Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Jeremy Allison contesta benchmarks do Windows 2003

Notícia publicada por brain em maio 14, 2003 01:01 PM | TrackBack


Lembram do benchmark divulgado na semana passada, em que a Microsoft contratou e apoiou a empresa VeriTest para comparar o desempenho do Windows 2003 e do Linux como servidor de arquivos, divulgando ao final (de maneira em nada surpreendente, já que ela que estava pagando a conta) que o seu produto supera o Linux nesta tarefa?

Já se sabia que a configuração das máquinas rodando Windows utilizados nos testes havia sido otimizada por especialistas do próprio fornecedor do sistema, enquanto as máquinas que rodaram o Linux foram configurados apenas pelos técnicos da própria VeriTest... O que também não surpreende, se eu fosse fazer um benchmark cujo resultado é decidido antes de os testes começarem, faria exatamente o mesmo ;-)

A novidade está neste artigo da Linux World, onde Jeremy Allison (líder do desenvolvimento do projeto Samba) mostra quais as configurações que foram feitas de forma errada no Linux (a seleção do nível de RAID e o tipo de filesystem), demonstra que mesmo nos picos do teste o "gargalo" não estava nem no samba e nem no kernel, mas sim no suporte a discos (devido às escolhas ruins citadas acima) e ainda indica como fazer uma configuração adequada para um benchmark deste tipo. Ele está só esperando que alguém forneça o hardware ;-)

A matéria é útil também para quem não está nem aí para os benchmarks da Microsoft, mas quer aprender como fazer a sintonia fina do seu servidor de arquivos. Confira!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Mandark () em 14/05 17:25

Credibilidade ZERO para esse benchmark comprado. A Microsoft realmente é uma empresa cara de pau.


» AZTNET () em 14/05 18:23

E obvio que a enquanto a microsoft bancar qquer teste de desempenho os sistemas microsoft sempre serao vencedores, como ocorre com Intel e AMD. O grande absurdo e esse lag entre o lancamento da noticia por parte da microsoft e a comunidade linux conseguir o hardware e o o software necessario para realizar os mesmos testes com o linux configurado por especialistas. Por um outro lado a grandes empresas linux que deveriam rapidamente estar montando o mesmo teste para que se fosse mensurado o desempenho em pe de igualdade. Abracos AZTNET


» Cadu () em 14/05 18:41

Mandark,

Gostei do termo "cara de pau". :)
Realmente! A Microsoft é uma aberração da informática. Eles poderiam mudar de ramo, né? Quem sabe, marketing?

Cadu


» lilo of the grave () em 14/05 20:01

eh, mas nao podemos esquecer tb que os testes podem ser tao verdadeiros quanto falsos... temos q ver um teste pra saber.. eu nao achei nenhum teste desse tipo feito.. o windows 03 eh novo. foi lancado recentemente.. e pode ser tanto mais rapido quanto mais lento ou mais caro.. eh assim mesmo.. e tb temos q aceitar se ele for melhor! nao vamos inventar porra nenhuma pq isso soh leva a flame e etc e eu nao seioq to escrevendo aehaherhahr.. mas eh mais ou menos essa a ideia q eu quero passar!


» Jimi () em 14/05 23:20

Os resultados podem ser verdadeiros, mas se a qualidade do serviço de configuração do Linux deixa a desejar, mesmo que não proposital, tornou o teste invalido
Na minha opnião estes testes são nescessários, memso porque estimula o desenvolvimento dos produtos na tentativa de obter os resultados desejados.
Para que essas testes sejam levados a sério, devem seguir uma metodologia cientifica, com repetição dos testes em varios hardwares, configurados por especialistas de igual competencia para os dois produtos, e acompanhado de auditores.
Eu poderia dizer que o BeOS, OpenBeOS humilham qualquer sistema operacional quando se trata de aplicação multimedia, princiapalmente grafica. Mas não posso garantir em repetidos resultados, pois nunca obsevei testes a esse nivel.


» Marcos de Souza (mds) () em 15/05 01:18

é... salvos os que lêem a br-linux :P


» Haroldo Lutho () em 15/05 08:15

[Fora de assunto] O OpenBeOS já está funcional?!?!!?


» George Tavares () em 15/05 10:24

Eh sempre a mesma ladainha. A microsoft lanca uma ???? nova, compra um benchmark. Ai a comunidade toda se mobiliza para discutir o benchmark, o que foi feito ou o que deixou de ser feito.

EH PURA PERDA DE TEMPO.

Ja foi assim com o W2k IIS/Apache. Ja foi assim com o Java/.NET (petstore). Eu ja cheguei a conclusao que nao vale a pane acompanhar isso. Acredito ate que foi por isso que demorou tanto a resposta.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/05 12:16

Benchmarks eram pra ser algo extremamente útil sim. O grande problema é que se inventaram tantos jeitos de se camuflar, deturpar ou interpretar erroneamente os resultados e técnicas de realização que acabam servindo apenas pra dizer o que o comprador quer mesmo.


» stinger () em 15/05 19:49

meu deus ... O linux sempre é mais rapido ...?
tá cheirando a ministro Iraquiano da Informação
Aposto 99 em 100 como ninguem ai nunca usou ainda o W2003 .
vai dizer que não têm vontade !!!!!!
ahhhhhhhhhhhhhhh yes
Lento é ??

Sei lá !!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.