Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Livro sobre firewalls

Notícia publicada por brain em julho 9, 2003 04:34 PM | TrackBack


Parece que não é só aqui que as análises de livros estão na moda - nunca vi tanta freqüência deste assunto no Slashdot antes. A análise que eles publicaram hoje é da segunda edição do livro Firewalls and Internet Security, que é um dos clássicos no gênero, escrito por três grandes autoridades na área. O autor da análise recomendou o livro como um bom começo para quem vai planejar mudanças na estrutura de segurança de sua organização ou quer se sair bem em uma certificação nesta área.

Para quem prefere ler em português (ou pagar menos), tem um bom número de livros brasileiros sobre o assunto por menos de 50 reais. Alguém pode comentar se são bons? Cito (com descrições do site da Tempo Real): Firewalls em Linux - 3ª Edição (115 páginas - "Apresenta a experiência profissional do autor em montagem de firewalls em empresas e corporações governamentais. É um guia prático, enriquecido com vários exemplos. O livro cobre assuntos como: Auditoria de Firewalls; Técnicas de Montagem; NAT e Mascaramento; Cases reais; Proxies"), Implementação de Firewall em Linux (128 páginas - "São tratadas técnicas para controle de acesso, filtro de pacotes, controle de banda, controle de conteúdo (via proxy) e roteamento. O leitor encontrará, também, exemplos de scripts que auxiliarão em tarefas como: compartilhar acesso de Internet, controle de banda, etc. ")

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» cabelo () em 10/07 13:23

Tenho a segunda edição do livro Firewall em linux, e achei ele muiiiiiito fraquinho.
Poucos exemplos, e detalha muito pouco a opções do iptables.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.