Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell começa a se render ;-)

Notícia publicada por brain em abril 15, 2003 11:32 AM

Davi Carvalho (davi_carvalho@yahoo.com) deu a dica: Esta notícia do InternetWeek afirma que a Novell, na versão 7 do Novell Services, irá suportar tanto o kernel do seu Netware como o do Linux. Além disso, a empresa planeja oferecer um cliente do seu GroupWise para Linux e Macintosh. Não sei qual é a estratégia deles, mas segundo o CEO "...nós não estamos abandonando o Netware, estamos apenas adicionando o Linux..." (?). De qualquer forma é uma ótima notícia para o GNU/Linux; e se não estou muito enganado, a Novell tem uma grande base no Brasil.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» hamacker () em 15/04 11:54

Alem de todos os servicos do netware ainda vou poder rodar qualquer programa do linux no netware, é isso ?
Entao podemos dizer que foram os servicos do netware que foram parar no linux (e nao o contrario), seria como uma nova distro chamada Netware for Linux.

Se for, eles abandonaram o netware, porque ninguem vai ficar somente com o netware se pode ter os servicos do netware rodando no linux + todos os programas, banco de dados, servidores que o linux possui.


» Roberto Valle () em 15/04 12:32

Eu quero ver é o NDS portado para Linux - Aí sim o negócio vai pegar fogo...


» zé do caixão () em 15/04 13:31

Já existe o NDS para linux, faz tempo.


» decko () em 15/04 13:40

Existe NDS pra Linux??? !Qual a URL???


» Aldoir () em 15/04 13:50

Sim, já existe o NDS para Linux há bastante tempo, mas é um produto comercial. Quanto ao NetWare, sempre foi um servidor muito estavel e rápido. Espero que um dia o Linux possa ter o seu sistema de controle de direitos/acesso a arquivos.


» zé do caixão () em 15/04 13:54

http://www.novell.com/pt-br/products/edirectory/

Mas só porque é para linux não quer dizer que é de graça ;-)


» Aldoir () em 15/04 13:58

Para quem não conhece, o NetWare permite dar direitos de acesso a varios grupos e/ou varios usuarios. Sei que se pode fazer isto no Linux através de ACL´s, mas exige recompilar o kernel e algumas outras alterações e eu nunca teste.


» zé do caixão () em 15/04 13:58

Já exite trustees (o sistema de permissões) para linux. Confira em:
http://trustees.sourceforge.net/

Não vai entrar no kernel 2.6 oficial, pois este lugar já está reservado para o sistema de acls.
http://acl.bestbits.at/


» Fófis () em 16/04 13:25

E alguém já conseguiu testar com sucesso o acesso Linux com as permissões Novell?


» Marcus Grando () em 16/04 20:37

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042003/16042003-2.shl


» vimax extender () em 07/10 16:35

I am not one of those who think that the people are never in the wrong. They have been so, frequently and outrageously, both in other countries and in this. But I do say, that in all disputes between them and their rulers, the presumption is at least upon a par in favour of the people.


» fleshlight () em 20/10 16:27

The real question is not whether machines think but whether men do.


» gazduire () em 27/10 05:08

Happy to read this, that is great guys!


» vimax () em 04/11 18:17

Money does not pay for anything, never has, never will. It is an economic axiom as old as the hills that goods and services can be paid for only with goods and services.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.