Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre a Associação Brasileira das Empresas de Software Livre

Notícia publicada por brain em maio 16, 2003 10:54 PM | TrackBack


O Celso Seixas chamou nossa atenção para esta matéria do Jornal do Commércio sobre a nova ABRASOL - Associação Brasileira das Empresas de Software Livre, sobre a qual comentamos recentemente. Um trecho interessante: "A polêmica sobre a relação entre o poder público e o software livre promete esquentar nos próximos meses, como aconteceu no período eleitoral, no ano passado. A discussão foi reacendida esta semana com a criação da Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (Abrasol), uma tentativa de se aproveitar melhor a notória preferência das administrações petistas pelos programas abertos, como o sistema operacional Linux."

Mais um trecho: "O temor das empresas que estão fora do mercado de software livre é de perder espaço como fornecedoras de soluções para estatais ou administrações públicas, responsáveis por 22% das compras de TI no País. 'Em muitos estados, já foram aprovados projetos que dizem que o software deve ser preferencialmente aberto. Se o Governo Federal privilegiar certas tecnologias e parar de comprar outras, a situação vai se complicar. Isso me cheira a reserva de mercado', argumenta Raphael Mandarino Júnior, coordenador da coalizão. "

"Reserva de mercado? Ah fala sério!" Privilegiar alternativas com menor custo de aquisição e menor dependência em relação a entidades externas não é algo que possa ser desqualificado assim... Ainda mais por empresas que se beneficiaram da reserva de mercado de informática original, quando ela existia. É bom ver eles tão claramente na defensiva.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo Sobrinho () em 17/05 03:22

a primeira vez que ouvi essa história foi do nosso amigo da MS: "Seriam criadas as condições ideais para o surgimento de uma nova reserva de mercado;"
http://www.baguete.com.br/entrevista.php?nome=eduardo_campos&pag=2

e aqui tem a resposta do Marcelo Branco

Contra a Reserva de Mercado Real
http://www.baguete.com.br/coluna.php?id=202178&nome=marcelobranco

outras colunas
http://www.baguete.com.br/colunas_anteriores.php?nome=marcelobranco

eles lançam essas frases de efeito para assustar, para provocar preocupação (FUD)


» Manoel Pinho () em 17/05 09:02

Reserva de mercado ? Por que essas empresas não aproveitam e mandam todo mundo estudar linux e programar usando softwares livres ? Pelo menos não precisarão comprar ferramentas de desenvolvimento ...


» Sergio () em 17/05 10:50

O problema é justamente a falta de cultura em informática no nosso país. Eu presenciei diversas situações em que o responsável por alguma área onde envolvia a aquisição de hardware ou software não tinha conhecimento suficiente sobre o assunto, então os envolvidos deixavam se levar por preferencias pessoais, e é claro, não perder o controle sobre a situação.
O que ocorria é que quem comprava não tinha conhecimento suficiente sobre as outras tecnologias, e quem pagava tinha menos ainda. Como diz o ditado "Em terra de cego, quem tem um olho é Rei!", e isso é exatamente o que ocorre em nosso país.
Muitos acreditam que só porque é MS é bom, pois não tem condições de avaliar nada, pois nem ligar o micro a maioria sabe, já que cairam de para-quedas em seus cargos.
Alguém ai tem a fórmula para podermos mostrar que o Linux é realmente bom, e ninguém precisa ter medo de utilizá-lo, pois é a mesma coisa que usar o windows, e melhor ainda, de graça e sem os problemas deste?
Para os fornecedores de software pago, ai sim o bicho pega, pois mais cedo ou mais tarde vai ter gente fechando o seu negócio, se não tomarem alguma providencia. Não adianta reclamarem, o Linux é melhor e é mais barato! É só uma questão de tempo até todos perceberem isso, principalmente as empresas.


» Davide () em 18/05 14:49

Interessante a entrevista do site baguete.
Só esqueceram de mencionar que o cara é da MS e que está lá, dando a entrevista, para detonar o linux e o software livre.
Alguns pontos abordados foram interessantes, mas era mais interessante que ele defendia o software pago usando a MS como exemplo de qualidade, evolução, baixos preços, etc. (nunca usou o nome MS diretamente, mas nem precisava, eheheeheh).
Esse povo é muito cara de pau. Mas, é o trabalho dele.


» leandro () em 08/10 21:56

te alguma coisa aí


» leandro () em 08/10 21:56

te alguma coisa aí


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.