Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um cluster de Knoppix

Notícia publicada por brain em maio 30, 2003 10:01 AM | TrackBack


O José Alexandre Ferreira (jaf@fundepes.br) mandou o recado: "Eu acabei de ver a notícia em seu site sobre o Cluster de Knoppix. Eu estou terminando meu trabalho de conclusão de curso (TCC) pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas - EXATAMENTE sobre esse assunto. Tema: Criando modelos de agrupamento de computadores para computação de alta performance utilizando clientes leves. Eu descrevo dois modelos para portabilizar (no sentido - fácil transporte) um aglomerado de computadores para computação de alta performance. É discutido o uso do knoppix, assim com o boot remoto no nós escravos. Ele está quase pronto (95% feito) e eu gostariz que vc fizesse um adendo na sua notícia. Ele pode ser recuperado (formato zip) aqui."

Melhor que fazer um adendo é publicar uma nova notícia né? É legal quando a pesquisa acadêmica nacional se aproxima da comunidade Linux.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre Ferreira () em 30/05 11:13

Eu mostro nesse trabalho os passos necessários para se ter um cluster em minutos. Inclusive abordando o uso de clientes através do boot remoto (utilizando disquete), além do mesmo com o knoppix (boot pelo cdrom).
Eu devo está montando uma hpage com todos os detalhes da implementação e o .iso dos clientes em meu site em breve.


» Flavio Moreira () em 30/05 11:51

Achei interessante o material porque estou "tentando" usar o Kurumin como servidor de boot remoto - já funciona precariamente :
http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?t=674

Mas o caso é que tomei a liberdade de passar os arquivos da noticia CLUSTER para html, pois no arquivo compactado estão em formato proprietário Word (além de ser necessário baixar e descompactar o zip ).

Link : http://www.flaviao.brturbo.com/cluster

O conteudo é o original - não foi alterado nada dentro dos arquivos.


» djalmir () em 30/05 12:06

Vivaaa!!! Já faz tempo que eu estou longe da Ufal e como a minha área é física e não computação eu não fazia idéia de como estava se desenvolvendo um estudo na área de Linux em Alagoas. Na verdade nunca ouvi falar em nenhuma atividade neste sentido! Parabéns ao Alexandre Ferreira pela iniciativa. Sucesso pra vc! E se vc conhecer outros projetos ligados ao Linux em Maceió, vc deveria tentar postar aqui no site. É sempre bom ver este tipo de iniciativa crescer.
[]'s Djalmir.


» Alexandre Ferreira () em 30/05 13:16

Eu tenho esses arquivos em formato .sxw também. Escolhi o .doc por ser, sem sombra de dúvida, o que a galera leiga em Linux utiliza.
Eu disponibilizei o .iso no http://www.fundepes.br/alexandre/knoppix.iso

Inclusive esse .iso possui a biblioteca ray-tracer para rederização de imagens (a mesma utilizado no filme Titanic) e está funcionando sem nenhum problema.


» Alexandre Ferreira () em 30/05 13:27


Existe um grupo de Usuário Linux tb em Alagoas. É o lug-al e pode ser acessado através da url: http://br.groups.yahoo.com/group/lug-al/
Inclusive já existem projetos ligados a área social que o pessoal está encampando utilizando GNU/Linux.


» Neto Mussauer () em 01/06 15:23

Também desenvolvi meu projeto final de curso sobre um cluster Beowulf, gostaria de entrar em contato para uma possível troca de conhecimento e material pois ainda pretendo estender esse assunto para um futuro Mestrado. Valeu!


» Alexandre Ferreira () em 02/06 08:16

Eu devo está colocando a disposição uma nova versão do TCC ainda hj. Assim que eu defender, estarei publicando uma página para extender esse trabalho ainda mais.


» Marcelo Morateli () em 01/08 13:55

eu gostaria de saber mais sobre o Cluster.....


» carla () em 23/08 09:38

gostaria de saber mais sobre este cluster para aparesentação de um trabalho na faculdade por favor me responda breve


» iran marinho () em 30/06 04:54

Ira acontecer aqui em maceio um curso de linux com um consutor especializado em debian e ltsp (boot remoto). O curso terá duração
total de 32horas e será realizado no bairro do Feitosa na Acesso.net.

O Consultor do projeto, Aderbal Botelho, informou que as vagas são limitadas. Os interesados, precisaram passar por uma avalização antes
do inicio do curso.

Este curso é voltado a administradores de rede e sistemas Unix, Linux
ou Solaris ou para quem tiver curiosidade sobre o sistema linux e o ltsp.


Para informações adcionais
Acesso.net
320-3309


» JOTA BORGES () em 19/08 20:51

GOSTARIA DE SABER SE VCS DAO CURSO SOBRE LINUX OU INDICAM ALGUMA IMPRESA?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.