Como anunciamos ontem, o final deste mês de outubro marca o feature freeze do kernel 2.6, ou seja, é a data a partir da qual não se pode mais acrescentar novas características ou recursos ao novo kernel, e todos passam a tratar de deixar "redondas" as características já incluídas. Este e-mail de Linus Torvalds reproduzido pelo LWN.net dá uma boa idéia sobre o que ainda pode ser incluído até amanhã, e o que não deve entrar antes do Linux 2.7. Confira!
Teste simulado de LinuxO Antonio César Assunção Moura (cesar@sisper.com.br) mandou o seguinte recado: Venha fazer um simulado Linux para avaliar seus conhecimentos!!! Resolvi publicar, porque pode ser do interesse de algum de vocês. Tentei fazer o teste, mas quando percebi que precisava preencher um cadastro antes, e que até o campo "Telefone Celular" era de preenchimento obrigatório, desisti. O que vocês acham de sites que oferecem algum serviço em troca de enriquecer a sua mala direta? Vocês informam seus dados reais, preenchem informações falsas, ou fazem como eu e ignoram? Atualização: ele acaba de me escrever comunicando que o campo telefone não vai mais ser obrigatório, e que o e-mail é, porque o site envia uma senha para a realização do teste. Obrigado! Depois até vou marcar um horário pra tentar o teste :-)
InstallFest / Ciclo de Palestras em CampinasEduardo Fernandes Piva (eduardo@las.ic.unicamp.br) avisa: O GPSL-CACo (Grupo Pró Software Livre do Centro Acadêmico da Computação), estará realizando no dia 09/11, um InstallFest no campus da Unicamp, em Campinas. Paralelamente ao InstallFest, estará ocorrendo um ciclo de palestras. Estarão presente palestrantes do CCUEC/Unicamp, RedHat, Centro de Mídia independente - SP, Debian-BR, e outros. Para mais informações, visite www.ic.unicamp.br/ ~gpsl/
Um cruzeiro pelo Caribe a bordo do LinuxNão demos grande cobertura aqui no site, mas recentemente se realizou uma promoção chamada "Linux Lunacy", que consistiu em um cruzeiro pelo Caribe, em um navio especialmente preparado para a ocasião, tendo a bordo Linus Torvalds e sua corte, além de vários outros participantes e interessados no movimento do software livre. Os relatos dessa viagem ainda são esparsos, mas começam a aparecer. A cobertura inicial do Linux Journal é interessante, mas este artigo dá uma visão mais centrada nas opiniões de Linus Torvalds e permite antever alguma coisa do que o futuro nos reserva, confira.
O Manoel Pinho enviou o link para este artigo da Info comentando a adoção do Linux em seu sistema de correio eletrônico (hoje baseado no Outlook) e nos servidores. Um trechinho: "Decidimos adotar uma estratégia agressiva e colocar aplicações de missão crítica para rodar em Linux. Além de uma economia de custos muito grande, queremos valorizar as iniciativas do pessoal do open source. É um movimento importante, que desperta uma discussão fundamental sobre o modelo do software pago, que precisa ser rediscutido", diz Shiozawa [CIO da GVT].
Mandrake anuncia solução para clustersSempre sonhou em ter um supercomputador na sua garagem? De acordo com esta notícia do Slashdot, a distribuição francesa Mandrake lançou uma versão específica para clusters de Linux, já testada em clusters de 40 micros. O objetivo é ser fácil de instalar e usar. Alguém me empresta 37 micros? Detalhes da solução, chamada CLIC, aqui.
Yahoo migrando para PHPDavi Silva (davi_carvalho@yahoo.com) avisa: Esta veio do Slashdot. Apresentação (html) muito interessante que mostra, em detalhes, como foi a escolha que o Yahoo! fez pelo PHP. Respostas interessantes à perguntas do tipo: "por que estão adotando, com maior ênfase, softwares open source ?", "por que não ASP, C/C++, PERL, Cold Fusion, J2EE...". Leitura interessante, mesmo se você não é um entusiasta do PHP.
"SuSE Linux Office Desktop" vai rodar MS Office em 2003Este press-release da SuSE anuncia o "SuSE Linux Office Desktop", produto a ser lançado no primeiro trimestre de 2003 e cujo principal diferencial parece ser o fato de vir pré-instalado com o CrossOver Office da CodeWeavers instalado. Este sistema permite rodar vários aplicativos do Windows no Linux com qualidade e sem grande perda de desempenho - incluindo aí o MS Office.
Apesar do marketing focar principalmente a possibilidade de rodar os programas da Microsoft (e o CrossOver roda bem o Word, Excel, e até o Outlook e o IE, tanto as versões do Office 97 quanto do 2000, além de outros produtos como o Lotus Notes), o produto tem outras características interessantes, principalmente as facilidades de gerenciamento para parques típicos de empresas grandes, administração pública e empresas com instalações separadas geograficamente.
Este é um press-release que vale a pena ler, porque pode ser o início de uma nova tendência e uma nova onda de Linux nos desktops das empresas: elas podem continuar usando as licenças dos aplicativos que já possuem, e fazem upgrade para um sistema operacional mais sólido e mais barato.
Eu sei que na comunidade há grupos de pessoas que são contra a idéia de rodar aplicativos de Windows no Linux. Eu sou contra rodá-los sem qualidade, ou com perda de performance, e prefiro sempre rodar e indicar ferramentas nativas, e livres. Mas se essa for a maneira de colocarmos o pé na porta dos desktops das empresas, pode ser uma grande chance.
UnitedLinux: pronta para o lançamentoEste artigo da PCWorld discute as últimas novidades da distribuição UnitedLinux, consórcio entre Conectiva, SuSE, SCO e TurboLinux. Segundo o último press-release da SuSE, desde 23 de setembro houve mais de 15000 downloads da versão beta do sistema; agora, as empresas estariam empacotando o produto, ainda sem divulgar detalhes como data oficial de lançamento, ou preço.
Criptografia e IPSec incluídas no kernel "oficial"Esta nota no LWN dá uma boa notícia ao pessoal que se liga em segurança: Linus Torvalds ainda nem anunciou, mas incluiu no kernel 2.5 uma nova API de criptografia (incluindo suporte a DES (e triplo DES), MD4, MD5 e SHA) e o novo suporte ao IPSec. A discussão no Slashdot tende a apresentar mais detalhes. O interessante é que o post no Slashdot é de autoria do próprio editor do LWN - não é só no Brasil que há boas relações entre os editores dos sites de notícias sobre Linux (com as exceções de praxe...)
Install Fest em Cuiabáflavio.carmo (flaviocarmo@yahoo.com.br) avisa: Linuxistas de Cuiabá, uni-vos!!! Finalmente Cuiabá entra no circuito nacional dos Linux Install Fests, com a iniciativa do Centro Academico de Computação da UFMT, que será realizado em parceria com o Departamento de Computação da UFMT, a fim de promover a disseminação da cultura do Software Livre na universidade, afinal, open source é coisa de universidade mesmo... Aproveitem: Dias 08 e 09 de Novembro de 2002 - no ICET-UFMT - Campus Cuiabá-MT./
O Eri Ramos Bastos
Após alguns dias de indisponibilidade, o PontoBR voltou ao ar. A falha foi causada por problemas de link... Eu também estou com problemas de link similares na minha casa, há alguns dias não consigo acesso direto de lá a alguns sites, como por exemplo o Slashdot.org. Nada que uma proxy não tenha resolvido, mas gostaria de saber se mais alguém tem relatos parecidos nos últimos dias?
Liberados os fontes dos players da RealEste artigo dá detalhes (nada técnicos) sobre a liberação do código fonte dos players da Real, tanto de vídeo quanto de áudio. Aparentemente a intenção da Real é que a comunidade do software livre lhe dê fôlego para ganhar dos formatos digitais da Microsoft. Estou torcendo, não por "pena" da Real, mas sim porque os formatos dela já podem ser visualizados no Linux há tempo, e os rivais... bem, digamos que a MS não faz muito esforço para ser multiplataforma. Atualização: esta matéria do Slashdot tem mais detalhes interessantes.
LinuxFest na USP-São CarlosNo dia 9 de novembro, será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação o primeiro ICMC LinuxFest. O evento será durante todo o dia e terá palestras, apresentações e mini-cursos. Maiores informações neste link.
Esta matéria da ZDNet dá detalhes sobre os planos de Linus Torvalds para a nova versão do kernel. Em resumo: o lançamento deverá ser em Junho, o feature freeze (bloqueio à inclusão de novas características e recursos na versão de desenvolvimento) será já no final do mês corrente, e o code freeze será no início de 2003. Ainda há discussão sobre o número da versão - é possível que mude para 3.0. Mas não tenha muita expectativa quanto a essas datas, código livre é lançado quando está pronto, nem sempre atendendo a um calendário pré-planejado.
Nova edição do e-book brasileiro sobre LinuxO Carlos E. Morimoto (morimoto@guiadohardware.net) avisa: Acabei de disponibilizar mais uma atualização do meu e- book, esta ja é a quarta edição :-) O e-book teve várias atualizações importantes e já soma 394 páginas. Além da versão em PDF está disponível também uma versão em HTML para quem prefere ler online. O link é o mesmo de sempre: http://www.guiadohardware.net/
Fontes Fantásticas no XEste artigo do The Register ensina com detalhes a melhorar a aparência das fontes usadas no X (ou ao menos no KDE). Ao que parece, é apenas uma questão de ativar uma opção chamada BYTECODE_INTERPRETER no engine FreeType. Mas os exemplos apresentados de fato parecem tentadores, experimente!
Ouvindo WMA no LinuxO Slashdot está dando destaque para o ffmpeg, um decoder livre para o formato WMA (Windows Media Audio). Eu confesso que nunca senti falta de ouvir este tipo de arquivo no Linux, mas se você sente, prepare os downloads ;-)
SuSE 8.1 disponível para downloadO Osmany Washington (osmany@xtms.net) foi o primeiro a avisar que o SuSE Linux 8.1 já está disponível para download e instalação via FTP. Detalhes no xtms.net. Não, não há imagens ISO disponíveis, mas é a distribuição inteira, exceto alguns pacotes cuja licença restringe a distribuição via Internet.
Esta matéria do LinuxHardware analisa 3 gravadores de CD "genéricos", quanto ao desempenho, qualidade, ruídos, etc. Se você está pensando em investir em equipamentos, vale uma olhada.
Bill Gates propõe encontro com Lula após eleiçãoAcho que isso pode ter relevancia para nós, por isso que estou colocando a noticía ... Bill Gates resolveu chamar o candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, para um encontro após a eleição. Mais detalhes no IDG. Que que vocês acham que vai dar?
Alex-Gurgel (alexandreg@ig.com.br) avisa: O Xine é um player de vídeo que opera com diversos formatos, entre eles AVI, DiVix, mpg e MOV, sendo que ainda não há suporte a som para o MOV. Pode operar com arquivos no HD, VCD e DVD, aceitando alterar canais de som e de legendas, exatamente como um player de DVD externo. Veremos aqui como instalar e configurar o Xine no Linux.
LG lança PCs com Linux... na ÍndiaTomara que seja uma tendência e que logo chegue aqui. Os detalhes estão no Hindustan Times e são escassos, mas deu de entender que o argumento para a venda desses PCs com Linux é mesmo o custo.
Continua a temporada de análises negativasDepois da RedHat, Mandrake e Debian, chegou a vez da SuSE 8.1 receber uma análise desfavorável. O argumento do autor se reduz a reclamar porque a distribuição é baseada no KDE e não no GNOME, e porque a instalação do GNOME fornecida nos CDs de instalação é muito crua. Cada um sabe onde o sapato lhe aperta, não é mesmo? Eu particularmente acho que há pontos mais sérios a analisar quando se critica uma distribuição, e aguardo mais análises desta ;-)
Atualização: elas não demoraram! O The Register traz uma visão bem oposta à da análise acima, comparando o SuSE ao Windows.
Em meio a "revolução desktop" em que estamos, depois de vermos empresas como a SUN, prometendo uma versão GNU/Linux mais amigável para usuários iniciantes, o RedHat implementando um GNOME 2 customizado para usuários da plataforma Windows, bem como outras soluções, como o Lycoris, o controvertido Lindows, o novo Xandros, agora uma das mais livres de todas as distribuições adere a esta nova tendência, promentendo uma versão mais amigável possível, que agrade tantos usuários iniciantes como avançados...
Mais detalhes na página do Projeto "Debian on the Desktop". :o)
Este artigo do LinuxGuru.net trata de um assunto que seria até ridículo se não fosse tão perigoso: o WINE já está tão avançado que consegue até rodar alguns vírus de Windows, como o Klez. Some-se a isso a configuração default de alguns clientes de e-mail em algumas distribuições de Linux (o artigo cita o KMail) que permitem rodar executáveis de Windows através do Wine com um único click do mouse, e temos instantaneamente uma estação de trabalho tão vulnerável quanto uma que esteja rodando Outlook no Windows. Ou mais vulnerável ainda, pois seu usuário nem imagina que pode estar rodando vírus.
Nada contra o WINE, o Kmail ou o Linux. Mas achei que valia a pena alertar para que todo mundo verifique se o seu cliente de e-mail não está nessa situação absurda, ou se a sua configuração de WINE (se houver) está segura. O artigo tem dicas sobre como proceder.
Para encerrar o assunto do SpeedyNos últimos dias tenho recebido uma enxurrada de e-mails sobre o uso do Speedy da Telefonica com o Linux. Moro no sul do Brasil, portanto estou livre da Telefonica ;-) Mas o fato é que existem literalmente dezenas de tutoriais sobre a configuração de ADSL Speedy no Linux, e receber mensagens criticando a comunidade Linux por não oferecer suporte é até chato - não só há bastante suporte (na forma de documentação farta, e de fóruns de ajuda), como o local certo para choramingar é junto ao provedor, que é *pago* e mesmo assim opta por não oferecer este suporte.
Assim, resolvi coletar alguns links sobre o assunto. Para começar, aqui mesmo no Linux in Brazil temos no mínimo 3 artigos só sobre o Speedy (sem contar outros provedores de banda larga) - procure pela palavra Speedy no nosso índice de artigos. Este artigo do InerciaSensorial mostra o quanto é fácil configurar o Speedy no Red Hat Linux. Este outro é um mini-HOWTO em português, bem completo. A Conectiva dá instruções "oficiais" aqui, aqui e aqui. Para o SuSE tem dicas no site da ABUSAR.org, onde também há vários outros links sobre o assunto. Finalmente, esta pesquisa deve responder tudo o que eu não mencionei neste texto.
Mais "truques" para o SpeedyVi no MyUnix.org e repasso para vocês o link para o artigo que explica como fazer o novo Speedy PPPOE da Telefônica com modem Zyxel Parks Prestige 642R ficar compartilhado em rede e autenticar a senha do provedor sem necessidade do cd de instalação ou de qualquer outro utilitário/protocolo extra. O foco é a criação de uma rede baseada em Windows (apesar do nome do site ser MyUnix), mas isso raramente desanima o usuário de Linux persistente ;-)
Mas atenção para a advertência do cabeçalho do documento: Antes de você tentar configurar tenha em mente que isto exige algum conhecimento técnico, tenho recebido um grande número de e-mails de pessoas que não conseguiram fazer a configuração abaixo ou então de gente que "estragou" o modem tentado fazer ele virar roteador, ou ainda de gente que utilizou este tutorial para configurar o speedy megavia. Quero deixar claro que o tutorial é para o pppoe com modem parks e para pessoas que tem algum conhecimento técnico, pq do contrário as chances de perder a conexão com a internet e/ou acesso ao modem são grandes...
Gerenciador de downloadO Emerson de Mello (emerson_ml@yahoo.com.br) mandou uma dica de software: Há tempos que procuro por um gerenciador de download pra GNU/Linux semelhante com o Getright ou mesmo com o GoZilla. Bom, achei um interessante e o melhor de tudo, ele realmente funciona. É o Prozilla, que é uma aplicação para o console (apenas 77K) mas ele também possui um interface gráfica chamada ProzGUI que ainda está em fase Beta. Mais informações clicando em DETALHES.
Dicas dos leitores são bem recebidas, envie a sua! E se você se interessa por sugestões de downloads, consulte nossa extinta coluna sobre o assunto, foram 14 edições recheadas de dicas, muitas ainda válidas ;-) Aliás, algum leitor teria interesse em manter uma coluna nesse estilo? Entre em contato!
Suas características:
- Suporta FTP & HTTP, inclusive redirecionamento.
- Continuação do download
- Aceleração total - o arquivo vai ser puxado o mais rápido possível, até onde o limite de sua banda permitir, ou você ainda poderá limitar a banda que será utilizada.
- É possível especificar o número de conexões que serão utilizadas.
- Suporte a FTPSearch, para que seja possível obter Mirrors que contenham o arquivo desejado e escolher o que está mais rápido no momento.
- Baixar o arquivo em várias partes de vários servidores a fim de garantir uma maior velocidade.
Se você tem mais de um monitor e deseja usá-los simultaneamente no Linux, este guia prático do LinuxLookup.com pode ser a solução. Ele trata desde a escolha das placas de vídeo ideais, até a configuração do software, confira!
Copiado diretamente do site da Revista do Linux: O jornalista Rodrigo Asturian, da Revista do Linux, foi classificado em segundo lugar no Concurso de Propostas de Uso da Tecnologia da Informação no Governo do Paraná, promovido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Asturian receberá um microcomputador como prêmio (os três melhores trabalhos foram premiados, sendo que o primeiro lugar recebe um notebook e os segundo e terceiros lugares recebem um computador do tipo desktop). O título do projeto escolhido pelo jornalista foi Blogs! Paraná. "Elaborei a proposta com base na matéria de capa da Revista do Linux de setembro, que foi sobre Blogs, de autoria do nosso colaborador Augusto Campos", explica Asturian. No projeto Blogs! Paraná, o jornalista prevê que a utilização de ferramentas livres para a montagem do weblog em escolas públicas estaduais. "Os alunos poderão montar o weblog de sua escola e assim, participar mais ativamente do processo de disseminação de informações na internet", diz. Um dos objetivos da proposta, segundo Asturian, é atenuar a exclusão digital no Estado. Parabéns ao Asturian, e fico orgulhoso de ver meu artigo inspirando um trabalho premiado. Se você também estiver interessado em usar o Linux para criar e publicar weblogs, não deixe de ler.
Lançado Xandros Desktop OSPara quem não conheçe o Xandros Desktop OS é o sucessor do Corel Linux e após um longo tempo de desenvolvimento, finalmente foi lançado, segundo o site DistroWatch. Basicamente, o Xandros faz tudo o que o Lindows prometeu fazer mas não fez! :o)
Confira mais clicando em DETALHES...
Ele é um sistema direcionado para usuários da plataforma Windows, baseado no KDE 2.2.2, e organizado de tal maneira que os novos usuários oriundos do Windows não tenham tanta dificuldade em se adaptar ao novo sistema. Segue a linha do Lindows, Lycoris, entre tando outros, mas seu grande diferencial é já vir com o CrossOver Office pré-instalado, o que permite executar os aplicativos MS Office da Microsoft nele, ou seja, ele é o prometido sistema híbrido que o Lindows prometeu, mas não fez.
Por enquanto não existe versão gratuíta para baixar do site, e é bem provável que nem seja lançada uma versão gratuíta, já que ele utiliza softwares pagos, como o mencionado CrossOver.
Aparentemente, segundo o link da página da Xandros o Desktop OS já vem com todos os aplicativos e plug-ins básicos pré-instalados, o que facilita a vida de usuários novos e inexperientes no GNU/Linux.
O valor do pacote custa US$ 99,00 e já vem incluido (segundo a Xandros), o "Technology Preview CD", que seria uma espécie de Xandros mais moderno, por incluir o KDE 3 (provavelmente em fase de teste ainda).
É difícil de avaliar se o Xandos Desktop OS realmente é a melhor solução para usuários que estão migrando, mesmo porque recentemente tivemos o lançamento do Red Hat 8, com um desktop GNOME2 direcionado para usuários Windows, apesar de não ter a compatibilidade que a Xandros diz que o seu sistema operacional tem, nem as aplicações pré-instaladas que o Xandros possui.
O projeto Software Livre RS está anunciando uma palestra em Porto Alegre para o próximo dia 05, no auditório da UERGS, na R. Gal. João Manoel, 50 - Centro, das 19:00 às 20:40 h, organizado pela Alfamídia Treinamento como o apoio da UERGS (a nova universidade gaúcha). O tema é o uso do software livre em pequenas e médias empresas para reduzir custos e ganhar eficiência e competitividade.
Acredito que seja um ótimo evento, não apenas para as empresas interessadas na adoção do software livre, mas também para os interessados em ajudar na disseminação do uso do software livre. As inscrições podem ser feitas neste link.
Usuários do serviço Speedy Business notaram que agora é necessário fornecer um login e senha antes de poder utilizar o serviço. O Osmany Washington mandou o link para um script que automatiza essa autenticação, confira!
Cube: jogo FPS open sourceSamuel Abreu (cart@baydenet.com.br) avisa: Conheci há pouco tempo, em um portal português de noticias do nosso pinguim, uma engine FPS (First Person Shooter - tipo Quake) open source e bastante versátil, com o nome de Cube. Baixei na minha máquina, e no meu Slackware 8.1, precisei somente compilar o SDL_audio e o SDL_image, ambos disponiveis no site da libsdl! Pronto, o jogo rodou legal... Claro que falhas existem, mas nada que uns 2 meses de testes e com apoio do pessoal não consigam resolver! Há binários tanto para linux como para windows, assim como o source. De primeira vista pode até se pensar que a distancia de um projeto que está iniciando agora para jogos populares é grande, mas a qualidade do projeto é algo que não dá pra acreditar, sugiro a todos que conheçam, e que marquem uma partida! =)
O Djalmir (djalmir@if.sc.usp.br) deu a dica: Esta matéria, que saiu no IstoÉ Dinheiro, mostra opiniões dos varejistas sobre a comercialização de PCs com Linux instalados. Entre as lojas podemos citar (sem querer fazer propaganda) Extra e grupo Pão de Açúcar. Vale a pena dar uma olhada nas motivações desse pessoal.
Entrevista com Eduardo MaçanO André L. R. Ferreira (andrelrf@carol.com.br) avisa: O projeto FreeCode-BR realizou uma entrevista com Eduardo Maçan, uma das figuras mais respeitadas na comunidade linux nacional, desenvolvedor assíduo no projeto Debian.
Maçan fala um pouco sobre a sua história, os recentes projetos municipais de adoção ao software livre, projeto Debian, United Linux, além de mostrar sua opinião sobre a Microsoft e o que os seus novos projetos (Palladium, TCPA), podem resultar num futuro próximo."
Para variar uim pouco o tom das últimas análises divulgadas aqui, eis uma análise favorável do Mandrake 9. Estamos interessados em análises dos leitores, se você quiser escrever uma (pode ser curta, mas tem que ser escrita em texto puro e em bom português - acentuado, pontuado, etc.) envie para cá.
Este artigo do LinuxJournal é leitura obrigatória para quem já se vira bem na shell do Linux mas quer aprender alguns truques. São analisados dez comandos de filtro de texto, desde os mais básicos (head, tail, tac) até alguns menos frequentes, como o fmt, fold e pr. Confira!
Fórum esteve fora no fim de semanaNosso fórum esteve fora do ar no fim de semana, e agora parece estar intermitente. O provedor que nos hospeda está fazendo manutenção nos servidores, por favor sejam pacientes :-) E obrigado a todos que me avisaram!
Um substituto para o OutlookEste texto de Mitch Kapor, fundador da Lotus, apresenta a sua idéia (em desenvolvimento por uma equipe há cerca de um ano) de um software que faz tudo que o Outlook faz, mas melhor - e open source. Uma versão preliminar deve sair no final deste ano, e o 1.0 deve sair só em 2003 (por que tanto tempo, se o fonte for livre mesmo?) e rodar em Windows, Mac OS X e Linux. Mais detalhes nesta matéria do San Jose Mercury.
RandR - redimensionando a tela no XQue tal poder mudar a resolução do seu vídeo no XFree sem ter que ficar com "sobras" virtuais (como acontece quando você pressiona Ctrl Alt +) e sem ter que reiniciar o X? É isso que a nova extensão RandR (Resize and Rotate) promete: simplificando a explicação, poder mudar de 1024x768 para 800x600 sem sair do X. Os detalhes estão aqui, e segundo o Slashdot o lançamento está previsto para o final de 2002 ou começo de 2003. Já há notícias de suporte por parte do KDE, inclusive com screenshots.
Duas análises do Debian 3.0Esta matéria do Slashdot traz links para duas análises do Debian 3.0. Elas são bastante críticas, e merecem leitura atenta. Depois de ler, debatam aqui nos comentários. Nem vou citar um trechinho, como é o meu costume, para o pessoal não ter condições de comentar sem ler os textos ;-)
O que vai fazer parte do Linux 3.0Este artigo do Linux and Main dá uma pequena lista dos novos recursos que estão para ser adicionados (breve, muito breve) no que irá constituir a nova série estãvel do kernel do Linux. O objetivo é simples: fazer os interessados testarem. Se você tem interesse em um dos recursos citados, teste-os! Se houver algum bug, é melhor encontra-lo agora do que depois ;-)
O Carlos "Krusty" Mafort mandou um e-mail avisando que o filme RevolutionOS vai ser exibido na Mostra BR de Cinema em São Paulo, nos dias 21, 29 e 30 de outubro. Locais, preços, etc. você encontra clicando em DETALHES. Não sabe que filme é esse? Documentário que conta a história dos hackers que se rebelaram contra o monopólio da Microsoft, criaram a organização GNU, o sistema operacional Linux e o movimento Open Source & Free Software. O filme traz entrevistas com o criador da idéia, o jovem estudante finlandês Linus Torvalds (que aos 21 anos desenvolveu o projeto na Universidade de Helsinque), e com o ideólogo do movimento, Richard Stallman. Além de depoimentos de outros especialistas em alta-tecnologia, partidários da empreitada, como Bruce Perens, Eric Raymond, Brian Behlendorf, Michael Tiemann, Larry Augustin, Frank Hecker e Rob Malda.
Revolution Os - 26. Mostra BR de Cinema - São Paulo
Direção: J.T.S. Moore
Produção: EUA, 2001
Duração: 85 min
Idioma: inglês (legendas em português)
Documentário que conta a história dos hackers que se rebelaram contra o monopólio da
Microsoft, criaram a empresa GNU, o sistema operacional Linux e o movimento Open Source
& Free Software. O filme traz entrevistas com o criador da companhia, o jovem estudante
finlandês Linus Torvalds (que aos 21 anos desenvolveu o projeto na Universidade de
Helsinque), e com o ideólogo do movimento, Richard Stallman. Além de depoimentos de
outros especialistas em alta-tecnologia, partidários da empreitada, como Bruce Perens,
Eric Raymond, Brian Behlendorf, Michael Tiemann, Larry Augustin, Frank Hecker e Rob
Malda. Em junho de 2001, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, declarou: "Linux é um câncer
que contamina qualquer noção de propriedade intelectual". A Microsoft não gosta nada da
Linux, e com razão, pois trata-se de uma ameaça real ao seu poder globalizado.
Oferecendo uma plataforma operacional de baixo custo, a Linux conseguiu atingir cerca de
18 milhões de pessoas.
Quando:
Dia 21 de Outubro, 20:00hs
Cineclube Directv 2
rua Augusta, 2.530, tel.: 0/xx/11/3085-7684
Capacidade: 546 lugares
Dia 29 de Outubro, 21:00hs e
Dia 30 de Outubro, 16:00
Sala UOL de Cinema
Rua Fradique Coutinho, 361, tel.: 0/xx/11/5096-0585
Capacidade: 303 lugares
Quanto:
Os ingressos custarão R$ 8 (de segunda a quinta) e R$ 10 (sextas, sábados e domingos).
Estudantes pagam meia entrada. A compra antecipada de avulsos pode ser feita pela
internet pelo site www.ingresso.com.br.
Atenciosamente
Carlos "Krusty" Mafort
O CEO da Microsoft delineou uma visão que deverá nortear as estratégias futuras da empresa: o software livre é o principal inimigo. Os detalhes estão nesta matéria do Bloomberg. O crescimento das vendas da MS na área de servidores foi o menor nos últimos 3 anos, e adivinhem de que sistema operacional livre é a culpa ;-)
Mandrake 9 perdendo do SuSE e Red Hat?Comparações entre distribuições sempre levam a muita discussão e dezenas de comentários aqui no site. Ainda não testei as últimas versões do Mandrake, nem do SuSE ou Red Hat, portanto não posso concordar nem discordar desta análise do OSNews , que aponta muitos bugs e compara (negativamente) com o SuSE 8.1 e Red Hat 8. De qualquer forma, espero que saia logo uma versão 9.01 :-)
Este artigo da Linux Magazinenem é tão novo, mas é interessante: uma lista de ferramentas para Linux que você não pode (ou não deveria) viver sem. Algumas são mesmo quase unanimidades (como o Gimp), outras são controversas (zsh, Emacs...). Confira! A Linux Magazine é excelente, eu assinei durante um ano e gostei de cada uma das doze edições recebidas.
E por falar em Power Tools, este livro da O'Reilly já é meio antigo, mas é um dos que eu mais gosto na minha biblioteca. Se você encontrar uma boa oferta em algum lugar, não deixe de adquirir :-)
Criptografando seu HDEste artigo do LinuxJournal apresenta o CFS (Cryptographic Filesystem) e ensina a instalá-lo e usá-lo. O CFS permite manter seus dados armazenados em código, sem que seus aplicativos precisem ter recursos de criptografia.
Os favoritos dos leitoresA revista norte-americana Linux Journal divulgou os vencedores da sexta edição do seu prêmio Reader's Choice Awards. Alguns vencedores são surpreendentes, outros são "os de sempre", mas esse tipo de eleição sempre atrai interesse e gera assunto para discussão.
Aliás, se alguém estiver querendo me dar um presente, a minha assinatura do Linux Journal acabou ;-)
Guias de instalação passo a passoO Marcos Laureano (laureano@ppgia.pucpr.br) avisa: Não sei é bem uma notícia, mas estou criando alguns documentos (para utilizar em minhas aulas) que demonstram passo-a-passo como instalar as distribuições linux (já fiz do Conectiva e estou terminando do Red Hat 8.0). Entre em www.laureano.tk, e veja o item Guias. Se alguém quiser ajudar, ou quiser as imagens em formato jpg, me avise... Por favor, não repare no lay-out da minha página (eu sou uma negação para web design). É isso aí, todo mundo pode contribuir para a comunidade.
O Linux and Main publicou sua análise do SuSE Linux 8.1 . Eles não são nada "bonzinhos": mudanças como a adoção do Grub (substituindo o LILO) e do Postfix (substituindo o sendmail) são vistas como ponto negativo (eu não concordo com esse ponto de vista - mas também acho que deveria ser opcional). Mas a conclusão é favorável ao produto - confira!
Traduzindo o MandrakeEste artigo foi publicado no Guia do Hardware há alguns dias e acredito que seja muito interessante não apenas para as pessoas que desejam colaborar com a tradução do Mandrake, mas também para que possamos conhecer um pouco mais sobre o processo de tradução utilizado em uma distribuição. Vale a pena dar uma conferida!
Se você se interessar pelo assunto e desejar colaborar com a tradução de algum software livre, um ótimo começo pode ser o LDP-BR Projeto de Documentação do Linux, que abriga alguns projetos de traduções para o Português do Brasil, como o GNOME e o KDE, além de links para outros sites de tradução, como o OpenOffice e o Debian.
Até o nome é provocação contra a MS. A SuSE está lançando um software servidor chamado SuSE OpenExchange Server. O pacote é composto pelo sistema operacional (SuSE Enterprise Server) e pelos demais pacotes necessários para um servidor de e-mail e groupware. Não é nada trivial; o pacote sai por 1.249 dólares, com licença para 10 clientes groupware e número ilimitado de usuários de e-mail. Segundo a empresa, o custo total de propriedade (TCO) é entre 59 e 64% menor que o do produto equivalente da Microsoft.
Red Hat lança patch mas não pode documentá-loSeria cômico se não fosse trágico: segundo esta matéria do The Register, a red Hat publicou um patch que corrige problemas de segurança em pacotes de sua distribuição, mas devido a limitações do DMCA, conjunto de leis norte-americanas visando (entre outras coisas) a proteção do copyright e da segurança digital, não pode explicar claramente o que o patch faz. Essa situação ridícula merece atenção pois expõe as limitações impostas em nome de um "bem maior" de poucos - o DMCA acaba agindo contra o ideal que deveria defender.
Este é mais um daqueles artigos sem conteúdo técnico mas que ajudam a entender melhor o mercado o qual estamos inseridos. Segundo a análise do Washington Post, os grandes perdedores da guerra Linux X Windows são os fornecedores de solões baseadas em hardware "especial" (leia-se não-Intel) e software específico, e o grande exemplo é a Sun (que recentemente teve que se render e lançar produtos com a dupla Intel + Linux). Outros tradicionais fornecedores de Unix em hardware proprietário, como a HP, já há muito tempo vêm jogando em ambas as quadras, com produtos para Linux e para Windows.
Projeto Peng ameaçado pelos advogados da AOLO provedor AOL utiliza métodos de conexões próprios que exigem clientes de rede específicos, os quais nunca foram disponibilizados para usuários de Linux. Até que chegaram os franceses do projeto Peng (Ex-PengAOL) e desenvolveram o software (livre!) que permite essa conexão. Acham que a AOL ficou contente com a possibilidade de ter muitos novos usuários? Não, os advogados dela estão agindo de várias formas para tentar impedir a difusão do novo sistema. Isso é ainda pior que o comportamento de provedores como o StarOne, que simplesmente se nega a permitir o uso do Linux - além de se negar, a AOL processa quem auxilia esse uso! Detalhes na matéria do LinuxToday.
O Cláudio Ferreira do openoffice.org.br mandou por e-mail, e eu republico aqui, fazendo a ressalva de que só chegou pra mim às 15:52, ok? :-) "Às 15:00 (hora de Brasilia), a comunidade OpenOffice.org estará comemorando sincronamente seu segundo ano de vida, e com imenso prazer q compartilho este fato com vocês, contando ainda, q o OpenOffice.org em português do Brasil, fechou o mês com mais de 12 mil downloads apenas dos espelhos com estatísticas.
Contando com ajuda e colaboração de todos, antecipadamente agradeço.
Sobre o OpenOffice.org
O OpenOffice.org é a casa do projeto de código aberto e sua comunidade de desenvolvedores, usuários e marketers responsáveis pelo andamento do desenvolvimento do produto OpenOffice.org 1.0. A missão do OpenOffice.org é criar, como uma comunidade, a principal suite office internacional que rodará na maioria das plataformas e proverá acesso a todas as funcionalidades e dados através de componentes baseados em APIs de código aberto e com formatos de arquivos baseados em XML. Portes adicionais, assim como FreeBSD, IRIX e Mac OS X estão em vários estágios de finalização pelos desenvolvedores e usuários finais na comunidade OpenOffice.org. O OpenOffice.org é escrito em C++ e suas API's estão licenciadas sob a GNU Lesser General Public License (LGPL) e Sun Industry Standards Source License (SISSL), licenças de códigos abertos.
A segurança do Linux e a do WindowsEste artigo do Newsfactor pode não ser muito profundo, mas ele fala algumas coisas que fazem muito sentido sobre a segurança dos sistemas operacionais em geral. Não é nem a favor nem contra o Linux, mas merece uma leitura atenta para provocar a reflexão; às vezes nossa segurança não é mais eficaz simplesmente porque esquecemos do básico.
Nova edição da revista LinuxSecurity BrasilSaiu a segunda edição da revista online (e gratuita) do LinuxSecurity Brasil. Parabéns ao Renato, mais uma vez, pela iniciativa e pelo resultado alcançado. Clicando em DETALHES você vê o anúncio completo, incluindo a lista dos artigos.
É com grande prazer que anuncio a mais nova edição de nossa revista online LinuxSecurity Magazine,
apresentada no formato PDF e disponível livremente através de nosso portal trazendo diversas
informações úteis a usuários, administradores e profissionais em geral da tecnologia e segurança
da informação em 103 páginas.
A LinuxSecurity Magazine é resultado de um esforço conjunto de membros da comunidade e para que
possa continuar existindo depende da ajuda e colaboração de cada um.
Se você é profissional da área de tecnologia, não deixe de nos dar a honra de publicar seu artigo
ou trabalho, contribuindo cada vez mais para que o conhecimento livre seja disseminado.
Envie agora mesmo seu texto para o email revista@linuxsecurity.com.br !
A nova edição conta com os seguintes temas e autores:
- Como obter a melhor performance do Apache no Unix - Por Fabio Wakim Trentini;
- As 1001 utilidades do FreeBSD LiveCD - Por Edson Brandi;
- slocate (Secure Locate) - Por Rubens Queiroz de Almeida;
- Monitorando tráfego de rede interna utilizando SASacct/RRDtool - Por Diogo Avelino;
- Monitoração com RRDtool - Por Rodrigo P. Telles;
- Construindo filtros para o qmail - Por Diego Linke;
- Enriquecendo os logs do seu sistema Unix e facilitando a Auditoria, Parte 2 - Por Renato Murilo Langona;
- RAID via Software em GNU/Linux - Recursos, Possibilidades e Aplicações - Por José Roberto Kerne;
- Guia rápido para a configuração do Amavis com Postfix no Conectiva Linux 8.0 - Por Emerson Reis;
- Criptografia de Disco - Por Jair Valmor Basso Júnior;
- (In)Segurança Básica do MySQL - Glaudson Ocampos;
- Introdução à Análise Forense, Parte II - Por Leonardo Alcântara Moreira;
- Sniffers - Básico e Detecção - Por Sumit Dhar;
- Corridas e chegadas - Por Izar Tarandach;
- Vitaminando o velho Syslogd - Por Sandro Melo;
- Usando o Jail no FreeBSD - Por Jean Milanez Melo;
Acesso à revista online: http://www.linuxsecurity.com.br/revista
Acrescentei dois novos links ali no cantinho. O primeiro é para o MyUnix, que tem muito conteúdo atualizado e opiniões interessantes sobre assuntos tecnológicos. O outro é o LinuxDicas (não confundir com o DicasLinux, que também tem link ali), fundado por um pessoal que antes se reunia no fórum aqui do site, e hoje resolveu fazer carreira solo :-) Boa sorte a ambos! Não incluí links aqui na notícia pra você ter que ir ali olhar a seção, e correr o risco de ver mais algum site interessante da comunidade...
Tem um site interessante que deveria estar listado ali e não está? Comente!
Blender passou a ser GPLiceknight (iceknight@terra.com.br) avisa: A partir do dia 13 de outubro (hoje) o Blender, software de criação e renderização de imagens em 3d, é finalmente um software GPL, os códigos fontes estão no www.blender.org e www.blender3d.org, maiores informações em www.blender3d.com Ele não menciona, mas o código fonte foi "comprado" dos antigos donos, e aí liberado como código livre. Detalhes nesta discussão do SlashDot
O N3xus publicou no nosso fórum a receita dele para jogar o Counter Strike no Linux através do WineX. Não jogo e não conheço, mas se interessar, confira :-)
Este artigo da O´ReillyNet honra a tradição da O´Reilly, explicando com profundidade e leveza o que é o Gentoo Linux. Eu ainda não usei, mas cada vez me sinto mais tentado. Confira!
Sendmail comprometidoO Rafael Colucci (colutti@terra.com.br) avisa: Deu na InfoExame: Hackers invadiram os servidores do site Sendmail.org e modificaram o programa Sendmail, disponível para download no site. Assim, algumas cópias desse servidor de e-mail já saem da fonte contendo um cavalo-de-tróia. O Sendmail é o servidor de e-mail mais usado no Linux. A cobertura da Info às vezes é um horror, e esse parágrafo reflete isso. É fato que o sendmail esteve mesmo com um trojan, mas ele afetava apenas as cópias baixadas no site oficial na primeira semana de outubro, só comprometia a segurança de usuários que compilavam a partir dos fontes, e o comprometimento durava apenas até o primeiro reboot pós-compilação.
É horrível? É. Mas pela descrição da matéria original que o Rafael mandou pra cá, parece que qualquer usuário de sendmail está em perigo, que o sistema está comprometido, etc.
Metron lançará PCs com Linux no mercado brasileiroÉ isso mesmo, o fabricante brasileiro Metron anunciou que vai lançar em novembro computadores com Linux pré-instalado no mercado brasileiro. O argumento de vendas parece ser mesmo o preço, e o modelo mais barato deverá custar R$1899,00. O engraçado foi ter ficado sabendo disso através da matéria da revista Forbes, será que o departamento de marketing da empresa não está muito interessado na comunidade Linux nacional? :-)
E o Israel Mendes Biscaia FIlho (israelmbf@kovacs.com.br) mandou uma notícia relacionada: Magazine Luiza vende micros com Linux. Por que essa gente não anuncia? :-)
O Brasil dispõe agora de mais uma empresa que presta suporte e consultoria a GNU/Linux. Isso não seria uma novidade se essa empresa não tivesse entre seus sócios nomes como Alfredo Kojima (criador do WindowMaker) e Sérgio Bruder (do PontoBR) . A Haxent presta serviços de consultoria, desenvolvimento e treinamento para ambientes Unix e GNU/Linux.
Montando um servidor domésticoSe você é geek o suficiente, ou se de fato tem necessidade de processamento pra isso (quem sabe em um condomínio), que tal aprender a montar um belo servidor doméstico usando o Linux? O texto é interessante, confira.
Este artigo do Silicon.com tem os detalhes: as novas versões da SuSE, Mandrake, red Hat e OpenLinux foram certificadas como compatíveis com o Linux Standards Base, o que efetivamente significa que programas desenvolvidas para uma devem funcionar em todas as outras. Excelente notícia. Atualização: O Patola me corrigiu, a certificação *não* garante que os programas desenvolvidas para uma rodarão nas outras. Veja em comentários.
Abreviando a digitaçãoA cada vez que eu posto um link dentro de uma notícia, tenho que digitar tags do tipo <a target=_blank href=...>...</a>. Não é que eu me importe, e eu sei que poderia modificar o código da ferramenta de postagem para transformar isso em uma macro (até já fiz isso no passado). Mas a cada notícia postada eu penso: "deve haver algum jeito melhor". Agora resolvi perguntar: vocês sabem algum jeito de criar macros de teclado, sem usar a clipboard, para abreviar a digitação de comandos frequentes? O que eu gostaria mesmo era de uma alteração "genérica", tipo através do xmodmap - mas vale qualquer coisa que funcione no KDE, preferencialmente no Opera, Mozilla ou Konqueror ;-)
Governo da Índia abraça o software livreEsta Indian Times que eu vi no Slashdot mostrra que a Índia é mais um país a recomendar oficialmente o uso do software livre pelo seu governo. O Brasil tem dado alguns exemplos nessa área (por exemplo, o DivNet em Java que o TSE lançou nessa eleição) mas (ainda?) não tem uma orientação oficial sobre o assunto. Será que é uma tendência?
Site de empregos para profissionais de LinuxO site BestLinuxJobs.com ganhou uma versão em português. Profissionais de PHP, PostgreSQL e diversas outras especialidades podem incluir seu currículo gratuitamente. Não há despesas também para empresas que queiram oferecer vagas. Visitem o Linux-Empregos. :-)
É comum publicarmos notícias sobre a possibilidade de instalação de aplicações típicas do Windows no Linux. Chegou a vez do inverso: embora seja possível instalar o editor gráfico Gimp no Windows, este instalador promete facilitar o processo, instalando no Windows o Gimp, o GTK e a coleção de plugins. Se você ainda usa sistemas operacionais proprietários, nada impede que comece a utilizar aplicativos livres ;-) Confira!
IBM disseca o IPTablesArtigos ensinando a configurar firewalls usando o IPTables não são novidade. Mas quando a IBM decide tratar de um assunto, ela vai a fundo mesmo - e é por isso que vale a pena olhar este artigo dissecando o netfilter/iptables.
Mandrake 9.0 no XBoxO XBox Linux Project anunciou hoje que um CD de instalação (350MB) do Mandrake 9 para o console de videogame XBox (aquele mesmo, da Microsoft) está disponível para download. Pitoresco, não?
Já saiu o SuSE Linux 8.1, e o Slashdot tem links pra duas análises: 1, 2. Confira!
Worms em Linux e WindowsEste artigo do The Register coloca no mesmo balaio o Slapper, o Mighty, o BugBear e o OpaServ. Os dois primeiros são worms que afetam exclusivamente Linux explorando um bug em versões desatualizadas do software OpenSSL, um fenômeno raro; os outros dois são worms de Windows, que se espalham através de e-mail e de compartilhamentos de rede. Embora nem sempre a comparação e analogia entre a segurança dos dois sistemas seja justa, esse tipo de artigo inspira a reflexão. Na minha opinião, o resumo da ópera é o seguinte: nem o Linux está a salvo quando os administradores de sistemas não estão preparados para a função que exercem. O que você acha?
Ajude a salvar o Perl JournalSe você desenvolve em Perl, visite o site do Perl Journal e pense seriamente na hipótese de fazer uma assinatura. Existem poucos periódicos sobre softwares livres, e precisamos valorizá-los :-) Adicionalmente, se o Perl Journal não conseguir angariar um bom número de novas assinaturas, ele vai ser obrigado a encerrar sua'publicação.
Quem nunca teve problemas ao instalar um plug-in em uma distribuição GNU/Linux, que atire a primeira pedra! :o)
Carlos E. Morimoto do Guia do Hardware escreveu um ótimo artigo explicando os passos para a instalação de plug-ins no Mozilla. O artigo chegou em um ótimo momento, pois algumas distribuições lançadas recentemente não vieram com alguns plug-ins essências pré-instalados. Se você estiver tendo problemas para habilitar o Java, o Flash, o PDF, ou qualquer outro plug-in em seu Mozilla, não deixe de dar uma olhada no artigo: Como instalar plug-ins no Mozilla.
Luís Antônio (luizito@linuxmail.org) avisa: Atenção administradores Linux: foi disponibilizada a nova versão do servidor web Apache, onde foram corrigidos bugs e vulnerabilidades da versão anterior. É no mínimo recomendável que todos façam a atualização de seus Linux Box! Ele cita como fonte este artigo do UnderLinux que inclui o changelog oficial.
Mais uma análise do LindowsO ExtremeTech publicou uma análise do Lindows, distribuição de Linux cujo principal diferencial é a ênfase na compatibilidade com tarefas do Windows. Você usaria? Trocaria outra por ela?
O mesmo Lindows é motivo de outras notícias - aparentemente, eles acham que são parceiros estratégicos da AOL, mas a AOL nega... Estranho, não?
dois milhões de hits, de novo :-)Nada mal para um weblog mantido nas horas vagas de uns poucos apaixonados pelo Linux, hein? Obrigado pelo apoio, e pelos 2.091.612 hits em setembro :-) Não que seja novidade, nesse ano só em fevereiro e julho não conseguimos ultrapassar a marca de dois milhões, mas eu acabo esquecendo de contar isso pra vocês ;-)
Nesse sentido, vale publicar os comentários enviados pelo patrocinador desse mês, a World Training, que já anunciou conosco antes e comenta o quanto vale mais a pena anunciar em sites da própria comunidade do que anunciar nos sites da "imprensa especializada oficial". Olha aí: "O resultado do anúncio na Linux in Brazil foi impressionante, temos diversas campanhas on-line em grandes sites comerciais focados na área de informática e a comparação entre estes sites e a Linux in Brazil é difícil de acreditar. A relação custo X benefício é incrível, a quantidade de visitas de origem do site foi muita grande, deixando outros sites comerciais que tiveram um custo muito maior para trás." E não vale só pra nós, outros sites brasileiros sérios e individuais como o Linux Security BR ostentam resultados similares, ponto para a comunidade!
E quem gera esse resultado são vocês! Obrigado por prestigiar, por clicar nos links e conhecer os sites dos patrocinadores, por enviar comentários, e por fazer valer a pena o nosso trabalho de modo geral!
dms (dms@secforum.com.br) avisa: Nesta segunda parte do artigo, mostrarei como realmente fazer a segurança da sua conexao. Utilizando o IPTables, criaremos um firewall simples tendo como base uma maquina Linux 2.4.x para complementar o outro script apresentado, que apenas compartilhava a Internet com sua rede interna. Confira no SecForum!
Maddog Hall no BrasilRafael Colucci (colutti@terra.com.br) avisa: Saiu na Info Exame que o guru Madddog esta vindo ao brasil aplicar um exame para certificação em Linux. Maddog "irá ministrar o exame LPIC-1, que torna o profissional certificado oficialmente pelo LPI e apto a configurar e administrar redes com o sistema operacional do pingüim.
Linux nas UniversidadesEste texto apresenta argumentação a favor da presença do Linux nas universidades norte-americanas. Nossa realidade é diferente, mas pode ser interessante para quem está tentando convencer algum chefe de departamento...
As 20 maiores vulnerabilidadesO SANS e o FBI publicaram uma lista das 20 maiores falhas de segurança de Windows e Unix. Muitas delas ocorrem "na vida real", portanto vale a pena ler e se proteger.
Saiu a edição de outubro da Linux Gazette, publicação livre e gratuita integrante do Linux Documentation Project. Infelizmente a seção The Answer Gang, minha favorita, ainda não está no ar, mas tem muitos artigos interessantes e práticos, confira!
Evento em SPRubens Eduardo (rubens@gasolinux.com.br) avisa: Meio atrasado mas melhor do que não informar; está acontecendo esta semana do dia 30 ao dia 4 um evento promovido pela faculdade UNICID em São Paulo no qual estão sendo abordados vários temas em tecnologia e telecom. Empresas como Telefonica e Infranet estão presentes em estandes e também estão ocorrendo palestras e foruns onde diversos temas estão lotando as salas. A feira, palestras e foruns são abertos ao publico e são gratuitas. Melhores informações podem ser retiradas do próprio site do evento.
Este artigo publicado pela IBM analisa e compara várias técnicas de combate ao spam. Várias dicas práticas, voltadas para o leitor com conhecimento mediano a avançado, mas de interesse até para o novato. Confira e guarde nos bookmarks!
Evento no RJRecebi do Buick Sk, paladino do Slackware, o convite que repasso aos leitores cariocas: No dia 18 e 19 de Outubro irá ocorrer o IV Seminário de Informática das Faculdades Integradas Bennett, maiores informacoes no site. Como gosto de uma fria.... no dia 19 tou lá - 15:00-16:00 Palestra: Linux no Desktop: Esta Onda Pega? ;) Se puder comparecer vai ser legal, se não divulgue para quem gosta ou é da área..."
Evento: Software livre para instituições de ensinoO Alessandro Binhara mandou um release enorme sobre o evento "Evento Aplicações em Software Livre para Instituições de Ensino" a se realizar no próximo dia 10 de outubro em Curitiba. Anexei o release na íntegra nos DETALHES, e você encontra maiores informações no site oficial.
Evento Aplicações em Software Livre para Instituições de Ensino
Objetivo
Apresentar o Software Livre como alternativa e solução viável para a
informatização de escolas e instituições de ensino, promovendo
universalização do acesso ao conhecimento a baixo custo, com soluções
robustas e ao mesmo tempo amigáveis para todos os setores da instituição,
desde a administração, com ferramentas de controle e gestão, passando
pela infra-estrutura, até o objetivo primário da instituição, a
disseminação do conhecimento para os alunos e comunidade em geral, com
ferramentas de auxílio pedagógico, ensino a distância, entre outros.
Público Alvo
Instituições de ensino públicas e privadas, Docentes, Instrutores,
pessoas ligadas a atividades pedagógicas e de ensino e comunidade em
geral.
Aspectos Abordados
-Entendendo o conceito de Software Livre
-Redução de custos em licenças utilizando SL
-Migração do parque de software de uma escola para uma estutura 100%
em SL
-Reaproveitamento de equipamentos obsoletos
-Ferramentas para gestão da instituição de ensino
-Ferramentas para auxílio a educação e atividade pedagógicas
-Disseminação do conhecimento através da Intranet e Internet
-Inclusão digital: inclusão de estudantes, professores, funcionários e
comunidade escolar no mundo da tecnologia e da informação
Lançamento do 1º Seminário Virtual de Aplicações em Software Livre para
Instituições de Ensino
Data: 10 de Outubro de 2002
Local: Hotel Rochelle, Rua Tibagi, 307 Curitiba/Pr
Programação: 8:30 - Welcome Coffe
9:00 - Início das palestras
12:30 - Previsão de Término
Incrições e informações: www.softwarelivre.cits.br
http://www.softwarelivre.cits.br R$ 15,00
R$ 10,00 ( associados CITS, ASSESPRO e Sucesu-PR)
Depósito conta: 03772-13 HSBC agência 1735
Enviar comprovante FAX/317-2047 A/C Sabine
Realização:
CITS - Centro Internacional de Tecnologia de Software - www.cits.br
http://www.cits.br
REDESOL - Rede de Excelência em Software Livre