Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quem tem boca vai a Roma

Notícia publicada por brain em julho 1, 2003 11:22 PM | TrackBack


Alexandre Figueiredo (afigueiredo@o2.net.br) disse: "Olá comunidade! Algo que estou tentando mostrar a tempo aqui na Linux in Brazil é a publicidade do Linux. Chamar a atenção para as aplicações Livres e Abertas é tão importante quanto os how-tos. Muitas vezes li reclamações sobre o uso de Estudo de Casos pelas revistas e artigos de empresas sobre seus produtos. Mas, é assim que os empresários, os tomadores de decisão, sabem se o Linux funciona ou não. Lembram do artigo sobre as desvantagens do Linux. Para muitos intusiastas isso passa dispercebido. O artigo do CorreioWeb, de Brasília, muito bem escrito pelo Fabricio Rocha mostra o que é preciso para combater o dragão da Microsoft. Vamos ler e discutir! Ou será fazer barulho!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 02/07 08:52

É isso ai !!!! Barulho !!!! Muito Barulho !!!!
Tive até uma idéia !!!! Vamos oferecer camisas lo Linux para essas bandas de Rock, com um tux bem doidão!!!! :)


» Webmarlin () em 02/07 10:00

Em parte eu concordo com o autor do artigo. Com certeza estamos papando mosca em relação ao marketing, assim como a IBM fez na época do OS/2, quando tinhamos de um lado um excelente sistema operacional e de outro um lixo, como era o Windows 3.x. No entanto, este conseguiu se popularizar e a informática acabou se acomodando aos padrões da Microsoft. Mas, numa coisa eu discordo. Não temos que ser um Bush agressivo e megalomaníaco, pois essa é a mentalidade da Microsoft com sua política comercial desonesta. O que chama a atenção para o Linux é justamente por ele parecer um Davi diante de um Golias. Todos pensam que não tem nada a oferecer por ser de baixíssimo custo, quando não... gratuito. A Microsoft se vale do seu nome e do seu tamanho, mas o Linux se vale da sua capacidade e qualidade. Uma pedra já foi lançada em direção à grande janela pelo Pinguim e as pessoas já estão enxergando que o Ruindows é uma (espaço reservado para palavra de baixo calão) justamente por terem algo de melhor qualidade.


» André () em 03/07 10:22

Excelente artigo, já era hora de alguem falar.

Divulgem este link.


» johnny () em 03/07 11:56

Sobre os estudos de casos:
Os últimos trabalhos que fiz, eu usei a rdl e os estudos para matar as últimas dúvidas dos "tomadores de decisão" das empresas.


» johnny () em 03/07 12:01

Sobre Bush e OS/2:
Concordo que não devemos nem parecer com o Bush.
Quanto ao OS/2, ao meu ver, não faltou mkt faltaram aplicativos, se com o sistema eles tivessem distribuido algum compilador a situação poderia ser diferente, tenho o Warp 3.0, não consegui desenvolver nada, pois, se não me engano, o compilador c custava 5 vezes mais que o so, que ficou como reliquia :( .


» Alexandre Figueiredo () em 03/07 14:41

Qto ao fazer "barulho", acho muito válido.
Com essa notícia que a M$ ganhou alguns contratos na Europa, ela fez um grande barulho. Todo esse marketing em cima do Windows, o faz parecer a oitava maravilha do mundo!
Temos que mostrar o caso da Dreamworks, que fez um filme inteiro usando ferramentas para Linux; Temos que mostrar mais casos como o da escola GISNO, aqui em Brasília, que usa Linux e terminais Samurai - uma solução compatível com o LTSP; Temos que mostrar resultados de empresas que economizaram muito usando Linux em seus servidores, como a Colombo e as Lojas Renner; Temos que mostrar o poder das soluções de computação sob demanda, apresentada pela IBM, que usa mainframes da Série Z e máquinas virtuais com Linux.
O Linux pode não estar pronto para o desktop doméstico, mas cumpre boa parte das características de um desktop corporativo.
Em um futuro próximo, podemos ter boa parte das aplicações corporativas rodando com tecnologias Web, ou seja, basta ter um browser. Só o Linux têm mais de cinco: Mozilla, Konquerior, Epiphany, Opera, Firebird/Phenyx, Netscape, Galeon, etc...
Se o Linux tem estabilidade, vamos provar por A + B que ele tem. Se ele é rápido, vamos provar com números. Se o Samba é bom, mostre. Crie e compare aplicações JSP, ASP e PHP. Mostre que o KDE e o GNOME pode suprir as necessidades dos usuários comuns.
Os decisores querem números, valores, soluções e argumentos concretos. Eles não querem saber de discussões filosóficas, birra entre software livre e aberto com o proprietário.
Chega de FLAMES!
Faça o Linux crescer e aparecer!
Abraços.


» Lewis () em 03/07 19:50

Sobre o q o Alexandre Figueiredo acabou de falar.
Tem gente q quando eu falo para usar o Linux responde pra mim "Mas dizem q o Linux é tão dificil" Minha resposta é um caso verdadeiro: "Meu irmão tem 9 anos e usa".

[]s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.