Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Scanner TCE S450 no Linux

Notícia publicada por brain em maio 7, 2003 04:39 PM | TrackBack


Cabral (cabrone@ig.com.br) mandou uma dica: Este texto aborda a instalação de scanners TCE S450 (muito comuns no nosso mercado) no Linux, já que estes scanners não são suportados pelo SANE (Pelo menos o TCE S450, que é um scaner PRIMAX). Meu texto é a abordagem de um usuário iniciante utilizando o CL9. A dica dele é no estilo "diário de bordo", descrevendo tudo o que ele tentou - inclusive o que deu errado. Mas no final funcionou :-) Clique em DETALHES para ler.

Scaner TCE no Linux

Como tudo surge das dificuldades eu acabei tendo que aprender, aos trancos e barrancos, a aprender a configurar o meu scaner TCE S450 no linux.

A grande dificuldade encontrada para instalar este scaner é que ele não traz nenhuma informação sobre o qual verdadeiro scaner ele é. Se voce notar ele não traz nenhuma identificação sobre o FFC e com isso, é quase impossivel se identificar o modelo correto. Mas nada que um site chamado google não possa resolver. Em uma das páginas encontradas encontrei a citação que o scaner TCE era na verdade um scaner da Primax.

Com isto ficou fácil... outra busca no google e pronto está lá o site do projeto Primax_Scan http://primax.sourceforge.net/, um software que trabalha com o scanner de maneira mais simples que o Sane. Fui lá e baixei os fontes. Mas na hora de compilar.... pronto só dá erro.... e como eu não sou um grande expert em Linux, começei a achar que continuaria sem scaner... Fuça daqui, muda make file de cá e nada.... bom o jeito é procurar um RPM que funcione no conectiva 9.0. Digo isto, já que a maioria dos Rpm que encontrei, sempre davam algum tipo de dependencia, mas que na verdade eu já tinha os arquivos instalados, e por falta de paciencia e conhecimento técnico, acabava deixando as linkagens para lá. Bom acabei encontrando o site do Fábio Ornelas (http://orbita.starmedia.com/~neofpo/) que na verdade é uma página pessoal, na qual ele manda um projeto de outra interface GUI para o Pxscam (http://home2.swipnet.se/~w-25069/pxscan.html) e Primax_Scan, e lá eu encontrei os pacotes RPM dos dois e o fonte do seu projeto. Com os RPM surpresa: Os dois instalaram sem nenhuma dependencia quebrada.

Bom com relação a compilação do GUI tive alguns problemas. Primeiro deles, e coisa de principiante, mas que pega muita gente que está começando é que eu não tinha instalado o compilador gcc e os fonters do kernel. Nada que um apt-get install não resolva. Pronto, instalado tudo lá fui eu... li o README e o Install e dei um Make install... beleza... instalou legal... vamos rodar e .... erro. Pelas informaçoes ele não estava encontrando o comando Wish. Bom Wish parece interpretador de comandos (baSH, Sh, etc..) outro apt get e nada. O apt não encontra nada... Volto a página do GUI Primax scan http://www.na.linux.hr/electronic/primax/ e vejo que a Gui foi escrita em TCL... mas que joça é isso, me perguntei... bom o jeito é tentar... Apt get install TCL, beleza instalou algo. para confirmar whereis wish. #wish:/usr/bin/whish. Oba vamos tentar rodar... e funcionou... A interface é semelhante aos modulos TWAIn do windows. leva um tempo para se acostumar, mas depois disto tudo, se acostumar com o programa que está FUNCIONANDO é moleza....

Se seu Scaner é um TCE, com quase certesa ele é um primax. é só tentar e ir para o abraço....

Resumo:

-Configurar na BIOS a porta paralela como EPP

-Baixar os RPMs ou fontes do Pxscan ou primax_scan (voce escolhe, mas eu recomendo o pxscan) no site do Fábio http://orbita.starmedia.com/~neofpo/

-Baixar a GUI (interface gráfica) no mesmo site.

-Verificar se voce tem os compiladores e os fontes (isto se voce não utilizar o RPM)

-Intalar o pacote TCL (no Conectiva 9 ele não instala, por padrão)

-Compilar a GUI

-E Scanear....

Aviso:

Como eu disse, eu sou usuário, não tenho conhecimentos necessário para dar suporte na instalação, nem tempo disponível para isto. Portanto, se voce tiver algum problema ou dúvida, recorra ao google ou ao forum deste site.

Andre Cabral.
Simples Usuário
Belo Horizonte - MG

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» decko () em 07/05 16:59

Boa!!! É assim mesmo!!! Da mesma forma que meu scanner não era suportado pelo SANE, ajudei o mantedor do backend do gt68xxx(que é o chipset do meu scanner) a debugar informações, erros, etc e tal, e hj tenho um scanner USB funcionando legal no meu linux. Se vc quiser comprar um Genius ColorPage 3Xe, pode comprar, e utilizar a versão CVS do SANE.


» EnG-Linux () em 08/05 11:00

Tenho um scanner TCE S540, parece corresponder com o Primax Colorado 1200p, pois as características são Identicas! http://primax.sourceforge.net/index.html fala que o COLORADO 1200p funciona no linux.
HEHEHE, vou testar e falo pra vc's se funcionou!


» Lincoln S. Cristóvão () em 12/05 15:58

Olá, eu tenho um scaner S450 tb da TCE e não encontro drive para fazê-lo funcionar no WinXp. Vcs sabem me dizer qual scaner da Primax corresponde ao S450 da TCE para que eu possa fazer o download correspondente.
Obrigado


» Edno do Amaral () em 23/06 18:26

Tenho a varios anos Tcê S450 nunca tive problema. Só não consegui enviar os meus dados. Porque quando e feita a instalação a ficha não pode ser enviada
porque não podemos estar conectato a internete.


» Edno do Amaral () em 23/06 18:26

Tenho a varios anos Tcê S450 nunca tive problema. Só não consegui enviar os meus dados. Porque quando e feita a instalação a ficha não pode ser enviada
porque não podemos estar conectato a internete.


» Edno do Amaral () em 23/06 18:26

Tenho a varios anos Tcê S450 nunca tive problema. Só não consegui enviar os meus dados. Porque quando e feita a instalação a ficha não pode ser enviada
porque não podemos estar conectato a internete.


» Priscilla () em 20/07 14:03

Tenho um scanner da TCê S450 mas perdi os programas de instalação gostaria de obte-los via internet , teria como? Me Ajudem Please !!!!!


» GUSTAVO COSTA () em 15/08 10:59

NÃ CONSIGO INSTALAR MEU SCANER POR QUE MEU OPERACIONAL E O WIN 98 SE ALGUEM TIVER ALGUMA COISA QUE POSSA ME AJUDAR POE ]R FAVOR WWW.GPCOLOR@IG.COM NÃO TENHO O DRIVER DE INSTALAÇÃO E NÃO CONSIGO EM LUGAR ALGUM POR VAFOR 9261-7329 AGUARDO ANCIOSAMENTE.OBRIGADO


» Carlucio Lima Filho () em 10/09 09:56

Meu irmão tem um scanner primax colorado e o sistema é o windows 98.Como ele pode fazer para instalar, se não tem disco de configuração?
Amigos, peço explicação passo-a-passo por favor.


» Daniel sirio () em 14/09 20:28

Tenho um scanner da TCê S450 mas perdi os programas de instalação gostaria de obte-los via internet , teria como? Me Ajudem por favor!!!!!!


» jeronimo () em 03/03 22:00

tenho um tce s430, onde faço dowloads do software de drive correspondente.


» Valeria Abreu () em 12/04 00:42

Tenho um scanner TCE S450 e perdi os discos de instalação,gostaria de saber se tenho como obtê-los pela internet.
Desde já agradeço a colaboração.


» Angela Veras Dos Santos () em 09/06 09:24

Olá!

Recorro a vcs para que me indique um site onde eu possa baixar o manual de Instrução e uso de meu scanner TCE S-450 (manual em português) pois perdi o meu.
Se algum internauta tiver, peço por gentilesa me enviar como arquivo (texto)podendo ser compactado. Obrigado!

Atenciosamente,
Angela
E-mail: avsantos@mre.gov.br



» karina dos Santos Gonçalves () em 02/07 16:14

queria o downloads do scanner tcê s450, pois perdi o cd de instalação


» luciane () em 06/07 15:59

estou presisando do manual da maquina digital TCE cd 200 e do escanner TCE s 440 pois eu perdi o do escanner teria como baixar da internet as duas informarcoes.


» Rodrigo () em 13/07 01:07

oi eu tenho um scane tce s430 eu perdi o cd-rom de instalasão como eu posso instala ele


» Bruno Leonardo () em 14/07 20:21

preciso de um download do programa de instalação da primax colorado direct 30bit.
onde achar?????????


» Eliane Veras () em 19/07 13:59

Olá!

Recorro a vcs para que me indique um site onde eu possa baixar o manual de Instrução do scanner TCE S-450 (manual em português) e também peço que me ajudem, pois não consiguo fazê-lo funcionar no WinXp.

Desde já agradeço.
Eliane Veras


» Fernando () em 07/08 17:28

AMIGOS EU TENHO UM SCANER TCÊ S450 E PERDI O CD DE INTALACAO... TEM COMO ALGUEM ME ENVIAR PELO E-MAIL... PELOMENOS OS DRIVES... OBRIGADO DESDE JA... rep407@hotmail.com


» Filipe Pimentel () em 04/09 02:35

ai eu perdi meu cd da minha scanner s430 e não to conseguindo baixar no site da tce como eu posso conseguir outro drive para win 98...quem tiver me manda ai valeu brother....


» eu () em 06/09 13:53

vai toma no cú seua viados vcs naum resowvem problema de ningem naum seus pau no cus


» Lariane () em 02/10 12:36

Eu tb perdi o CD de intalação do meu scanner S450, por favor de tiver coo me enviar o Driver por e-mail.
Obrigada bjs


» RODOLFO M PONTES () em 02/10 15:21

O CD DE INSTALAÇÃO, SE QUEBROU DENTRO DO HD; NÃO CONSIGO CONFIGURAR MAIS O MEU TCE S450, NEM MESMO FAZER O DOWLOAND, OQUE DEVO FAZER??


» Mirella () em 08/10 11:39

Oi pessoal estou com o mesmo problema, perdi o CD de instalação do meu scanner TCE 540 para windows 98. Agradeço se alguém puder mandar por e-mail.
mi4@ig.com.br
Valeu!!!


» JOAO BATISTA () em 29/10 09:32

Estou precisando do drive da scanner TCE 450 e 440 com oeu posso arrumar.


» JOAO BATISTA () em 29/10 09:33

Estou precisando do drive da scanner TCE 450 e 440 como eu posso arrumar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.