Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PLC: internet banda larga pela rede elétrica no Linux

Notícia publicada por brain em abril 23, 2003 07:38 PM

Pedro Fernandes Neves (pfn@bol.com.br) avisa: A tecnologia PLC (Power Line Communication) utiliza a rede elétrica como meio de transmissão de sinais de telecomunicações, permitindo o acesso à Internet em banda larga (velocidade de até 45Mbps !!!). É 100% compatível com qualquer Sistema Operacional. E melhor, funciona perfeitamente bem com o Linux (já testei e aprovei). O modem possui um conector para a tomada elétrica e uma porta Ethernet, ou seja, basta configurar o TCP/IP normalmente.  Mais informações (em português) site da LightPLC.com.br.

Olhei o site indicado pelo Pedro e achei importante este trecho: "Os testes operacionais para acesso a Internet em banda larga foram iniciados em alguns prédios comerciais e residenciais na região metropolitana do Rio de Janeiro". Por que nunca testam essas coisas na minha casa? ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» djalmir () em 23/04 20:04

Este link não dá em lugar algum. poderia consertá-lo? o assunto é muito interessante.


» djalmir () em 23/04 20:11

http://worldtelecom.idg.com.br/wt/tecnologia/2003/01/0007
Este link trás mais informações a este respeito. Acredio que ainda tem muito a fazer, mas já é um grande passo.


» Augusto Campos () em 23/04 20:16

Arrumei, arrumei :) é www.lightplc.com.br


» Mandragor () em 24/04 01:09

Imagino que,lamentavelmente, não há mesmo muita coisa interessante acontencendo aqui no meu querido e sofrido Rio,que se relacione diretamente ao mundo Linux, acho que ainda estamos bem atrás em comparação a outros estados; por outro lado, percebo que também não há muito interesse de pessoas de SP e do Sul em procurar SABER o que de fato acontece. Por exemplo, não custa ler as seções de informática do Globo ou do Jornal do Brasil Online,não é mesmo? Quanto ao PLC, para o grande público saiu no Globo da última segunda aqui:http://oglobo.globo.com/oglobo/suplementos/informaticaetc/107506993.htm
Desculpem o tom, mas estou cansado de ver as notícias do que acontece de relevante aqui serem ignoradas (vide o lançamento da tecnologia GSM no Brasil pela Oi, há quase um ano aqui no Rio, fato histórico, solenemente ignorado por este e outros sites da "comunidade" como o PontoBR), enquanto as de violência (que existe e é péssima) vêm sempre em destaque, e são usadas para alfinetadas maldosas.


» Augusto Campos () em 24/04 07:03

Mandragor, eu tendo a publicar as notícias que os leitores mandam, sem nenhum tipo de bairrismo. Talvez os leitores do Rio estejam deixando de me mandar sugestões de notícias como as que você citou.

Realmente não custa nada ler O Globo, assim como não custa ler o Correio Braziliense, a Zero Hora ou o Diário do Commércio. Mas isso não significa que eu posso ler todos :) Para notícias regionais, conto com as indicações dos leitores de cada região!


» Sergio Salgueiro () em 24/04 10:05

Aqui no Paraná o PLC já foi testado pela COPEL, usando tecnologia alemã e com o Linux (PPPoE).
O problema encontrado foi o alto número de equipamentos queimados (os modems, não os micros) e o projeto ficou na estante por um bom período.
Agora, acredito que a tecnologia esteja mais robusta e vamos começar a ter essa nova alternativa.
A Copel tem uma área exclusiva de Telecomunicações que em breve estará informando mais detalhes sobre esta tecnologia.


» Cesar Cardoso () em 24/04 12:05

PLC parece interessante, mas...

1) A tecnologia PLC ainda está nos testes piloto - e, na primeira tentativa, não deu certo. Vamos ver o que eles melhoraram.
2) A velocidade teoricamente máxima é 45Mbps? Legal. Teoricamente DSL e cabo atingem a mesma velocidade.
3) Banda compartilhada. Eu não gosto disso. Talvez por isso ainda ache DSL mais interessante, enquanto não chegamos ao Ethernet-to-home.
4) Como comentado no artigo da World Telecom, a banda larga no Brasil simplesmente não tem escala (aliás, só tem escala na Coréia do Sul - enquanto o maluco de Pyongyang não joga uma bomba atômica lá - e no Japão)
5) Talvez o pior de todos: a Anatel certamente vai querer entrar em campo se e quando o PLC se tornar realidade. Provedores-laranja, desrespeito ao consumidor...


» Pedro () em 24/04 12:53

DSL teoricamente chega a 8Mbps, pelo menos os modems dentro da faixa de custo do PLC, que chega a 45Mbps teórico e 33Mbps na prática.

A Anatel não vai entrar pq a Anatel trata de serviços e não de tecnologia. Por acaso a Anatel se manifestou em relação ao ADSL?

O PLC vem justamente na tentativa de popularizar o aceso à Internet em banda larga, pois existe uma possibilidade de acesso a um custo bastante reduzido quando os equipamentos ganharem escala, assim, pode-se tornar o não-mercado em mercado...


» Cesar Cardoso () em 24/04 20:16

A Anatel não vai entrar pq a Anatel trata de serviços e não de tecnologia. Por acaso a Anatel se manifestou em relação ao ADSL?

Entao quem inventou a obrigacao ESDRUXULA (e sem paralelo em nenhum outro pais do mundo!) de voce TER que comprar autenticacao de um "provedor-laranja" para comprar um ADSL? O Augusto? Nao, a nossa "querida" Anatel. E, sim, ate hoje a nossa "querida" Anatel nao regulamentou como o ADSL deve ser prestado.

Entao, sim, a Anatel, quando sentir o cheiro da possibilidade de se dar bem, vai chegar e regular o PLC, e certamente do modo mais favoravel aos de sempre, nao aos consumidores.

(Sim, eu concordo com o presidente e o ministro das Comunicacoes. E vou mais alem. Essas agencias todas, do jeito que estao, joga todas elas na privada e puxa a descarga. Elas nao regulam nada.)

Ah sim: popularizacao da internet? Somente quando o 802.11 ficar barato. Do resto, nao rola, porque depende de alguem no meio do caminho. E viva as frequencias desreguladas de 2,4 e 5GHz...


» todorov () em 24/04 21:06

Falando em novas tecnologias de acesso à rede, estou usando uma conexão nova (que até onde eu sei só está disponível aqui em são paulo, como me foi informado por eles) que funciona via tecnologia CDMA (sim, a mesma usada no celular... meu modem até disca!)

A conexão vai até 3MBPS mas o provedor limita em 1,5mbps no plano básico. Chama-se Giro (www.giro.com.br).

Por enquanto a única coisa que tenho a reclamar é o famoso suporte que esse pessoal costuma dar ao linux: NULO! O negócio não funciona de jeito nenhum no linux... nem no mac, nem no bsd... só no windows mesmo.

Enfim, a conexão em si é muito boa.. rápida e estável.. faço downloads a 100KBps reais. Parece uma LP mesmo. Dizem que o negócio fica meio capenga em dias de chuva, mas eu ainda não senti essa diferença.


Ah, acho que é "Jornal" do Commércio e não Diário do Commércio (se a referência for ao periódico de Pernambuco)


» Pedro () em 24/04 22:28

Os provedores-laranja do ADSL não foram criadas pela ANATEL e sim pelas empresas operadoras de telefonia que não podem prover serviço de valor adicionado, que é o serviço de acesso a Internet.
O modelo que foi implementado pelas operadoras é que não precisa de provedor (do jeito que está funcionando), pois assim elas ganham com tráfego. Mas se eu quiser posso trafegar os dados pela minha rede e utilizar o ADSL como última milha apenas.


» Cesar Cardoso () em 24/04 23:12

//Os provedores-laranja do ADSL não foram criadas pela ANATEL e sim pelas empresas operadoras de telefonia que não podem prover serviço de valor adicionado, que é o serviço de acesso a Internet.//

Sim, os provedores-laranja sao uma invencao da ANATEL!

Mal e porcamente o unbundling no loop local foi implementado, que o diga a Embratel e o que ela teve que ralar pra oferecer telefonia local.

Unbundling de ADSL? Nada ainda. Em vez de permitir que os provedores comprem seus DSLAM, coloquem na central telefonica local e oferecam o ADSL diretamente ao consumidor, criam a provedoria-laranja. Resultado: precos mais altos do que poderiamos ter com uma verdadeira concorrencia no ADSL.

Depois fazem relatorios sobre a "pequena penetracao da banda larga no Brasil". O resto sao bando de velhinhas de Taubate que acreditam em Coelhinho da Pascoa, Papai Noel e Anatel.


» Álvaro () em 01/09 15:08

O assunto aí é internet banda larga?! Talvez vcs encontrem algo que possa ajudar nesse site: Internet Banda Larga . Espero ter ajudado!!!


» Álvaro () em 01/09 15:12

O link era esse:


» Álvaro () em 01/09 15:13

Esquece...


» Flavio () em 29/09 15:41

Estou fazendo um projeto usando a transmissão de dados via rede eletrica( homeplug) e se alguém tiver algum material agradeceria.


» Carlos Alberto Piffer () em 24/12 20:08

Estou interessado! Moro em Santos. Desejo saber mais detalhes, como custos e data para implantação do sistema.

SDS.

C.A.Piffer


» A. Carlos () em 01/01 12:53

Gostaria de saber onde comprar o PLC. se alguem puder me ajudar agradeço....


» Danillo () em 20/02 00:54

Eu estou cursando o 2º periodo de Ciencia da Computação e tenho q fazer um seminario sobre PLC, so q nao sei como é o funcionamento correto desta tecnologia, quem puder me mandar uma solução ou um artigo mandem pra o meu e-mail, por favor. danillobs@terra.com.br
Agradeço desde ja, Obrigado.


» jose carlos lobo () em 16/03 08:38

como eu posso colocar na minha rede eletrica a banda larga via internet. explica melhor espero respostas


» André Massami Unno () em 17/03 12:52

Boa tarde.
Sou aluno do 5o ano de Engenharia de Telecomunicações e o assunto do meu TCC é exatamente sobre transmissão de dados através de rede elétrica.
Se possível, gostaria que alguém me enviasse artigos sobre esse assunto.
Se alguém também tiver, gostaria de receber sugestões de como eu poderia estar fazendo uma implementação prática sobre esse assunto.
O meu e-mail é andre@inoxtubos.com.br


» Luis Fernando () em 17/03 16:00

Gostaria de saber mais sobre o sistema, como funciona, instalações e preços


» Iran () em 26/04 20:37

Como posso mim conectar a internete banda larga pela energia eletrica, o que preciso para ligar?
Alguem pode mim dar uma resposta...!!!


» Eduardo () em 06/05 13:21

O meu nome é Eduardo e estou no 5 ano de engenharia eletronica, e tenho interesse na área de PLC só que não tenho muito material sobre este assunto. Se possivel gostaria de receber materiais nesta área.
Desde já, agradeço Eduardo


» Adriano () em 12/05 16:43

Eu estou cursando o 8º periodo de Sistemas de Informação e estou escrevendo um artigo sobre PLC. Se alguem tiver qualquer informação, outros artigos sobre esta tecnologia, etc.,favor me enviar.
Agradeço desde ja, Obrigado.


» André () em 12/05 22:01

Sou aluno da Fundação Liberato no Curso Técnico em Eletrônica e gostaria de saber mais sobre transmissão de dados via PLC, custos, implementação.


» Bruno Vinícius () em 27/05 08:46

Ae pessoal!Preciso da ajuda de vocês.
Por favor eu gostaria que alguém que possuisse qualquer informação sobre a PLC que enviasse para o meu e-mail:brunoviniciusx@uol.com.br
É que eu estou fazendo uma pesquisa pra faculdade, estou cursando o primeiro semestre de engenharia da computação na FASP e preciso de nota para continuar no curso.
Por favor, me ajudem!!!!
Eu e meus colegas agradecemos.


» Christiane () em 11/06 16:52

Minha monografia foi sobre esse assunto e está publicada no site: www.interneteletrica.cjb.net


» IAB/SC () em 17/06 14:38

Gostaria de receber orçamento desse sistema de internet banda larga, por e-mail, para poder apresentar a Diretoria.

Santa Catarina
Florianópolis
Centro

Julia Nunes
Secretaria


» Claudê Lopes () em 22/06 16:31

Esse sistema seria muito bom, principalmente para os usuarios domesticos. Para tanto, gostaria de mais, obter informações, como e onde compro um modem para esse acesso.
Claudê Lopes
São Paulo-SP


» Adriana cristina bernardes () em 01/07 15:43

procuro um serviço sem discaor para dois computadores


» Raul P. Camara () em 29/07 23:46

Bom Dia,

Sou estudante de Eng. de Telecomunicações e estou escrevendo meu TCC sobre PLC.
Se alguem possui algum material tecnico sobre o assunto, porfavor me mande...eu agradeço


» Luiz Gustavo () em 13/09 10:35

Sou estudante de engenharia de telecomunicações e estou fazendo meu tcc em cima do plc, se alguem tiver material por favor me envie


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.