Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

As últimas da SCO

Notícia publicada por brain em maio 19, 2003 08:49 AM | TrackBack


O espaço que a SCO vem ocupando na imprensa especializada desde que decidiu processar a IBM por alegadas infrações de propriedade intelectual relacionadas ao Linux, parou de distribuir sua própria versão de Linux e anunciou publicamente que acredita que os usuários de Linux também estão violando direitos dela (veja a notícia anterior e os outros detalhes).

Os últimos lances desta partida na qual o que está em jogo parece ser mais o destino da litigante do que o mercado de Linux em si ocorreram ao longo deste final de semana:

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» reed () em 19/05 09:02

tinha que aparecer o nome micro$oft no meio, era o que todo mundo imaginava.


» Marcos Laureano () em 19/05 09:25

Afinal, o que pretende a SCO ?

A metralhadora giratória deles está atirando para todos os lados a meses.....

Outra coisa, a Microsoft não era proprietária do Xenix (década 80 e início de 90) ?? Alguém que uso este sistema, pode dizer se era bom ?? Pois se era, não faz sentido ela comprar a licença da SCO.

Para quem não sabe, o Xenix era um "unix" para os pc´s da época.... (me corrijam se estou errado)


» Peter Parker () em 19/05 10:17

A SCO tinha comprado o Xenix.


» Manoel Pinho () em 19/05 10:49

Sobre a M$ e o Xenix:

http://www.computerhope.com/unix/xenix.htm

Sei não... Pode ser que a M$ compre a SCO só para infernizar o linux com essas ações referentes a propriedade intelectual... E ainda por cima serviria para "chupar" código para inserir no Windows.

Para a M$, comprar a SCO seria café pequeno. Preferiria que a IBM comprasse e soltasse todo o código do UNIX System V sob licença GPL ou BSD.


» ricardo () em 19/05 13:29


Manoel Pinho :

Acho q ela não pode fazer muita coisa, porque está pagando pelo licensiamento(direito de uso) e não comprando os direitos sobre o código. Na prática a única q pode reclamar eh a SCO.

E se a intenção fosse "chupar" o código ela poderia muito bem "chupar" o do linux e colocar no windows na moita. Como o código eh fechado seria preciso um longo, muito longo mesmo processo judicial para fazer a MS abrir o código para análise e comprovação. Isso se conseguissem ganhar.


» Paulo () em 19/05 14:38

Cartada de "mestre" da SCO e da M$. Ambas conseguiram o que queriam: a primeira, (no osso) ser comprada por alguém e a segunda, assombrar não só o Linux mas talvez todo o mundo UNIX. Acho bom todos os UNIXes e UNIX´s likers se unirem e prepararem uma estratégia de defesa pois com certeza vem chumbo grosso por aí ...


» Nemesis () em 19/05 14:58

As ações da SCO subiram mais de 20%, em menos de uma semana, na Nasdaq.

Business, apenas Business...



» lilux () em 19/05 15:20

bah.. se antes ninguem queria usa o sistema da SCO ... agora soh pq a Microbost compro todo mundo vai querer.. eh assim.. o mundo vive do marketing mesmo eh uma bosta isso!!!!


» Johan () em 19/05 20:40

Num entendi...
O código da SCO é o Unix ou do linux????
Pq ela não usou o código do unix antes se não é proibido a ela???


» Eu () em 25/05 21:17

Veja em umas das materias.

A SCO tb foi um distribuidora de linux, e distribuiu isso em GPL, se ela usou codigo do SCO no LInux, a aprtir daquele momento esse codigo passou a ser GPL.
(Isso ta em umas das materias linkadas daqui).
Tirem suas conclusoes..
A minha eh que isso eh jogada comercial da M$ para "queimar" o nome do Linux e deixar empresarios que estao planejando migrar seus sistemas com a pulga atras da orelha .


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.