Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

"Top 5" de ferramentas de administração de redes

Notícia publicada por brain em junho 3, 2003 01:27 PM | TrackBack


Esta série de artigos (completada hoje) da O'Reilly apresenta as 5 ferramentas open source que todo administrador de redes Unix deveria se preocupar em aprender e utilizar, na visão da autora. São elas: Cfengine, Nagios, GRUB, LDAP e Amanda. Quem conhecer a fundo as 5 realmente está bem preparado para administrar redes seguras, flexíveis, escaláveis e eficientes.

Para quem não lembra, o Cfengine lida com a administração centralizada da configuração de servidores (ou estações), o Nagios (ex-Netsaint) monitora a rede, o LDAP é um método de armazenamento de informações (incluindo também dados sobre usuários, senhas, máquinas...) e o Amanda é uma excelente ferramenta para backups distribuídos.

Alguém teria sugestões de outras ferramentas para compor uma lista "top 10", ou comentários sobre as citadas? Ou indicações de artigos em português sobre elas? :-)

A autora da série de artigos é indiscutível autoridade no assunto: trata-se da Æleen Frisch, autora do livro "Essential System Administration", cuja segunda edição está aqui na estante e a recém-lançada terceira edição atualmente está no topo da lista de livros que eu quero ler...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Knuckles () em 03/06 13:42

eu não tenho muita experiencia em administrar redes, mas o Nessus me parece ser um bom candidato ao top10 :)...


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 14:31

O nessus já foi eleito a melhor ferramenta num top50 realizado por uma home page que não lembro qual foi.. a matéria saiu aqui na Linux In BRazil..!


» Marco André () em 03/06 15:38

Se estivéssemos falando de analista de segurança, poderíamos colocar na lista o tcpdump, o ethereal, o snort e o próprio nessus, já citado. Mas pensando no administrador de redes com uma figura separada do analista de segurança, a situação fica umpouco diferente.

Eu faria uma lista com ferramentas bastante simples, porém indispensáveis, como por exemplo programação shell script, sed, awk e iptables;


» Jack () em 03/06 17:12

Não pode faltar em um Top 10 de jeito nenhum as seguintes (na minha opinião):

* Nessus;
* Snort;
* Ethereal;
* Nmap;
* IpTables/Ipchains;


Abraços!


» Augusto Campos () em 03/06 18:23

Mas vocês estão se fixando na segurança e monitoramento - tem mais coisas importantes na vida! :)

Eu gostei da sugestão do Marco de incluir o sed ou o awk...


» Marcus Grando () em 04/06 09:34

nc (Netcat)...


» Daniel Fonseca Alves () em 04/06 10:14

Não sei se alguém usa mas gosto muito também do IPtraf.


» gbitten () em 04/06 10:48

Eu gosto bastante do Webmin, ssh e mrtg.


» gbitten () em 04/06 10:50

Esqueci do Cygwin.


» Daniel Fonseca Alves () em 04/06 10:56

Têm também a distribuição Trinux que é muito bom.


» Daniel Fonseca Alves () em 04/06 11:02

Boa não bom, desculpe.


» Ednan () em 04/06 15:53

Gostei da idéia de fazer o Top 10.
Seria bom também, que aqueles que tem informações sobre artigos ou páginas com informações sobre particularidades de cada programa, ou mesmo suas experiencias com mais detalhes, mandassem, para irem sendo publicadas ou enviadas para todos, quando possível.
Uso mais o Ipchains, e Iptables, o Snort com menos frequencia.
Ednan


» Marcone () em 05/06 10:48

O SAMBA é um bom candidato, ainda mais para o mercado corporativo onde a troca de Desktops é feita de forma lenta e gradativa.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.