Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O que está faltando?

Notícia publicada por brain em junho 10, 2003 01:58 PM | TrackBack


Como o pessoal que acompanha o site faz tempo deve ter notado, eu gosto de saber o que vocês pensam, para poder atender a todos na medida do possível. Ultimamente estamos recebendo muitos novos usuários (sejam bem-vindos!) e por isso acho que vale a pena iniciar um novo debate sobre o que está bom, o que falta e o que precisa melhorar.

Temas que me vêm à cabeça: o número de notícias por dia, a qualidade das notícias publicadas, a qualidade dos tutoriais publicados na nova área de artigos (cujo novo sistema de categorização e indexação deve estar disponível ainda em junho), o resumo RDF, a nova versão beta sem stylesheets (fica com as fontes e cores definidas como padrão em seu browser). Vocês gostariam que o quadro "Novidades do Freshmeat" voltasse? Mas podem comentar sobre outros assuntos também!

Vocês talvez tenham notado que eu tentei reduzir as notícias sobre o caso SCO (daria facilmente para publicar umas três notícias por dia sobre estes caras, mas eu acho que é bem isso o que eles querem, então...), e que está surgindo uma série de artigos relacionados (direta ou indiretamente a livros, consequência da parceria com a Tempo Real (que de fato me dá acesso a mais livros novos para poder comentar com vocês. Mas podem ter certeza de duas coisas: (1) eu jamais elogiaria um livro que eu achasse ruim, independente de qualquer parceria; (2) eu publico matérias sobre livros mesmo quando eles não estão à venda na Tempo Real e eu não posso ganhar nada com isso. A credibilidade vem *bem* antes do fluxo de caixa, mas de fato esse dinheiro extra que vem da parceria garante um pouco mais de fôlego pro site.

Eu sei que tenho algumas pendências com vocês. As que eu lembro agora são publicar o meu material da apresentação do IV FISL (isso deve acontecer amanhã ou quinta) e publicar três ou quatro tutoriais inéditos que alguns leitores enviaram recentemente e acabaram ficando na fila por causa do FISL. Na verdade, só hoje estou normalizando o fluxo de notícias, ficar alguns dias fora bagunça a agenda da pessoa ;-) Alguém lembra de mais pendências?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» thiagomz () em 10/06 14:36

Que tal aumentar um pouco a fonte do site.... e novamente acho que o forum é um pouco modesto.... sou afavor do phpBB muito mais profissional

t+


» <> () em 10/06 14:39

Falando em SCO:
http://www.itweb.com.br/noticias/artigo.asp?xy=987727424&id=38893



» Comandante_Denis () em 10/06 14:44

Boa Tarde Augusto na Paz?
Acho que o site esta bom. O que poderia ser criado é um link chamado Novo por aqui? e colocar lá algumas informações sobre o site, algo que explicasse cada link etc.
O número de noticias esta muito bom. Até se não der trabalho pode ir colocando mais. :-)

Eu até gostaria de comprar Livros na Tempo Real, mas faltam verba$, felizmente na faculdade tem bastante. Mas se isso esta ajudando no orçamento do site, aconselho todos a comprar lá.

E estou aguardando mesmo o material da apresentação.

Abraços!


» Carlos Eduardo () em 10/06 14:50

Bem, como tinha te enviado um e-mail em relação aos Temas para WindowMaker cujo link www.linux.trix.net/wmaker_temas.htm parece não está direcionando para os arquivos. Seria interessante o retorno dessa área com novos Temas de usuários.


» alexandre () em 10/06 15:09

e aí, augusto?
o que EU não gosto no site:

- comentários recentes; acho que não acrescentam nada ao site em si.

- os links para outros sites da comunidade deveriam vir pelo menos antes dos mencionados comentários recentes.

- o popup dos comentários às notícias é um pouco irritante, mas contornável.

ainda acho que falta uma área exclusiva para tutoriais, a exemplo de como o linuxall fazia.

não preciso comentar que o brlinux é disparado o melhor site de linux que eu conheço.

uma sugestão que talvez seja lucubração minha, um ou mais voluntário poderia ficar responsável por um acompanhamento das respostas postadas no forum, de modo a selecionar as melhores dicas e transformá-las em tutoriais rápidos.

tudo bem, é fora da realidade, mas é adaptável.

sugiro também festas de aniversário do site em sampa ou em outras cidades.
podemos chamar bill gates para o patrocínio das festas, inclusive.

mais uma vez, parabéns.


» Peter Parker () em 10/06 15:27

Augusto: no geral, está tudo ótimo. Gosto muito também das dicas antes de postar comentários. Só continuo achando que deveria ter um cadastro para evitar que as pessoas postem com o login de outras, como várias vezes já aconteceu. Outra coisa: acho as notícias em geral muito boas, mas acho que as vezes a quantidade é um pouco grande, gosto de um pouco menos de notícias, mas mais comentadas pelos usuários. Um abraço.


» thiagomz () em 10/06 15:30

Augusto,

Algo no estilo que o www.forumpcs.com.br esta fazendo... o site principal tem as noticias que leva a um topico do forum sobre o mesmo onde este pode ser discutido, é algo muito interessante....


» Augusto Campos () em 10/06 15:58

Vamos à primeira rodada de respostas:

Thiago(1): As fontes estão bem legíveis em 1024x768 aqui... Alguém mais acha as fontes pequenas? Manifestem-se! A boa notícia é que você pode ver o site com as fontes e cores que tiver selecionado como padrão no seu browser, basta acessar o endereço alternativo http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/unformat.php

O que significa um programa de forum ser mais profissional que outro? Ter ícones, avatares e mais gráficos? Aliás, o que é esse atributo "profissional"? O Linux in Brazil parece profissional pra você? Informo que sou amador :-)

Comandante_Denis, gostei da idéia do link "novo por aqui?" O material vai sair, não se preocupe. E quanto a comprar livros, naturalmente eu não espero que ninguém compre nada que não esteja precisando. Mas é claro que vou ficar feliz se, ao decidir que a Tempo Real tem o livro que você quer, ao preço que você quer pagar, você faça a compra através do link do meu site, porque aí uma parte da renda vem para a manutenção dele ;-)

Carlos Eduardo: Eu estou estudando o que fazer com os temas. Todos os que eu fiz têm mais de dois anos. Será que não existe alguma outra página nacional que reuna este tipo de conteúdo, para a qual eu pudesso doá-los?

Alexandre: obrigado pelos elogios. Vamos à sua resposta, item por item:
- Comentários recentes: tem gente que gosta, e gente que não gosta. Eu recebo pedido de gente que quer que ali apareçam ainda mais comentários! Eu particularmente gosto...
Os links da comunidade estão um pouco mais para baixo do que os comentários recentes porque não são dinâmicos - se as "novidades do Freshmeat" voltarem, também vão estar acima deles. A ordem padrão é: "Links de navegação, conteúdo dinâmico, conteúdo estático". O que nunca muda precisa de menos destaque... Eventualmente essa ordem pode mudar (por exemplo, por causa de interesse publicitário, ou avisos importantes), mas você sempre sabe onde estão os links para os outros sites da comunidade, e não custa apertar o Page Down duas vezes :)
- O popup é 100% opcional, nessa eu me adiantei :) Já notou que ao lado do link para os comentários tem um link chamado "Sem popup"? Adivinha para que ele serve :) Exatamente!
- Área exclusiva pra tutoriais eu já coloquei, a não ser que estejamos falando de coisas diferentes. É só seguir o link "Tutoriais e artigos", ou ir em http://brlinux.linuxsecurity.com.br/artigos/tab_mapa.htm
- Voluntários para o Fórum: 4 pessoas se ofereceram há cerca de 30 dias, mas até o momento nenhuma delas me mandou nenhuma contribuição.

Peter Parker: o comentário sobre autenticação está devidamente anotado e registrado, guardado pro futuro. A ferramenta que eu optei por usar para manter o site ainda não oferece este recurso. Quando passar a oferecer, pode acreditar que teremos autenticação opcional, embora eu não ache que resolva os problemas - nem mesmo o problema de roubo de identidade. Aliás, espero que você tenha notado que felizmente temos tido pouquíssima poluição nos comentários. Quanto à quantidade, às vezes é difícil deixar de postar uma notícia interessante para tentar reduzir a quantidade diária. Meu "teto" é 15 por dia.

Thiago(2): Eu acho bem mais interessante dissociar fórum e comentários de notícias. E noto inclusive que são públicos diferentes.


» Cabral Bandeira () em 10/06 16:56

Gostaria que alguem fizesse um tutorial sobre Mplayer comsuporte a DVD, ate hoje não consegui fazer meu dvd funcionar no linux, ja compilei umas 5 vezes o mplayer com todas a dlls e nada, pra modo texto uso kplayer, acho ele melhor que gmplayer e se entrega muito bem ao kde, e gostaria de avisar que a versão 5.1 do freebsd ainda e de teste mais bem estavel, eles pedem que esperem pela 5.2 para maquinas de produção.


» mauricio () em 10/06 17:25

Parabens pelo Seu site,
Sinceramente, ele já me ajudou muito com tutoriais, e com eles pude construir conhecimento.

Acho que o que poderia melhorar seria o horário em que ele seria atualizado. Uma das solucoes seria atualizá-lo de madrugada. Outra possivel solucao seria colocar somente um indicativo do horario em que a noticia foi publicada.

No mais, esta perfeito.

Obrigado.


» Davi Carvalho () em 10/06 18:13

Augusto,

O site está muito bom. Parabéns. A nova área de
dicas de bons livros foi uma idéia ótima: além de
ajudar na manutenção do site, auxilia o pessoal
iniciante que, às vezes, compram aqueles livros
que são uma simples tradução das "man pages", sem
acrescentar nada. Se a grana tá curta, e temos pouco para investir em livros, que estes poucos sejam de ótima qualidade/conteúdo.

Maurício,
"...Outra possivel solucao seria colocar somente um indicativo do horario em que a noticia foi publicada." : quando o mantenedor posta uma notícia, logo abaixo do título da mesma é exibido a data. A notícia que estamos comentando, por exemplo: "Postado por brain às 01:58 PM de 10 de junho (ter)".
[]'s


» Emerson () em 10/06 18:16

Olá Augusto,

Mas uma vez parabéns pelo site !!!

Ao meu ver somente há um ponto a ser tratado com urgência:

- Velocidade e ferramenta utilizada no Fórum - realmente o phpBB seria uma boa escolha

Desanima responder as questões levantadas devida a lentidão :-(

Do resto o site tá show !!! :)

Emerson de Mello
GUFSC - Grupo de Usuários de SL da UFSC
www.softwarelivre.ufsc.br


» Manoel Pinho () em 10/06 18:21

Eu sugiro, se for possível, que cada notícia tenha uma página separada, de tal forma que ao clicar no título da notícia o browser vá para uma página full, com a notícia e os comentários.

Assim daria para guardar no bookmark a notícia direto, tal como acontece em muitos sites de revistas. Um link em cada página com "envie a notícial por email" e outro "imprima esta página" também seriam muito úteis. Tem vezes que quero enviar a notícia para um amigo e não tenho como enviar o link direto da matéria nem enviá-la por email. Aí tenho que copiar e colar o texto no email...


» Manoel Pinho () em 10/06 18:27

Ops, falha minha... Há o link permanente que faz justamente isso, mas não é intuitivo (eu acabei percebendo isso só agora...). Esse link permanente poderia ser o próprio título da matéria, como na maioria dos sites. Note também que mesmo quando se clica no "link permanente" a url mostrada no browser não é mudada. Isso faz com que a url direta da notícia não seja guardada no bookmark.

Mas a idéia do "envie a notícia para um amigo"continua de pé.


» ricardo () em 10/06 18:28


O site está muito bom, parabéns.

As medidas anti-flames resolveram os problemas
nos comentários, muito bom mesmo.

Seria legal ter mais noticias, mas para a página principal não ficar muito grande, na principal teria apenas o título da noticia. Assim teriam várias nóticias sem ficar muito pesado e as pessoas só clicariam naquelas que elas tivessem interesse.

Outra coisa interessante seria uma área de dicas para às distribuições : Poderia haver um menu com as distros e para cada distro vários títulos para as dicas. E o usuário só lê as q ele estiver interressado. Se os usuários puderem enviar as dicas, melhor ainda. Não tutoriais, apenas dicas rápidas

Um abraço,
Ricardo


» gbitten () em 10/06 18:41

Que tal tocar o nome do site:
"Linux in Brazil"
para
"Linux no Brasil"

Grande abraço,
Gustavo


» Augusto Campos () em 10/06 18:46

Gustavo:

Se você acha que é só isso que falta, fico feliz :)

Augusto


» Daniel () em 10/06 19:13

Tava brincando com o superkaramba a pouco tempo será que não rolava de montar um tema com os news do site. (como tem para o slashdot e outros sites)

Pensei em fazer mais não sei nada de python fica a dica.


» XT () em 10/06 19:22

O linux para mim é uma ferramenta (boa)... nada de amores; procuro sempre notícias sobre linux aplicados em empresas (cases que sobre desktop, emulando erp's ou nativo).
Isto ainda tem pouco na rede (acho que os geek's não gostam de negócios)

Parabéns!


» Biozit () em 10/06 20:03

Ola.....
Sabe o que eu acho que está faltanto uma parte do site de indicação de livros , sei que é tipo de propaganda de graça mas isso ajuda as pessoas que não conhecem ou que querem se aprofundar não comprar um livro ruim..

Valeu


» Biozit () em 10/06 20:03

Ola.....
Sabe o que eu acho que está faltanto uma parte do site de indicação de livros , sei que é tipo de propaganda de graça mas isso ajuda as pessoas que não conhecem ou que querem se aprofundar não comprar um livro ruim..

Valeu


» Augusto Campos () em 10/06 20:25

Biozit:

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000365.html

:)


» Eusugiro () em 10/06 20:36

Eu sugiro um mural destinado a colocar ofensas ao Patola, seria o maximo !


» Cesar () em 10/06 20:50

Ola Augusto,

O portal esta otimo, nao tenho que reclamar.

Mais o forum anda meio abandonado pela sua pessoa.

Acho que poderiamos ver isso tambem e não so o portal.

O que acha ?

abraços
slackwarebrasil@bol.com.br


» Renato () em 11/06 10:35

O portal e o forum estao otimos como sempre!

O que me incomoda um pouco, particularmente, e realmente a lentidao no forum. Outra coisa... eu gostava muito de ver as theads, pois voce acaba se identificando com certos membros da comunidade.

E por fim, a pagina encolheu de tamanho ou e so no meu mesmo que aparece com 15 titulos so...

e isso, um abraço


» Flavio Moreira () em 11/06 11:48

Sugiro que o LiB seja testado sempre com o Dillo .

Se produzir uma página legível sem muitas diferenças com os outros browsers é porque está bem escrito.

(sem frames - please !)


» Adailton () em 11/06 12:02

Tá faltando tempo para tanto site.

Reduzir ? Nem pensar !

Só no fim-de-semana pra ficar 2 horas no site ...
sou meio 'devagar'...

1 > [ ]

(8-)>--


» Yves Junqueira () em 11/06 12:41

Seria excelente se o recurso de comentários fosse mais poderoso. Seria importante que cada usuário tivesse uma senha e, assim, que se pudesse "classificar" os usuários conforme seus comentários, à semelhança do que ocorre no /.

Acho que o fórum não deveria NUNCA usar algum sistema como o phpBB. Ao contrário do que alguns falaram, usar o phpBB só vai deixar o LiB mais lento. (mas não acho nem um pouco lento atualmente)

Parabéns pelo EXCELENTE site, Augusto!


» Augusto Campos () em 11/06 13:36

Vamos a mais uma rodade de respostas:

Cabral Bandeira: Legal sua sugestão de artigo. Alguém quer escrever o que ele sugeriu?

mauricio: o horário de cada notícia é publicado logo abaixo do título...

Davi Carvalho: a intenção de indicar livros é justamente essa - eu leio muito, e assim posso compartilhar com vocês minhas opiniões sobre os livros. Naturalmente trata-se de uma via de mão dupla, estou sempre disposto a ouvir suas opiniões sobre livros também.

Emerson: eu também estou insatisfeito com a velocidade do fórum. Não é culpa da ferramenta, mas sim do servidor de banco de dados que o provedor (comercial) me fornece. Já estou vendo para mudar ele de hospedagem. Preparem-se, vou zerar as bases de dados mais uma vez :)

Manoel Pinho: Que bom que já me adiantei :) a idéia do "link permanente" é fazer exatamente o que você queria - poder colocar no bookmark, colar em e-mail para outras pessoas, etc. Eu faço isso (não só aqui) clicando com o botão direito do mouse no link e usando as opções de adicionar aos bookmarks, ou copiar o endereço, ou o que for. Mas a idéia de ter a opção de enviar o link para um amigo está anotada (você não foi o primeiro a pedir, inclusive)

Ricardo: quanto a não publicar o conteúdo das notícias na página principal, isso é algo de que tento fugir. Aliás, acho horrivel quando em algum outro site tenho que clicar no "leia mais" só pra saber o link para a notícia original - parece que escondem de propósito... Quanto à área de dicas, o que falta é alguém disposto a escrever :)

GBitten: que bom que pra você só falta isso! Abraços!

Daniel: até onde eu sei, é só mexer nos arquivos de configuração do SuperKaramba e colocar a URL do nosso RDF, igual você pode fazer no Evolution ou no KNewsTicker. Já tentou?

XT, eu tento publicar uma dose desse tipo de conteúdo também!

Biozit: isso nós já temos :)

Eusugiro: eu sugiro que você monte um site no kit.net pra falar do que você quiser :)

Cesar, veja a resposta ao Emerson, ali em cima

Renato, expandir as threads é opcional, tem um link na página do fórum que as expande. O número de posts por página reduziu mesmo, é temporário, veja a resposta ao Emerson

Flavio, mas por que o Dillo?

Adailton, você precisa dormir menos :)

Yves: eu acho que a gente não tem tantos comentários a ponto de precisar de classificação - são raras as notícias que passam de 10 comentários. E mesmo assim, são ainda mais raros os comentários que mereceriam ter sua classificação rebaixada. Mas quando chegarmos a um ponto que justifique esta necessidade, eu migro sim. Quanto ao PhpBB, não é nem uma questão de medo da lentidão - é que eu não acho que ele acrescente valor, fora deixar o fórum mais bonito.


» Renato () em 11/06 14:07

Obrigado pela resposta e atencao. Contudo, o link das threads nao aparece mais no forum, como antes, pode observar.

Um abraço


» Alfredo () em 13/06 16:13

Eu também tenho problemas com o tamanho das fontes. Ou elas ficam muito pequenas, ou, se amarro o meu navegador (NS 4.7 em FreeBSD) para um tipo maior, as frases aparecem superpostas. Não olhei o detalhe da programação em HTML, mas deve haver alguns parámetros amarrando os tamanhos, que deveriam ser deixados para possibilitar uma formatação dinâmica (ou então, como sugerido, aumentar o tamanho das[de fato, dos ] fontes).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.