Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Você é bom de Matrix?

Notícia publicada por Marco André em junho 25, 2003 01:26 PM | TrackBack


Têm havido várias discussões recentemente sobre a trilogia Matrix, especialmente após o lançamento do Matrix Reloaded. Recebi recentemente um conjunto de perguntas desenvolvidas pelo Prof. Glauco Vinicius Scheffel para serem respondidas por seus alunos de Sistemas de Informação. O trato dele com os alunos foi de levá-los ao cinema para assistir o filme e eles, em contrapartida, teriam que responder o questionário. Considero as questões bastante inteligentes e gostei muito da forma como ele relacionou o filme aos conteúdos das disciplinas de Computação. Para aqueles que gostam de um desafio, este é dos bons.

Segue a primeira questão abaixo, e a lista completa em DETALHES.

1) O Agente Smith, agora liberto da Matrix, torna-se capaz de reproduzir-se ao contaminar outros indivíduos (na verdade, representações virtuais de pessoas reais e programas da Matrix, como outros Agentes). Que tipo de programa tem o objetivo de contaminar outros programas?

2) Duas passagens do filme nos fazem questionar se os irmãos Andy e Larry Wachowski realmente conhecem informática. São elas:
a) Depois de encontrar o Oráculo, um dos humanos sai da Matrix carregando algum tipo de aparelho que servirá de guia para que Neo possa se reunir com
a personagem.
b) O agente Smith que no segundo filme se assemelha a um vírus também
consegue 'contaminar' um humano, invadindo o "mundo real".

Por que estas passagens são questionáveis?

3) Diversas versões fracassadas da Matrix foram criadas pelo Arquiteto. Qual é o papel de um arquiteto no desenvolvimento de software?

4) A mistura do código de um programa com outro é muito comum de acontecer
quando ocorre um Buffer-Overflow semelhante ao que aconteceu quando o código de Neo ficou misturado com o código de Smith. Explique o que é um
Buffer-Overflow e como o programador pode impedi-lo.

5) Explique o que significam em informática as palavras a seguir:
a) hacker
b) broadcast
b) back doors
c) loader
d) link
e) lock

5) Depois de voltar para o 'mundo real', Neo consegue paralisar as Sentinelas exatamente da mesma forma com que paralisava as balas na realidade virtual. Analise a possibilidade de Zion ser também uma simulação e Neo não ser um humano, mas um programa capaz de dar esperança aos humanos. Como você acha que os humanos poderão ser libertar no 3o filme? (escrevendo um final otimista.)

6. O tipo de experiência vivida pelos humanos no filme é denominada imersão
e faz parte do domínio da realidade virtual. Responda:
a) quando surgiu a idéia de realidade virtual;
b) quais jogos no mercado suportam esta tecnologia;
c) podemos usar realidade virtual como uma ferramenta poderosa na área de
treinamento. Como?
d) quais aparelhos existem no mercado nacional que fornecem imersão? Qual o
custo deste aparelhos?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Burn The Wachowski Brothers () em 25/06 14:52

http://galeon.hispavista.com/cinerama/actu2/matrixdarkcity.htm


» ozp () em 25/06 15:03

Um comentário:

Duvido q tenha sido NEO que parou os sentinelas no mundo real. Foi a nave que estava logo atras.


» thiagomz () em 25/06 15:13

ozp,

Tambem achava isso, mas depois de assistir de novo, acho que foi ele quem parou e nao a nave, tem uma cena em que ele diz "Eu posso senti-los" e logo em seguida os sentinelas param... acho que foi ele, o neo.


» Marcio () em 25/06 15:14

Quem sabe...

Mesmo "libertados", talvez estariam ainda sob uma outra Matrix, ou sob algum outro nível da mesma.


» David.Souza () em 25/06 15:41

Concordo com o marcio, acho que existem varios "niveis" de matrix e que o Neo percebeu isso!
Isso explicaria as outras tentativas fracassadas dos outros "neos"


» Júlio Nóbrega () em 25/06 17:39

Que professor malandro... na questão 5 ele joga um verde pra ver se colhe maduro ;)


» physis () em 25/06 17:42

Sim, mas o que isso tem a ver com Linux?


» Daniel Fonseca Alves () em 25/06 17:51

Como assim David.Souza ? Pelo que vi parece que esta somente tentando atiçar a criatividade dos alunos.


» Aridnei () em 25/06 18:27

Entrando na onda da matrix...

Se existem vários niveis da matrix como foi
comentado, então pode-se imaginar algo como uma matrix emulada sobre a outra...
tipo vmware ou algo parecido.


» Ericson () em 25/06 21:37

Eu deixo outra questão: quais os argumentos válidos para provar que nós mesmos não estamos neste momento vivendo imersos numa Matrix?


» Estranged () em 25/06 23:43

" O agente Smith que no segundo filme se assemelha a um vírus também
consegue 'contaminar' um humano, invadindo o "mundo real"."

Essa passagem não é questionável. Smith contamina um programa, que é a projeção do humano na matrix.

E a cidade de Zion não é uma Matrix. Lembrem que Neo tem computadores pelo corpo, através dos quais ele conecta-se 'a Matrix. Ele poderia ter usado-os para sentir as máquinas (sentinelas) por ondas de rádio.


» ofranja () em 26/06 01:06

Exatamente, essas passagens não são questionáveis. O nosso cérebro é apenas um computador biológico e, estando ligado à uma rede como a Matrix, pode ser contaminado por programas invasores (vírus, worms) como qualquer outro dispositivo. Vale lembrar o primeiro filme, quando a Trinity aprende a dirigir um helicóptero de combate apenas 'carregando um programa' no cérebro dela.

Sobre a perte do Neo parar as sentinelas, também acredito que ele possa ter alguma parte máquina no corpo dele. Ou que a 'chave' que o arquiteto mencionou durante a conversa com o Neo seja algo que permita com que o escolhido faça as coisas que faz dentro e *fora* da Matrix. É só pensar um pouco: porque o Arquiteto quis que ele desistisse por vontade própria, em vez de simplismente destruí-lo? Pelo visto, o Neo é mais poderoso do que ele mesmo pode imaginar.

Agora é esperar pra ver.

PS: É, isso não tem a ver com GNU/Linux... Ou tem? Qual será o SO que roda na Matrix? ;-)


» Ressaca () em 26/06 01:42

Acho que só o bash rodando ssh e nmap da Trinity já tem algo a ver com GNU/Linux :-)


» Humberto () em 26/06 02:49

Sempre vai ser dificil comprovar que não estamos numa Matrix... a percepção que temos do mundo eh somente q interpretação que o nosso cérebro dá para determinados estímulos elétricos captados pelos nossos órgão sensoriais... Complicado? então raciocinem comigo... no primeiro filme aquele cara que traiu os "rebeldes" (sou péssimo como nomes) ficava se perguntando como a Matrix sabia o gosto da carne que ele estava comendo... a verdade é que a Matrix não precisava saber o gosto, ela só precisaria ter lido os impulsos recebidos por um cérebro (quando ela estava sendo programada) e enviar o mesmo impulso para o cérebro dele... o q vces acham?


» Andre () em 26/06 03:12

Zion e o mundo existente fora da matrix não existem, é tudo é um ciclo de uma simulação dentro de uma simulação. o primeiro filme, e o inicio do segundo não são o que aparentam.
prestem atenção no dialogo com o arquiteto, transcrevo ele abaixo:
-----------------------------------------
Arquiteto - Olá, Neo.
Neo - Quem é você?
Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a matrix. Estive esperando por você. Você tem muitas questões, e, embora o processo tenha alterado sua consciência, você permanece irrevogavelmente humano. Portanto, algumas das minhas respostas você vai entender, e outras você não vai. Apropriadamente, enquanto sua primeira questão pode ser a mais pertinente, você pode ou não perceber que ela é também irrelevante.
Neo - Por que eu estou aqui?
Arquiteto - Sua vida é a soma do remanescente de uma equação inerente desequilibrada na programação da matrix. Você é a eventualidade de uma anomalia, o que, à despeito dos meus mais sinceros esforços, eu fui incapaz de eliminar do que, de outra maneira, seria uma harmonia de precisão matemática. Ainda que permaneça um fardo evitá-la com firmeza, não é inesperada e, portanto, não além de alguma forma de controle. O que o trouxe, inexoravelmente, aqui.
Neo - Você não respondeu minha questão.
Arquiteto - Verdade. Interessante. Você foi mais rápido do que os outros.
(Nos monitores, os outros Neos reagem: ''Outros? Que outros? Quantos? Me responda!'')
Arquiteto - A matrix é mais velha do que você sabe. Eu prefiro contar a partir do surgimento de uma anomalia até o surgimento da próxima, e, neste caso, esta é a sexta versão.
(Nos monitores, os outros Neos reagem: ''Cinco versões? Três? Mentiram para mim. Isso é besteira!'')
Neo - Há apenas duas explicações possíveis: ou ninguém me contou, ou ninguém sabe.
Arquiteto - Precisamente. Conforme você está indubitavelmente concluindo, a anomalia é sistêmica, criando flutuações até nas mais simples das equações.
(Nos monitores, os outros Neos reagem: ''Você não pode me controlar! Vá se f****! Eu vou te matar! Você não pode me forçar a fazer nada!'')
Neo - Escolha. O problema é a escolha.
Arquiteto - A primeira matrix que eu desenhei era naturalmente perfeita, era uma obra-de-arte, imaculada, sublime. Um triunfo igualado apenas pelo seu monumental fracasso. A inevitabilidade de seu destino é tão aparente para mim hoje quanto a conseqüência da imperfeição inerente em todo ser humano, então eu a redesenhei baseada na sua história para mais precisamente refletir as variantes grotescas de sua natureza. Entretanto, eu fui novamente frustrado pelo fracasso. Desde então eu cheguei à conclusão de que a solução me escapava porque era necessário uma mente inferior, ou talvez uma mente menos balizada pelos parâmetros da perfeição. Então, a resposta caiu no colo de outrem, um programa intuitivo, inicialmente criado para investigar certos aspectos da psique humana. Se eu sou pai da matrix, ela seria indubitavelmente a mãe.
Neo - O Oráculo.
Arquiteto - Por favor. Como eu ia dizendo, ela chegou a uma solução na qual cerca de 99,9% das cobaias testadas aceitavam o programa, tão somente se lhes fossem dado uma escolha, mesmo que eles só estivessem cientes da escolha em um nível quase inconsciente. Ainda que esta solução funcionasse, era obviamente fundamentalmente imperfeita, assim criando a anomalia sistêmica contraditória de outrora, que, se não fosse checada, poderia ameaçar o sistema em si. Portanto, aqueles que recusaram o programa, ainda que minoria, se não fossem checados, constituiriam uma crescente probabilidade de desastre.
Neo - Isto é sobre Zion.
Arquiteto - Você está aqui porque Zion está prestes a ser destruída. Todos os seus habitantes vivos exterminados, toda sua existência erradicada.
Neo - Besteira.
(Nos monitores, os outros Neos reagem: ''Besteira!'')
Arquiteto - Negação é a mais previsível de todas as reações humanas. Mas, tenha certeza, esta vai ser a sexta vez que iremos destruí-la, e nós nos tornamos excessivamente eficientes nesta tarefa. A função do Predestinado é agora retornar à fonte, permitindo uma temporária disseminação do código que você carrega, reinserindo os programas primários. Depois disto, será exigido que você selecione da matrix 23 indivíduos, 16 mulheres e 7 homens, para reconstruir Zion. Incapacidade de acatar este processo pode resultar em uma falha cataclísmica do sistema, matando todos conectados à matrix, o que, ao lado do extermínio de Zion, vai em última instância resultar na extinção da raça humana inteira.
Neo - Vocês não vão deixar isso acontecer. Vocês não podem. Vocês precisam dos seres humanos para sobreviver.
Arquiteto - Há níveis de sobrevivência que nós estamos preparados para aceitar. Entretanto, a questão relevante é se você está ou não preparado para aceitar a responsabilidade da morte de cada humano neste mundo.
(Pessoas do mundo todo aparecem nos monitores)
Arquiteto - É interessante apreender suas reações. Seus cinco antecessores eram, por formação, baseados em uma predicação similar, uma afirmação contingente que deveria criar uma profunda afeição para com o resto da sua espécie, facilitando o trabalho do Predestinado. Enquanto os outros experimentaram isto de um modo bastante genérico, a sua experiência é muito mais específica. Trata-se do amor.
(Os monitores mostram Trinity lutando contra agentes)
Neo - Trinity.
Arquiteto - A propósito, ela entrou na matrix para salvar sua vida, ao custo da vida dela.
Neo - Não!
Arquiteto - O que nos traz finalmente para o momento da verdade, no qual o defeito fundamental é expressado, e a anomalia é revelada tanto como começo quanto como fim. Há duas portas. A da sua direita leva-o para a fonte e a salvação de Zion. A dor à sua esquerda leva-o de volta à matrix, a ela, e ao fim de sua espécie. Como você adequadamente colocou, o problema é a escolha. Mas nós já sabemos o que você vai fazer, não sabemos? Já consigo notar a reação em cadeia, os precursores químicos que sinalizam o surgimento da emoção, criada especificamente para sobrepujar a lógica e a razão. Uma emoção que já está cegando você para a verdade simples e óbvia: ela vai morrer e não há nada que você possa fazer para impedir.
(Neo vai para a porta da esquerda)
Arquiteto - Humpf. Esperança. É a quintessência da auto-ilusão humana, simultaneamente a fonte de sua maior força e de sua maior fraqueza.
Neo - Se eu fosse você, eu torceria para que nós não nos encontrássemos novamente.
Arquiteto - Nós não vamos.
---------------------------------



» Haroldo () em 26/06 08:14

Falaeh Humberto,

A título de informação, quem trai o pessoal do Nabucodonosor é o Cypher e quem questiona como que as maquinas poderiam saber o sabor de carne é o Mouse comparando inclusive com "Taste Outra-coisa" uma espécie de "Neston" deles.
A revista Super Interessante publicou uma reportagem razoavelmente completa sobre essa questão de ser possível ou não estarmos e provarmos que estamos dentro de uma Matrix, o raciocínio deles é bem interessante chegando a conclusão de que as chances são de 25%! Fanatismos a parte o filme é muito bom.
(Estou cansado de comer jujubas vermelhas para tentar achar a red pill, acho que vou começar a procurar o Morpheus mesmo hehe)


» Peter Parker () em 26/06 08:38

Estamos sim, dentro da MS Matrix, e acho que deveríamos começar matando nossos chefes, mas o problema é que daí seríamos intestinados. Ou seja, antes disso, precisamos tirar o intestinador de dentro da gente. Isso seria bom, pq não atrapalharia quando precisássemos fugir dos agentes ou do T-1000. De qualquer forma, vou continuar me aperfeiçoando, porque eu já consigo mover uma caneta, mas ainda não tenho FORÇA suficiente pra mover um carro. Isso seria muito útil numa fuga.


» Knuckles () em 26/06 09:30

Ééééé Peter Parker, mas com uma grande força para mover um carro, vem grandes responsabilidades... hehehehehe

O pouco conhecimento que eu tenho de filmes me permitiu perceber que vc misturou varios filmes hehehehehe. Matrix, Terminator e Star Wars heheheehehhe.

Esse negócio do gente tar dentro de uma Matrix ou não, depende de uma coisa: agente conseguir fazer uma Matrix... Se conseguirmos, pode ser que os seres dentro dela consigam, criando assim outro nível da Matrix... sendo assim, chance de nós mesmo estarmos no mundo real seria muito pequena... afinal quem garante que nós não sejammos a simulação simulando outra coisa...

e aí está o segredo do filme... pode ser que a própria Matrix (o hardware mesmo)não seja real... pode ser que ela num seja nada além de um outro programa que aproveita a capacidade de processamento de um outro ambiente simulado...

mais é muito viagem, pq aí vc pode entrar naquele negócio de universos paralelos da física... ou não, pode ser que a máquina nos faça crer que uma situação fisicamente impossível seja possível, para nunca chegarmos na verdade absoluta... hehehehehe

falows


» Rodrigo Romano () em 26/06 09:43

Acho o sistema operacional da Matrix é similiar ao MS WINDOWS. Dada a necessidade de constantes atualizações no sistema(já que o Arquiteto quer lançar o Release 7.0) e facilidade que os humanos invadem o sistema sem ser detectados.


» Juliano Versolato () em 26/06 10:17

Acho q a MATRIX existe, uma das grandes pessoas que passaram por aqui e já provaram isso foi Jesus, só que com um conceito não tão futuristico.
Todos podemos tudo nesse mundo, basta termos um merecimento devido.
hehe

Juliano


» Alexandre Figueiredo () em 26/06 10:39

50 PROVAS DE QUE O PROGRAMA "MATRIX" É DA "MICROSOFT"

1) Você precisa dar reload de tempos em tempos.

2) 0,1 % de código não compreendido é capaz de comprometer os outros
99,9% do ambiente que funcionavam bem.

3) Você é obrigado a comprar outros produtos, supérfluos e caros, para
entender um pouco daquilo pelo qual já pagou.

4) O criador está pouco se "lixando" para o que acontecerá com o usuário
na próxima versão.

5) Tudo parece bonitinho no papel de parede, mas a realidade é obscura.
6) Novas versões nem sempre eliminam o problema anterior, mas trazem encrencas maiores no futuro.

7) O sistema operacional presume que você não sabe, não quer, não deve e não pode pensar por si próprio.

8) O ambiente suga todos os recursos do sistema, e toda a a energia do usuário.

9) Quando muita ação acontece simultaneamente, tudo fica em câmera lenta.

10) Qualquer programa ou usuário comum pode se converter, sem mais nem
menos, em algo que se vira contra você.

11) Todos seus passos são monitorados pelo criador do sistema
operacional.

12) Os programas deletados continuam no amibente, fazendo o que não
deviam.

13) Você tem sensações de "deja vu", e de que estão remendando o código.

14) Programas rápidos são mitos.

15) Por mais que você se atualize e faça treinamento, sempre lançam
novas versões desnecessárias que fazem a mesma coisa de antes, só para
tirar o seu controle sobre o ambiente.

16) A concorrência inteligente é perseguida e aniquilada, por menor que
seja.

17) Os idealizadores não são humanos!

18) Qualquer hacker consegue passar pelos seus firewalls.

19) Por mais que você tenha apanhado do sistema, o suporte do fabricante
sorri como se todos usuários estivessem tranquilos e felizes.

20) Programas feitos ali não rodam fora de seu ambiente operacional.

21) O idealizador não liga para as necessidades dos usuários avançados,
uma vez que a maioria está feliz em sub-utilizar um programa que não
compreende.

22) O sistema toma decisões por você, ainda que não seja as que você
prefira.

23) O ambiente facilita a multiplicação dos vírus e a atuação dos
hackers.

24) Nem o idealizador entende totalmente como 100% funciona.

25) O lançamento das sequências de produtos atrasam 4 anos.

26) Tudo que você vê é sempre uma cópia enfeitada e artificial de algo
que já existia antes.

27) As perguntas dos usuários são ignoradas.

28) A maioria dos programas roda muito mais lentamente do que deveriam.

29) No começo, parecia ser um paraíso, mas não servia para nada. E tudo
foi ficando pior para o usuário a cada versão.

30) Seus lançamentos são mundiais, simultâneos, e com forte esquema de
marketing.

31) Programas cosméticos dão ilusão de entretenimento e prazer ao
usuário fútil, enquanto os idealizadores é que ficam mais poderosos.

32) As mensagens de orientação do sistema - quando existentes - são
vagas e indiretas.

33) Qualquer problema, por menor que seja, cresce até o sistema precisar
de um reload.

34) Uma simples queda localizada de eletricidade pode comprometer todo o
sistema.

35) Os novos lançamentos se preocupam mais com a aparência e com a
inexistência de concorrência do que com a manutenção do que rodava bem
antes.

36) Rodar dois programas poderosos no mesmo ambiente gera confusão.

37) Lançam correções corrigindo a correção de 72 horas atrás, e você
precisa dar novo boot ao reinstalar.

38) Seus idealizadores querem controlar o mundo só porque fizeram um
programa que muitos usam.

39) A maior parte dos recursos do sistema são consumidos só para dar a
ilusão de boa aparência.

40) Eles nunca acreditam que o ambiente alternativo, preferido pelos
hackers, possa ir para frente.

41) Não se pode confiar nos Agentes de Segurança.

42) Não há nada para se fazer em relação aos bugs, a não ser que você
aceite ser cobaia de uma nova vers ão.

43) Se quiser ver alguma coisa além, sempre precisará de um plug "in".

44) É preciso destruir quase tudo a cada nova versão lançada.

45) Por mais que se programe direito, sempre há algo que não dá certo,
que ninguém sabe o porquê, e que se resolve com boot.

46) O suporte age sempre como se você fosse um idiota que não sabe o que
está fazendo, mas mesmo assim deixa tudo para você mesmo descobrir e
resolver.

47) Os idealizadores "ferram" quem tenta abocanhar uma fatia do bolo que
ele mesmo oferece.

48) Quem precisa de velocidade e segurança acessa Oracle no mesmo
ambiente, mas vive tentando mudar de plataforma.

49) Programas antigos geram conflitos. E a maior de todas as provas:

50) Seu criador pensa que é Deus!

Fonte: SPAN! Recebi de alguém.


» putz.. () em 26/06 10:44

meu Deus...
é muita maluquice junta em um único post.. tem muita gente ai que devia estar tomando gadernal..


» Marcelo V. F. Menezes () em 26/06 11:20

Se "vivemos" ou "não" em uma Matrix, é apenas dependente do ponto de vista. A Matrix tal qual vemos no filme é uma mera fantasia da matrix real que vivemos no dia-a-dia. Na Matrix real, somos colocados à encarar simulações de todos os tipos por parte do governo e orgãos co-relacionados secretamente, como:
*Queda e alta dos júros.
*Uma nova doença a cada dia.
*Comidas de brincadeirinha (McDonald's).

Ahhh, não posso me esqueçer relatar que as atualizações em nossos softwares são feitas pela Matrix por um meio muito comum: "A Televisão".
Através da TV eles mudam nossos hábitos constantemente...

Bem...chêga de delirar...
Abração pessoal...


» Ericson () em 26/06 15:39

Bem, acho que a maior prova de que não estamos imersos numa Matrix com o intuito de prover energia para as Máquinas é que existem muitas outras maneiras de se conseguir energia e talvez a mais cara seria manter campos captando energia de seres humanos, pois o que seria gasto para mantê-los não compensaria o empreendimento. Os seres humanos ao contrário de muitos outros animais são muito ineficientes em matéria de energia. Cavalos, por exemplo são muito mais eficientes, pois mantém quase 3 vezes a velocidade que conseguimos correndo por um tempo muito maior. E mesmo sem a energia do Sol e as outras fontes? E a energia nuclear, térmica, hidroelétrica, das marés etc. Sem falar em outras que estão por surgir: fusão nuclear. Se realmente existe uma Matrix talvez ela exista para nos manter quietos ou então talvez as máquinas tenham adquirido senso de humor e estejam querendo brincar conosco. Para nos manter quietos, acho que aniquilando a espécie humana seria mais fácil. Bem, acho que não tem prova melhor do que esta. E vocês, o que acham?


» chuck () em 27/06 09:16

bem Ericson, entrando na onda da(ou na)Matrix, pode ser que a energia gerada pelo corpo seja bem maior que a energia atomica ou de fusão, mas como a matrix quer nos enganar ela nos diz que essas fonte geram bem mais energia que nosso corpo, isso para acharmos impossivel sermos apenas um banco de bateria dela, e que estamos em uma realidade virtual. É aquela historinha de sempre dar uma resposta errada,como vc não sabe a certa, nunca vai perceber a verdade, ou como diria o idiota do hitler: uma mentira dita 100 vez vira uma verdade

ps: não lembro se foi ele quenm disse isso ou se foi o ministro das comunicações dele, ou que importa é que quem disse era um babaca de um nazista.


» SmileyByte () em 27/06 12:07

TRADUÇÃO REAL DO DIÁLOGO DE MATRIX

O Arquiteto - Olá, Neo.
Tradução: Olá, Neo.

Neo - Quem é você?
Tradução: Quem é você?

O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava esperando por você. Você tem muitas perguntas, e embora o processo tenha alterado sua consciência, você permanece irrevogavelmente humano. Portanto, algumas das minhas respostas você vai entender, e algumas delas não. De forma concordante, enquanto sua primeira pergunta talvez seja a mais pertinente, você pode ou não perceber que ela é também irrelevante.
Tradução: Sou o criador do Matrix. Vc tem muitas perguntas , mas como você é humano, não irá entender todas as minhas respostas. Vc acha que sua 1a pergunta é a mais importante, mas na verdade é a mais escrota.

Neo - Por que eu estou aqui?
Tradução: Por que estou aqui?

O Arquiteto - Sua vida é uma soma de um resíduo de uma equação desequilibrada inerente à programação da Matrix. Você é a eventualidade de uma anomalia, a qual, apesar de meus mais sinceros esforços, sou incapaz de eliminar do que é, de outra forma, uma harmonia de precisão matemática. Enquanto isto continua sendo uma aflição a ser aplicadamente evitada, ela não é inesperada, e dessa forma não está além de uma medida de controle. E foi isso que, inexoravelmente, trouxe você aqui.
Tradução: Vc não passa de um PAU já previsto no projeto do MATRIX. Um BUG que não consigo matar, e que volta e meia aparece para me encher o saco e quebrar a perfeição do MATRIX. Enquanto não acho a solução definitiva para esse PAU uso um Ctrl+Alt+DEL bala que corrige a base de tempos em tempos. Por isso você está aqui.

Neo - Você não respondeu a minha pergunta.
Tradução: Não entendi nada.

O Arquiteto - Correto. Interessante. Você foi mais rápido que os outros.
Tradução: Legal. De todos você foi o que reconheceu sua burrice mais rápido.

(As reações de outros Predestinados aparecem nos monitores: Outros? Que Outros? Quantos? Responda-me!)
Tradução: Que outros???

O Arquiteto - A Matrix é mais antiga do que você imagina. Eu prefiro começar a partir do surgimento de uma única anomalia integral até o surgimento da próxima, e neste caso, esta é a sexta versão.
Tradução: Com você, 6.

(Novamente, as reações dos outros Predestinados aparecem nos monitores: Cinco versões? Três? Eu tenho sido enganado também. Isso é mentira!)
Tradução: Quê???

Neo - Há apenas duas possíveis explicações: ou ninguém me contou, ou ninguém sabe nada.
Tradução: Tô que nem pai de veado, sempre o último a saber.

O Arquiteto - Certamente. Como você está indubitavelmente captando, a anomalia é sistemática, criando flutuações até mesmo nas equações mais simplistas.
Tradução: É isso ai. Como você está captando, você é um PAU, e não podemos prever os estragos que irá causar...

(Novamente, as reações dos outros Predestinados aparecem nos monitores: Você não pode me controlar! Dane-se! Vou matar você! Você não pode me obrigar a fazer nada!)
Tradução: Fidaputa! PAU é a puta que te pariu!

Neo - Escolha. O problema é escolha.
Tradução: Tudo não passa de um "IF" errado...

O Arquiteto - A primeira Matrix que eu projetei era naturalmente perfeita, era uma obra de arte, sem defeitos, sublime. Um triunfo igualado somente por sua monumental falha. A inevitabilidade de sua perdição é evidente para mim agora como uma conseqüência da imperfeição inerente a cada ser humano. Dessa forma, eu a reprojetei (n.t.: a Matrix) baseada na história humana para refletir, com mais precisão, os variantes aspectos grotescos de sua natureza. No entanto, eu fui novamente frustrado pela falha. Desde então, comecei a entender que a resposta me iludiu porque ela requeria uma mente menor, ou talvez uma mente menos limitada pelos parâmetros da perfeição.
Dessa forma, a resposta se colocou no caminho de outra, um programa intuitivo, inicialmente criado para investigar certos aspectos da psiquê humana. Se eu sou pai da Matrix, ela seria, sem dúvidas, sua mãe.
Tradução: A 1a versão do MATRIX era perfeita demais, não "colou" nada porque humano é burro e gosta mesmo é de sofrer. Então fiz uma versão meia-boca total. Mas ainda era boa demais p/vcs. Depois vi que eu é que tenho padrões muito altos, sou "xxxx prá mais de metro", então passei a bola para uma subordinada - sabonetei todo o trabalho duro...

Neo - O Oráculo.
Tradução: Ah... aquela gordinha que aparece no banco da praça...

O Arquiteto - Por favor. Como eu estava dizendo, ela se colocou no caminho de uma solução, segundo a qual aproximadamente 99,9% de todas as pessoas testadas aceitaram o programa, desde que fosse dada a elas uma escolha, mesmo se elas estivessem cientes dessa escolha em um nível quase inconsciente. Enquanto essa resposta funcionou, ela era obviamente defeituosa em sua essência, criando, dessa forma, a contraditória anomalia sistemática, que, se não for verificada, pode ameaçar o sistema em si. Portanto, aqueles que recusaram o programa, enquanto uma minoria, se não forem verificados, podem constituir uma probabilidade agravante de desastre.
Tradução: Cala a boca seu burro! deixa eu continuar: ela elaborou um anteprojeto onde até 99% dos humanos gostavam do MATRIX, mas só quando tinham opções de escolha -mesmo que no fundo já soubessem o que iam escolher. Como estávamos estourados, "mandamos ver" nesse ante projeto mesmo. O único problema é ele também prevíamos que 1% estaria sempre assombrando a consistência do programa, e se fosse ignorado iria ferrando a base aos poucos, podendo causar um ERROR.LOG que abortasse o programa.

Neo - Isto é sobre Zion.
Tradução: Esse 1% está em Zion né ?!?

O Arquiteto - Você está aqui porque Zion está prestes a ser destruída. Cada um de seus habitantes exterminados, sua existência inteira erradicada.
Tradução: É isso aí - vamos detonar com Zion!!!

Neo - Mentira!
Tradução: Mentira!

O Arquiteto - A negação é a mais previsível das reações humanas. Mas, tenha certeza, esta será a sexta vez que destruímos Zion, e temos nos tornado excessivamente eficientes nisto.
Tradução: Já tô de saco cheio de ouvir isso, mas fica a pampa e relaxa, é a 6a vez que detonamos com Zion...

O Arquiteto - A função do Predestinado é agora retornar à Fonte, permitindo uma disseminação temporária do código que você carrega, reinserindo o programa principal. Depois disso, você terá que escolher 23 indivíduos da Matrix, 16 mulheres, 7 homens, para reconstruir Zion. A falha no cumprimento deste processo vai resultar em uma cataclismática queda do sistema, matando todos que estão conectados à Matrix, o que, aliado à exterminação de Zion, resultará finalmente na extinção de toda a raça humana.
Tradução: Resumindo, o negócio é o seguinte: Volte a Zion e selecione 16 minas e 7 manos para treparem e repovoar Zion depois da treta. Se você não fizer isso não vai sobrar 1 humano para contar a história.

Neo - Você não vai deixar isso acontecer, você não pode. Você precisa dos humanos para sobreviver.
Tradução: Mas você não vai deixar todo mundo morrer - aí quem vai fazer o papel de "duracell" p/vcs?

O Arquiteto - Há níveis de sobrevivência que estamos preparados para aceitar. No entanto, a questão relevante é se você está ou não pronto para aceitar a responsabilidade pela morte de cada ser humano neste mundo. É interessante ler suas reações. Seus cinco predecessores foram projetados baseados em uma predicação similar, uma afirmação contingente que foi feita para criar uma profunda ligação ao restante de sua espécie, facilitando a função do Predestinado. Enquanto os outros viveram isso de uma maneira comum, a sua experiência é muito mais específica. Amor.
Tradução: Nós podemos funcionar em modo "stand-by", mas você vai dormir com um fardo desses? Mas já me liguei que você não está nem aí p/a humanidade - você quer saber é de dar um picote na gostosa...

(Imagens de Trinity lutando contra o Agente do sonho de Neo aparecem nos monitores)

Neo - Trinity.
Tradução: Trinity.

O Arquiteto - A propósito, ela entrou na Matrix para salvá-lo ao custo da própria vida.
Tradução: Ela mesmo. só p/vc saber: ela entrou no MATRIX e vai morrer por sua causa.

Neo - Não!
Tradução: Sério?!?

O Arquiteto - O que nos trás, enfim, ao momento da verdade, onde a falha fundamental é finalmente expressada e a anomalia revelada tanto como um início e um fim. Existem duas portas. A porta à sua direita leva à Fonte, e à salvação de Zion. A porta à sua esquerda leva de volta à Matrix, a ela (n.t.: a Trinity), e ao final de sua espécie. Como você adequadamente colocou, o problema é escolha. Mas nós já sabemos o que você vai fazer, não sabemos? Eu já posso ver a reação em cadeia, os precursores químicos que sinalizam o princípio da emoção, projetada especificamente para sobrepujar lógica e razão. Uma emoção que já está lhe cegando da simples e óbvia verdade: ela vai morrer e não há nada que você possa fazer para impedir isto.
Tradução: Agora é com vc: Ou salva a humanidade ou Salva Trinity. Como você está pensando com a cabeça de baixo - por que provavelmente ela dá uma pimbada nervosa, até já sei o que você vai fazer: que se foda a humanidade, né? Mas pensa bem: a Trinity já era - e ainda por cima você pode escolher a dedo as outras 16...

(Neo caminha em direção à porta a sua esquerda)

O Arquiteto - Esperança, a ilusão humana quintessencial, simultanteamente a fonte de sua maior força, e sua maior fraqueza.
Tradução: É... tu vai fazer merda...

Neo - Se eu fosse você, torceria para não nos encontrarmos novamente.
Tradução: Se te ver de novo o treiszoitão vai cantar.

O Arquiteto - Isto não acontecerá.
Tradução: Falou fio, vai sonhando...


» Ericson () em 27/06 13:41

Chuck, seus comentários fazem sentidos, mas de qualquer forma, mesmo que fóssemos poços de energia ambulantes, ainda existiriam formas melhores de se conseguir energia em quantidade e baixo custo. Ainda tem outra coisa: porque as máquinas continuariam num planeta destroçado e com apenas uma fonte principal de energia para se manter? E o espaço? Porque as máquinas não vão para o espaço e se instalam recebendo a luz do sol limpa e sem filtros? E considerando que realmente ainda somos um poço de energia analise outras formas: fusão nuclear, por exemplo. Você sabe quanto de energia pode se conseguir energia fundindo alguns poucos átomos? É infinitamente superior a qualquer outra forma de se conseguir energia. Tudo bem, nós não temos esta tecnologia ainda, mas será que máquinas que tem capacidade de se conseguir energia de um humano ou criar máquinas que levitam (talvez por magnetismo) não dominariam tal tecnologia? Para mim existem mais motivos de Matrix não existir, do que o contrário. É como discutir se Deus existe. No fim das contas nunca saberemos com certeza.


» chuck () em 27/06 14:27

realmente, a energia gerada pela fusão é enorme ,não seria possivel ser menor que a gerada pelo corpo humano, pois se fonte inicial das maquinas era a energia solar, que é obtida da fusão de hidrigenios gerando o helio. outra coisa, as usinas nucleares não obtem sua energia da radiacão direta, pois ainda não é dominada essa tecnica ,é precisso que ela seja transformada em outro forma de enegia(em calor por exemplo), por isso a um grande disperdicio de energia, que ainda sim, é a energia mais barata e ambuntante que se tem


» Deadlock () em 27/06 17:15

A parte relativa ao "aparelho" levado ao mundo real não é exatamente isso que acontece. O que pode ter acontecido na minha opinião é que a informação relacionada a localização do Oráculo foi gravada em um "HD" e então levado a Neo no mundo real. Quando à "infecção" eu acredito que da mesma maneira (como foi comentado) que alguém pode receber um download de informações o mesmo pode ter acontecido com Bane, só que no caso dele o que foi recebido foram instruções relativas ao assassinato de Neo. No caso da sobrevivência de Bane podemos dizer que as máquinas reconheceram-no como um agente (mesmo estando no mundo real) e que da mesma maneira foi que Neo as afetou (talvez ele tenha em sua mente códigos gravados que o protegem ou comandam máquinas reais).


» Alexandre Figueiredo () em 27/06 17:26

Hummm....
Acho que isso explica o sangue.
Lembram do cara que recebeu o código do agente Smith!? Ele se cortou e comprimentou o Neo antes da partida da nave Nabucodonosor.
Será que foi isso que impediu!?
Esse filme já está me dando um nó na cabeça!
Abraços.


» Ton () em 27/06 23:11

aaaaaaa caralho SmileyByte melhor traduçao a tua ohohohhohoh perfect véi to rindo bagarai hohohohohhoho
mas explicou perfeito... ^_^


» Eder S. G. () em 28/06 01:02

Olá a todos os usuarios do portal BR-Linux.

Agora que me toquei que o Neo comprimentou o personagem que continha o código malicioso (vírus) do Agente Smith.

Será que agora Neo possui este código? Será que agora ele tem o poder de controlar/paralizar os sentinelas no mundo real (fora da Matrix)?

Aconselho a todos a leitura das revistas Época e Super Interessante do mês de maio 2003. Obrigado. []'s Eder S. G.


» Vinicius Sondermann () em 28/06 12:22

Assistam o filme 13 andar e muito bom e mostra de uma forma muito interessante uma simulacao dentro da outra.

RECOMENDO MESMO...

Abracos


» Ericson () em 29/06 17:13

Chuck, na realidade as usinas não usam a radiatividade pelas substâncias usadas (isótopos do plutônio etc). Nem o calor gerado pela fissão em cadeia dos átomos (resultado do processo) é usado diretamente. Ele (o calor) é usado para mover turbinas (com o vapor d'água) que geram eletricidade, sendo esta parte do processo muito semelhante a uma usina hidro-elétrica. Por falar em eletricidade lembre-se que quando nós ou as máquinas tiverem dominado a tecnologia de supercondutores todo o processo de obtenção e uso de energia será revolucionado. Com supercondutores podemos criar um super eletro-imã que pode segurar o plasma gerado por uma fusão nuclear, o que tem sido um dos maiores impecílios para os cientistas.


» kortex () em 29/06 23:26


1- quem e o vilao afinal de contas? eu acho que o krinha que fala frances vai se aliar a Neo,(percebam que os agentes se importaram mais com estes do que com os humanos...) e acabar com essa versao da Matrix (dai o nome do 3 filme)
2- a colher prova que zion e uma simulacao tb. lembram-se do menino na casa do oraculo? ele provou que aquilo era uma farsa dizendo
There aren´t spum (nao ha colher) e neo ganha uma colher de um menino em zion antes de voltar ao matrix...
3-pq o segurança do Oraculo tem seus codigos de programaçao em amarelo e nao verde como resto da matrix? nem humanos nem agentes tem essa coloraçao...
4-quem salvou neo na verdade? trinity? nao... SMITH!!! se ele nao tivesse aparecido no corredor das backdoor e lutado com neo, trinity nem teria tempo de desativar a segurança.. ele teve noçao do que fez? ou foi manipulado? a proposito, como ele conseguiu entrar la?


» chuch () em 30/06 11:09

ei ericson, a energia não é usada de forma direta não, é usada o calor gerado,como ewu disse e vc reafirmou, seria direto se eles conseguisem "capturar" a radiação


» MacLeod () em 16/11 22:55

Olá.. compartilho c vcs uma pequena inflexão de minhas reflexões:
"Penso q sou qdo sei q penso, mas ao deixar de pensar, tb deixo de existir ou será q, ao deixar de ser, tb deixo de pensar ?¿?¿
Sendo assim, a existência é relativa à forma de pensamento, se o pensamento dá forma o q é real, então, o q existe só existe por causa da mente (pensamento)... pensamento é realidade e o q nos rodeia são abstrações da mente... hummmm
Td bem... aí argumento - mas, qdo uma pessoa tem morte cerebral, ela continua existindo, ñ deixa de ser por ñ pensar !!!
Acho q existe sim, mas pelo ponto de vista do observador e ñ pelo ponto de vista dela mesma.
Mas aí... eu pergunto - onde eu quero chegar c td issu ?
E me deparo c a gênese dos pensamentos... o q sou ? pra onde vou ?



» cecília () em 25/11 01:25

olha, eu amo Matrix, e pelo que vi, com certeza foi o Neo quem parou as sentinelas, pois o Oraculo diz que não entende como ele parou as sentinelas, e os tripulantes da nave teriam dito se eles tivessem ativado o EMP.


» Rosenstiel Donna () em 20/01 13:47

Nature is not anthropomorphic.


» lourenço () em 03/03 12:48

verdade ou não, matrix liberou muitas discussões sobre o que real. levar em consideração que tudo é relativo ajuda a respeitar a opinião de outras pessoas. eu acredito que a matrix existe, porém não desta forma (sermos geradores de energia paras as máquinas). posso explicá-la. em uma simples, ou melhor, em uma palavra. querem saber?


» Joares () em 16/04 13:57

Quais sao os nove (Original Video Anime) do universo de Matrix


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.