Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Algo mudou na Microsoft

Notícia publicada por brain em julho 3, 2003 10:55 AM | TrackBack


O Mauricio Akira Kawamoto (akira@thevear.com.br) disse: " Noticia do site IG Último Segundo menciona o resultado da ultima disputa entre Microsoft e Linux na Europa. 'LONDRES - A Microsoft anunciou a assinatura de três contratos com governos europeus para venda de seus produtos, no mais recente capítulo da batalha entre a gigante da informática e o software livre Linux.'"

Ganhar contratos e licitações é algo normal para a Microsoft, nada de diferente até aqui. O que chama a atenção é a comemoração dela, como numa declaração explícita de que ela agora reconhece que tem concorrente à altura ;-) Talvez parte dos motivos para isso seja este trecho da notícia do Yahoo: "O maior golpe contra a Microsoft ocorreu em maio, quando a SuSE da Alemanha ganhou um contrato da prefeitura de Munique para instalar Linux em mais de 14 mil PCs que hoje executam Windows." Sim, é apenas uma prefeitura - mas ela rejeitou as ofertas da MS mesmo após os preços terem desconto de mais de 80%.

Outro trecho interessante da mesma notícia é a declaração do gerente-geral de estratégias empresariais da Microsoft para Europa, Oriente Médio e África: "O mundo não é somente Linux. Talvez tenhamos que reafirmar essa mensagem diretamente." Lembram quando eles negavam que o Linux pudesse concorrer com seus produtos? Agora eles dizem que o mundo não é somente Linux. Acho que estamos vendo sintomas claros de uma nova fase do efeito Gandhi ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» chuck () em 03/07 13:39

é, primeiro nos ignoram,depois riem de nos,depois luntam contra nos...ai vencemos.
a


» Marcelo R. Minholi () em 03/07 14:21

É inegável a importância do linux e a força com que vem ganhando espaço, mas precisamos deixar sermos inocentes, para a Microsoft estar colocando o Linux num pedestal como colocou agora só pode haver um motivo que é o fato de poder usar a acensão do pinguim para se livrar de acusações monopólio, entre outras coisas.


» Daniel Fonseca Alves () em 03/07 15:49

"Há algo de podre no reino da Dinamarca" :)
O discurso da Microsoft é sempre "desconfiável" mas no caso como este prefiro acreditar no que aparenta, medo.
A Microsoft está ficando sozinha, e isto dá muito medo.
O importante é que não demos muita atenção a discursos mas a ações. Estou muito preocupado com o novo Windows(esqueci o nome). Se vier algum golpe novo virá por ele(fora XBOX,Pocket PC e outros).
Coitada da Microsoft está sendo vigiada de perto por toda a comunidade Linux :).


» Manoel Pinho () em 03/07 15:51

Eu não acho que agora seja encenação da M$. Na época da defesa no processo antitruste até podia ser mas agora ela está com medo de que isso vire uma bola de neve.

O problema não é tanto das contas perdidas, mas do efeito avalanche que isso pode causar nos governos de todo o mundo.

Anotem o que digo: se eles se sentirem mais ameaçados ainda pelo linux eles serão capazes de DAR o Windows de graça para repartições públicas, só para não perder o mercado mais lucrativo dos aplicativos para Windows (M$ Office e cia). Na prática eles já fazem isso quando toleram a pirataria doméstica. Só não podem perder os "viciados"...


» João Melo () em 03/07 16:52

Manoel,

Eles DÃO há muito o Windows. O que eles NÃO FARÃO é LIBERAR O CÓDIGO FONTE ou, o que é mais improvável, mudar a licença de seus produtos para GPL.
Sim, nós fazíamos barulho e o dono do mercado nem aí. Hoje, mesmo quietos o dono do mercado, que não é mais dono, sabe que não está só como ele pensou que ficaria. Eles devem comemorar MUITO cada contrato vencido contra o GNU/LINUX, porque a cada dia isso vai ficar mais e mais difícil.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 03/07 18:03

João Melo,

Eles nunca LIBERARÃO ou ABRIRÃO o código fonte, mas já DIZEM há tempos que o fazem. Justamente porque nunca foi definido o que é "liberar" ou "abrir" o código, eles divulgam o programa de Shared Source, fazem o sujeito assinar um NDA que o impedirá de programar qualquer coisa que lembre algo remotamente parecido com qualquer combinação arbitrária das letras usadas no código que ele viu.

E, claro, eles fazem isso porque sabem que a Imprensa cai direitinho nessa. Exemplos são fáceis de achar, como http://idgnow.terra.com.br/idgnow/corporate/2002/06/0022

Ah, armadilhas da linguagem. A Microsoft sabe se aproveitar bem delas...


» André () em 04/07 09:28

Não sei se tem a ver muito com o assunto , mas , alguem já ouvio falar que a microsoft esta patrocinando o desenvolvimento do freebsd ??? Me falaram uma vez, mas eu estou duvidando, alguem pode confirmar ?


» Mauricio Akira Kawamoto () em 04/07 12:13

Eles sabem que não poderão impor ao mercado o modelo de negocio que tem pelo menos não por muito tempo, sendo assim eles tentarão ganhar o maximo de tempo e dinheiro fazendo muita propaganda, promoções, e até " perdendo em alguns negocios "(ganhando pouco) para que eles continuem com sua presença nestes segmentos.
1-Governos
2-Universidades
3-Grandes Corporações
4-Usuário

Mas fatalmente eles irão perder, eles sabem, nós sabemos a questão é so quando isso irá acontecer


» Marcos Alexandre () em 04/07 14:03

O bom de existir concorrencia na área de SO é que os produtos melhoram. O Windows só melhorou depois que o Linux começou a incomodar.

Mas a verdade é que a MS tem muitos preços especiais para áreas que ela considera "chave". E, apesar de falar mal, devagar ela vai abrindo o fonte do Windows. Primeiro foi para os grandes parceiros, depois abriu uma parte para as universidades e por ultimo abriu totalmente para muitos governos.

Mas permitir a pessoa copiar o código e alterá-lo, tão cedo ela vai fazer. Da mesma forma, a Sun, a Apple, Borland e muitas outras empresas fazem coisa semelhante.

Sobre o FreeBSD, é verdade sim que a MS patrocina e até colabora no seu desenvolvimento. O mais interessante é que isso só foi confirmado depois da acusação de que a MS usasse tecnologia Open Source no Windows. Então eles indagaram que a MS poderia estar violando a GPL, já que o Linux era proprietário. Daí eles admitiram que usavam, mas com a licença do BSD, que é menos restrita.


» Roger de Almeida () em 04/07 19:13

O mercado é isso ai. Quando há concorrência, as coisas se equilibram. Entretanto, é necessário observar:

A Microsoft é uma empresa comercial, que atua há muitos anos - décadas - no mercado. Isso dá a ela, uma tremenda experiência. Porém, ela agora encontrou algo que foge aos seus tentáculos venenosos: o Software Livre.

Durante anos a Microsoft comprava ou passava um rolo-compressor sobre empresas que desenvolviam programas, que poderia de certa forma, criar uma concorrência aos seus produtos. Essa prática imoral, a fez dominar o "mundo". E olha que os seus programas já alertavam sobre as suas práticas. (Este programa executou uma operação ilegal).

Bom... Ai "alguém" teve a brilhante idéia de criar a licença GPL. No curso do tempo, ganhou adeptos, e, hoje assusta a gigante Microsoft.

Ela se viu numa "sinuca de bico". O que fazer? Comprar os heróicos programadores que desenvolvem Software Livre? Comprar que empresa? Juntar-se a ete novo mundo??

Se alguém der um "ctrl-alt-del" na Microsoft, vai ver que ela não está repondendo. E ai? Finalizar a tarefa? Vai aguardar? A gigante está acuada. Isso não é muito bom. Todo animal acuado é mais perigoso.

Olhando para um futuro não muito distante, e, fazendo um exercício de advinhação, penso eu que: a Microsoft vai incentivar de um forma ou de outra, o uso de seus produtos no GNU/Linux, sem o uso de emuladores.

Como o futuro reserva surpresas, quem sabe, essa poderá vir a ser uma?

Abraços
Roger


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.