Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Os livros da semana, e uma oportunidade para as empresas de SC

Notícia publicada por brain em junho 20, 2003 01:51 PM | TrackBack


Essa semana foi produtiva em termos de livros: continuei minha leitura do Linux Performance Tuning and Capacity Planning, que recebi ainda durante o FISL em Porto Alegre e é cheio de sacadas geniais - o capítulo sobre como acelerar o X é muito bom, e estou poupando fôlego para depois me concentrar na área de desempenho de disco, rede e gerenciamento de processos.

capa   capa

Além disso, comecei a ler o PHP Cookbook, que recebi esta semana e tem um grande conjunto de dicas e toques para quem já sabe programar em PHP mas quer aprender os truques. Os capítulos são super concisos e vão direto ao ponto: como processar cookies, como fazer cache de queries SQL, como clonar um objeto, etc.

Estou lendo devagar e com atenção o Guia de Certificação Linux, que o autor Marcelo Eiras me enviou na semana passada. Prometi fazer uma análise, e em breve ela sai. Até dá vontade de fazer a prova do LPI ;-)

O próximo da fila deverá ser o Programando Aplicativos de Banco de Dados em Linux. A parte que me chamou a atenção na descrição dele foi essa: "o livro inicia incluindo a coleta dos requisitos, o projeto da interface do usuário e do banco de dados, e o projeto orientado a objetos. Em seguida, você encontrará discussões detalhadas a respeito dos sistemas de bancos de dados e das diversas APIs, como PostgreSQL, MiniSQL, Sybase e Oracle, ferramentas de projeto e linguagens de programação, como Java, Perl e C. Além disso, você aprenderá mais sobre a estrutura dos aplicativos, componentes e componentes distribuídos." Ali não diz, mas o livro também menciona o MySQL ;-) A Tempo Real também deu um toque extra: se você resolver comprar lá, utilize o código bdlinux376180 no campo de Cupom de Desconto de sua compra, e leve o livro um pouco mais barato.


Finalmente, voltou para a minha mesa o guia Expressões Regulares, do Aurélio Jargas, autoridade no assunto (e em sed, e autor do txt2tags, das funções ZZ, etc. - o site dele merece visitas constantes)... Aliás o Aurélio está em busca de recolocação profissional na região de Florianópolis - se você tem necessidade de profissional com experiência em Linux, corra para falar com ele, porque esse tipo de chance não aparece sempre ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Nistelrooy () em 20/06 16:10

Será que alguém conhece um EXCELENTE livro que fale sobre LTSP (Linux Terminal Services Project) e algum outro que seja referência para comandos em Linux ?


t+


» alexandre () em 20/06 17:48

sobre o segundo livro eu recomendo o livreto do maçan, um guia de consulta rápida.

na livraria cultura de sampa vc encontra inclusive os pocket reference da oreilly, que devem tratar a respeito.


» Urelio () em 21/06 15:32

Aurelio e sua Toyotinha... legal...


» Th0r () em 22/06 18:08

Eu preciso de um livro que fale sobre LDAP, se possível em português...porque meu inglês não é lá grandes coisas e segundo que outras pessoas poderiam aproveitar mais o livro se o idioma for português...
Valeu's...
t+


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.