Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ajude a testar o OpenOffice 1.1 beta 2 em português

Notícia publicada por brain em junho 24, 2003 01:13 PM | TrackBack


Olivier Hallot (olivier@ig.com.br) disse: "Como participante do esforço de tradução do OpenOffice.org no Brasil, em coordenação com o time brasileiro, disponibilizo minha parca banda da internet para aqueles que gostariam de testar o OpenOffice.org, release 1.1 beta 2, compilado para a glibc 3.x em Português do Brasil. Não se trata de um release oficial do time, mas para aqueles que desejam ver a 'cara' do OpenOffice 1.1 terão uma prévia do que vem por aí. Claro que todas as precauções de praxe devem ser tomadas quando se trata de um software beta, mas ressalto alguns melhoramentos deste release:" A lista de novidades, e o restante da nota do Olivier, estão nos DETALHES. Obrigado, Olivier!

1) Exportação nativa para PDF
2) Exportação para Macromedia Flash
3) Exportação para formato .pdb (Aportis.doc) a ser usado em PalmOS.
4) Interface mais 'limpa'
5) Bug-fixes de sempre (a lista fica no site internacional)
6) Português do Brasil. O trabalho de tradução usado neste teste é o mesmo que aparecerá na versão final e já foi enviado à coordenação internacional do OpenOffice.org.

Ressalto que não há diferença qualquer com a versão em inglês, já que nosso trabalho de tradução local não afeta por enquanto a funcionalidade da aplicação.

Abraços e bom divertimento com o OpenOffice.org 1.1

Olivier Hallot

Colaborador do OpenOffice.org.br

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cesar Romero () em 24/06 13:26

Olivier, nas versões do OO para outras linguas tenho visto que existe um pacote .RPM só com a linguagem, mas o pt_BR sempre vejo o instalador completo, nesta versão será implementado com pacote separado para a linguagem ou se manterá o mesmo padrão anterior, instalação completa?

[]'s


» Daniel Fonsea Alves () em 24/06 14:33

Macromedia Flash ? Este padrão é aberto ?


» Pacozila () em 24/06 16:40

Também fiquei com a pulga atrás da orelha, mas se for para o desenvolvimento de aplicativos que exportem para o formato swf, a Macromedia libera as especificações de graça. É só você aceitar os termos deles.
Se alguém mais estiver interessado... http://www.macromedia.com/software/flash/open/licensing/fileformat/license.html


» Daniel Fonseca Alves () em 24/06 17:15

Então este é o primeiro software Opensource a produzir(exportar) neste formato ? Vou testar o mais rápido possível.
Quem sabe não aparece uma suite Flash no Openoffice ?
Este software faz muita falta aos desenvolvedores WEB, muitos tem que apelar para a pirataria.


» Tiago Cruz () em 24/06 17:25

Também tenho essa dúvida...

Para o Red hat 8.0 existe um pacote da i18n para o pt-BR... mas não os vejo para outras distros...

Como isso funciona?


» Olivier Hallot () em 24/06 19:02

Amigos

A SUN Microsystem é a ppal patrocinadora do OpenOffice.org a nivel internacional. Originalmente o StarOffice ja vinha com um conjunto de aproximadamente 10 idiomas (de, en, fr, it, pt, ru,sw, chinês, etc..) que continuaram a cargo da SUN na virada do OpenOfficee assim permanecem.

Os demais idiomas ficaram a cargo da comunidade, coordenada pela SUN, na qual o Claudio Fo é o coordenador Brasil e eu sou mero colaborador, (interessado em negócios gerados pelo OO, ora ora). Nesta situação tem o holandês, o norueguês, o esloveno, o croata, o macedonio, o tamil, hindu, vietnamita etc.. etc...

No release 1.0.x, a responsabilidade de criar "builds" localizados é da comunidade com suporte da comunidade internacional, i.e. pra bom entendedor, "vire-se". Segundo o que o Claudio me passou, a partir do release 1.1.x, o pt-BR e outros idiomas já prontos, estarão dentro do código fonte da branch master do CVS do OpenOffice. Assim só teremos de revisar as novidades que aparecerão daqui pra frente.

A separação do idioma do código principal é consequencia de um profundo conhecimento e intervenção das distribuidoras Linux dentro do processo compilação do fonte, que termina identificando as libs que dependem do idioma daquelas que são indiferente a ele. Pode ser que em futuro breve as distros farão o mesmo com o pt_BR. Eu não tive tempo ainda de comparar estas libs, mas fico com a pulga atras da orelha e irei verificar. Se for fácil, é só separa e criar RPMs separados (well, falar é fácil...)

A coordenação pela SUN tem vantagens claras. A primeira é que eles pagam o salario de desenvolvedores/coordenadores profissionais. A segunda é que eles aportam o melhor de sua tecnologia de desenvolvimento ao programa, inclusive e principalmente metodologia. Como a SUN copia o OO para lançar o Star Office, todos os controles de qualidade são passados para o OO.

Quanto ao Macromedia Flash, voce pode exportar um desenho em formato .swf. Só testando e praticando com isto pra ver se é bom...

Abraços
Olivier


» ofranja () em 25/06 03:13

Eu havia baixado dois dias atrás (antes da notícia) esse mesmo 1.1-beta2, só que em inglês.

Gostei de algumas melhorias que vi, mas ainda continuo achando que o que falta no OpenOffice é usar o que cada ambiente (leia-se SO) tem de melhor, e não ficar reinventando a roda para permanecer portável (o que na verdade não é necessário). Não é uma boa experiência tentar instalá-lo em um micro low-end pois o pobre usuário vai sofrer muito para usar o programa.
IMHO, ele seria muito mais estável, *rápido* e amigável se esse pessoal da Sun entendesse um pouco sobre o HIG que o GNOME tanto preza (e com razão).

Ao meu ver, o OpenOffice está apenas começando, e se fosse compará-lo com algum outro release de outro software, compararia com o Mozilla da época dos Millestones (M17, M18..). Talvez até fosse bom eles aprenderem umas lições com o mesmo e começar a usar toolkits e bibliotecas nativos de cada sistema, ou criar uma biblioteca pra usar as mesmas. Deixar a aplicação com a mesma cara dos outros aplicativos do sistema é algo *necessário* para se fazer um bom conjunto de softwares GUI, e talvez fosse interessante que o time do OpenOffice considerasse esse caminho.

É isso.


» Inerves () em 24/11 17:45

Eu gostaria de saber se esta funcionalidade(Exportação para Macromedia Flash) está presente na versão para windows.


» Thomas () em 24/11 17:47

Está. Já usei e funciona muito bem.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.