Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Módulo de acesso a NTFS

Notícia publicada por brain em junho 9, 2003 11:13 AM | TrackBack


Sergio (sergio.righi@ig.com.br) disse: " Essa dica é boa pra quem tem partições NTFS e usa o Red Hat ou outra distribuição que não monta e nem lê partições NTFS automaticamente. O site Linux NTFS Project fornece um módulo para que se possa montar partições NTFS sem a necessidade de recompilar o kernel do linux. Pena que é apenas para leitura, mas para aqueles que tem uma partição desse tipo e toda vez que precisavam pegar alguma informação nela tinham que rebootar a máquina no outro sistema operacional, vai ser bem útil."

Eu não sabia que o Red Hat não acessava NTFS nativamente, mas de qualquer modo fica a dica!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» todorov () em 09/06 11:53

Só pra constar o slackware acessa nativamente partições NTFS.. se não me engano o debian também.. mas também só pra leitura


» Aridnei () em 09/06 12:28

Se alguem já utilizou o recurso de NTFS no linux com escrita, poderia comentar.
Pois na compilação do kernel no RedHat9 informa que o recurso de escrita é experimental.


» fábio () em 09/06 16:52

Infelizmente não lê. e eu não consegui recompilar o kernel do red hat 9 em uma máquina que possuo com rh9 + win xp. tenho outra máquina com mandrake 9.1 que lê sem problemas a partição ntfs do windows xp que tenho instalado junto.


» Aridnei () em 09/06 17:20

Com o pacote do Linux-NTFS Project no RedHat9
é possivel acessar o NTFS.
No Slackware9 - NTFS nativo no kernel - também acessei. Porém sem acesso escrita.


» aCiDBaSe () em 09/06 18:36

Com o CL também é possível acessar partições NTFS sem recompilar o kernel. As restrições são:
- montagem read-only
- montagem disponibilizada para apenas um uid
Recompilando o kernel é possível habilitar o acesso de gravação NTFS mas um grande aviso de 'EXPERIMENTAL' desestimula essa prática.


» Marlos () em 11/06 23:25

No Conectiva 8 o módulo de acesso está disponível. Basta carregá-lo com o comando insmod NTFS. Porém o módulo de escrita/leitura (tb disponível da mesma maneira) é experimental. Já o usei para acessar um Rwindows2000, mas passei dois dias com problemas no R2k ao iniciá-lo. não sei se foi apenas coincidência...


» Lord_Wesley () em 20/07 11:11

Eu uso o conectiva... Basta apenas recompilar o kernel e ativar a opção para gravar System files ntfs... Quando gravei arquivos pequenos de 10MB abaixo não ocorreu nenhum problema como minhas mp3... Agora quando tentei gravar um filme perdi minha partição ntfs...


» leandro () em 02/08 10:55

Olá pessoal, necessito de uma dica infelismente ainda necessito usar aquele sistema operacional Rwindows 2000 (não operaciona nada), mais migrei para o linux Mandrake 9.1, tenho os "2" em meu hd e necessitei atualizar o rwindows 98 para o rwindows 2000, atualizei e formatei adivinhem.... é em ntfs, achando que o linux iria encontrar a partição ...../mnt/windows, não encontrou.
o rwindows não disponibiliza o lilo então configurei a bios para boot com o cd de instalação do linux para encontrar a instalação, tudo feito até o mesmo não encontrar a partição do rwindows 2000, emitindo um erro e não terminando a "instalação" e agora.


» Rafael () em 17/08 04:19

Oi Pessoal, tudo bem. Primeiro, instalei o windows xp na máquina e depois criei duas partições uma linux swap(512 mb, tenho 512mb de RAM) e outra linux native(ext2 com 5 Gb) então instalei o Red Hat nela e não consegui a partir daí controlar o GRUID parecido com o LILO mas não consegui editá-lo, por exemplo, naquela tela do Red Hat azul. Apareceria ::

Red Hat versão tal tal tal
DOS

Na verdade queria renomear para "Window Xp" mas não conseguia, deveria ter feito isto na hora da isntalação do Red Hat. Porém não consigo fazê-lo.

Resumindo depois deste aperreio, quando estava funcionando tudo direitinho inventei de criar uma partição NTFS de 5 Gb no mesmo hd, com o Windows Xp e o Red Hat 9.0 instalados. Então o fiz pelo Partition Magic, e após o Partition Magic reiniciar a máquina escolhendo para o modo do Windows Xp efetuou a operação e reiniciou denovo. Aí cara, quando fez isto é que fudeu. Apareceu na tela o GRUID do Red Hat em modo texto dizendo sobre algumas exceções do sistema. Não me lembro muito bem. Mas digitava help e aparecia uma lista sobre vários comandos como root, device, etc.. Não conseguia fazer nada a não ser ficar olhando para aquela tela preta.

Então olhei para a mesa e tinha o cd do Mandrake 9.1 e não pensei outra coisa, coloquei o boot no Cd e instalei naquela partição NTFS convertida é claro para Linux Native (Ext2). Eis agora o grande dilema, como faço para incluir um sistema operacional na tela do Mandrake para escolha dos sistemas operacionais, ou seja, o Red Hat 9.0 não aparece mais. Só consigo entrar no Windows Xp e no Mandrake.

Na verdade gostaria de utilizar só o LILO e manipulá-lo da maneira que quizesse, mas caso possa me explicar sobre este do Red Hat 9.0(GRUID) ou o Mandrake 9.1(Não sei o nome) ficaria agradecido. Ou também o Partition Magic têm o Boot Magic que efetua todas as operações de escolha do sistema operacional que quiser ao iniciar o micro, não entendi muito bem, ainda estou estudando o caso, mas é bastante interessante. Por exemplo você não terá o controle disto só pelo linux, pelo windows também.

Agradeço de coração retornar alguma respostas sobre várias de minhas dúvidas, parece até um NERD escrevendo deste jeito. Mas é como eu falava é o desespero. Quando você está começando é assim mesmo.

Obrigado, Rafael Cavalcanti.


» Clovis Rubacow () em 22/10 15:34

Eu PARTICIONEI O MEU HD (tenho só um HD) e instalei Windows XP no drive C: e Windows XP no drive D: e mais tarde instalei Red Hat Linux 9.0. Logo após a instalação do Linux, o multiboot funcionava bem; mas, por problemas de configurações de Internet com o Linux, eu acabei instalando o RH Linux 9.0 novamente. Depois desta segunda instalação, eu perdi o multiboot; isto é, ao selecionar Windows XP, aparece um erro em tela preta, sendo que nem mesmo um disquete pode ser lido (só o Linux reinicia automaticamente). Como última tentativa, antes de fazer alguma besteira, rodei o Partition Beta (particionador de disco) e selecionei a opção Boot Manager e agora consigo fazer a seleção ainda em tela preta. Um quebra-galho eu já consegui, mas eu gostaria de reativar a tela de seleção em modo gráfico, como aconteceu na primeira instalação. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR ? ISTO É, COMO REINSTALAR O GRUB, DE MODO QUE ELE FUNCIONE CORRETAMENTE, SEM TER QUE REINSTALAR OS SISTEMAS OPERACIONAIS ?
Dica: o PartBeta realmente me salvou e me livrou de reinstalar os sistemas operacionais.


» Andrea () em 30/09 22:01

qual é a importância da partição ntfs na rede de computadores?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.