listagem.cfm?Cat=8EDU&filtro=freeware&ordem=1

será que ficaria legal aquele Wine ou Winex sei lá ?


» Alexandre Figueiredo () em 14/07 09:10

Olá Nistelrooy,
Se você está pensando em usar o LTSP não importa muito como são as máquinas que serão os terminais.
Como disse o colega, você pode usar o GNOME 2.2.2, pois é simples, bonito e possui características de aceessibilidade.
Você já possui um "servidor parrudo"?
Qual distro você é fã!? Ou sabe usar!?
Acho que, o Red Hat seria melhor. Mas, como disse o colega, pode ser Debian ou SuSE também. Talvez até o Kurumin 1.4. Pois, ele encontra o seu hardware e depois você baixa o GNOME 2.2.
Bom, cada caso é um caso.
De distro eu sei um pouco, agora de aplicações educaionais... :o(
Abraços.


» Alexandre Figueiredo () em 14/07 09:13

Sem querer fazer propaganda, dê uma olhada no site da Samurai: www.samurai.com.br . Eles fizeram um projeto educacional, aqui em Brasília, junto com a BrasilTelecom e outras parceiras.
Fale com eles, quem sabe eles não conseguem fazer mais um estudo de caso de sucesso.
Abraços.


» Nistelrooy () em 14/07 09:20

Olá Alexandre talvez minha maior preocupação é com relação aos programas infantis, que são em MAIORIA ESMAGADORA para Windows e tem muitos em português... Já com relação a distro gosto muito do Slackware, mas já andei pensando e conversando muito sobre usar o Kurumin tbm. LTSP acho mt complicado tô apanhando pra caramba. E com relação ao servidor, vou tentar colocar o melhor que puder $$$ arrumar. Já os clientes devem ficar entre 486 até P200 no máximo...

E o Wine ou Winex. Alguém já rodou ?


» Zab Ert () em 14/07 09:24

Meu caro Nistelrooy, como eu também estou aqui em Belo Horizonte, posso te dar algum apoio "à distância" no que for possível. Gostaria também de te dizer que tenho experimentado alguns programas do Debian Jr. aqui em casa (tenho um filho que está fazendo 4 anos em agosto), com algum sucesso, e estou investigando outros softwares educativos...

Abraços, Zab


» Nistelrooy () em 14/07 09:27

Olá Zab blz ?

caso tbm lhe seja util tem esses sites aqui só de programas educacionais.

http://www.tux4kids.org/
http://www.schoolforge.net/
http://superdownloads.ubbi.com.br/programas/listagem.cfm?Cat=8EDU&filtro=freeware&ordem=2
http://www.seul.org/edu/
http://www.linuxforkids.org/
http://www.ofset.org/projects/edusoft/edusoft.html
http://www.openwebschool.de/index_en.html
http://edu.kde.org/
http://developer.skolelinux.no/index.html.en

* Muita coisa em inglês, para crianças...

Obrigado


» Enderson Tadeu S. Maia () em 14/07 09:29

Estou querendo fazer o mesmo trabalho aqui em
Arapiraca-AL, já configurei o servidor LTSP com
o Debian, e fiquei sabendo do Debian-JR aqui neste
comentário, e estarei instalando em breve, estou
esperando completar o cabeamento pra por em prática, gostaria de trocar esperiência em relação ao trabalho com os deficientes, pois existem
deficientes visuais e físicos, e a dificuldade de utilizar o teclado e mouse.
Estarei enviando um e-mail pra você pra trocarmos ideias.


» Alexandre Figueiredo () em 14/07 09:32

Galera,
Vamos nos esforçar.
Quem sabe daqui não sai um belo estudo de caso.
Não sei se é legal usar o Wine. Talvez esses software educacionais não funcionem bem, pois podem não usar todas as bibliotecas que algumas aplicações já testaram. Quem sabe o colega que testou o Ximian Desktop 2 não saberia nos explicar. Pois, acho que você teria que copiar todas as Dll´s do Windows para evitar maiores problemas.
Abraços.


» Nistelrooy () em 14/07 09:35

No jornal O Globo há umas 2 semanas atrás + ou -. Saiu no caderno de informática (segunda-feira). Uma matéria super interessante sobre programas para deficientes visuais, auditivos, motora e etc. Aqui no trampo usamos o DOSVOX (acho que é da UFRJ) usado por deficientes visuais. Tava no forno uma versão pra Linux... Se alguém tiver um link pra essa edição do jornal poste aqui por favor ?????


» Adriano Barata () em 14/07 09:44

Caro colega , ja utilizo o LTSP a 1 ano e no que for possivel te ajudo , moro em Fpolis - Santa Catarina , mas se ajudar em algo estou aqui.
Pode contar comigo , mesmo a distancia.
Um abraco e boa sorte.....


» Alexandre Figueiredo () em 14/07 09:45

Como o link está quebrado, leiam abaixo:

A vida renovada
André Machado

Atualmente, empresas e instituições estão cada vez mais ligadas no conceito de acessibilidade, que visa prover ao deficiente físico meios para tomar contato com documentos e informações. Na área de TI não é diferente. Existem recursos à disposição na internet e em software para ajudar nisso. E alguns projetos brasileiros estão entre os pioneiros nessa área. Um deles é o Projeto Habilitar, do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, cuja principal mentora é uma médica radióloga tetraplégica, a dra. Lenira Luna, que comanda seu computador apenas com a voz. Desde março o NCE vem treinando deficientes físicos para inserção no mercado de trabalho — primeiro, em formação de técnicos de rede, em parceria com a Cisco, e posteriormente em áreas como webdesign e programação. Para isso, usa ferramentas criadas no próprio NCE, como o Dosvox (para deficientes visuais) e o Motrix (para deficientes motores). O professor Sérgio Guedes, um dos coordenadores do Projeto Habilitar, ao lado de seu criador, o professor Antônio Borges, conta que o Núcleo trabalha desde o século passado com os deficentes.

— Tanto que o Dosvox era assim chamado porque na época só existia a plataforma DOS, e ele fazia a leitura (transcodificação) do que estava escrito na tela para linguagem auditiva, de modo que o deficiente visual interagisse com o computador. O Dosvox evoluiu e hoje já trabalha com Windows numa boa. Só não foi portado ainda para o Unix, mas isso já está sendo feito.

Hoje, o Dosvox — usado por deficientes visuais como o professor Hercen Hildebrandt, do Instituto Benjamin Constant —, ao contrário de outros sistemas do gênero, não se limita a ler o que está na tela, procurando estabelecer um diálogo com o deficiente visual via interfaces e ferramentas específicas. E boa parte desse diálogo é feito com voz humana gravada, o que facilita ainda mais a interação. Compatível com a maioria dos sintetizadores de voz existentes, ele tem seis mil usuários no Brasil e na América Latina, segundo o NCE.

O passo seguinte foi criar um software voltado para paraplégicos e tetraplégicos, o Motrix. O programa foi criado sobre uma interface padrão de reconhecimento de voz, a Sapi (Speech Application Programming Interface). Funciona assim: o usuário aciona o cursor do mouse e os programas do micro falando palavras-chave, como “pra cima”, “pra baixo”, “pra direita”, “pra esquerda”, “Duplo Clique”, “conexão internet” e assim por diante.
Fonte: O Globo, 03/07/2003
Abraços.


» Nistelrooy () em 14/07 09:58

Obrigado Alexandre, essa era a matéria a qual me referia. O NCE da UFRJ fica próximo aqui do meu trabalho. Tentarei ir lá o quanto antes para conversar com os desenvolvedores e com a Doutora. Acredito que explicando meu caso a ela, poderá contribuir de alguma forma. Já no Instituto Benjamin Constant irei lá na semana que vem, ver como funciona os programas e conhecer o trabalho desenvolvido lá. Assim posso adequar as idéias deles as necessidades da minha escolinha...

Projeto DOSVOX (UFRJ)
http://caec.nce.ufrj.br/~dosvox/principal.html


» Flavio Moreira () em 14/07 11:01

Kurumin Terminal Server

http://www.guiadohardware.info/forum/viewforum.php?f=23


» mario teza () em 14/07 11:13

Ruud:

Existe o projeto Rede Escolar Livre RS que tem, alem dos proprios softwares livres para o uso nas escolas, tem uma secao de links bem extensa dividida por assuntos.
Para questoes pedagogicas escreve para a professora Lea Fagundaes, aquela da propaganda da Intel. Ela trabalha conosco nos ultimos anos com software livre. Palestrou nos 3 ultimos Forum Internacioanal de Software Livre de Porto Alegre. O e-mail dela eh leafagun@vortex.ufrgs.br


» Nistelrooy () em 14/07 12:05

Obrigado Mário, vou enviar um e-mail para lá agora a tarde. Vc trabalha lá tbm ?


» amigo () em 14/07 12:30

Um projeto interessante que bastaria baixar o iso e adaptar ...ótimo projeto.

http://www.expartakus.com/metadistro-pequelin/


» Nistelrooy () em 14/07 12:39

Olá Amigo, esse projeto da Metadistro eu não conhecia, dei uma olhada no site e parece ser bem interessante. 417 MB a .ISO tô baixando, quando queimar eu posto os resultados...


» Nistelrooy () em 14/07 17:14

Um link com vários sites no seguimento...

http://www.redeescolarlivre.rs.gov.br/Links.html


» Flavio Moreira () em 14/07 21:37

Vamos antes ensinar ingles, alemao, frances, espanhol etc ... pois nestes links não tem nada em portugues brasil ( ou tem muito pouco)


» Nistelrooy () em 15/07 07:03

Fala Flávio, ESSE é justamente o problema a MAIORIA ESMAGADORA de programas infantis estão em Windows (sendo que tem bastante coisa em português)Lá em cima eu coloquei um link para o Superdownloads com vários programas freeware para Windows (tem vários em português...)


t+


» gbitten () em 15/07 08:52

Uma boa iniciativa então seria traduzir estes programas, ou pelo menos os que estão licenciado em GPL. No que puder ajudar estou a disposição!


» Alexandre Figueiredo () em 15/07 09:38

Uma idéia interessante que postei para o MEC é:
1. Um grupo multidisciplinar, do próprio MEC, criar objetivos, metas e regras para software didáticos;
2. Publicar a proposta via página web;
3. Discutir com a comunidade;
4. Aguardar que a comunidade desenvolva o projeto.
5. Avaliar o projeto.
Criar uma comunidade virtual (Gestão do Conhecimento) entorno desse não é uma tarefa fácil, mas seria útil para o Brasil como um todo.
Usar a web para isso seria fantástico, pois a comunidade brasileira estaria participando. E o governo federal deveria incentivar isso. Assim, o software poderia servir para a nossa realidade, seja ela qual for. Sei que a nossa forma de aprendizado se diferência pela região: Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Mas, todas elas devem ter seus representantes, opinando, discutindo.
Tais "regras" permitiriam o MEC escolher entre o software proprietário e o software livre criado pela comunidade. Cada um com a sua utilidade. Pois, os dois lados teriam que seguir as mesmas regras. Seria como o Freedesktop.org que permite que o GNOME, KDE e outros tenham o mesmo objetivo. Só que são bem diferentes...
Quem sabe não fazemos do GNU/Linux o que o MacOS X é nos EUA.
Abraços.


» Eduardo () em 15/07 09:46

Ola!

Li a noticia e me interessei, porque eu tb estou tentando organizar um projeto para levar a informatica para pessoas de baixa renda de uma comunidade aqui de Campo Grande-MS, com aulas de computacao utilizando somente software GNU/GPL. Esse projeto teria como objetivo ensinar informatica basica para criancas, adolescentes e adultos, sendo que para o primeiro grupo gostaria de utilizar softwares educacionais, para auxiliar no aprendizado dos pequenos. No caso dos adolescentes e adultos, seria algo que os auxiliasse no mercado de trabalho, como o ensino do OpenOffice e de alguma distro Linux.
Bem, eu nao tenho experiencia neste tipo de empreitada, e como vejo que a comunidade esta empenhada em ajudar o nosso colega Nistelrooy, pensei que talvez pudessem me ajudar tb, tanto na parte de planejamento como na parte de implementacao do mesmo.

[]'s
Eduardo Oliveira de Souza


» Arthur () em 15/07 10:04

Tem um site (linuxforkids.org) que tem bastante softwares educaionais para o Linux.


» Alexandre Figueiredo () em 15/07 10:06

Eduardo,
Tudo bem!?
Como eu disse anteriormente, algo interessante para o seu tipo de empreitada é o LTSP. Pois assim, você poderia investir melhor em um servidor e usar thin clients.
No site do GdH (www.guiadoharware.net) tem uns artigos muito interessantes para isso.
Abraços.


» Nistelrooy () em 15/07 10:09

Eduardo estou disposto a te ajudar tbm no q eu puder. Tenho dificuldades para implementar isso em rede. Se fosse em Windows eu saberia (mas quero SOMENTE Software Livre!). Vamos manter contato. Com relação a tradução. Acho excelente a idéia e posso ajudar tbm. Menos na alteração do código fonte, pois não sei programar. Mas traduzir posso ajudar bastante.

t+


» Nistelrooy () em 15/07 10:12

Alexandre, achei EXCELENTE essa sua iniciativa de se comunicar com o MEC, caso tenha respostas nos matenha informado. Posso procurar tbm a Secretaria de Educação do meu Município e a do Estado.

E com relação ao LTSP que vc falou com o Eduardo é isso que quero fazer. Tem como ajudar ???

t+


» Alexandre Figueiredo () em 15/07 10:20

Posso ajudar a ambos!
Me envie um email e me explique o que você quer!
Não tecnicamente, apesar de entender bem. Mas quero saber a sua estratégia, objetivo.
Estarei aguardando.


» Nistelrooy () em 15/07 12:05

Prometo que farei de TUDO para informatizar a Escolinha com Software Livre e conseguindo (em nome de Jesus) deixarei a disposição fotos, cartazes em sinal de agradecimento aos colegas que contribuirão para o Projeto.

Obrigado


» Evandro Guglielmeli () em 16/07 09:23

Alexandre F., a sua proposta é excelente; porém ou também, depende se se olha com olhar de subtrair ou de somar, é o que o projeto (http://sle.miware.com.br SLE) propõe: agrupar agentes interessados no desenvolvimento da educação em geral e da informática na educação em particular, para discutir, propor e desenvolver soluções para o ensino no Brasil.
Eu diria que a única diferença é que o SLE não pensa em soluções "equilibradas" no sentido de uso de SL e SP. No SLE a busca é por Soluções Livres sempre, nunca proprietária. :)
Eu aproveito para convidar os interessados que responderam à mensagem do Nistelrooy para visitarem a página do SLE nos próximos dias; eu pretendo "catalogar" esta discussão em posts separados no SLE para que a gente possa construir (ou tentar) um material de referência (howto, relatório, tutorial,...) que outros projetos possam usar.


» Nistelrooy () em 16/07 10:09

Olá Evandro irei dar uma olhada ainda hoje no site, e espero que a comunidade aumente nesse sentido. Pretendo ajudar escolas a se informatizarem, utilizando Softwares Livres e tudo que vier a contribuir nessa minha "empreitada" estou dentro.

t+


» critico () em 16/07 10:24

Sinceramente dah pena ver isso ai em cima.
nistelrooy , deixa de ser canguinha ou pouco profissional . Eu vou abrir uma grande escola de ensino virtual aqui no meu pais e eu simplesmente dei conta de que os softwares livres nao seriam a minha solucao muito menos os proprietarios .
Solucao :
Desenvolvi eu mesmo meu software , comprei materail de divulgacao, por isso deixa de ser canguinha e abra o olho compre computadores decentes , distros caras como o suse ,deve estar mais de 150 U$D , contrate um programador porque eu acho que pelo que li , nao tens sequer capacidade de desenvolver o que eh teu , contrate uma empresa de montagem de redes e em menos de uma semana tens tudo pronto .
Abra o teu olho porque se quiseres qualidade tens de paga-las e nao ter mao de vaca . Software livre pode ser mais caro que proprietario , e nao eh nesta discussao que vais encontrar a solucao , alias eles soh responderam porque estao de olho numa oferta de emprego em tua escola . Nao aceite senao nao vais ter lucro nenhum .
Bem tchau e siga meus conselhos.
Sucessos .
Acabei minha postagem.


» Eduardo () em 16/07 11:37

Bem, gostaria de colocar algo sobre o post do critico. Bem, primeiro ele nao leu a noticia e nao sabe sequer o assunto tratado aqui.

Sim, se vc quer um software bom, pague, e pague bastante, de preferencia milhoes de dolares, e compre os melhores computadores que existem, do porte do Itanium 2 pra cima, contrate editores das melhores revistas internacionais para revisar o seu carissimo material didatico e a melhor empresa de redes existente no teu pais, para vc montar a tua pequena escolinha de informatica que fara um trabalho social e ensinara informatica basica de graca para um grupo de criancas carentes de uma comunidade pobre do Brasil.

Ah! nao deve existir criancas pobres ou portadoras de deficiencia que precisem de ajuda no teu pais, nao eh mesmo critico???

Ridiculo...


» Nistelrooy () em 16/07 12:07

Eduardo liga não é de pessoas como ele que nosso país não precisa, ele deveria ser americano...

Provavelmente é mais um daqueles garotos cheio de espinhas no rosto que pediu para os pais colacarem uma conexão em banda larga, para baixar vídeos e ficar se masturbando...

t+


» critico () em 16/07 16:45

Claro que existem pobres em meu pais(mais do que no teu) , mas se voce eh pobre porque voce quer abrir uma escola ? como voce vai pagar os professores ? como te vais sustentar ? Deixa de ser louco e comece a fazer serios investimentos . Deixa de brincar as escolas , isto eh coisa seria.

Eu nao tenho culpa se diferente de mim nao sabes sequer criar um software.(deves ser daqueles que soh copiam e colam).
Para mim os teus insultos provam a tua falta de profissionalismo. Ensinar exige qualidade e isso esta provado que nao vais fornecer.


» Nistelrooy () em 16/07 17:14

Abrir uma escola ?

Vc está drogado ?

A escola já existe apenas quero ajudá-la, desenvolvendo VOLUNTARIAMENTE esse serviço. Não vim aqui pedir dinheiro, computadores, impressoras e etc. Apenas colaraboração e opiniões para implantar o projeto.

Eu não vou dar aula pra ninguém já existe professores lá. É uma Escola Estadual. Em que planeta você está ???


» Daniel Fonseca Alves () em 16/07 17:27

Calma Nistelrooy,
O crítico parece que é surdo ou sei lá o que.
Simplesmente ele quer provar que precisamos sempre de dinheiro para fazer qualquer coisa, se esquece que o que move o mundo é trabalho, seja remunerado ou voluntário.
Desculpe não ter comentado sobre o seu projeto ainda, acho que está sendo de grande valia e demonstra que possui além de um grande profissionalismo um grande coração.
Parabéns.


» Augusto Campos () em 16/07 17:38

Nistelrooy, você tem que deixar tua caravana continuar passando apesar dos cães que latem :-)

Já teve algum progresso depois da publicação da notícia aqui?

Meu conselho é ignorar o vazio existencial ali dos posts acima :)


» Nistelrooy () em 16/07 18:15

Fala Augusto blz ? Muito obrigado pelo apoio que vc deu. No começo confesso que fiquei surpreso, pois pensei que nem iria obter respostas suas.

Já fiz dezenas de contatos e estou contando com a ajuda da maioria do pessoal, que desenvolvem trabalhos parecidos em suas cidades.

O criador do DOSVOX e MOTRIX (Prof. da UFRJ) tbm está apoiando. Semana que vem irei no Instituto Benjamin Constant (referência nacional em tratamento p/ deficientes visuais). Só estou no aguardo de uma resposta do pessoal do Sul: http://www.softwarelivre.rs.gov.br/ e http://www.redeescolarlivre.rs.gov.br/ (se puder dá um "catuque" lá neles). Tem uns colegas tbm fazendo contatos com Secretarias de Educação e com o MEC.

No mais quando tudo estiver pronto te mando umas fotos (q se vc quiser pode publicar aqui.)

Muito Obrigado !


» Jose Eduardo () em 18/07 17:53

Em uma destas revistas achei uma distribuição baseada no knoppix ( como nosso querido kurumin) chamada freeduc. Nela pude descobrir ótimos softwares educacionais livres, o que mais me chamou a atenção foi um conjunto de programas para crianças de 3 a 10 anos excelentes denominados gcompris.

aí vai o site.
http://www.ofset.org/gcompris/about.html

O único ponto negativo é o fato de não ter uma versão em português mas já conversei com algumas pessoas e estou disposto a criar um grupo para traduzi-lo. Acho que este projeto seria útil nas escolas públicas para evitar a "exclusão digital infantil".
Não se preocupe com as críticas sou gerente de informática de uma escolinha que começou sem um tostão e hoje é uma fundação com 16000 alunos.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos
Abraço a todos


» valdelino () em 03/08 22:03

Olá pessoal, bem eu estou querendo na verdade uma ajudinha, pois se vocês puderem gostaria que me dessem algumas informações sobre softwares educacionais gratuitos,como anda o desnvolvimento no Brasil e quais as dificaldades.Se puderem me indicar sites, agradeço.O motivo é que estou fazendo um trabalho sobre o assunto na Ufpa(universidade faderal do pará)


» Al-Qaeda-666 () em 29/08 03:27

caro Nistelrooy continue com seu projeto nao desanime pelo que ja vi por aqui existem muitos para lhe auxiliar outra idea tambem seria que laboratorios de informatica de universidades entrassem nesse projeto de desenvolver esse tipo de soft
boa sorte!!!!!


» Sandra Valbom () em 22/09 11:41

Tenho uma filha com defici~encia visual e tenho grandes dificuldades no processo de educação dela, pois o problema ocorreu quando ela já estava alfabetizada e introduzir o braile para ela é complicado. Me escreva pois moro na zona oste no RJ e estou disposta a ajudá-lo, pois também estarei ajudando a minha filha.


» Bernadete Roncoli () em 19/01 11:31

Estou montando uma pre-escola, para trabalhar estimulacao somente para portadores de necessidades especiais, sei da necessidade da inclusao por este motivo quero fazer este trabalho, pois se desde cedo ele for estimulado irá frequentar a escola o mais cedo possivel todos que tiverem infomacoes de todos os tipos so acrescentará em meu trabalho e agradeco a todos desde já


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.