Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial do Mandrake 9.1

Notícia publicada por brain em abril 9, 2003 12:45 PM

Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) avisa: Este tutorial procura atingir todas as classes de usuário, desde o iniciante que está instalando o Linux pela primeira vez até o macaco velho que já conhece várias distribuições, por isso o texto mistura instruções bastante simples sobre instalação e particionamento por exemplo com detalhes mais avançados destinados a quem já utilizou as versões anteriores do Mandrake. A idéia é dar uma visão geral do sistema com o máximo de datalhes possível.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Felipe Raposo () em 09/04 13:11

Essa versão do Mdk tá boa?


» SdnNv () em 09/04 14:20

Olha... tentei instalar com boot por disquete e não funcionou... na hora da instalação, ele pula uma fase de escolha do método de boot para o sumário, e parece sobrescrever a MBR sem que você queira. Reportei este problema para o Morimoto mas parece que ele não encontrou... talvez tenha acontecido somente comigo; pode ser um problema do meu computador ou falha minha.
Mas instalei com o GRUB e afirmo que o MDK 9.1, hoje, é a mais completa distro para usuários HOME. Está bem acabada, apesar do Bluecurve da RH ser campeão, e dar um show no tema padrão da MDK. A tradução ainda não é perfeita, tem muito texto em inglês, as vezes, metade em portugues do Brasil, de Portugal, e inglês, tudo junto, ou com alemão, como aconteceu com o Openoffice (comigo pelo menos, nas caixas de texto de tipo de arquivo da janela "Guardar").
Mas é mais estável que o MDK 8x. O Mozilla vem com um bug que ele trava quando voce começa escrever na caixa de endereço. Basta entrar no diretório do Mozilla (/usr/lib/mozilla) e excluir dois arquivos relacionados com o histórico (não me recordo)que o problema resolve.
Vale a pena ter esta distro no micro, mas ainda com o XP na outra partição (vide: http://www.desktoplinux.com/articles/AT4675384438.html). Falou...


» Rafael Goulart () em 09/04 14:26

Já estou baixando.

Queria agradecer ao Morimoto por citar o PLF, Penguin Liberation Front. O descobrir recentemente, e lá estão alguns aplicativos realmente fantásticos que alguns usuários gostariam de ter, mas julgam que não existe nada parecido no Linux.

Meu preferido (melhor dizendo, não sou nem usuário, mas admirador do trabalho deles - mas vou instalá-los, sim!) é o Cinelarra. Para quem quiser ter uma prévia e tem o MDK 9.0, veja o broadcast2000, que é o antecessor dele. Um editor não linear de vídeo, com vários recursos do Adobe Premiere. Vale a pena conhecer a história do aplicativo, parece que houve até uma pressão para que ele desaparecesse...

Uma outra dica: não sei bem o quanto isto é documentado, mas existe, nos repositórios oficiais do MDK, um tal de "contrib".

Veja este mirror:
ftp.chello.se/pub3/Linux/Mandrake/9.1/contrib/i586

Lá estão outros aplicativos que muito já tentei instalar, em especial o Ardour, que é um gravador multicanal. Dureza de compilar, ainda não tinha tido paciência para catar todas dependências, e está lá em "contrib"! Pode até não ser a última versão, mas pelo menos dá para testar...
Também estão lá o Amanda (servidor de backup), o Acid (trabalha com o Snort, não?), Anjuta(IDE para C), Abiword, Clamav, Dillo, Icecast, Nessus, Samba3, Webalizer, ufa!, e mais um monte de coisas.

[]'s,

Rafael Goulart


» killgdh () em 10/04 19:09

Parabens morimoto como sempre uma copia fiel do manual do proprio mandrake, continue assim copiando desleixadamente sem citar as fontes que você irá longe.

Parabens pela copia e tradução perfeita.


» Killaosinvejosos () em 11/04 10:00

Ao killgdh,

Se inveja matasse...
Tem gente que não faz nada e só reclama.
Pior coloca seu sentimento de ódio por alguém pra fora sem o mínimo de fundamento.
Acima de tudo é preguiçoso, faz alguma coisa para a comunidade, ô imbecil.
Seu e-mala.


» WAN-DER-WALLS () em 29/09 15:32

OLÁ, TENHO UMA DÚVIDA E QUERIA QUE VC ME AJUDASSE.

TENHO EM MEU PC O WINDOWS XP E O MANDRAKE 9.1, MAS GOSTARIA DE USAR SOMENTE O MANDRAKE LINUX. MAS EU ESBARRO EM UM DETALHE TERRÍVEL!!! O AUTOCAD!!! COMO FAÇO PARA INSTALAR E RODAR PERFEITAMENTE O AUTOCAD PELO WINE(JÁ TENTEI ALGUMAS VEZES E NÃO CONSEGUI). PORQUE ATUO NA CONSTRUÇÃO CIVIL E FAÇO MUITOS PROJETOS NA ÁREA. GOSTARIA DE QUE VC ME EXPLICASSEM DETALHADAMENTE COMO DEVO FAZER PARA TER O AUTOCAD NO LINUX.

OBS; AUTOCAD R14

MEU E-MAIL É wan-der-walls@bol.com.br


» Aledxandre () em 21/01 23:03

Kra eu to com o mandrake 9.1
mas na hora q eu dou startx
ele dis erro fatal
no screens e ai nbum carrega minha interface grafica ='((( alguem sbe como resolver obrigado


» Aledxandre () em 21/01 23:03

Kra eu to com o mandrake 9.1
mas na hora q eu dou startx
ele dis erro fatal
no screens e ai nbum carrega minha interface grafica ='((( alguem sbe como resolver obrigado


» alexman () em 23/04 15:50

como faço para meu scanner coor vivid page 3 da genius funcionar ele é porta paralela


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.