Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Terminais gráficos com o LTSP

Notícia publicada por brain em maio 6, 2003 12:55 PM | TrackBack


William (wrochal@linuxit.com.br) avisa: "Aproveite os computadores obsoletos em sua rede e monte um servidor de terminais gráficos. Com ele, as estações não precisam nem mesmo de disco rígido." Ele publicou uma cópia da tradução oficial do guia Baixando e Instalando LTSP, versão 3.0, que foi feita pelo Marlon Dutra (marlon@debian-rs.org). Para ver no LinuxIT, basta seguir o link.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» biZonho () em 06/05 14:14


O Linux Kurumin já faz isso :

http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?t=452

Não precisa instalar/compilar nada ... basta usar !


» André Luiz Rodrigues Ferreira () em 06/05 14:36

Opções de escolha!
Parabéns ao Marlon Dutra pelo trabalho.

Abraços,

André Luiz Rodrigues Ferreira


» Alfa () em 06/05 15:09

Algúem saberia me responder se isso funciona com os terminais da Samurai (www.samurai.com.br)?
Gostaria de saber muito isso?
Alguém já usou? Gostou?
[ ]s


» spectra () em 06/05 17:54

Será que o Kurumin faz isso sem ter que ter cd-rom? Apenas com um diquete ou apenas com uma placa de rede(gravando a imagem de boot na EEPROM)?
Estou perguntando pois realmente não sei a resposta.

Parbéns as Marlon Dutra, pois isso ajuda a divulgar esse projeto e pode ser uma das soluções para os problemas que temos no dia-a-dia.


» zeeto () em 06/05 21:19

Utilizando-se uma placa de rede Intel pro/100 ou outra que possua protocolo PXE, é possível dar o boot na rede sem necessidade de drives (CD-ROM, floppy,etc).
O modo mais prático de se fazer isso é instalando o K12LTSP, um projeto voltado a escolas, baseado no RedHat 8.0 e que traz tudo pré-configurado.
Uma curiosidade: nos EUA, a Intel patrocina a implantação desse projeto doando um servidor XEON e terminais celeron para as escolas que solicitarem. Seria interessante uma iniciativa dessas no Brasil, onde o acesso a tecnologia é muito mais caro e restrito a meia dúzia de privilegiados.


» rodrigo () em 28/09 13:02

Utilizei o Fedora Core 1 para configurar o LTSP.
Estou com uma dúvida: não consigo utilizar o floppy da estação. Quando monto o floppy, é o floppy do servidor que é montado. Como faço pra montar o floppy da estação?

Obrigado,
Rodrigo


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.