Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Acordo de certificação para distribuições

Notícia publicada por brain em junho 5, 2003 10:48 PM | TrackBack


Essa vem direto do Planalto, via assessoria de comunicação do ITI - Instituto Nacional de tecnologia da Informação (governo integrado à comunidade do software livre é assim!): "Na abertura do IV Fórum Internacional de Software Livre, hoje (05/06), em Porto Alegre, o governo federal, por meio do ITI - Instituto Nacional de Tecnolgia da Informação, fechou acordo para inclusão de certificados digitais nos programas de código aberto das distribuições linux.
Logo após a abertura do evento, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Sérgio Amadeu, fechou acordo com a Suse, a Debian, a Mandrake, a Red Hat, permitindo a inserção do certificado digital da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) nos programas por ela distribuídos. Esse mesmo acordo já havia sido fechado com a Microsoft no ano passado e em março deste ano com a Conectiva Linux. O secretátio da Debian, Wichert Akkerman, analisou que essa iniciativa é de grande relevância, já que o governo reconhece o movimento do software livre e dá credibilidade aos programas desenvolvidos em código aberto.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Geraldo Apoliano () em 07/06 10:08

Importantíssimo o passo dado. Começo a acreditar que há, agora, a possibilidade concreta de um processo judicial virtual - sem certificação digital, assinatura digital e criptografia, essa revolução no processo civil e penal brasileiro, nunca seria possível.

E tampouco seria viável do ponto de vista econômico-financeiro, imaginar a utilização de todos esses recursos tecnológicos pela Justiça, a partir da aquisição de softwares de código fechado.

O orçamento do Poder Judiciário (incluídas as verbas destinadas ao pagamento dos Precatórios Requisitórios), eqüivale a menos de 1% do orçamento geral da União.

Não há, portanto, como adquirir todos os softwares necessários para a implantação do processo virtual na Justiça de todo o País, a partir da utilização de programas cujas licenças custam muito caro.

De parabéns o Governo Brasileiro e a Comunidade de Software Aberto, pela importantíssima iniciativa.

Geraldo Apoliano - Juiz do Tribunal Regional Federal da Quinta Região (Recife-PE.)

Performed by GNU/Linux Mandrake 9.1


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.