Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Magnux Linux

Notícia publicada por brain em abril 27, 2003 02:43 PM

Michel Araújo (michel@globalamerican.com.br) mandou a sugestão: Gostaria que vocês comentassem sobre o Magnux Linux, distribuição totalmente nacional. Viva os desenvolvedores nacionais!!!"

Quando saiu o Magnux Linux eu postei sobre ele sim, acho que até convidei interessados em fazer análises. O convite continua de pé, postem seus comentários!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo () em 27/04 21:49

Eu conheci um dos desenvolvedores no rio.. no encontro de usuario Linux.. o Raphael.. o projeto ta bem bacana mesmo...

bom é isso ae... apesar de utilizar bsd somos todos da mesma familia..

[]s


» Ricardo () em 28/04 00:33


Não conheço a distro. Acho legal o esforço.
Mas deixo uma opinião minha, por favor sem flames. Eh só uma opinão.

Já não existem distros suficientes ???
Suse, Slack, Red-Hat, Kurumin, e mais uma dezena.

Pq. não ajudar a melhorar o q jah existe. Todo mundo quer fazer a sua distro, o seu programa, o seu manual. Tem vários manuais falando do mesmo assunto, várias distros com basicamente as mesmas caracteristicas. Vários programas de e-mail, varios x-managers, vários versões de programas para fazer uma mesma coisa.

O programa x não faz uma determinada função. Converse com a equipe de desenvolvimento e se ofereça para fazer. Precisa criar uma nova versão a partir do zero.

Todos falam e não re-inventar a roda e eh justamente isso q acontece o tempo todo.

Bom, é isso. Como falei no começo é minha opinião pessoal, e acredito q seja tb. a de muitas pessoas q acompanham o universo Linux/BSD

Um abraço a todos


» thiagomz () em 28/04 08:27

Ja não existe um numero de modelos de carro suficientes ? ;)


» thiagomz () em 28/04 08:27

Ja não existe um numero de modelos de carro suficientes ? ;)


» Ricardo () em 28/04 09:06

Sim, existe. Mas existem, por exemplo 10 empresas q fabricam carros e elas lançam novos
modelos todo ano. Vc. tem por exemplo 10 gdes Distro q lançam em intervalos regulares novas versões.

O exemplo q citei não ficou muito bom. Mas dá pra pegar a idéia.

O ponto é : Ficar criando novos softwares, ao invés de melhorar os existentes.


» Vladimir () em 28/04 09:25

Nem sempre as funções que a pessoa gostaria de ver implementadas são aceitas nos projetos, embora sempre avaliadas. Daí nasce a necessidade de se implementar algo novo. E isso impulsiona também os projetos já existentes estimulando eles a terem implementadas funções que foram criadas em outros projetos. Acho que nunca será demais uma nova distribuição, nem que seja para fazer as outras acordarem para ver o que estão fazendo de errado, ou não estão fazendo.


» Cesar Cardoso () em 28/04 10:34

Porque as pessoas sempre acham que tem forks demais, tem distros Linux demais, tem sistemas BSD demais... ?

É nisso que são testadas novas idéias, novos conceitos, novas metodologias, novos procedimentos.


» Ricardo () em 28/04 11:36


Cesar Cardoso :

Nada contra "novas idéias, novos conceitos, novas metodologias, novos procedimentos" mas precisa criar uma distro, programa ou manual a partir do Zero ?

Acaba acontecendo o seguinte : Programa a, b, e c
não tem a funcionalidade. Cria-se ( do Zero ) um programa x. Programa a, b e c vêem q a funcionalidade é boa e incorporam ( geralmente gastando muito tempo na compatibilização )

Pq. então em vez de criar a funcionalide em x, não se aplica diretamente em a ou b ou c. Perde-se menos tempo. Não re-inventa a roda.

Sei que nem sempre a funcionalidade, é do gosto dos criadores ou mantenedores. Mas Lista de usuários existe pra isso. Entra na lista e discute com o pessoal. Se a funcionalidade q vc. quer colocar for boa e útil, ai não tem como o desenvolvedor/mantenedor ignorar sua solicitação para colocar a funcionalidade.

Por exemplo : Programas de e-mail Fetchmail, SendMail funcionalidade básica : Mandar e-mail
O SendMail faz algumas q o Fetchmail não faz e vice-versa.

Só q o cara q criou o segundo, teve q programar novamente toda a parte basica : Mandar e-mail


» EAC () em 28/04 12:09

Srs. Sejam bem-vindos ao maravilhoso mundo o Software Livre.

Só lembrando, a maioria das distribuições novas são baseadas em outras distribuições, então ninguém reiventa a roda, apenas customiza.


» djalmir () em 28/04 12:11

Bem que na parte de manuais alguém poderia ter a idéia de montar uma wikipédia sobre cada programa. Assim cada uma que teve um problema com seu programa poderia relatar o problema e como o resolveu. Depois outras pessoas iriam ampliando este manual e não precisariam reescrever o q já foi escrito, apenas implementar. Isto tornaria qq manual imenso, mas com certeza é bem melhor procurar num lugar só do que ficar rodando na net atrás de informações.

Fica o recado.
[]s Dj


» Marcel () em 28/04 13:12

Porque mesmo com o advento da Ferrari ainda se continua a usar Jeeps ? Cada qual na sua função...

Uma distro nova certamente é baseada em outra distro e não reinventada do zero... mas ela é feita para se ajustar a certas necessidades... Nenhuma distro consegue incorporar tanto usuários domésticos como mega-clusters de empresas em uma mesma distro... ou, se tenta, há uma grande falha de não ser específico para algo...

É pra isso que surgem novas distros ou programas...

Mesmo nos softwares comerciais... nem toda empresa usa um software de caixinha, preferindo as vezes contratar uma equipe para programar um software específico as necessidades da empresa... isto é reinventar a roda ou adaptar-se a un nicho realmente muito específico de mercado ?


» sidney - df () em 28/04 17:00

Gostaria de saber em qual distro é baseada (Red Hat/mandrake/slakware ou outra) ? Também acredito que é difícil reinventar a roda, mas como se a alguns anos não se cogitaria dividir um átomo, talvez a comunidade melhore as distros já existentes; e que solucione problemas, no qual uma distro seja mais rápida ou mais eficiente que outra.


» Davi Carvalho () em 28/04 17:37

"Free as in Freedom". Liberdade de escolher, liberdade para criar, liberdade para ajudar e aperfeiçoar outras distribuições... como afirmou o EAC, este é o maravilhoso mundo do software livre. A criação de uma nova distro pode surgir por uma necessidade específica (será que a Red Hat se interessaria em fazer uma distribuição que rode em um CD ?); pela criatividade dos milhares de desenvolvedores no mundo inteiro que querem compartilhar idéias e mostrar que podem desenvolver ótimas distribuições, que podem originar outras distribuições mais específicas para uma arquitetura ou para uma finalidade específica...etc. E você pode se dar ao luxo de escolher a que melhor lhe convier, e até alterá-la e criar a sua. Acho que assim todos ganham, certo ?


» Flavio Veloso () em 28/04 17:44

Salve pessoal.

O desenvolvimento do Magnux Linux se iniciou em 1998 quando não existia sistema Linux "apropriado" para o funcionamento como servidor. Esta foi a principal motivação para a criação de nosso sistema. De lá pra cá muita coisa se passou, e hoje o temos pronto, caminhando para sua segunda versão. Não vamos jogar fora todo este trabalho, até porque acredito que ele é de qualidade.

Certamente pegar um programa pronto e aprimorá-lo é o mais sentato. Obviamente o Magnux Linux não reinventa todas as rodas -- ele utiliza muitos dos mesmos sistemas e pacotes de software que outros Linux e BSDs utilizam. É a forma e objetivo com que eles são empacotados, e a "cola" que liga isso tudo (p. ex. scripts de boot), que dá personalidade à distribuição. É ai, em nosso foco para servidores e segurança, que fazemos diferença. Não tenha dúvidas, no entanto, de que se precisarmos reinventar alguma roda para atingir nossos objetivos, faremos.

A comparação com os carros é, IMHO, equivocada para este caso. Uma comparação mais apropriada seria a de o software independente (pacotes GNU, BIND, GNOME, KDE etc.) serem remédios de prateleira em uma farmácia, e *as farmácias* serem as grandes distribuições. No caso, o Magnux Linux ainda pode ser considerado um lojinha local, mas com grande potencial... ;-) Assim, você pode realmente argumentar que criar mais um software (remédio) para resolver um problema (doença) que já tem solução é um desperdício, a não ser que haja interesse comercial, o que não é nosso caso, ou que a nova solução faz as coisas de forma diferente (e.g. efeitos-colaterais). Já em relação ao número de distribuições (farmácias) existentes, quanto mais melhor para os usuários (doentes), que têm, assim, mais opções de escolha, possivelmente atendimentos diferenciados etc.

Outro ponto fundamental foi muito bem exposto em outro post: bem-vindo ao maravilhoso mundo do software livre! Criar nosso próprio sistema operacional foi uma necessidade mas é, sem dúvida, um grande prazer. Ter independência para definir nosso caminho também não tem preço.

Em relação à compatibilidade, área que você tem razão em se preocupar, saiba (err... certamente você já sabe :-)) que existem padrões sendo desenvolvidos para diminuir este problema. O Magnux Linux tem compromisso com seus usuário de seguir estes padrões.

Por último, reafirmo que nosso sistema já é realidade e passa bem. Como disse, estamos iniciando a versão 2.0 e procurando voluntários. Quem se sensibilizar e quiser participar do projeto, basta acessar http://www.magnux.org/v2.php para obter mais detalhes. Além de várias rodas para reinventar, temos um sistema operacional inteiro para desenvolver. :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.