Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Confirmado: Saiu o Conectiva 9

Notícia publicada por brain em abril 6, 2003 07:21 PM

willedu (willedu@users.sourceforge.net) avisa: Para os usuários do Conectiva Linux: A Conectiva acabou de lançar o Conectiva Linux 9, em duas versões, Standard e Professional Edition. Por enquanto a distro está disponível através do site apenas, mas logo estará no mercado, segundo anúncio da empresa. Quem deseja comprar os pacotes pode aproveitar até 22 de Abril para comprar os pacotes com desconto de 15%. A notícia veio por e-mail, para os assinantes da "Conectiva-Anúncios", mas não encontrei ainda as referências no site oficial, nem ISO's para fazer o download.

Não tenho como confirmar a notícia, mas sei que o pacote vai incluir 4 CDs de binários. A Conectiva geralmente libera os ISOs cedo, portanto preparem os downloads :-)

Atualização: o site da Conectiva já tem a confirmação e está vendendo o produto antecipadamente com desconto de 15%.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fernando Ike () em 06/04 19:36

Bom, pelo menos até agora (06/04) não saiu os ISO, estou ansioso para que testar. []'s Fernando.


» Manoel Pinho () em 06/04 19:54

Eu já estou usando (pelo menos eu acho que sim), pois venho usando o CL snapshot há meses e venho atualizando. Na semana passada o conectiva-release foi atualizado finalmente para Conectiva Linux 9.0.

Posso destacar o uso do XFree 4.3 (muito bom), KDE 3.1.1 "cristalizado", Gnome 2 novo, glibc 2.3.2, gcc 3.2.2 como padrão, freetype 2, openoffice em pt_BR, mozilla em pt_BR e muitas melhorias em geral para uso como desktop. Ou seja, está atualizado tal como as novas versões do Mandrake, SuSe e RedHat. A Conectiva costuma ser mais conservadora e não deveremos ver incompatibilidades como as causadas pelo novo RH 9.0...

Parece que o instalador agora será o próprio (ou derivado) Synaptic, o que significa que agora finalmente a instalação poderá pedir os outros CDs.

Eu gostaria de sugerir que a Conectiva tornasse oficiais as versões intermediárias (como o CL8++), isto é, a versão estável + updates. Eu acho melhor do que fazer como a RH e outras, que liberam uma versão a cada 2 meses. Assim a Conectiva teria tempo de sedimentar e testar as novas versões e facilitaria a vida dos usuários que instalam o CL em várias máquinas, sem precisar atualizar centenas de MB a cada instalação.


» Darkside () em 06/04 20:14

Eu tbm recebi o e-mail da conectiva anunciando o CL 9


» Augusto Campos () em 06/04 20:40

Fontes secretas confirmam o que o Manoel Pinho sugeriu: o instalador agora permite ler CDs adicionais :)


» Wilson Paiva de Mello Santos Rego Dourado () em 07/04 10:29

EU FALEI, EU AVISEI: a conectiva so tava esperando a RedHat lancar o 9, copiar a distro, colocar as malandragens brasileira para vender suporte e pronto! sai um novo conectiva no mercado.

Voce quer um conectiva melhor ? Use RedHat, a conectiva sempre baseou sua distro na RedHat, coloca uma traducao porca e esconde algumas coisas para ganhar dinheiro com o suporte.


» xiii... () em 07/04 10:56

Rego Dourado? Xiii...


» Fredson () em 07/04 11:21

Wilson Paiva de Mello Santos Rego Dourado


Sua argumentação não tem um pingo de fundamento.
1º - A RedHat já lançou mais ou menos umas duas versões de sua distribuição desde o lançamento do CL8;
2º - Há muito tempo a Conectiva segue uma linha própria para sua distribuição, deixando de ser uma cópia da RedHat, ser baseada é uma coisa, temos várias distribuições que se baseiam na Debian, bem como na RedHat, mas até ser uma cópia...
3º - Se quiser ficar mais por dentro do desenvolvimento da Conectiva, pode assinar a lista de lista de discussão do Snapshot através do endereço: http://distro2.conectiva.com.br/mailman/listinfo/snapshot-users.


» Aldoir () em 07/04 12:36

Ao rapaz W.P.M.S. Rego Dourado...

Leia o comentario do Fredson, ele está 100% certo.
A conectiva ha muito tempo vem fazendo um trabalho proprio, de qualidade, em várias ferramentas e no próprio kernel. Graças ao seu trabalho de tradução (e de varios outros colaboradores) temos uma distribuição quase que totalmente em Português do Brasil. Instalei e testei a versão 8++, que foi lançada bem antes do Red Hat 9, e nela ja estavam incluidas varias atualições, inclusive o KDE 3.1 RC3, que na minha opinião foi a melhor interface que já utilizei, tanto em apresentação quando em praticidade.


» Daniel () em 07/04 12:43

Alguem ai sabe porque eles pararam de atualizar o lista do linux-br.conectiva.com.br depois de janeiro de 2003 nao tem mais nada lá.

Acredito que este conectiva deve ser um pouco diferente do anterior por ser baseado no united linux, e deve estar mais para suse do que para redhat, alguem tem alguma noticia sobre isso ?


» Daniel () em 07/04 12:47

Esqueci de comentar no site diz que ele ja vem com o kernel 2.4.21 mais atual que todas as distos hoje.


» Savião () em 07/04 13:56

Caro sr. W.P.M.S. Rego Dourado,
1o- Gostaria de saber qual bronzeador voce usa, pois não sabia que ja tinham lançado o modelo supositório. Que marca é?
2o- Você não tem embasamento nenhum para criticar o distro Conectiva, a muito ela não é mais uma cópia do RH. Como prova disso é só ver que o RH novo tem varios bugs e o conectiva aparentemente não tem nenhum, pois tem colegas aqui que já vem usando snapshot a algum tempo e não relataram nada.

Forte abraço,
SAVIÃO PINTO DE BRONZE


» a () em 07/04 16:22

R$ 109 pela caixinha e ainda com desconto eu achei pesado para usuários domésticos... E o pior é que as imagens iso não estão nem no servidor ftp ultra-congestionado da Conectiva...

E não ficou claro o que vem nessas caixinhas. Vem manuais impressos de administração e de usuário ou só folhetinhos de instalação ? Alguém sabe ? E suporte ? A versão de 109 reais terá direito ?


» ozp () em 07/04 16:43

Ola, eu jah tentei usar conectiva varias vezes. Eu sou um eterno newbie em linux, mas hoje já tenho um mandrake 9.0 funcionando como desktop e servidor samba/web/printer do meu escritorio.

Tentei a versao marumbi, depois a versao 7 , depois a 8 e nem vou ver a 9.

Para se ter uma noçao a versao 8 nao reconhecia o mouse com a rodinha. Isso pra um usuario final é o cúmulo do absurdo.

A questão é que o conectiva realmente é uma distribuicao, isso ninguem duvida.
É uma boa distribuicao, no sentido de estabilidade, etc etc e bla bla bal

Mas para o usuario final.... pelo menos a 8 eu achei bem ruinzinha.


» Knuckles () em 07/04 17:36

eu gosto do conectiva, sou usuario final e não tive nenhum problema com ela.
mas nunca usei muito conectiva por questão de simpatia :). sempre simpatizei mais com mandrake.
agora to usando o slack 9 e ainda to tentando configura, com a graça de deus eu vo consegui hehehehe.
mas num vejo nada de errado com conectiva


» AbbeyRoad () em 07/04 21:01

Tenho conectiva-8 instalado e funciona bem. Considero-me usuário com poucos conhecimentos e não tive grandes problemas para conseguir instalá-lo, tendo até encontrado tutorial sobre o assunto na internet.
É isso aí.


» hamacker () em 08/04 10:07

Desistiu de instalar uma distribuicao so por causa do mouse c/ rodinha ?
O RH8 tive que instalar isso na mao,e no CL também, porem a documentacao de como fazer isso foi muito farta e em portugues. Por falar em portugues, o RH/MDK a "portugueisacao" ainda é horrivel ? Infelizmente.
Por questoes tecnicas na empresa uso RH7.3, mas gostaria muito que fosse o CL devido a farta documentacao que dispomos na internet.
Só para se ter uma idéia no CL consegui colocar um novo windowmanager (xpce) naquele menu de login muito mais facil do que foi no RH, no MDK nem achei documentacao sobre como fazer isso, sem falar que quase todo RPM que pego para o RH funciona para CL, mas nem tanto no MDK. Foi um parto para fazer funcionar os rpm's da NVIDIA no MDK pois tive de desistir e compilar na mao, mas RH foi 100% e no CL infelizmente só compilando mesmo. Acho q as 3 distros tem muitos problemas, como eu vou alem do desktop, o MDK nao foi muito bom para mim como foram para outras pessoas, no entanto acho q as distros brigam entre si para dizer qual é a melhor, porem só a CL e de fato de brasileiros para brasileiros, e talvez so nao seja a melhor de todas, porque alguns nao ajudam, fazem criticas em listas, forums,... ao invez de reporta-lo ao bugzilla.
[]'s


» Gentoo User () em 08/04 10:32

Gentoo RuLZ !!!!

emerge , portage e ebuild são o caminho , e a salvação !


» Tiago Cruz () em 08/04 10:43

O Manddrake vem com o Kernel 2.4.21 (estou nele agora)

Quanto a tradução, o Mandrake melhorou bastante com relação a versão anterior e estamos trabalhando para melhorar mais.


» Knuckles () em 08/04 15:42

é... olha a melhor tradução que eu vi, depois da do conectiva, foi a do slackware install fest (eu só falo nele agora hehehehe vcs ja devem ta de saco cheio).
Realmente aquele problema que falaram de por outro window manager no login doo red hat é verdade. eu experimentei isso tentando coloca o window maker no login. vcs acreditam que vc innstala o wm direto na instalação do red hat, aparece o nome window maker no login e quando vc clica ele inicia o gnome?
eu arrumei no linuxconf mesmo, só num lembro como hehehehhe.
falows


» Joao () em 10/04 10:01

a traducao para portugues do mandrake nao eh boa, porque os usuarios mais reclaman que ajudam...

quando vcs pararem de reclamar e fizerem um pouquinho ai sim teremos uma traducao mais decente...

parece aquela estoria de todos, qualquer um e ninguem:

"todo mundo pensou que alguem ia fazer, mas no final ninguem fez a traducao que qualquer podia ter feito... "

entao nao reclamem!!!


» Marcos Alexandre () em 12/04 10:31

Também venho usando o CL e atualizando pelo snapshot. O CL 9 está muito bom, mas tive problemas na hora de atualizar o kernel e tive que voltar para o kernel antigo.
Só que agora o synaptic não funciona porque tem pacotes duplicados (glibc-base, por exemplo) e quando tento remover, tenho essa mensagem
Falha de segmentação (core dumped)


Fora isso, o Conectiva 9 vem com o ArgoUML, Anjuta, Blender, Eclipse, OpenOffice em português e Netscape 7
E foi a primeira distro que conseguiu configurar sozinha o meu gravador de CDs sem eu ter que editar um único arquivo sequer.

Vale a pena atualizar.


» Douglas () em 12/04 22:54

Iniciei no Linux a 5 meses atras com o conectiva naquela epoca eu falava q iria comprar a caixinha do CL9...
Hoje 5 meses depois usando o debian gotaria de saber se compensa comprar o CL9 empacotado?


» kurumin () em 13/03 01:37

na minha opinião o conectiva eh uma otima distro até pq eu ja to usando o cl9 e axei otimo (bem configurado)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.