Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novos artigos no LinuxClube

Notícia publicada por brain em maio 26, 2003 11:35 AM | TrackBack


O Anderson M. R. de Brito (anderson@linuxclube.com) disse: " Aqui estão 5 assuntos diferentes nestas ótimas colunas dos participantes do Linux Clube !" Está dado o recado, novidades no LinuxClube.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Jose Antonio () em 26/05 13:41

Pena que alguns dos tópicos são idênticos (ou quase) as apostilas dos cursos ofertados pela Conectiva (quem será que copiou de quem ?).


» Antonio Hemerick () em 26/05 18:53

Eu já vi varias documentações, que a conectiva copiou ou plagiou, eu achei exelente o conteúdo, das colunos, não é 100% mas é bom saber que o pessoal da LinuxClube está produzindo, alias a conectiva copiou , plagiou documentções e nas suas apostilas usa copyright, extranho, não ?


» Augusto Campos () em 26/05 19:01

Antonio:

Você pode apontar a URL de algum dos documentos plagiados, pra gente dar uma olhada e poder comentar com mais base?

Abraços
Augusto


» João Marcos Silva () em 26/05 19:04

Bem, notei que nas colunas os autores se preocuparam em deixar as referências, acho que você não leu o conteúdo por completo amigo, sobre a conectiva observei e concordo com o amigo Antonio Hemerick.


» Marcos Laureano () em 26/05 20:11

Vocês querem uma referência boa para o "plágio" de muito material: man comando

Quase tudo é "cópia" da documentação on-line (eu também utilizo este recurso de vez em quando, somente traduzo, pois como uso o suse ou red hat como base de testes, a documentação instalada está em inglês).


» Antonio Hemerick () em 26/05 20:24

Augusto Campos, vo fazer uma pesquisa nos meus favoritos e te passo as url's


» Augusto Campos () em 26/05 23:14

Marcos, você pode citar um man específico pra eu poder olhar? :)

Abraços
Augusto


» Ielton Ferreira () em 27/05 04:09

Olá pessoal, vocês falando de copias e plágio, bem eu aprendi GNU/Linux consultando as manpages, por isso 60% do pouco que sei sobre GNU/Linux veio das manpages, eu sou autor de 3 colunas dessas 5 que o Anderson disse, minhas referências foi a http://www.tldp.org, eu coloquei isso no final das documentações, sobre o conteúdo das documentações, eu tirei quase tudo da cabeça, cerca de 60%, por isso tenho um projeto que se chama InfoSKull =D. Sobre o projeto:
O objetivo do InfoSKull é oferecer ao usuário um guia/manual para usuário dos sistemas GNU/Linux via linha de comando, nós (3 pessoas) estamos criando um documentação sobre OpenBSD (Baseado no handbook do OpenBSD), nós estamos pensando em adicionar umas perguntas para maior interatividade. Sobre a conectiva, não sei se isso é verdade, mas vou procurar saber. Obrigado e até logo =D.


» Marcos Laureano () em 27/05 08:20

Augusto,

man useradd, por exemplo.


» Augusto Campos () em 27/05 09:44

Marcos, e foi plagiado de onde? :)
Abraços
Augusto


» Marcos Laureano () em 27/05 11:04

Augusto, não entendi a pergunta ?


» Augusto Campos () em 27/05 11:14

Marcos: pelo que entendi, você está dizendo que a man page do useradd é um bom exemplo de plágio, não é isso? Neste caso, eu queria saber qual é o original, para poder comparar e eventualmente poder ter uma posição a respeito.

Ou não entendi alguma coisa direito?


» Marcos Laureano () em 27/05 11:41

Não, o que eu diz dizer é que muito dos documentos postados na net são "plágios" do man e não o contrário.

Por exemplo, a explicação do useradd na apostila do Conectiva é quase idêntica a manpage do comando em inglês (pelo que constatei no SUSE), só foi "editado" um pouco o texto, mas a essência era a mesma (inclusive o formato da explicação).

Sinceramente, eu não vejo isto como um problema ("plagiar" a manpage e disponibilizar) desde que seja citado as origens, e acrescentado exemplos e situações diferentes.

Eu também tenho vários documentos escritos que eu uso em sala de aula, e muitos deles são traduções livres de manpages acrescidos com exemplos (para que re-inventar a roda ???), mas sempre recomendo que seja olhado a manpage dos comandos. Mas na medida do possível, vou colocando os links e documentos de referência nas minhas aulas, você pode constatar isso em www.ppgia.pucpr.br/~laureano/ensino/puc/asu pois inclusive eu cito o teu site como referência entre outros muito bons. ;-P

Mas também faço documentos inteiros a partir do zero, como os guias de instalação do Conectiva 8 e do Red Hat 8 que um tal de Christiano Cony (um dos colunistas da LinuxClube, mas isto é um outro assunto e eu já me entedi com o Anderson) saiu publicando por aí como se ele tivesse feito...


» Augusto Campos () em 27/05 12:42

Ah, entendi :)

Aguardo então os outros acusadores de plágio indicarem exemplos, ainda com o objetivo de poder me posicionar :)

Abraços


» Anderson M. R, de Brito () em 28/05 01:49

Eu sou o responsavel pelo LinuxClube e queria deixar claro que tudo que tem no linuxclube é feito pela comunidade GNU / LINUX on LinuxClube nao é uma site de um grupinho ou panelinha(O linuxclube tem apensas eu Anderson por tras dele que o adminstro assim como o Algusto aqui no Linux in Brazil) como vocês esta acostumados a ver ele veio para ser um clube de toda a comunidade GNU / LINUX independete do grau de conhecimento !
Eu criei ele pq estava cansado de ser ridicularizado e zoado por ser iniciante no linux e no linux clube niguem sobre isso la os iniciantes sao bem vindos e bem tratados, diferente de outros sites ele é um site dinamico e interativo onde todos podem participar e eu sempre coloco os devidos direitos autorias dos criadores e desenvolvedores dos tutoriais documentos etc.. muitos daqui ja forma convidados a colocar documentos la e sabem que eu os convido por e-mail ! Desde noticias, tudo tem suas fontes de origem por tanto não acusem o Linux Clube que eu fiz com tanto carinho e trabalho para uma comunidade que me maltratou e ridicularizou como um iniciante de linux! A comunidade Linux ae inves de se unir fica um com inveja do outro querendo fazer seu proprio canalzinho de irc e sua propria panelinha ! Enquanto a comunidade windows fica centralizada em um baboo da vida, nos ficamos ae espalhados com 5000 sites e um que ajuda em um site noa quer ajudar em outro pq quer fazer parte daquela panelinha isso é besteira em quanto mais sites você ajudar mais a comunidade tem a ganhar por isso eu dou espaço para qualquer pessoa colaborar !

Não vou ficar escrevendo a vida toda tinha muito mais a falar !

Espero que ao inves de ficarem querendo zoar um site ou falar mal de um site deveriam saber a historia dele ! E colaborar para o crescimento de uma comunidade noa doi nada ! os americanos colaboram muito mais com a comunidade GNU / Linux do que os Brasileiros e eu queria mudar isso !

Tive que mudar o nome do site para o Portal das CominidadeS no plural pq cada dia amis surgem novas panelas e grupos fechados que trancam seus conhecimentos para que ? vai morrer vai ficar com o conhecimento pra você sozinho ao inves de passalo par ao mundo !

Abraços Anderson


» Vinicius () em 28/05 02:01

Pô Anderson falasse tudo, falo lindo!

Galera só vive em panela, eu concordo com essa afirmação por completo, pois pode ver galera vive sempre isolado no mesmo site, sabendo que tem outros também mais não vai buscar conhecimento, e ainda as vezes reclama porque aquele site que ele tanto gosta não tinha aquilo, e por muitas vezes pedee ajuda e os caras do site que ele tanto adorou maltratam ele dizendo q eh um iniciante etc...

Sem mais coments!


» Ielton Ferreira () em 28/05 02:14

Bem, como vc's já sabem, sou autor de 3 das 5 documentações que o Amderson anunciou, eu achei a galera um pouco exagerada d+.

1º Eu não plagiei ninguem, plagiar é uma coisa muito feia, eu não faria isso, não é da minha personalidade.

2º Eu usei como referência os meus conhecimentos em GNU/Linux, isso é bem diferente de plagiar.

3º Estranho vocês estarem zombando uma cara que sempre apoiou o Software Livre, criticar sim, zombar não !

4º Ao um dirença sutil (ou não tão sutil assim) entre plagiar se basear (usar como referênia), a mesma coisa acontence com o Software Livre, todo mundo acha que é Software Gratuito, para quem não sabe o ue é Software Livre leiam esse artigo escrito pela GNU (Free Software Foundation).

5º Quem usa Softwares Livre não tem atitudes de zombaria, quem usa Software livre respeita seu colega usuário de Software Livre, independente do seu conhecimento.

Essa é minha opnião, eu considerei alguns posts aqui como uma ofensa. Mas obrigado ae galera, espero que vocês possam entender um dia o que é Software Livre e como usa-lo. até a proxima, se haver uma =D


» Ielton Ferreira () em 28/05 02:17

O link sobre Software Livre que faltou: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html


» Marcos Laureano () em 28/05 08:24

E tudo começou com o post do Jose Antonio.

Reli todos os comentários, e em nenhum momento o site LinuxClube foi atacado, zoado ou zombado.

Foi comentado que alguns artigos postados eram parecidos com o do Conectiva (e nem fui eu que falei) e depois eu até comentei que as apostilas do Conectiva eram parecidos com o man.

Concordo com o Anderson, o conhecimento existe para ser dividido e repassado. Os autores de colunas, seja aqui, seja na LinuxClube, seja onde for, no caso de "copiar" textos ou material de livros, internet, etc... deve ao menos indicar o mesmo como fonte de referência.

Quando citei o caso do Christiano Cony que COPIOU o material de instalação do Conectiva 8 que EU fiz, foi por indignação, e como eu comentei, este assunto eu já me acertei com o Anderson (pelo qual, eu sou grato) que corrigiu a autoria do artigo em questão em seu site (até me convidou para ser um colunista).

Espero que este assunto se interrompa por aqui, caso alguém queira tirar alguma dúvida, favor enviar e-mail.


» Diego () em 05/03 07:38

Mandem para mim... umas apostilas do conectiva 9
pois eu estou precisando muito..
desde já Obrigado

Diego


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.