Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux dando boot remoto de Windows 2000

Notícia publicada por brain em junho 3, 2003 10:19 AM | TrackBack


Cristian Azevedo Magadan (magadan@brturbo.com) disse: "Gostaria de sugerir este tutorial que eu desenvolvi para auxiliar na instalação e implantação de um servidor de Boot Remoto para Windows 2000 Server utilizando uma mini imagem de um Linux para este fim."

Pedi ao Cristian (que aliás está à procura de emprego) mais detalhes sobre o papel do Linux neste projeto, e ele respondeu: "Bom o papel do Linux nesta solução é o mais importante! É graças a ele que é possível gerar um thinclient com um equipamento obsoleto. Com os serviços do Windows mencionados e configurados a estação através de um boot (diskete ou eprom) recebe o IP para o TCP e logo após carrega uma imagem de um mini-Linux para a memória de 16 mega da estação. Após isso a imagem descompacta-se e o Linux é carregado executando o famoso X Window e logo a seguir o RDESKTOP com o IP do Terminal server que o técnico também deve setar no arquivo de configuração... Além é claro dele ser FREE o Linux faz com que apenas a licença de terminal server seja adquirida que é um baita negócio! Além disso a solução tb aplica-se ao X Windows ou o Projeto LTSP , mas ainda eu não fiz as documentações a respeito... Geralmente o pessoal roda um Windows 95 por baixo , tendo que ter a licença para o mesmo e os THINCLIENTS comerciais são caríssimos tendo um Windows CE embedded. O LINUX neste esquema é a chave pq sem ele não seria possível fazer um THINCLIENT em uma máquina velha sem HD.."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» chuck () em 03/06 10:42

legal, ja vi isso funcionando,fica bem rapido,alias,antes que alguem diga que isso so ajuda a M$, é bom pensar duas vezes,por que,pode ser que seja precisso usar um certo programa ainda não portado para linux,assim teremos varias pessoas ussando o mesmo programa com uma so licença(um preju para ela),e o usuario ira usar linux sem saber
So que ja passou por uma substituiçao de plataforma sabe quanto e trabalhoso fazer funcionar e ao mesmo tempo ficar escutando as reclando dissendo que o programa não funciona


» Dordetto () em 03/06 11:10

Só um detalhe, fazer isso com a licença é possível, mas estará inlegal, pois é combrado por uso e não por instalação... fazendo isso seria a mesma coisa que um monte de máquinas instalado o Software. Sei disso pois uma vez na empresa tivemos esse problema com o Corel e com o AutoCad...


» Eder Plansky () em 03/06 12:30

A solução "thinclients" é ótima, mas é preciso rever os "requerimentos" que o Cristian mostra em seu site.
Por exemplo, em meu serviço usamos thin clients com o windows CE e o servidores são Athlon 900 (nada monstruoso se comparado a um PIV de 2,4 Giga) com 256 de memória, HD de 20 GB cada. Em cada servidor estão pendurados cerca de 10 thin clients e a performance deles é muito boa.
Outro ponto importante é as licenças. As que são pagas aqui se referem ao Terminal Services, que é vendido à parte pela MS. O Terminal Service que vem incluído no win 2000 é apenas uma "amostra grátis" e tem duração apenas de 90 dias.

Mas achei muito interessante a idéia de se usar o Linux para bootar remotamente o win 2000. Já estou configurando um velho Pentium 100 para testar.


» Cesar Cardoso () em 03/06 12:44

A idéia do site é legal, sem sombra de dúvidas, thin clients são sempre um assunto que rende coisas interessantes.

Para os *BSD heads/gurus/trolls que estejam de passagem, certamente vão achar desafiadora a idéia de fazer isso com um BSD :)

Quanto à questão das licenças que o Dordetto colocou, a rigor não é problema do Magadan, é suposto que quem implementou isso tenha tudo acertado (comprado as licenças pra uso simultâneo etc).

Quanto à questão dos requerimentos, "aí vareia"... depende do que você vai utilizar, da quantidade de usuários... uma coisa é utilizar Word 97, outra é 3DStudio, tá bom, menos, digamos, Adobe Photoshop via thin client ;-)


» Xultz () em 03/06 17:48

O Rdesktop nao tem limitacao de 256 cores?

E ao inves de carregar a imagem na memoria (e desperdicar megabytes) nao eh melhor usar um etherboot e bater numa maquina linux que nate no windows?


» Cristian Magadan () em 03/06 20:07

Ae Galera legal os comentários aí !

Estarei atualizando o site hoje com uma melhora na documentação e alguns links quebrados da seção de download...

Se alguém quiser colaborar na documentação será bem vindo !
A Propósito alguém já fez a solução funcionar além de mim

[]´s


» spectra () em 03/06 20:54

Eu tenho uma configuração baseada no LTSP e atualmente roda com quatro terminais que vou ampliar para mais três. Realmente requerimentos são muito relativos. Tenho um dual Athlon XP 1900+, 1GB de RAM e roda com uns 25 clientes simultaneos. Porém muitas vêzes falta recursos pois o nosso ERP está em VB.

Eu alterei o meu lts.conf e rc.local para passar os parâmentros para o rdesktop como teclado, usuário, shell(modo restrito), servidor etc...

E inclusive definir se vai ele vai ser usado ou se o login vai ser no servidor linux via KDM(GDM,etc..)

Em relação ao post sobre o FreeBSD fazer isso, acho que não é difícil não, tem até na documentação informações e alguns scripts para criar o sistemas de arquivos das estações baseados no servidor.


» Flavio Moreira () em 03/06 22:00

Quem quiser pode usar o Kurumin como Servidor de Terminais e de Boot Remoto :

http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?t=674

Kurumin - Pequeno mas Poderoso !


» rogerio conrado () em 07/07 19:19

COMO E FEITA A INSTALAÇÂO DO BOOT REMOTO PARA WIN2000 SERVER NA PRATICA E ONDE ENCONTRA UMA MINNI DISTRIBUIÇAO LINUX?


» Flavio Moreira () em 07/07 20:00


Citação:
Tiny windows terminal is a simplest way to deploy terminals for Microsoft Windows 2000 terminal server. Like LTSP and other, but don't need additional Linux server because no X window, no NFS and no swap needed for terminals. Just set up Windows 2000 server with terminal services and boot terminals from floppy. Work at i486 terminals with 8MEG RAM. Support local printer


http://twt.sourceforge.net/old/indexeng.html


» Zé Antonio () em 14/07 17:19

Para dar ânimo aos incrédulos e aos persistentes!
Eu utilizo com sucesso a solução "Terminal Remoto Gráfico" há 6 meses em ambiente de produção com 16 desktops. No total são 50 máquinas. Tenho máquinas com até 8 anos de uso, com 24 MB RAM, sem hd, sem floppy ou cd e outras com 32MB, 48MB, com e sem hd, com e sem floppy, enfim tem de tudo.
Utilizei com sucesso a solução LTSP, mas uma empresa chamada Seprol - http://www.seprol.com.br - resolveu registrar a idéia no INPI e me impediu o uso desta solução. Hoje utilizo uma solução baseada em PXES - http://sourceforge.net/projects/pxes/ - que serve muito bem aos meus propósitos. O principal destaque é o fato de que eu consigo enviar para a memória da estação, via TFTP, uma imagem completa do Linux e decido NO MOMENTO DA COMPILAÇAO DA IMAGEM se eu quero um servidor Windows ou Linux.
Uma vez descarregada e explodida na memória da estação eu tenho um linux, mas para o usuário é transparente, pois tudo é automático e a tela de login simplesmente aparece depois de alguns segundos de carga. Compro máquinas completas por R$450,00 e tenho uma estação com excelente desempenho.
Só não aconselho esta solução para rodar softwares gráficos como Autocad, 3DStudio ou Photoshop.


» Flavio Moreira () em 14/07 21:33

Citação :
" mas uma empresa chamada Seprol - http://www.seprol.com.br - resolveu registrar a idéia no INPI"

Nao entendi ... você quer dizer que a SEPROL patenteou a ideia do LTSP ???? !!

... bom já conseguiram a patente da "roda" na Austrália ... nada mais me surpreeende ...

mande mais detalhes ! :-)


» Zé Antonio () em 15/07 12:51

Eles entraram com alguns documentos, entre eles os manuais baixados da internet e a descrição de como ocorre o processo de boot, alegando tratar-se de uma solução desenvolvida por eles. Portanto estou impedido impedido de utilizar o LTSP.


» Dalmo Marcolino () em 29/07 17:24

Cristian e galera
Primeiramente quero agradecer e parabenizar voces pelas dicas e o site do Cristian. Quero dizer que nao saco muito de linux e as dicas me auxiliaram bastante. Esta pagina em especifico foi a "root" para as minhas pesquisas que até agora estao bem adiantadas ao meu ver.
Bom, o que queria passar a voces é que sem querer fazer comercial, nossa empresa é focada em reducao de TCO (total cost of ownhership), e nao tem como falar de TCO sem falar de linux. Bom, mas todos nos sabemos da resistencia dos usuários e tambem de algumas deficiencias a nivel de usuário a interface linux possui. Pois bem, analisando isto, nada mais justo do que uma solucao com o TS, onde poderiamos "exterminar" a licenca do WINXP ou WIN98 de cada máquina.
Sabemos portanto que mesmo assim, teríamos que ter licencas de CAL e TSCAL para cada estacao adicional, alem do Win2k custar muito, principalmente para micro e pequenas empresas.
O meu teste partiu em cima de um produto que trabalhamos aqui. O Winconnect Server XP. Ele roda RDP 5.2 em baixo de um windows xp, o que nos economiza e muito licencas TSCAL e CAL, pois basta apenas licenciarmos o XP e o Winconnection. Ele tem um limitador de 21 estacoes simultaneas, mas é uma boa opcao para pequenos negocios. E utilizando o thinstation fica show. Ja rodei perfeito em laboratorio.
E tem mais, a mesma empresa Thinsoft (www.thinsoftinc.com) tambem fabrica um produto chamado Winconnect, que é um client para linux que carrega as tao desejaveis cores que o nosso rdesktop nao carrega.
Agora meus testes vao para tentar colocar este winconnect no thinstation.nbi (vai ser meio complicado) e tentar personalizar um logotipo da empresa ao inves de aqueles pontinhos ficarem aparecendo enquanto o nbi é carregado.
Qualquer noticia eu darei a voces, pois me sinto na obrigacao de passar meus testes, pois como disse, esta pagina foi o meu root.
Abracos


» Isis Fantini () em 12/08 15:00

Estou procurando documentação sobre LTS...
Alguma dica? :)


» Dalmo Marcolino () em 14/08 18:21

Acho que o melhor é http://www.ltsp.org/
Abraços


» Cristian Magadan () em 16/08 16:11

Galera se alguém tiver problemas para acessar o site thinclientbrasil pode tentar o mirror do site em

http://www.magadan.brturbo.com

blz ?
Sabe como é HPG sux !!!


» Roberto () em 16/08 19:45

Cristian.
Temos um projeto em comum, porém com todos os recursos que tenho disponível, desenvolvemos um Thin Client baseado em máquinas novas com boot do tipo PXE. Tenho alguns clientes onde já implantamos a solução baseada em Linus emulando o Windows 2000. A grande vantagem do sistema é realmente a economia de software e licenciamento,e o que foi o fator decisivo para meus clientes optarem por esta solução. Porém não devemos esquecer de que o licenciamento através do TS do windows gera uma licença de TSCAL que tem um custo aproximado de U$90 / estação. Portanto se você tem um servidor BOM (trabalhamos com XEON 2.4 Ghz Biprocessado para segurar 40 terminais) com o windows 2000 server instalado e com o Open Office, cada estação conectada está economizando para o cliente aproximadamente R$ 1500. Nosso Thin Client foi desenvolvido desde o gabinete que mede 20x25x5 cm até o software que fica em um Flash IDE de 64 Mb interno. Estamos agora desenvolvendo o boot remoto e que nos está dando muito trabalho para colocar uma imagem do Linux com o rdesktop disponível para os clientes PXE receberem a imagem diretamente do servidor, o que economizaria a Flash IDE que é bem carinha.
O nosso projeto fora desenvolvido em cima de um 486 justamente para pegar toda a obsoletividade das máquinas e transformá-las em máquinas produtivas. Eles assumem a velocidade do Servidor Xeon e fica extremamente rápida. Se quiser entrar em contato comigo fique a vontade, pois poderemos trocar muitas informações.
Abraços a todos.
Roberto


» Zé Antonio () em 26/08 15:04

Roberto,
Eu rodo esta solução em máquinas Pentium 4 com 1GB RAM e consigo pendurar até 20 estações. Pode estar certo que para rodar office, internet, cliente de email e um ou outro programinha, esta configuração dá conta do recado.
Faço este comentário para não pensarem que a solução de terminal remoto só fica bom em servidores parrudos como o seu.
Falando da sua flash IDE, eu fiz diversos testes também e ainda acho que o boot remoto é melhor, pois uma vez descarregada na memória da estação, o uso do wts é transparente e você ainda melhora o custo final do hardware.


» Greifell () em 27/08 01:05

Tem como dar um boot remoto no WINXP usando estações linux? alguem saberia me responder?


» Dalmo Marcolino () em 01/09 00:12

A unica consideracao que tenho é sobre o consumo de banda de rede na hora do boot. Imaginem na hora que todos chegam ao escritorio, e voce com uma grande rede dando o boot remoto para carregar via tftp a "imagem linux"?
Este é o único problema que vejo em uma rede grande, mas em redes até 50 estações acho a solucao perfeita.
Greiffel, nao sei se existe solucao de boot remoto para o XP, mas voce pode ter uma versao embedded do XP em uma flash e carregar o client do TS ou outro sistema como Metaframe, Tarantella entre outros, mas voce tem que ter a licenca do XP, CAL e TS cal para cada estacao.

Abracos pessoal


» Zé Antonio () em 02/09 11:23

Greifell, a sua pergunta está mal formulada e portanto você corre o risco de obter uma má resposta. O WindowsXP vem com o CLIENTE WTS, mas não vem com o SERVIDOR WTS. Para dar um boot remoto você precisa ou do WindowsNT, ou 2000 ou 2003 e de uma imagem linux na máquina cliente (terminal remoto).
Dalmo, ainda não tive esta experiência com uma rede com mais de 50 terminais. Eu penso que não deve trazer grandes problemas, já que as pessoas vão chegando as suas mesas, ligando o computador, tomando um cafezinho, trocando uma idéia, para só depois entrar com login e senha, em uma rede que roda a 100mbits e uma imagem que leva de 3 a 5 segundos para ser descarregada do servidor para a estação.


» Cristian Magadan () em 05/09 10:29

Postado por: Zé Antonio em agosto 26, 2003 03:04 PM
Tem como dar um boot remoto no WINXP usando estações linux? alguem saberia me responder?

Respondendo a pergunta do Zé Antônio,
TEM SIM ! Existe como implementar o Terminal Services apartir do Windows XP PROFESSIONAL,
Mais informações comigo.


» Andrei Garcia () em 09/09 15:50

Nota Oficial
Em virtude do exposto pelo Sr. José Antônio Neto, em 14 de Julho próximo passado, temos a declarar o seguinte:

- a Seprol Computadores é uma empresa integradora de soluções, e há mais de um ano desenvolveu o TGS - Terminal Gráfico Seprol;
- trata-se de um projeto, registrado no INPI, da qual fazem parte vários componentes Open Source, além do LTSP;
- o projeto registrado, ao contrário do mencionado, não é um produto, mas sim um serviço de implementação;
- o Sr. José Antônio Neto, no período de Julho a Dezembro de 2002, liderava o projeto TGS na Seprol Computadores;
- o profissional supra citado desligou-se da Seprol em 18 de Dezembro de 2002, oferecendo a seguir seus serviços aos clientes que encontravam-se em fase de fechamento com a Seprol;
- o mesmo também tentou levar consigo toda a equipe técnica e comercial do projeto TGS, não obtendo sucesso;
- após fechar alguns contratos de serviço no mercado local, o mesmo teve problemas técnicos que não conseguiu superar, por não deter a totalidade do know-how do projeto TGS.
- a Seprol Computadores, tendo conhecimento de tais ações, não mediu esforços para esclarecer, junto aos clientes, a realidade dos fatos, assumindo contratos atendidos deficitariamente por aquele antigo profissional de nossos quadros.

A Seprol é uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de tecnologia, e tem total conhecimento dos mecanismos formais e informais que norteiam a comunidade de software livre, sendo inclusive parceira da Red Hat do Brasil. Não temos, e jamais teremos, qualquer intenção de nos apropriarmos de qualquer tecnologia tida como freeware, shareware ou até mesmo proprietárias.

Nosso registro refere-se justamente ao know-how desenvolvido após meses de testes, estudos e pesquisas, transformando vários componentes Open Source em uma alternativa viável, efetiva e tangível, a todos os usuários e interessados que, de forma corporativa, com suporte e responsabilidade, queiram fazer uso destas tecnologias, e necessitam de um serviço especializado, com garantias e metodologias que trarão a estes uma solução a curto prazo, e não um problema a médio e longo prazos.

Sendo bem específico, ninguém está proibindo ninguém de utilizar esta ou aquela tecnologia. O que existe é um projeto, uma metodologia, um know-how, que aplicado pelas técnicas por nós descritas, consiste em propriedade intelectual, e portanto, passíveis de reserva no seu uso.

Era o que tínhamos para o momento.

Andrei Garcia
Seprol Computadores e Sistemas Ltda


» Leo Lopes () em 07/10 13:03

Estou utilizando o Winconnect dentro do ThinStation, mas ainda não está 100% (trava com algumas aplicações).


» otoniel () em 08/10 02:10

como consigo o boot para montar a rede de terminais burros


» Renato () em 21/10 17:11

Sobre Thin Client Linux, vejam o site www.samurai.com.br.


» Flavio Moreria () em 21/10 23:59

Enquanto um ThinClient custar mais caro (só no BraZil mesmo) que um computador completo , não será adotado em larga escala.
U$ 200,00 seria o razoavel para um equipamento deste tipo.
Enquanto isso é mais facil (e barato) comprar um Duron/Pc-chips/gabinete/mouse/teclado !
(mas quem comprar tudo isso já coloca um hd e tem uma maquina completa )
Minha esperança era a FIC ... com aquele preço ficou só no sonho memso :-(


» Ailton () em 28/10 16:02

como faco para emular com o boot remoto no linux o windows 2000


» Adriano () em 27/11 12:23

Este site esta com problemas e nao abre os menus...
nao consigo acessar para poder fazer meus clients...

http://www.thinclientbrasil.hpg.ig.com.br

Obrigado !
Adriano Arao


» Maicon () em 08/12 11:57

A um tempo estive estudando kurumin term server, tive sucesso pois funciona muito bem, mas para que o sistema SGA funcione eu preciso de usar o IE para execusao de scripts activeX e registrar algumas dll de impressao... Achei o projeto interessante
Onde podemos pegar informacoes de configuracoes Thinclient,MINI DIBUIÇAO LINUX?


» Valdomiro () em 05/04 09:51

Pessoal gostaria de uma ajuda, sou um leigo quanto ao linux, tenho um 8 estações Windows,instalei o Rdesktop 1.2, gostaria de utilizar um boot remoto. mas estou meio perdido não sei como criar este disquete? existe alguma receita passo a passo? Alguém pode me ajudar!!

Grato!


» João () em 26/05 19:46

Alguém sabe se tem algum outro site com este passo a passo? Este indicado na notícia não abre mais! Se alguém souber me mande um e-mail: jgsh@terra.com.br


» joão () em 28/05 11:54

Como monto um servidor remoto usando o Win 2000
ou XP?
se possivel passe a formula" os passo"
obrigado


» James Prado () em 14/06 10:39

Olá Pessoal,

Lendo alguns foruns pela rede, notei que algumas pessoas tem duvidas sobre o terminal service do Win 2000. Bem, primeiramente para que ele possa funcionar perfeitamente é preciso baixar o Service Pack 3 no site do Bill (www.microsoft.com.br), tem que ser o mesmo idioma do seu sistema, apos concluido instale o SP e o Terminal Service, tb tem que instalar o DHCP e o Serviços de instalaçao remota.

:-)


» James Prado () em 14/06 10:39

Olá Pessoal,

Lendo alguns foruns pela rede, notei que algumas pessoas tem duvidas sobre o terminal service do Win 2000. Bem, primeiramente para que ele possa funcionar perfeitamente é preciso baixar o Service Pack 3 no site do Bill (www.microsoft.com.br), tem que ser o mesmo idioma do seu sistema, apos concluido instale o SP e o Terminal Service, tb tem que instalar o DHCP e o Serviços de instalaçao remota.

:-)


» Moises () em 14/07 11:49

Estou acessando o Terminal Server do Widnows 2003 via rdesktop do linux. Estou com problemas de resolução de vídeo (apenas remotamente). Estou tendo que trabalhar remotamente com 256 cores, porém a máquina local(linux) suporta mais que isso. Alguém pode me indicar um aplicativo para rodar no linux melhor que o rdesktop???


» Márcio Inácio () em 14/07 12:46

Rdesktop mesmo!
Usa a versão acima da 1.3 e usa a opção -a 16 (ou 24)
Tipo:
rdesktop 192.168.0.1 -a 16
Obs.: no servidor Ruindows2003 o protocolo para terminal service tem que tar marcado que aceita conexão ate Xcores!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 14/07 12:56

Sugestão:

Melhor ainda que só o rdesktop é o grdesktop, um configurador/lançador gráfico para o rdesktop. As opções ficam todas à mão.


» Rodrigo () em 03/09 12:12

Bom Dia,

Cristian não consegui acessar seu site... Estou tentando configurar essa solução de boot remoto, mas estou tendo alguns problemas. Vc tem algum material que possa me enviar sobre esse assunto ?

Obrigado !


» Cezar () em 22/09 18:40

Estou com um servidor TS2000 totalmente configurado para receber estações com boot remoto fiz teste com o dosrdp da http://www.terminalsoft.net/
td funcionou bem, gostaria d saber qual distribuição linux que eu poderia rodar pelo disquete e usar o rdesktop


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.