Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Especialização em Desenvolvimento de Software Livre

Notícia publicada por brain em junho 11, 2003 10:36 AM | TrackBack


O Alessandro Binhara (binhara@redexsol.com) mandou um comunicado sobre uma Especialização em Desenvolvimento de Software Livre. Ele não disse local nem o período do curso, mas deu como URL de referência a PUC-PR. As inscrições já começaram, veja os DETALHES (incluindo o programa do curso).

Segue o texto do Binhara:

REDE SOL - ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE

Dirigido a:
Este curso possui um conteúdo altamente técnico, sendo voltado para
profissionais da área de informática que desejam desenvolver software
livre e/ou introduzir ferramentas de software livre em sua empresa,
assim bem para profissionais de áreas afins que desejam consolidar ou
ampliar seus conhecimentos em computação aprofundando-se no paradigma da
Orientação a Objetos.

Coordenação
Prof. Dr. Edson Emílio Scalabrin - e-mail: scalabrin@ppgia.pucpr.br

DISCIPLINAS
Administração de redes Linux (30 h/a)
Análise de produtos de mercado (30 h/a)
Armazenamento de objetos (30 h/a)
Epistemologia   (15 h/a)
Ética (15 h/a)
Interface Homem-Computador (30 h/a)
Introdução ao Software Livre (15 h/a)
Metodologia Científica (70 h/a)
Modelagem Orientada a Objetos (30 h/a)
Padrões de Projeto (30 h/a)
Programação Distribuída (30 h/a)
Programação em Linguagens Script        (30 h/a)
Programação Orientada a Objetos (30 h/a)
Qualidade de Software (30 h/a)
"Unified Process" (15 h/a)

INSCRIÇÕES
Período: 09 de junho a 11 de julho de 2003.
Local:  Secretaria de Pós-Graduação, Bloco CTCH, térreo.


Informações:
binhara@redexsol.com

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jack () em 11/06 11:35

Na minha humilde opiniao esta faltando uma disciplina importantissima na grade de um curso com titulo de especializaçao em Desenvolvimento de Software Livre...

E indispensavel (digo isso por estudo de caso) a inclusao de uma disciplina que trabalhe com Analise de Sistemas em qualquer curso com esta tematica.

Ensinar a programar (em C, Delphi, Pyton, Perl, JAVA, etc...) e facil. Dificil e fazer o aluno aprender a pensar por si so de forma sistematica!!!

Particularmente, acredito que ninguem ensina ninguem a pensar!!!

Abraços!


» Roger de Almeida () em 11/06 12:48

Aqui em Belo Horizonte já faz um tempo que existe um curso (que eu faço) superior em Gestão de Software Livre, e, também não há uma disciplina especializada em Desenvolvimento mas há em fazer uso do Software Livre. Entretanto, essa é uma disciplina deve amadurecer para ser ministrada, pois, não literaturas em quantidade suficiente, para se fazer um trabalho acadêmico.

A saída é escrever livros sobre o tema. Mas isso demanda tempo. Tutoriais, apostilas, isso não dá um embasamento científico.

Um exemplo da complexidade, é o bom OpenOffice. Originalmente escrito como um software proprietário, faz com que hoje, sua tradução, seja algo muito tabalhoso. Um instalador para cada língua. Por isso a demora na tradução. Tem que ficar escovando bits.

No caso do KDE, um exemplo de desenvolvimento, a língua é algo em separado, e, "incorporado" apenas no momento da instalação. Usando indices, as mensagens são apontadas para a língua selecionada. Isso é praticidade. Pode-se traduzir as mensagens sem a necessidade de ficar mexendo em código.

Que caminhos devemos tomar?? O estilo de desenvolvimento do KDE é a melhor alternativa???

Abraços
Roger de Almeida.


» Roger de Almeida () em 11/06 12:50

Esqueci.
O curso de Gestão de Software Livre é oferecido pela UNI-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte).

[]
Roger


» Augusto Campos () em 11/06 13:10

Jack, sem querer polemizar, quero apenas lembrar que o curso citado na nota é uma Especialização, ou seja, pode ser cursado apenas por quem já tenha feito a sua graduação em área correlata (ou possa demonstrar que fez graduação em outra área mas tem experiência em área correlata).

Assim, creio que se considera que a formação em análise já vem no histórico do candidato, e a especialização pode focar no seu tema específico.


» Jack () em 11/06 14:10

Concordo Augusto, entretanto algo que precisa ser notado: Existem cursos, como Automaçao Industrial que apesar de ser area correlata, e desta forma os formandos neste curso podem inscrever-se nesta especializaçao, tem muito pouco ou quase nada em termos de base na referida cadeira (analise de sistemas). Afinal de contas, o foco da graduaçao e engenharia e hardware.

Volto a repetir que nao estou dizendo que a grade apresentada e ruim ou que suas colocaçoes nao fazem sentido, apenas acho que um curso de especializaçao deve preparar os alunos ao maximo na tematica escolhida (Desenvolvimento de Software Livre), independentemente se o canditado estudou pouco ou muito uma cadeira relevante!!!


Abraços!


» Daniel Freire () em 26/07 11:25

Pessoal,

concordo com o Jack. Saber programar, conhecer bibliotecas, é relativamente 'fácil'. O problema é saber transformar todo aquele amontoado de códigos em algo útil e usual.
Em um curso sequencial não existe essa característica pq não é o foco dele formar analistas de sistemas. Não é uma graduação, logo não é tão completo.
Existem sim inúmeras literaturas sobre análise de sistemas, modelagem de sistemas, engenharia de software. Eu estudo Sistemas de Informação na PUC-MG e do 5º período em diante as matérias são, em sua maioria, voltadas para análise, eng de software, modelagem...
Não é porque o Software é Livre que não deva sofrer uma análise, modelagem como etapa de seu desenvolvimento.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.