Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

setembro 2002 Archives

O leitor Cássio (cassiolinux@canbras.net) me chamou a atenção para este artigo publicado pelo InfoGuerra criticando o suporte prestado voluntariamente por parte da comunidade Linux - aquela parte elitista que acha que novo usuário tem que necessariamente ler HOWTO e saber usar vi. O texto é crítico sem ser desrespeitoso, e mistura elogios justos às críticas fundamentadas, embora às vezes baseadas em generalizações. Eu particularmente sugiro que todo mundo leia HOWTO e saiba ao menos salvar e sair no vi, mas não considero isso uma necessidade religiosa... Vale a pena a leitura e a reflexão, e aguardo os seus comentários.

Fiquei me perguntando: se ele queria configurar modem e placa de som através do KDE e de forma automática, por que foi instalar logo o Slackware? :-) Um trechinho pra aguçar a curiosidade: "Querem outro exemplo de falta de consideração? Descobri por acaso o utilitário "mc - Midinight Commander". É um clone do bem conhecido "Norton Commander" para DOS. É um verdadeiro canivete suíço. Faz quase tudo que um novato precisa fazer sem ter que decorar e se lembrar de uma porção de comandos hierográficos. O "mc" permite copiar, renomear, editar e procurar arquivos de um modo simples e claro. Mas quem disse que o pessoal da área fala no assunto? Preferem obrigar o novato a usar o "VI" um poderoso, mas completamente enigmático editor de texto. O tipo de coisa que você precisa decorar uma dúzia de comandos para conseguir escrever um simples "Oh"."

Red Hat 8.0 lançado

Saiu do forno o Red Hat 8.0. Vários leitores mandaram aviso, mas o primeiro foi o Andre Felicio (andre.felicio@si.unifacs.br), que avisa: Acabou de sair do forno o Red Hat 8.0 com varias melhorias em relacao a 7.3. Parece que desta vez a Red Hat vai encarar o usuario Desktop de frente. Quem quiser efetuar o download, baixe no site oficial. Além da ênfase adicional no usuário desktop, há outras novidades também. Confira!

Novidades do Mandrake 9.0

Emerson (chuckao@zipmail.com.br) mandou alguns destaques e sua análise sobre o novo Mandrake Linux 9. O texto abaixo é integralmente dele, e sumariza o que ele vê como diferenciais da nova distribuição:

"- Desktop dinâmico: Quando um software é instalado ou removido, os ícones correspondentes irão ser adicionados ou removidos do menu. Essa mesma característica ocorre com os dispositivos USB.

- Basta conectar uma camera ou scanner USB que o respectivo ícone é automaticamente adicionado no Desktop (acho que no Mac é assim)

- O "supermount" monta e desmonta (CD-Rom, disquete, zip, etc) automaticamente. Vale lembrar que o supermount é bem mais intuitivo que o "autofs", que está presente em outras distribuições (O Mandrake possui os dois).

- Sistema de reconhecimento de hardware atualizado e melhorado. Por exemplo o USB 2.0. E ainda é a primeira distribuição Linux com suporte nativo a partições NTFS e para o protocolo WebDAV (para edição e gerenciamento de arquivos em servidores WEB remotos).

- A última, mas não a menos importante :), os "níveis de segurança" (amados por uns odiados por outros). Permite que defina o nível de segurança do sistema, pode-se escolher o nível "Bem vindos Hackers" ou ainda o nível "Paranóia total". E pra segurança o Mandrake está bem equipado, com ferramentas de detecção a intrusão, suporte a comunicação cifrada, sistema de arquivos cifrados (isso é muito bom), autenticação segura e muito mais. E para usuários comuns, ficou fácil o envio e recebimento de emails cifrados através do Mozilla, Kmail e Evolution.

Fique a vontade para conhecê-lo."

Evento em Campinas

agc (lagc@cipsga.org.br) avisa: No próximo dia 05, acontece o II Install Fest Debian-BR em Campinas - SP, dentro da 17ª Open House, na qual também serão apresentadas palestras sobre Software Livre. Os interessados de Campinas e cidades vizinhas poderão levar seu micro e ter a distribuição Debian GNU/ Linux instalada por voluntários do projeto Debian-BR, durante a programação da 17ª Open House, maior feira de negócios e tecnologia da região, visitada por cerca de 30.000 pessoas todos os anos. Além do Install Fest, que está sendo realizado em parceria com a IMA, serão dadas palestras sobre a distribuição e a importância do software livre em nossas vidas. A feira, que acontece nos dias 02 a 05 de Outubro, conta também com a participação do CIPSGA, Borland, Siemens e CPqD. Para inscrever-se e obter a programação completa, acesse:http://www.openhouse.com.br/

Linux Kernel 3.0?

A discussão está em andamento entre os principais desenvolvedores do kernel, inclusive Linus Torvalds: o próximo kernel, sequência da série 2.5, será o 2.6 ou o 3.0? Há argumentos a favor de ambas as possibilidades. O PontoBR tem os detalhes, postados por um dos grandes desenvolvedores brasileiros do kernel, confira!

setembro 27, 2002
Curso de Linux em SC

Comandante_Denis (comandante_denis@yahoo.com.br) avisa: Na faculdade onde estudo temos um projeto de divulgação linux, estamos oferecendo um Curso de Linux Basico para os interessados que morem em Santa Catarina, mais precisamente em Jaraguá do Sul. Maiores detalhes podem ser vistos no site.

Prévia do Red Hat 8.0

O LinuxPlanet está trazendo uma pré-análise do Red Hat 8.0, incluindo screenshots. Para os fãs, vale conferir.

ViaVoice no Linux

Este artigo da LinuxWorld analisa o uso do IBM ViaVoice no Linux, e cobre os passos da sua instalação e uso. O ViaVoice é um produto para reconhecimento de voz, que permite que você "dite" para o seu PC. Pode ser um alívio para a sua tendinite, confira!

Explicando o VNC

O VNC é uma das ferramentas indispensáveis na administração de redes, pois permite visualizar e interagir com os ambientes de trabalho de inúmeros computadores sem sair da sua mesa de trabalho. Este artigo da EarthWeb disseca as características e vantagens desse software - confira!

setembro 26, 2002
StarOne funciona com Linux ;-)

fidonirso (fidonirso@yahoo.com.br) avisa: Esta notícia postada pelo Underlinux é de um usuário do serviço EasyBand, provido pela StarOne/Embratel que utiliza o Linux! Segundo ele, somente o acesso às requisições da porta 80 ficam um pouco mais lentas, mas nada que um proxy bem configurado não possa resolver!! Isto vem bem a propósito da polêmica sobre os termos de uso da StarOne, que já noticiamos anteriormente.

Install Fest em Juiz de Fora

Rafael Colucci (colutti@terra.com.br) avisa: Acontecerá em Juiz de Fora - MG o primeiro install fest que contará com palestras e divulgação de software livre e instalação do Linux gratuitamente. O evento será dia 01/10/2002 e terá mini cursos sobre PHP e OpenOffice. Detalhes no site.

Evento no Oeste Catarinense

Jack (jack@cnecnet.com.br) avisa: O ESLU é um evento concebido pela UnC - Univesidade do Contestado - Campus Concórdia, organizado pelo legado docente e discente da instituição, apoiado pela comunidade open-source e iniciativas privadas. Reproduzimos o restante do comunicado em DETALHES.

Trata-se de um Evento sobre Software Livre que compreende duas oportunidades: No dia 04/10/2002, a partir das 19:15 horas, no Auditório principal da UnC-Concórdia, dar-se-á um ciclo de palestras focadas em assuntos de extrema atualidade contemplando ferramentas, soluções e tecnologias de código livre.

No dia 05/10/2002, a partir das 08:30 horas, será realizado o Fest Install Conectiva Linux nas dependências da Universidade. Na ocasião serão realizadas instalações e configurações do sistema operacional GNU/Linux Conectiva 8, bem como, de outras aplicações open-source a todos os interessados que evetuarem a inscrição antecipadamente. Os interessados serão orientados, pela equipe organizadora, no processo de instalação/ configuração dos sistemas em seus respectivos equipamentos. Ao término, o participante sairá das dependências da UnC com seu equipamento contendo o sistema operacional GNU/Linux instalado e configurado!

Para saber mais, visite o site do evento.

Nova versão do proxy Squid

O leitor rootkit- (asleite@atarde.com.br) avisou ontem, mas só olhei agora: Foi lançada hoje pela manhã a nova versão do proxy mais utilizado no mundo: o squid. A nova versão traz melhorias como organização hierárquica das urls guardadas em cache para melhorar o tempo de resposta e diminuir o uso de banda, vale a pena conferir.

Kazaa com Wine

Paulo Pimentel (paulomcpimentel@ig.com.br) avisa: Recebi um email de um participante da lista Linux-BR com um link que explica de forma fácil e rápida como usar o Kazaa Lite no Linux em português. Segui o passo-a-passo no meu Conectiva 8.0 e funcionou beleza. Se o problema, para alguns, de usar o Linux era não ter o Kazaa, agora não se tem mais problemas.

Pipoca, cinema e Linux

É a idéia da cadeia de cinemas norte-americana Regal Entertainment, que está disposta a levar o Linux, da Red Hat, para seus 3.500 pontos de venda em 548 cinemas de 36 estados, nos Estados Unidos.
Os terminais contam com interfaces touch screen, muito utilizadas para pedidos em restaurantes, e as vendas podem ser monitoradas no escritório central da companhia.
Mais nesse link.

Casas Bahia dedica-se ao Linux

Deu no IDG Now! : A rede varejista Casas Bahia, baseada em São Caetano do Sul (São Paulo) está de mudança para o sistema operacional Linux.
Mais um exemplo de uma grande rede migrando ... quando algum supermercado falar alguma coisa de Linux, esse é mais um exemplo a ser dado. ;-) Clique em DETALHES para maiores informações.

Em entrevista ao IDGNow! , Frederico Wanderley, diretor de tecnologia da Casas Bahia, informa que a migração será iniciada dentro de 60 dias. “Estamos aprovando o projeto piloto”, comenta Wanderley, sem revelar o investimento no projeto.
Hoje, as 320 lojas da Casas Bahia trabalham com 1.500 terminais de ponto de venda no sistema operacional DOS, da IBM. A empresa informou que utilizará os terminais da big blue na migração para o sistema operacional aberto.

setembro 25, 2002
Cansou de Esperar???

Se a resposta for sim, então não perca mais tempo e comece a baixar hoje mesmo a versão final do Mandrake 9 (Dolphin).

Confira o anúncio do lançamento, neste link. Se tiveres dificuldades em encontrar o ISO da nova versão, pois ainda está sendo "propagado", experimente este mirror. E nunca é ruím relembrar que o Mandrake precisa da colaboração da comunidade para continuar a existir, por isso se você gosta desta distribuição e pode contribuir financeiramente, faça isso. Você pode colaborar tanto comprando a "caixinha", quanto participando do clube Mandrake.

Nova arma da MS: "comunidade de usuários" :-)

Este artigo do news.com apresenta a visão de Steve Ballmer sobre o próximo passo da Microsoft na sua luta para impedir o crescimento do Linux: apostar na formação de uma comunidade de usuários. A análise de Ballmer (CEO da Microsoft) é interessante, e mostra que eles estão de fato percebendo quais são os pontos fortes do Linux.

Mais sobre o worm que ataca o SSL/Apache

O sempre presente Slashdot traz notícias sobre novas variantes do Slapper, o worm que está atacando versões antigas do Apache com SSL na Internet. Se você ainda não verificou seus servidores, confira as nossas notícias anteriores sobre o assunto para saber os detalhes!

Newsforge analisa Phat Linux

As distribuições de Linux que se instalam em partições do Windows em geral recebem menos atenção dos entusiastas de Linux, mas elas têm uma razão de ser e muitas vezes são a forma ideal de ter um primeiro contato com o software livre, desde que se escolha uma versão adequada, e recente. O Newsforge está trazendo uma análise do Phat Linux, uma dessas distribuições que se instalam sem necessidade de particionamento. Confira!

setembro 24, 2002
Beta do UL já está disponível

Para os curiosos e testadores de plantão, informamos que já é possível instalar o primeiro beta aberto do United Linux, disponível para download neste link, após preencher um formulário com alguns dados requeridos, como nome e e-mail.

Se você quiser conferir a lista de pacotes presentes nesta distribuição, clique aqui.

Resposta do StarOne

Recebi hoje pela lista Dicas-L (e 4 leitores já me fizeram forward, obrigado!) uma resposta de um funcionário do StarOne à polêmica (já noticiada por nós) formada em torno dos termos de uso desse provedor via satélite, que proíbe o uso de Linux e Macintosh junto a seu sistema. Parece que a coisa não era tão arbitrária assim, mas não deixa de ser lamentável.

Um trechinho: Na verdade, a Star One proíbe o uso de sistemas operacionais que não sejam Windows, pelo simples motivo de seu programa "acelerador de páginas", que é instalado na maquina do cliente e necessário para o acesso a Internet, não ser compatível com outras plataformas, que não a Microsoft. Vamos entrar um pouco mais a fundo no sistema "acelerador de páginas" - O que vem a ser isso ? Na verdade, o acelerador de páginas foi criado no intuito de "diminuir" os requests de Ack que o tcp/ip efetua a cada conexão. Este "enlace" satélite é caro, e o acelerador de páginas faz na verdade 2 serviços, ao invés de vários. No primeiro ele puxa a página html, e no segundo as imagens, tornando assim a conexão "mais rápida". Para fazer isso, o seu navegador, ou seu programa de acesso a Internet, deve ter a configuração de proxy alterada para o endereço localhost (127.0.0.1) na porta 9877.

Eleições 2002

Você já escolheu os seu candidatos a deputado estadual e federal para as próximas eleições? Ainda não? Que tal dar uma examinada numa pequena lista de alguns políticos (alguns são candidatos para a próxima eleição) que tem contribuído de alguma forma pela adoção do software livre, através de leis e incentivos?

O site da "bancada do software livre" está neste link: http://dvalois.no-ip.org/bancada/?ma=clist (fonte: CIPSGA).

setembro 23, 2002
Análise do Lycoris

Este artigo do OSNews analisa o Lycoris, que na minha opinião lembra uma reimplementação do Windows XP feita em Linunx ;-) Opiniões pessoais à parte, aparentemente a qualidade do software em si é boa, e pode ser interessante para alguém que esteja querendo uma rota menos acidentada na migração do desktop. O que vocês acham?

StarOne não aceita usuários Linux

Há cerca de 5 semanas venho recebendo sugestões de notícia para postar que o provedor de Internet via satélite StarOne discrimina explicitamente o Linux em seus termos de uso, com palavras bem claras: "São proibidas ao CONTRATANTE as seguintes praticas: (...) Utilização do sistema operacional Linux no computador conectado ao Star One EasyBand, bem como a utilização de computador Macintosh".

Relutei em publicar isso até agora, porque acho que a empresa não merece a publicidade adicional e também porque, errados ou não, eles têm mesmo o direito de selecionar as tecnologias que podem operar com seu sistema. O PontoBR está com uma discussão interessante sobre o assunto, e agradeço aos 14 leitores que sugeriram essa notícia - foram tantos que não deu mais de não publicar ;-)

Comparando bancos de dados

Este artigo da Linunx Magazine ajuda a compreender os critérios que permitem escolher o melhor tipo de banco de dados (inclusive relacionais, orientados a objetos e XML) para seu projeto, e mostra quais as opções de software disponíveis em cada categoria. Imperdível, para quem é da área.

Novo sistema de threads

Todos os sites de notícias estão falando nisso, então entraremos no barco também; veja os links e a discussão no PontoBR, no Slashdot ou no kerneltrap. O resumo da ópera é que a nova implementação de threads recém liberada para a série 2.5 do kernel permite criar 100000 threads em dois segundos; na implementação anterior, as mesmas threads demorariam cerca de 15 minutos para serem criadas. Pequena diferença, não?

Conheça o browser Dillo

Este artigo publicado pelo grupo de usuários Linux de Montreal analisa o browser Dillo, que segundo eles pode ser baixado da Internet, instalado e configurado em menos de 30 segundos. O ponto forte: velocidade; alguns pontos fracos: sem suporte a Java, Javascript e https. Vale uma olhada!

setembro 21, 2002
Pretenso autor do rootkit t0rn é preso

O The Register conta que um inglês de 21 anos foi preso sob acusação de ser o autor do t0rn, um dos mais "populares" rootkits. Você acha correto a pessoa ser presa por ter sido autora de um determinado software? Eu acho que não existe uma resposta única para esta pergunta, mas gostaria de saber o que os leitores pensam a respeito.

Uma alternativa ao MS Passport

Este artigo da LinuxWorld discute alternativas ao Passport, uma proposta da Microsoft que tornaria a empresa de Redmond peça essencial na autenticação de usuários para todo tipo de transação segura na web. Aparentemente, os pesquisadores do Plan 9 chegaram antes e têm métodos melhores para realizar a mesma tarefa. Pessoal ligado no lado político do software livre e nas questões de privacidade e liberdade, confira!

setembro 20, 2002
Como o Bon Jovi lida com os piratas

Lembram-se de uma notícia aqui falando que o CD novo dos Paralamas viria com aquela tecnologia "anti-cópia" bla bla bla bla bla ??? Bom, muito se discutiu, xingou (com razão), pois a meta das gravadoras naquele caso, e em muitos outros, é ferrar com o usuário.
Não é que no CD novo do Bon Jovi, eles criaram um modo novo de incentivar a compra do CD original, sem ferrar com ninguém ??? Na parte interna da embalagem do álbum, intitulado Bounce, existe um código de 13 dígitos gerado randomicamente. Fornecendo esse número no site da banda, os fãs se cadastram em um programa VIP que lhes dá acesso preferencial a ingressos para shows, além de permitir que ouçam faixas inéditas da banda.
Nesse link aqui é explicado tudo mais certinho, inclusive sobre como o código pode ser quebrado com um certo trabalho, mas o que me admirou é que até que enfim alguém pensou "pró" e não "contra" o usuário. Será que pega ??? Tomara !!!

setembro 19, 2002
HOWTO de VPN

O dms (daniel@secforum.com.br) avisa: Mini-HOWTO escrito por Eri Ramos Bastos e enviado a nossa promoção . O autor explica como fazer uma VPN entre duas máquinas Linux utilizando o IPSec + FreeSwan. As distribuições utilizadas em teste pelo autor foram o Conectiva 8.0 e SuSE 8.0. Leitura recomendada. Atualizado: agora a URL funciona :)

Desempenho do Linux

Duas notícias sobre desempenho. A primeira foi enviada pelo leitor reed (rxw@bol.com.br), contando sobre a quebra do record mundial de desempenho alcançada pela SGI: utilizando itanium2 e Linux "...ultrapassou o desempenho de largura da banda de memória dos supercomputadores CRAY C90TM, CRAY SV1TM e Fujitsu VPP5000 CMOS". A outra vem da HP, que realizou testes TPC-C em servidores RedHat rodando Oracle. Segundo o Slashdot, os resultados foram melhores que os alcançados pelo Windows ;-)

"Manows" invadem a escola

Não tem nenhuma relação direta com Linux, mas o assunto é de meu interesse e resolvi compartilhar com vocês, e até pedir que se manifestem. Ocorre que este artigo do Slashdot discute a invasão das escolas americanas pelo que eles chamam de l33t speak, aquela forma de escrever típica dos chats da Internet (que no Brasil pode ser exemplificada por frases do tipo "pq vc ñ tc cmg manow?"). Aparentemente os professores têm dificuldade em entender a escrita da "geração chat", e procuram maneiras de reverter a situação.

Aqui no site eu sinto claramente a mesma mudança, às vezes acabo rejeitando artigos ou notícias porque os autores escrevem nesse novo dialeto, e acaba não valendo a pena reescrever. Claro que consigo ler, mas não acho que escrever desse jeito incompleto melhore a clareza ou qualquer outro dos atributos do texto. O que vocês acham?

:) comemora 20 anos

Isso é uma curiosidade interessante. Deu na CNN que há exatamente 20 anos, Scott Fahlman ensinou a Internet a sorrir. Foi no dia 19 de setembro de 1982, quando o pesquisador da IBM digitou o símbolo :) em uma mensagem on-line. Vejam mais da história do sinalzinho simpático no link ... :)

Últimos resultados da pesquisa

Para completar os resultados da pesquisa que estamos publicando desde sábado, os resultados da distribuição que gerou o maior volume de respostas - Slackware! Veja em DETALHES as respostas dos leitores.

Agora uma meta-pesquisa: do que você acha que deve ser a nossa próxima pesquisa? Vale ser criativo :-)

Eu Utilizo do Slackware

Depois de Experimentar algumas outras distribuições acabei por escolher o Slackware pois ele se mostrou ser bem flexivel, Seu sistema de configuração é bem simples ( do ponto de vista de quantidade de opções ) de algum modo incentiva a ter mais contato com arquivos de configuração, passando a conhecer seu sistema mais a fundo

Postado por Vagner Rodrigues

Eu uso o Slackware 8.1 porque é muito estável ( como qualquer distribuição de Linux! ), é fácil de instalar os aplicativos, muito boa prá compilar o kernel ( eu uso o 2.4.19 ), tem tudo o que eu preciso ( tirando drivers para um winmodem CHATO que eu tenho! ) e é relativamente rápida. Já testei várias distribuições, e o Slackware é quase perfeito! Gostaria de testar o Debian, mas não tenho o CD de instalação.

Postado por Carlos Eduardo Medaglia Dyonisio

Slackware 8.1
Excelente sistema, após concluir as configurações "na unha" (o que para mim, é a vantagem dele sobre os outros), ele roda totalmente estável, mostrando-se muito robusto.
Aprovo e recomendo.

Postado por Rogerio Brito

Eu uso Slackware.
Gosto muito do Slack pela simplicidade e flexibilidade. Consigo instalar a mesma distro em todos os meus computadores (começando em 386SX com 4MB de memória e terminando em Athlon com 256MB), consigo adaptá-lo e configurá-lo facilmente para minhas necessidades, é estável. Não consigo entender porque motivo todos não usam Slack -;)

Postado por Piter PUNK

Como muitos já usei várias distribuições, mas foi o Slackware que realmente me supreendeu. Aquele papo de que o Slack é para usuários avançados, até hoje não entendi porque. Alguns pontos que eu destaco nessa distribuição:
1. Possui um instalador rápido e completo;
2. É altamente flexível e configurável;
3. Possui uma excelente estabilidade;
4. Possui boa documentação;

A única coisa que falta no Slackware é ser traduzido para Português do Brasil.


Postado por Victório

Porque uso Slackware:

1 - Maior compatibilidade com outros *nixes
2 - Excelente para servidores por ser bem robusta
3 - E' o tipo de distribuicao que faz exatamente oque voce quer, nao fica instalando aquele tanto de pacotes que sao ativados mesmo sem pedir e que nunca serao utilizados.
4 - Ta' certo que nao tem distribuicao "segura" so' com a instalacao default, e' um mito, mas no Slackware e' bem mais facil fechar as portas e ter certeza de que ficarao fechadas em relacao `as outras distros
5 - Quando sai uma atualizacao de seguranca qualquer, basta pegar os fontes, compilar e instalar, ao contrario de outras distros em que se tem de ficar esperados por pacotes pre-compilados
6 - Da' para optimizar para o hardware em que esta' rodando ate' o ultimo bit

Postado por Jeronimo de A. Barros

Na verdade utilizo a distribuição de acordo com a necessidade. Comecei a minha vida no Linux em 1996 utilizando Slackware e depois passei a usar RedHat e por fim Conectiva. Hoje estou voltando a utilizar o Slackware para diversos serviços como Firewall, Correio, Banco de Dados Oracle e outros, por ser um sistema bem enxuto. Fiquei impressionado com a evolução do slackware durante todos esses anos e hoje aconselho a todos experimentarem, foi essa distribuição que me deu uma base sobre Linux. Também porque existem diversas listas com profissionais bem gabaritados em slackware.
É isso! Mas volto a colocar que o principal é escolher a distribuição conforme a necessidade.

Postado por Marcelo Cunha

Ainda sou novato no mundo Linux, utilizo há cerca de 1 ano, já usei Conectiva 5.0/7.0, Red Hat 7.0/7.1 e a melhor de todas, SLACKWARE...

Porque Slackware ? Tinha um PII 266Mhz
com 32 MB e se arrastava usando as outras distros, acho mais configurar os scripts de inicialização do Slack, deixando só o necessário.
Não é tão difícil mexer no Slack, para instalar/compilar um programa basta LER o README/INSTALL, resolve 98% das dúvidas.

Se não resolver corre pro Linux in Brazil, Pite e a ótima lista slack-users@linuxmag.com.br


Postado por Mauricio

Comecei com uma distro Conectiva...
usei até a versao 6. após esta, senti a Conectiva um tanto que fora de meus ideais de software livre, finalmente senti ela como empresa.
A partir daí tenho utilizado desde Mandrake com aquelas facilidades todas de configuração e tudo, mas que incluem MUITAS facilidades, oq acaba dificultando algumas açoes. O que eu gostei no mandrake foi a instalação para desenvolvedor o que facilita na hora de instalar fazendo com que não seja necessário fazer instalações posteriores.Debian utilizei por pouco tempo.
Atualmente utilizo Slack...não atende a todas minhas necessidades, mas pelo menos eh mais fácil ateh de entender o funcionamento do sistema, arquivos de configuração etc....
O que pega de todas as distros, são os vários configuradores...acho q devia ser mais centralizado...+/- igual ao mandrake, soh q um padrão entre as distros pq c cada um for fazer o seu, tá loko....vai ficá uma zona....

Bre!!!!

Postado por Rafael Soares

Mesmo sendo um usuário recente do GNU/Linux já utilizei diversas distribuições. No princípio utilizei o Conectiva, por ser mais fácil. Com o tempo, começei a administrar servidores que utilizam slackware e gostei muito, achei mais rápido, mais seguro e mais confiável.
Não me imagino administrando um servidor que utilize outra distribuição que não seja slack pois como no slack tudo é feito "na mão", eu sei exatamente o que eu estou fazendo e o que cada coisa deve fazer.
Adotei o Slack no meu desktop pelas mesmas razões e não penso em trocar essa distribuição por nenhuma outra.

Postado por Tiago Giovanaz da Silva

Uso o Slackware Linux pois como quero aprender profundamente sobre o linux, gosto do estilo dele, e esta distro me proporciona sempre usar o "Hard Way", sabe como é, no Pain no Gain. Alem disso como ela não carrega nada que vc naum queria, se torna mais rapida, pelo menos foi a mais rapida que usei.

Postado por Matheus BER

Eu começei no mundo Linux usando o Guarani, da Conectiva, aqueles pacotes que vendem na Kalunga, hehehehe, instalei e a paixão foi imediata. Migrei
para o CL 5.0, não gostei!.
Começei a usar o Red Hat, foi onde mais evolui, e que me possibilitou abandonar o Windows de vez, isto mesmo, acabei com a partição Windows graças ao Red Hat. E quando preciso montar um servidor uso esta distribuição, pela facilidade e riqueza de recursos que ela oferece à mão.
Hoje sou usuário, fanático, do Slackware, leve, simples mas de uma robustes incrível. O Slackware é de uma simplicidade impressionante.

Slackware4Fun

Posted by: D@niel on setembro 1, 2002 07:57 AM

Apesar de eu administrar servidores linux utilizando as distribuições conectiva e slackware eu prefiro o slack pela liberdade que você tem no sistema, enquanto os servidores conectiva eu fico totalmente dependente dos rpms por que há pacotes que se eu compilo o fonte da alguns problemas com outro instalado via rpm, como por exemplo o apache e o php. Eu gosto das duas distibuições, mas a que mais me agrada é o slack =)

Posted by: Andre Jordan on agosto 30, 2002 03:48 PM

como a maioria dos comentários acima vemos que o Slack é a preferência para muitos, talvez muitos antes mesmo de conhecer o slack tiveram outras distros, mais provavelmente quando viram sua versatibilidade, flexibilidade e leveza, escolheram a melhor para suas necessidades, tudo bem
pessoal do RED HAT LIKE (RPM) vocês também podem fazer tudo o que o slack faz mais provavelmente teram muito mais trabalho e perderam muito tempo, então não perca tempo querendo descubrir o que sua Distro faz va direto a FONTE use SLACK você vai adorar, mais desde já se você é uma pessoa acomodada que deseja tudo de mão beijada pensem bem antes de instalar pois se não você será mais um dos Usuários Linux que so sabem falar mal do slack mais nem procuram ler um HOW TO....

um abraço para todos....
viva bsd-like

Posted by: Alexandro on agosto 31, 2002 05:09 PM
Quando falo em linux não penso em Desktop e sim em um sistema que exige cada vez mais de seu operador, e é isso que tem de melhor no linux, a liberdade, funcionabilidade, velocidade e estabilidade. Um sistema que precisa de um operante e não de um servo de suas aplicações, por isso aposto no Slackware, que não se importa em melhorar o acesso interativo de suas aplicações, mas melhorar sua capacidade funcional. Não "queremos" que façam por nós, "queremos" fazer para e com todos.

Posted by: Marcelo França on agosto 29, 2002 02:33 PM

Este é um assunto longo que na minha opinião nunca vai acabar, problema é o seguinte cada maluko tem sua viajem, trabalho em um provedor de accesso a internet filiado a uol.com.br é o teleon.com.br aqui no servidor usamos fbsd mais no meu servidor separado aqui eu uso slack e porque slack ? Já tentei usar outras, conectiva, red hat e fui me dar bem com o slack, ele possibilita você chegar ao extremo de tudo, dos erros das correções e obter grande sabedoria em cima disso. Script para isto e para aquilo ? ¿ ? Ah isso você mesmo vai criando ao tempo pra que ter tudo pronto, o perfeito dos sistemas é só enganação, Win é Perfeito ? ¿ ? A Parada ta em você ver como seu sistema funciona os erros e trabalhar em cima deles.

Posted by: Márcio Dias on agosto 27, 2002 01:52 PM

bom, uso o Slackware pois é a distribuição que mas combino comigo ;) ... é um linux seco, sem frescuras :) *Slackware Linux*

Posted by: Jardel on agosto 27, 2002 02:00 PM

Uso Slakware 8.0, meu contato com sistemas operacionais datam da época do Edix, HPUX, AIX, Xenix, também usei outras distros linux-like e até
mesmo Windows. Mas nada se compara à robutez, simplicidade, facilidade e confiabilidade do Slackware.

Posted by: Felipe Nery on agosto 26, 2002 08:48 PM

Uso Linux faz 5 anos, e desde então sou mais Slackware. Pouco a pouco fui conhecendo melhor outras distros mas nenhuma é tão versátil e adaptável às configurações individuais de cada máquina quanto o Slack. Baixar pacotes binários para atualizar é como usar os Service Packs de NT, então onde está o grande lance do software livre de configurabilidade? Quem justifica outras distros pela facilidade de encontrar pacotes pré-compilados é preguiçoso e não faz idéia do que significam as palavras "desempenho" e "estabilidade". Mesmo a instalação de sistemas RH-like deixam muito a esperar, tornando-as super comerciais e pouco configuráveis, aí desenvolvem um aplicativo que gerencia todas as configurações e dizem que é altamente configurável. Eu sou mais o linuxconf. Depois, o Slackware precisa de apenas UM CD para instalar tudo o que um servidor ou estação precisa. Quem disse que uma instalação pequena tem um giga e meio? Isso é um mundo! Minha última esperança de ver um sistema aos pés do Slack é o SuSE, e morro de curiosidade de conhecer pois me disseram que é bom, mas é pena que não tenha ISOs. Agora, se você quer SO para usuário (final ou não, usuário é tudo uma droga) instala qualquer coisa, não precisará de desempenho, estabilidade, ou configurabilidade mesmo, não é?? Ou por acaso pretende enfiar algo complicado (Linux é complicado sim, quem disser que não é estará mentindo) para um usuário digitar texto? Linux é pra quem quer expandir horizontes, não insista pois nem todo o mundo pode lidar com essa filosofia de vida!
-- Tarball + Slack = ruleZ --

Posted by: Carlos Arce on agosto 26, 2002 04:16 PM

A distro que eu uso atualmente em casa é o Slackware Linux 8.1, por que no meu PC quem escolhe sou eu, e acredito que o Slackware é o melhor para mim.
O Slackware me possibilitou conhecer a estrutura real do sistemas GNU/Linux, fez com que eu entendesse mais rápido como funciona dependências de pacotes, compilação de programas e o principal, foi que ele me propocionou conhecer seus scripts de inicialização por permitir que eu os modifique e veja os resultados após, sem dizer que seus scripts de inicialização são simples e diretos.
Esses são uns dos proncipais pontos que acho importante no Slackware, pois ele não tentou nos tirar a liberdade que nossos velhos SOs fizeram nos trancando em uma Interface Gráfica apenas apertando botôezinhos e tudo acontecendo escondido por trás, ele apenas indica o caminho, e eu resolvo o resto possibilitando que eu entenda todo o processo.
Um outro ponto também, é que o mantenedor Patrick sempre se preocupa com a segurança de cada pacote que entra na distro aplicando patchs e não incluindo pacotes não estaveis ou não seguros e também sempre procura colocar apenas pacotes Open Source, respeitando a ideologia GNU que foi o que nos propocionou ter todo este mundo que roda em torno do kernel linux.
Depois falo mais... :)

Posted by: r_linux on agosto 26, 2002 01:34 PM

Uso a distro da slackware por ser bastante maleável em questão dos packages e sources a serem administrados, não havendo problemas em
compilação, se havendo, de fácil resolução.
Além de grande estabilidade sem frescuras em configurações tendo que serem feitas a mão dando ambiencia segura ao sistema. Creio que geralmente por seus softawares serem instalados via source, seja a distro mais open source!

Posted by: Francis Guslinski on agosto 25, 2002 09:27 PM

Bem a distribuição que eu utilizo atualmente é o Slackware Linux 8.1 e creio que ela seja uma ótima distribuição, e também acredito que no mundo linux não há espaço para quem quer tudo em suas mãos, é preciso correr atras do conhecimento nescessário para fazer certas coisas no mundo linux e é isto que nos faz aprender mos no SO Linux.

Posted by: Cristian Gonçalves on agosto 25, 2002 09:45 PM

Uso o slack em casa, por conta da ideologia do Slack, KISS (Keep it simple stupid), sem grandes frescuras, e te obriga a fazer tudo!
Já no trabalho, como desktop, uso o conectiva, pela facilidade e por vontade de aprender um red-hat like, como servidores mantenho o slack, me sinto mais seguro!
Pretendo instalar o debian por esses dias, so num sei aonde! =/

Posted by: Samuel Abreu on agosto 25, 2002 02:49 AM

a distro que utlizo e a slackware 8, pois foi a unica distro que nao tive problemas em configuraçoes e compilaçoes. parece estranho mas ate a rh me deixou na mao

Posted by: myke on agosto 24, 2002 02:10 PM


Minha contribuição.
Para mim, existem 3 tipos de distribuição. As redhat-like, a debian e a slackware.
As redhat-like são bem parecidas. Comerciais (foco bastante comercial), fáceis de usar, bugadas (em relação às outras, não me entendam mal), personalizam demais (instalar a partir dos fontes é complicado, então sempre depende de pacotes binários) e configuram tudo sozinhas. Ideais para iniciantes e quem não tem experiência, mas horrível para os outros. Tipo a decisão da redhat usar o gcc 2.96. Não existe compilador mais bugado que esse na face da terra. Nenhum programador gosta dele. E a conectiva que lançou o conectiva 8 com o kde 3.0 rc3 (é o rc3 mesmo??). Cheio de bug. Mas o sistema de pacotes rpm, que muito xinguei no passado, realmente é bom. Eu acho que o da debian é melhor, mas o rpm é padronizado pela LSB e já é suficiente. O importante é ter um bom. O código é otimizado para pentium, o que adiciona novos bugs e nem sempre aumenta a velocidade (isso foi jogo de marketing). Eu sei porque já testei muito essas otimizações.
A debian é estável, de fácil atualização, nunca usei muito, mas deve ser fácil de instalar a partir dos fontes. Pontos fracos: o stable é super antigo, sai uma versão nova a cada século, é extremamente inchada (3 cds??? tem uns pacotes nada a ver, só lotando). O apt é o melhor. Boa para administradores de sistemas que querem um sistema estável, mas sem se preocupar com compilação dos fontes.
A slackware é ótima para você instalar e compilar seus próprios programas, atualizar você mesmo, nunca precisar de binários, configurar na mão mesmo (tem gente, como eu, que acha isso muito melhor, porque é mais flexível). O sistema de pacotes é um zero à esquerda. Só instala, desinstala e atualiza os pacotes. Não tem grupos, dependências, coisas que tanto odiei no passado, mas que são importantes. Ah, muito estável, tão estável quanto a debian ou mais. Pra mim, mais. Boa para administradores de sistemas geek, que gostam de mexer muito, mas muito, (brincando, se divertindo) com o sistema.
Mas a melhor mesmo é a que você mesmo instala, compila cada pacote, personaliza você mesmo, otimiza você mesmo, escolhe o seu sistema de pacotes e tudo mais. Ou seja, a sua própria distribuição, mas para isso você tem que ser quase um ás. Com a experiência você chega lá. Perto disso, estão a gentoo e a linux from scratch. Disse perto.
Eu uso a slack, porque é a que eu mesmo compilo tudo. Saiu o kde 3.0.3, no dia seguinte já estava usando ele. Posso pegá-lo no cvs 1 semana antes do anúncio, compilar e usar. Mas uso o rpm (através do checkinstall), porque o tgz não faz nada e porque agora é padrão (por isso não escolhi o da debian). Na verdade, não uso mais a slack, e sim uma distribuição mais ou menos minha baseada na slack. Estou em fase de transição para a DanielLinux (baseada na linux from scratch, provavelmente).
Amén.

Posted by: Daniel Dantas on agosto 24, 2002 08:12 PM

Utilizo linux como meu SO default a 6 anos e trabalho para uma empresa que faz radio wireless ja a algum tempo, sempre utilizando o slackware. Eh o unico SO que nao incomoda depois de instalado e configurado corretamente. Utilizo tambem o slack 8.1 na minha estacao de trabalho da empresa e em casa porque considero ser o mais estavel nos Daemons e Ambiente Grafico. Se destaca tambem por ocupar muito pouca memoria do sistema e por ser um sistema completo e muito seguro para a rede de internet. Slackware is never Dies!!!

Posted by: clandestino on agosto 26, 2002 11:38 AM

setembro 18, 2002
Sun prepara PC Linux de baixo custo

A fabricante de computadores Sun Microsystems deve anunciar na quarta-feira seus planos para computadores pessoais de baixo custo baseados no sistema operacional Linux, numa tentativa de minar a rival Microsoft. Em uma segunda investida no mundo Linux, as máquinas da Sun serão baseadas em componentes baratos e devem estar prontas para comercialização dentro de alguns trimestres, afirmou o vice-presidente da companhia, John Loiacono, em entrevista. Leiam mais no site do site do Terra.

Novidades no UnitedLinux

Copiando direto do release: A UnitedLinux, fundada pelas empresas líderes da indústria Linux: Conectiva S.A., Grupo SCO, SuSE Linux AG e Turbolinux Inc., acaba de anunciar a nomeação de Paula Hunter, uma experiente executiva de tecnologia e liderança em consórcios, como sua gerente geral mundial. Entre suas prioridades, estão a ampliação das parcerias globais e desenvolvimento de uma linha de programas de treinamento, certificação e suporte ao United Linux. O grupo também anunciou a versão beta aberta do UnitedLinux. Esta versão será disponibilizada para download, sem custos, em www.conectiva.com.br/unitedlinux/beta, a partir do dia 23 de setembro. Reportagem completa na Revista do Linux.

Atualização: O Linux and Main tem mais detalhes.

Rodando o Office 97 e 2000 no Linux

Este artigo do LinuuxJournal analisa a instalação e uso o CrossOver Office, que permite o uso do Microsoft Office no Linux. Se você não consegue escapar da dependência em relação a estes aplicativos, confira!

Migrando servidores web e mail para Linux

O LinuxToday aponta este artigo em PDF disponibilizado pela IBM que aponta os motivos para migrar servidores web e mail para Linux, e os resultados que se alcança. Imprima e "esqueça" na mesa daquele administrador de TI que diz que o Linux não tem suporte.... :)

Certificação LPI

O Bruno Gomes Pessanha avisa: Acredito que seria muito interessante para toda a comunidade Linux devido a pequena fonte de informações disponíveis no Brasil sobre o assunto: Certificação Linux. Foram mais de 40 usuários inscritos em menos de 24 horas! Acredito que temos MCP's demais... dêem uma olhada no grupo e diga o que acharam. Troca de informações sobre a certificação LPI (Linux Professional Institute). Associe-se agora! Vamos trocar idéias, dicas de quem já fez a prova, material de estudo, links, etc. Basta acessar: http://br.groups.yahoo.com/group/lpi/join.

setembro 17, 2002
Mais e mais resultados da pesquisa

Estamos quase acabando! Hoje são as respostas dos leitores que preferem Conectiva. Eu me surpreendi ao ver Conectiva como a segunda resposta mais frequente, mas acho que essa distribuição merece destaque mesmo. Clique em DETALHES para ler os depoimentos dos usuários, e leia os demais posts desta semana (começando no sábado) para ver as respostas dos que preferem Red Hat, Debian, SuSE e Mandrake!

Tenho 5 servidores conectiva linux (5.1,7.0 e três 8.0) que ficam 24 horas na internet e uns outros 2 que ficam casualmente , utilizo pela farta quantidade de material oficial (vide conectiva) ou extra oficial (listas) em nossa lingua nativa embora o inglês não seja dificuldade, porêm pela quantidade de pessoas utilizando esta distribuição aqui no Brasil é mais fácil encontrar pessoas com hardware semelhante vivenciando experiências semelhantes, outra coisa que me faz usar o Conectiva e o apt-get portado para o pacote rpm que torna definitivamente indolor o processo de atualização de pacotes por motivos de segurança, reduzindo o tempo (custo) com suporte por cada máquina. Para desktop vejo no conectiva a vantagem da grande quantidade de pacotes traduzidos para o português, o Mandrake é uma excelente aposta tambem e recentemente o Suse tem sido uma grata surpresa com sua versão 8.0

Postado por Vinicius Sondermann

Eu uso Conectiva Linux 7.0, uso essa distribuição por ser mais direcionada ao usuário brasileiro, como meu inglês é fraco, uso essa.
Outra razão de usar Conectiva é que sempre procurei apoiar os programadores do Brasil.
Minha critica em relação ao Conectiva é o suporte ser muito lento(pelo menos para mim), e ter muito programa com Bug.
O preço do completo(com manual,suporte) esta ficando muito alto, dificultando a sua venda.
No mais adoro essa distribuição.

Postado por Denis Brandl

Sobre as distribuições Linux.
Trabalho com desenvolvimento de sistemas.
Utilizo o Conectiva Linux.
Tenho o mesmo instalado em casa e em outros 9 servidores de clientes (troquei todos os SCO-Unix por esta distribuição).
Desde o início o maior argumento para o uso do Conectiva Linux foi o fato dele ser em português e de uma empresa nacional. Mesmo possuindo um certo domínio da lingua inglesa minha preocupação principal era o usuário final que nem sempre tem este conhecimento.
Ao derivar do Red Hat o Conectiva herdou estabilidade e segurança e pelo que tenho acompanhado da evolução da distriuição e da empresa (Conectiva) acredito que ela não deixa nada (nada mesmo) a desejar em relação a outras distribuições.
Já testei também a Suse, Red Hat, Debian e Corel Linux.
Maiores informações estarei à disposição.
Abraços,

Helder.

Postado por Helder J. Amarante

Comentario sobre distros linux...

Sou usuário Linux já faz algum (bom) tempo, e sempre utilizei a distro da Conectiva, ela é estável, leve e funciona bem em hardware nacional. Como já estou acostumado a configurar tudo na mão, tanto faz para mim usar a Conectiva, Red Hat ou Slack... mas sempre dei preferência para a Conectiva. Uso desde a versão 3.
Hoje, na minha máquina pessoal, de casa, troquei o Conectiva pelo Red Hat (CL 6 para RH 7.3) pois utilizo muitas coisas que são mais facilmente encontradas prontas para o Red Hat, como o Ximian Gnome, e como eu tinha os CD's do Red Hat mesmo... estou gostando muito do sistema, bem estável e leve. Tá certo que o kernel é personalizado, o mesmo que eu já usava no CL6 (2.4.18 configurado por mim), então ficou um sistema bem enxuto. Como eu não gosto de programas de configuração não senti diferenças entre o CL e o RH...
A melhor coisa do Conectiva é o APT, que veio do mundo Debian, como todos sabem. O APT foi um grande ganho para o CL e ajuda a manter o sistema sempre atualizado. No RH não tem APT, mas eu uso o Ximian Red Carpet para manter o sistema atualizado, então acaba dando na mesma...
É isso, aconselho o uso do Conectiva, mas antes verifique se ele possui suporte "nativo" àquelas coisas que você usará, teste, e apoie a distro nacional mais tradicional!

Postado por WillEdu

Uso Conectiva Linux 8.
Utilizo-a de longa data (versão 4) por ter bom suporte à língua portuguesa, o que um tempo atrás não era facilmente encontrado. A presença do apt para rpm, um tipo de pacote facilmente encontrado, é também um fator relevante, tendo em vista sua praticidade na hora da manutenção/atualização, mesmo para pacotes que não constem da distribuição oficial (suportados via repositório local).
Um último motivo, de cunho ideológico, é o apoio às empresas nacionais.

Postado por Bruno Parente

Eu não sei dizer se por comodismo, ou se realmente porque gosto, mas desde que conhecí utilizo e gosto muito do conectiva, estou com eles desde a versão 6 e agora já estou na 8 que apesar dos contratempos de lançamento, também estou gostando bstante.

Postado por Cássio Augusto

Não é sobre o site, é sobre aquela pesquisa sobre as distribuições Linux.
Eu uso a Conectiva 8.0. Já usei o 5.0, o 6.0 e gostei, no 7.0 nada dava certo, selecionava um pacote que eu não gostaria que fosse instalado e lá estava ele como se nada estivesse acontecido, voltei as pazes com o 8.0 que instalei recentemente.
Seguem os motivos para minha simpatia com o Conectiva 8.0 (Em ordem aleatória)
Placa de vídeo (Em tempo de instalação) e placa de som (Com o sndconfig) ambas onboard identificadas e configuradas perfeitamente.
Gosto muito das opções de instalação (Como a "Instalação REALMENTE Mínima" que deixa o sistema com menos que 200MB) embora elas sejam algumas vezes redundantes.
O kernel 2.4.18 alterado pela Conectiva esteve estável, suportando as experiências de programação (Em C, C++) que eu costumo fazer.
O desempenho é me agrada.
A instalação é rápida, se seguir o caminho padrão (Próximo, próximo, concordo, conclui...).
O visual padrão é agradável.
O sistema de arquivos EXT3 é uma vantagem, uma vez que confere melhor confiabilidade em situações instáveis (Embora nunca tenha testado).
É uma distro brasileira.
Basicamente é isso.
Espero que tenha ajudado.

Haroldo Lage
Bacharelando em Ciência da Computação
DCC - UFMG

Postado por Haroldo Lage

Eu uso o CL 8 no desktop única e exclusivamente
porquê têm a maioria dos aplicativos traduzidos para o português, essa na minha opinião é a sua única vantagem!
Muita gente ainda têm medo de usar o Linux, por causa da dificuldade, ainda mais sendo tudo em inglês.
Mas o CL 8 peca demais, por ser lento (tudo para 386), bugado (parece um queijo suíço) e personalizado demais (outra dia nem o kernel da distro recompilava!).
Quando tiver um debian ou slack com mais pacotes em português (não custa sonhar) vai direto para o desktop (iniciantes...)!

Postado por Ranier

Utilizo conectiva 8 tanto no desktop quanto no servidor.
O pq de usar?
Gerenciamento de pacotes facil (apt-get).
Vasta documentaçao no site da conectiva e lista de discussao.
Realmente acho q a distro tem bastante a melhorar, mas desde a versao 6 ate a 8 ela vem se tornando muito estavel.Creio q nao adianta
instalar um slack e depois nunca mais atualizar um pacote achando q a distro vai ser sempre segura.


Postado por Juliano Dapper

DISTRIBUIÇÕES: POR QUE EU USO O ...Conectiva?

a) Para privilegiar o nosso produto nacinoal (e não nacional dos EUA);
b) Porque é bem feito (tudo bem, é esforçado);
c) Porque está na nossa língua natal (importante principalmente porque muitos usuários mal falam/entendem o próprio português, quiçá o inglês);
d) Porque gera conhecimento local;
e) Porque fomenta o mercado de serviços local;
f) Porque movimenta o mercado local;
g) Porque, geralmente com orçamento reduzido, somos impulsionados a improvisar(1) (no sentido de achar uma solução e não de contornar o problema);

h) Porque é bom enviar um link, em que um brasileiro (2) é destaque, a quem acha que "brasileiro não tem virtude".

(1) http://guiadohardware.net/linux/pulga/
(2) Marcelo Tosati, Alfredo Kojima, Carlos Morimoto, acme@conectiva.com.br, Sandro N. Henrique, Rodarvus, Sérgio Bruder, orso@onda.com.br, Augusto Campos, Maçam, o pessoal da Módulo, César Brod etc.

Postado por Carlos Romel

Uso o Conectiva Linux por ser a distribuíção a qual melhor me adaptei, por ser nacional e por ter suporte e documentação fácil de serem encontrados e em português (apesar de não ter problemas com o inglês).
Na minha opinião, todas as grandes distribuições são ótimas escolhas, a decisão vai levar em conta o gosto pessoal, por qual distro o usuário simpatiza mais, ou seja, são razões mais subjetivas.

Postado por Mário L. Secco

Gosto do Conectiva Linux (CL), acompanho a evolução do CL desde o Parolin (2.0 acho), adotei o CL desde o lançamento do Guarani (3.0) devido a quantidade de traduções para o português do Brasil, antes usava Red Hat (RH) e Slackware, além do fato da conectiva ser uma empresa brasileira e eu ser nacionalista :) uso também por ser um derivado o RH. O uso do RPM e APT ajuda bastante na administração e com o KDE3 a interface está mais fácil de ser usada e visualmente agradável como já escutei de alguns usuários...

Mas como nada é perfeito, acho o CL um pouco pesado em algumas situações, tendo coisas que não precisamos no perfil de instalação padrão, como também no perfil servidor, o instalador se demostrou instável em algumas situações, e tem um erro de digitação no fuso horário desde o CL 3.0 que nunca foi consertado: existe um PR, sigla do Paraná, onde deveria haver um PB, Paraíba, eu observo isso também :) já faz mais de 2 anos que está assim.

Acho a CL uma ótima distribuição, como também acho que ela está bem adaptada a nossa realidade, as atualizações saem rápido e com o APT são instaladas facilmente. Nunca precisei usar o suporte da conectiva, não posso dizer se é bom ou não, uso o CL no dia a dia e me atende perfeitamente.


Postado por Ninho - Ivanilson Junior

Utilizo o Conectiva 8.0. Já utilizei o Red Hat, mas foi há uns 4 anos, era a versão 5.0. Fiquei com o conectiva pela facilidade de instalação, ser em português e ser brasileira. Estou achando a versão 8.0 esquisita. Ao mesmo tempo que utiliza basicamente a RH, ele altera os programas e não instala outros. Entretanto ainda é cedo para julgar. Esse sistema de atualização, o apt, nunca funcionou a contento. Na 8 continua a não funcionar. Ela não vem com suporte a modulo ide-scsi. Fiz até um site para quem tenha um Hp1133 conseguir instalar perfeitamente essa distribuição. www.linuxemnotebooks.hpg.com.br
(ps. Não estou conseguindo instalar uma impressora canon que até então era a coisa mais fácil do mundo nessa versão, acreditam?)

Postado por Vassia Pouchain


Olá,

Ainda não experimentei todas as distribuições,mas as que conheço:Mandrake,Suse,Conctiva e definity linux,a que mais me imprecionou,ou seja a melhor foi a conectiva versão 8.0, por incrível que pareça,por incrível que pareça porque todo mundo fala mal da conctiva ,o que acho um absurdo pois a versão 8.0 nunca apresentou problemas comigo,se mostra super estável,só pra se ter um idéia ,meu contraldor de dóminio em minha rede é um conetiva 8.0,depois que configurei em minha rede,numca mais tive serviço,pois não dá problema nenhum,rodando DNS,DHCP,NIS,SAMBA(autenticando inclusive máquinas win2000),NFS se mostra super escalável e seguro,me impressionou bastante e por isto fico com ele,além de uma fácil instalação documentação e administração sem maiores esforços.

falou...

Posted by: Rafael Isac on setembro 9, 2002 09:53 PM

Ola a todos os usuarios do portal Linux.Trix.Net e amigos internautas.

Comecei a trabalhar com o Linux usando a distro Conectiva Linux 1.0, cujo o cod-nome era Parolin e nao parei mais. Testei as distros Debian, SlackWare e Red Hat, e atualmente o que tenho mais pedidos de serviços é para o Conectiva Linux e o Red Hat Linux. Acredito que o Conectiva Linux e o Red Hat Linux são mais usadas no ambiente empresarial, enquanto a Debian e SlackWare para programadores, universitários etc.

Atualmente estou com o Conectiva Linux 8+ (da CD's Revista do Linux) e não tenho o que reclamar. O que meus clientes mais me perguntam é: "Tem Linux em português?", "Posso abrir meus documentos do MS Word e minha planilhas do MS Excel no Linux?" Como vocês já sabem, estas perguntas já existem respostas à altura, graças a Deus. Espero que o Linux, seja a distribuição y, x, z, daqui a 4 ou 6 anos, domine boa parte dos PC's ao redor do mundo.
Vida longa ao LINUX!!! Obrigado pela oportunidade Sr. Augusto Campos. []'s
- Eder Jordam - ederjordam@yahoo.com.br

Posted by: Eder Jordam on setembro 5, 2002 01:48 AM

Discussões fecais e jegueanas à parte, uso o os dois sistemas, Windows ME para os programas que não rodam no COnectiva 8...

Mas concordo na parte que o usuário comum quer facilidade de uso,por isso eu indico o Conectiva.

Posted by: Plinio on agosto 28, 2002 11:30 AM

Uso a Conectiva desde o n.6 até o n.8, vem em Português, é fácil de instalar e reconheceu meu hardware, com exceção do winmodem HSP56, a atualização é relativamente facil, ainda que não seja sempre a última, por exemplo, o pacote abiword, que ainda não consta q versão 1.02,nem o openoffice, etc, mas, no geral, a nota que eu dou para a distribuição é 9.

Posted by: Plinio on agosto 27, 2002 03:32 PM

Boa!!! Uso CL8.0, pois nomeu caso o qual o mesmo é apenas para uso de Trabalhos, ouvir musicas, gravar cd's, baixar musicas, clipes entre outras
coisas, alem de que com ele posso fazer minhas conexões sob demanda facil e rapida, como também compartilhar meus diretorios para as estações Ruindows aqui em casa, mas o melhor mesmo é a facilidade e a rapidez da instalação do mesmo, basta algumas informações para o mesmo e já poderar ser usado o mesmo, além de tudo que o CL8.0 é um otimo SO para quem esta começando, mas os melhores mesmo ficam entre: RH, Slack, Debian, SUSE, SLACK, ês algumas das melhores opções para quem já usa LINUX a algum tempinho, mas para que quer usar apénas para uso domestico, sem muita coisa, existe uma vasta quantidade de Distribuições de Linux.

Posted by: Jander Lucio Loureiro on agosto 26, 2002 10:16 PM

Bom, eu sempre usei o Conectiva, pois foi minha 1ª distribuição (versão 2), há algum tempo usei o Slackware, Red Hat, mandrake, mas a que mais me surpreendeu foi o SuSE, no meu ponto de vista a mais completa. Atualmente estou usando o Debian, e estou surpreendido com a robustez, desenpenho e qualidade do Debian 3.0. Conclusão: A distribuição preferida é como linguagem de programação preferida; o que importa é se ela é o melhor para o seu caso, e cada caso é um caso.

Posted by: Christian Reichel on agosto 24, 2002 03:03 PM

Eu uso o Conectiva 8 ... ta certo ... ja usei Mandrake e SuSE ... Atualmente eu uso o Linux para navegar na Internet , ouvir MP3, e jogar Sokoban - logo estou satisfeito com a simplicidade do CL8 . A atualização é bem simples (apt) se bem que os pacotes de multimidia nao sao as ultimas versoes (quem tentou instalar o SDL 1.24 sabe disso) . Pra rodar em hardware pavoroso como o meu (pc-chips) tá ótimo . Nem KDE eu uso mais ... vou de WmIce mesmo .
Estou cada vez mais minimalista, com foco no que eu realmente preciso de um S.O. - cansei de walpappers, sonzinhos, trequinhos e bugigangas ... meu sonho é ver o openoffice pt_BR funcionando.
Acho que pra quem está começando no linux o CL é uma boa opção ao lado do Mandrake.

Posted by: Flavio Moreira on agosto 25, 2002 01:15 AM

Red Hat 8.0 sai ainda em setembro

A informação vem do CRN: o RedHat 8.0 Limbo sai ainda este mês, com sua interface baseada no GNOME 2.0, o polêmico KDE modificado, e os aplicativos de sempre. A novidade é a ênfase no desktop, pouco característico da empresa.

SuSE 8.1 sai em outubro

Recebi da assessoria de imprensa da SuSE o anúncio do breve lançamento do SuSE Linux 8.1, comemorando 10 anos da empresa. O resumo da ópera é como segue:

A nova versão será liberada no início de outubro, com suporte a USB 2.0 e Firewire. A ferramenta de instalação YaST2 promete instalar facilmente até mesmo hardwares menos comuns, como joysticks, touch screens, LCDs verticais, redes wireless e muito mais.

Entre os softwares citados no anúncio, encontramos o OpenOffice 1.0.1, KDE 3.0.3, GNOME 2.0, GPhoto 2.1, Ogg Vorbis 1.0, apache 2.0.40, samba 2.2.5, kernel 2.4.19 e gcc 3.2. O GRUB substitui o gerenciador de boot LILO, os manuais impressos ganham capítulos sobre câmeras digitais e impressão com o CUPS, e muitas outras novidades.

Maiores detalhes no site da empresa.

Mais sobre o worm do Apache

Este artigo do InfoWorld lança mais luz sobre a questão do worm do APache/SSL que anda se espalhando e que noticiamos no final de semana. As máquinas infectadas tornam-se involuntariamente membros de uma rede P2P utilizada para ataques DDoS; se você tem um servidor Apache sem upgrades ou manutenção há mais de um mês, incluindo OpenSSL até as versões 0.9.6d e 0.9.7 beta1, corra atrás do prejuízo!

E se você tem dúvidas sobre estar ou não infectado, pegue a nova versão do chkrootkit, ferramenta brasileira capaz de identificar se este worm e muitas outras ameaças estão instaladas no seu computador.

Gravando CDs via rede

O LinuxPlanet está com um artigo interessante sobre o WebCDWriter, que permite acessar gravadores de CD de máquinas da sua rede utilizando um browser. A máquina onde está o gravador de CD precisa estar rodando Linux, claro :-)

Ainda mais resultados da pesquisa

Continuando com o processo iniciado no sábado, publico a quarta rodada dos resultados da pesquisa, agora com as respostas dos leitores que preferem Redhat. Veja também os resultados anteriores, com Mandrake, ,SuSE e Debian.

Lembrem-se de que o objetivo é facilitar a vida de quem quer escolher uma distribuição, e não eleger a melhor ou mais popular. Lembrem-se também de que eu não editei os comentários das pessoas - os erros estão todos lá, sejam gramaticais, ortográficos ou factuais. Clique em DETALHES para ler.


Olá!
Bom, já usei várias distribuições. A que mais atendeu minhas necessidades foi o RedHat, pela facilidade em encontrar pacotes pré-compilados, e também por ser de fácil instalação, pois com o mínimo de conhecimento apenas em particionamento de disco, um leigo pode instalá-lo sem problemas. Também gostei dele, pela sua estabilidade. O Kernel é estável, mas ainda não atende 100% as necessidades, já que não reconhece sistema de arquivos NTFS (2.4.18-3), mas está bom, julgando que ainda não deu nenhum pânico!
Outro ponto positivo, é definir o sistema de arquivos EXT3 na instalação, tornando o sistema infinitamente mais seguro.
Aconselho a maioria dos usuários, instalarem essa Distribuição. Fácil, pequena (1.5GB mais ou menos) e rápida.

Postado por Eduardo Benzi Frazão

Ja usei várias distribuições, mas atualmente uso a RedHat 7.3, em meu desktop, os motivos são vários mas os principais são...
1) de fácil instalação e o principal detecta facilmente o hardware, se pego meu hd e coloco em outro micro ela ja acha placa de video/monitor, ja a conectiva por ex. nao faz isso.

2) Por ser uma distribuição bem conhecida, a maioria dos pacotes rpm são baseados para ela.

3) Dependendo de como configura-la ela nao fica pesada, isso também serve para todas as demais distribuições.

Postado por Koolosh

Distribuição:
1. Atualização de software, sendo fácil para leigos e não tendo maiores problemas para quem quer atualizar manualmente
2. Suporte a nsswitch e PAM, nativo
3. Rodar últimas versões de softwares e não atualizações geradas pela distribuição, isso inclui o kernel também.
4. Documentação principalmente sobre organização da distribuião como um todo, /etc /usr /usr/local, etc, pois assim muita gente iria saber onde comecar a procurar onde configurar ou onde instalar tal coisa.
Ex. /etc/seila (serve para configurar o seila)

Das Distro que testei o que achei melhor ainda em alguns quisitos foi a SuSe, mas atualmente uso a RedHat.

Abraços

Postado por Marcus Grando

Pesquisa de distribuição

Vou enviar dois emails. Esse primeiro com a minha opinião de distribuição favorito, e o segundo com as informações de onde divulguei a notícia.

Eu uso e recomendo Red Hat por ser a distribuição que melhor se adapta em minhas máquinas, a qual já estou acostumado a configurar, saber sempre por onde começar algo, buscar informações, configurar arquivos etc.

Gosto também pela estabilidade:

[copag@legiao_urbana book-sister]$ uptime
12:28am up 6 days, 3:43, 9 users, load average: 1.01, 1.06, 1.14

Mas isso já não é surpresa pra ninguém... HeHeHe.

O sistema caiu aqui como uma luva, gravador de CD, DVD... Tudo funcionando, embora eu tenha tido alguns problemas. Mas o bom é isso: mesmo com problemas, deu pra resolver tranqüilamente, enquanto que, com outras distribuições, às vezes era penoso e não saía nada. Realmente, me acomodei e uso meu sistema pro meu dia-a-dia, sem ficar instalando a cada semana uma distro nova, pra testes. Já foi o tempo...

Então, até que alguém me convença do contrário, o Red Hat para mim é a melhor opção!

[ ]'s

Postado por João Paulo

bom vamos la...
eu uso o Red Hat des da versão 7.0, o porque disso ?? digamos que o Red Hat é o unico, na minha opiniao, que tem quase que drive pra todas as placas de video, som, modem, rede, etc... é um sistema muito facil de ser instalado (basta saber particionar ele) o resto é uma moleza, ele é um sistema muito seguro, stavel, rápido e porque todo que preciso ele faz, gravar cds, ver meus dvds, divx, gravar mp3, documentos e planilhas, ÓTIMO pra internet, etc...etc...etc...

aconselho para quem nunca usou que instale pra ver o que acha, garanto que ira gostar...

Postado por Robson Quedi

Hi pessoal.
Já usei algumas distribuições linux e como alguns colegas tem dito, cada uma me atendeu num certo ponto. Atualmente tenho usado bastante o RedHat pela estabilidade, instalação bem profissional, e melhor padronização de pastas. Quase todas as últimas versões das distribuições atuais estão com o Kernel 2.4.18 mas pecam, por exemplo, em não vir com o suporte a IPTABLES nativo no Kernel e sim ao IPCHAINS. O sistema de arquivos Ext3 tb é um fator legal nas últimas versões. Na detecção de hardware o RedHat tb ganha pontos. Na minha máquina por exemplo ao terminar a instalação do conectiva, tive que instalar manualmente drivers de vídeo, áudio e modem. O redhat terminou a instalação e tudo estava funcionando. Embora o pouco uso do SUSE, gostaria de deixá-lo aqui em posição de destaque tb. Pena que a empresa force a compra das mídias e tenha se juntado ao UnitedLinux.

Postado por Wellerson Amarante

Olha, eu utilizo o Red Hat 7.2, agora estou passando para o 7.3. Acho ele muito estavel, e supre todas as minhas necessidades. Ja utilizei outras distribuições, e todas também me suprem.. mas no momento .. a minha opnião e que o Red Hat é Show....

Valeu !!!

Postado por Fábio Daniel Lima Marques

Olah !!

Uso e gosto de usar Red Hat, pois na empresa e nos clientes da empresa os servidores pararam de dar problemas, problemas do tipo:
Travar na inicializacao;
Nao carregar o sistema corretamente;
Parar a rede inesperadamente;
e outras coisas mais.
Tb uso Red Hat em casa, e fico a vontade usando esta distribuicao :]

Postado por Edson

No linux, trabalho desde o início com o Red Hat. Testei o Mandrake porem uma coisa me fez optar pelo RH: ele domina o mercado.
Eu sei que esse aspecto não é apreciado na comunidade de usuários do linux, porem gostaria de expor alguns pontos:
- Uso basicamente o linux como servidor, portanto não necessito das facilidades de interface com o usuário comum que o Mandrake proporciona.
- Da mesma maneira não preciso da localização para o português proporcionada pela Conectiva.
- Preciso de agilidade e velicidade para disponibilizar um novo serviço no linux, procuro evitar o "./configure;make;make install" e seus eventuais porem difícies obstáculos, porem não me furto a ultiliza-los quando necessários. Por isso evito o Slack.
- É menor a probabilidade de ocorrer um descontinuidade do RH do que outras distribuições menores.
- E por último e mais importante, praticamente 100% dos softwares Free/Open ou Comercial que rodam em linux suportam o RH sem maiores malabarismos.

Atenciosamente,
Gustavo Araujo Bittencourt

Postado por Gustavo Araujo Bittencourt

Eu utilizo o Red Hat 7.2 e agora estou passando para o 7.3, eu acho ele demais. supre todas as minhas necessidades... ja utilizei outras distribuições.. e nao tenho nada a queixar das outras ... mas no momento .. as minhas considerações é para o Red Hat .. ele é show demais Vei !!!

Posted by: Fábio Daniel on agosto 29, 2002 03:49 PM

Olá, eu uso RedHat, já usei varias outras, mais foi com o Chápeu Vermelho que comecei a gostar do Linux. Gosto tanto que daqui a algum tempo prentendo deixa-lo sozinho em um hd, chega de Windows, chega de tela azul.

"Todo mundo se esforça para fazer o Linux melhor e todo mundo
aproveita o esforço de todo mundo. E é isso que faz o Linux tão
bom: você adiciona algo e essa contribução é multiplicada." Linus Torvalds

Posted by: Uziel on agosto 28, 2002 12:58 AM

Eu utilizo o Red Hat 7.1 no meu trabalho. Eu o utilizo para aquisicao de dados e controle de hardware.

Posted by: lazaro on agosto 29, 2002 12:16 PM


Ja usei varias, mas a melhor ate agora foi a Red Hat que instalou com sucesso ate em notebbok compaq 1900T com placa de rede pcmcia encore baseada no chipset rtl8139. Possui ampla variedade de software pre-compilado em formato rpm, facil de instalar. Os pontos negativos ficam pelo excesso de servicos que vem pre-configurados para executar, que aumentam a vulnerabilidade do sistema e pela exclusao na versao 7.3 do linuxconf, xdos e dosemu.

Posted by: Stefano G. esmeris on agosto 27, 2002 02:47 PM

bom vamos la...
eu uso o Red Hat des da versão 7.0, o porque disso ?? digamos que o Red Hat é o unico, na minha opiniao, que tem quase que drive pra todas as placas de video, som, modem, rede, etc... é um sistema muito facil de ser instalado (basta saber particionar ele) o resto é uma moleza, ele é um sistema muito seguro, stavel, rápido e porque todo que preciso ele faz, gravar cds, ver meus dvds, divx, gravar mp3, documentos e planilhas, ÓTIMO pra internet, etc...etc...etc...

aconselho para quem nunca usou que instale pra ver o que acha, garanto que ira gostar...

Posted by: Robson Quedi on agosto 27, 2002 01:54 AM

Na empresa onde trabalho, estamos atualmente com 3 servidores linux, contudo estamos com 1 CL7.0, 1 RH7.3 e 1 Corel Linux 1.2 (cruzes). Com certeza migraremos 2 deles para RedHat, pois é a distribuição que se mostra mais preparada para receber outros programas ... Conectiva dá sempre um errinho e Corel nem tem mais suporte, apesar de se mostrar um SO muito fácil de utilizar ...

Posted by: Gustavo Michel on agosto 27, 2002 08:22 AM


Bom, na minha opinião, a distro que mais me completa é a Red Hat. Cada vez melhor. Fiquei fã dele qdo intalei o RH 7.0, de la pra cá até tentei usar outras como o Conectiva 7 e 8, mas não tem jeito, é Red Hat na cabeça...

Posted by: Powered by Linux on agosto 26, 2002 10:58 AM

Olá!
Bom, já usei várias distribuições. A que mais atendeu minhas necessidades foi o RedHat, pela facilidade em encontrar pacotes pré-compilados, e também por ser de fácil instalação, pois com o mínimo de conhecimento apenas em particionamento de disco, um leigo pode instalá-lo sem problemas. Também gostei dele, pela sua estabilidade. O Kernel é estável, mas ainda não atende 100% as necessidades, já que não reconhece sistema de arquivos NTFS (2.4.18-3), mas está bom, julgando que ainda não deu nenhum pânico!
Outro ponto positivo, é definir o sistema de arquivos EXT3 na instalação, tornando o sistema infinitamente mais seguro.
Aconselho a maioria dos usuários, instalarem essa Distribuição. Fácil, pequena (1.5GB mais ou menos) e rápida.

Posted by: Eduardo Benzi Frazão on agosto 24, 2002 11:50 AM

Eu uso o Red Hat por motivos "políticos". É o Linux mais utilizado nos Estados Unidos. E, como todos sabemos, os Estados Unidos dominam a computação. Já que o Red Hat tem essa onipresença no mercado americano é porque ele tem mais chances de perpetuar-se como uma distribuição duradoura.
A Red Hat inventou o sistema de pacotes "RPM", uma solução que se tornou padrão no Linux.
Não estou querendo atacar ninguém, o SuSE é o Linux mais usado na Europa (Por que o logotipo do SuSE é um camaleão - animal africano - se o logotipo do Linux é um pinguim??), mas qual a influência da Alemanha no mercado de informática?? Só conheço a SAP e a MySQL como empresas alemãs, existem outras, mas a Alemanha não tem empresas do poder como a Microsoft ou Oracle ou Borland.

Posted by: Alvaro on agosto 26, 2002 08:36 PM

setembro 16, 2002
Governo Alemão Financia Projeto Livre

Depois de notícias de vários governos do mundo adotando soluções GNU/Linux, agora recebemos a notícia, por meio do Projeto Software Livre RS, de que o governo da Alemanha encomendou uma solução de Correio Eletrônico Corporativo para a equipe de desenvolvimento do KDE. Confira a notícia, clicando aqui.

Esta notícia deve ser comemorando pelo comunidade, não apenas por termos uma solução livre ao MS Exchange e Outlook 2000, mesmo porque já existem algumas soluções similares, mas principalmente pela possibilidade de que surjam mais investimentos financeiros em projetos de melhorias de programas como o KDE, GNOME, entre outros, por parte de governos de todo o mundo. Estes investimentos financeiros podem resultar em melhoras consideravéis em vários projetos, e mais do que isso, melhoras que poderão ser absorvidas a toda a comunidade e não apenas a uma distribuição em específico.

Aproveitando esta notícia, gostaria de relembrar a iniciativa da Procergs, que desenvolveu o DiretoGNU, uma solução corporativa de software livre para correio, agenda e catálogo de endereços que funciona via Web. Tive a oportunidade de assistir a uma desmonstração do software durante o Fórum Internacional de Software Livre e achei o software bastante robusto, apesar de usar tecnologias como Java no servidor, o que pode tornar um pouco difícil a sua instalação. Para quem ainda não conhece ou quer mais informações sobre o DiretoGNU indicamos a página do projeto: Projeto DiretoGNU.

setembro 15, 2002
Worm ataca Apache/SSL

Tem um worm atacando servidores Apache antigos à solta na Internet. Se você não faz upgrade há algum tempo, informe-se (e faça o upgrade!). Este artigo do Slashdot tem os detalhes e os links!

Atualização: A CNet tem mais detalhes interessantes, mostrando que a ameaça é bem séria, mesmo se você não tem servidores apache antigos. Confira!

Você já viu o novo PontoBR?

Não? Então veja! O PontoBR é um dos poucos sites de notícias em português que eu visito regularmente :-)

O novo gerenciador de pacotes da SuSE

O Slashdot está noticiando esta análise do OSNews sobre o novo gerenciador de pacotes do YaST2, a ser incluído no SuSE 8.1. É meio estranho, a análise do produto foi feita baseando-se apenas em screenshots, e o autor detestou o produto pelas mesmas razões que eu gosto dele: bastante controle e opções :-) Confira!

Mais resultados da pesquisa

Continuando com o processo iniciado anteontem, publico a terceira rodada dos resultados da pesquisa, agora com as respostas dos leitores que preferem Mandrake. Veja também os resultados de ontem, com SuSE e Debian.

Lembrem-se de que o objetivo é facilitar a vida de quem quer escolher uma distribuição, e não eleger a melhor ou mais popular. Lembrem-se também de que eu não editei os comentários das pessoas - os erros estão todos lá, sejam gramaticais, ortográficos ou factuais. Clique em DETALHES para ler.

Sou usuário de Mandrake desde a versão 7.2 (atualmente estou usando a versão 9 beta 3) por uma razão muito simples: produtividade. Quando preciso instalar uma máquina para alguém (no serviço ou para algum amigo), não quero ficar perdendo tempo pensando em qual o módulo da placa de video, da placa de som, da webcam, da controladora raid, da placa de rede, como configurar a "rodinha" do mouse no X e coisas assim... Esta parte eu quero que a distribuição faça por mim.
Só vou me preocupar em configurar os serviços que realmente dependam da minha intervenção, tais como DHCP, DNS, Samba, Apache, Squid ou qualquer outro serviço que precise REALMENTE de uma decisão humana, o que a máquina pode resolver sozinha, que assim seja.
Existem, claro, outras razões para utilizar o Mandrake. Ela possui um bom suporte a linguas (o português está quase perfeito), utiliza RPM, o que significa que tenho muitos, mas muitos pacotes disponiveis, tem o URPMI, que funciona muito bem. Tem pacotes atualizados e é sempre uma das primeiras a disponibilar atualizações de segurança para os seus pacotes.

Postado por Franque

Para falar a verdade eu já usei várias distribuições, desde o Conectiva Guarani até o Slackware 8.1. Mas, atualmente eu uso com masi frequencia a Mandrake 8.2. Porque ? Simplesmente porque é a única que permite o total funcionamento do meu hardware atual.
No momento eu uso um Atlhon 950, hd de 10G, 196Mb, placa mãe PcChips m810 com vídeo Sis630, som Sis7018 ( AC97 ), rede Sis900, modem PcTel HSP56 AMR e scanner Acer 4300u. Todo este hardware funciona sem problemas nesta distro. Em todas as outras que já experimentei o modem não funcionava. Pretendo experimentar a Debian 3, que se se revelar tão boa com meu hardware quanto a Mandrake, será a minha distro de uso diário. Pelo menos até a próxima versão do Mandrake, da Debian......

Postado por Gurgel

Até hoje, testei 3 distribuições:

Mandrake;
Slackware;
Conectiva.

Como eu estava começando com o linux, começei pelo slackware, pois tinha ouvido valar bem dele, mas como eu estava "gatinhando" com o linux, tomei uma surra, não consegui fazer nada, para novatos fica muito dificil essa distribuição, o conectiva foi um pouco melhor, mais rápido que o mandrake, mas também tem que fazer algumas coisas na mão, o mandrake foi minha salvação, praticamente você configura tudo com cliques do mouse, para novatos é uma mão na roda, o painel de controle do mandrake te ajuda muito (no conectiva uma ferramenta dessa ajudaria bastante), mas ele é um pouco mais pesado que o conectiva, na minha opinião, os novatos tem que começar com uma distribuição que te ajuda como o mandrake e depois que você tiver aprendido como "funciona" o linux, ir para uma distribuição mais "personalizada" como o slackware, se um novato curioso para aprender linux começa com o slackware, apanha tanto que pode até desistir do linux, pois o windows é bem mais fácil ....

Postado por Panzani

Usuário mediano, já testei várias distribuições. Concluí, e uso atualmente, pelo Mandrake 8.2, sobretudo pela sua facilidade em tudo: instalação, configuração do sistema, boa variedade de gerenciadores de janelas (sendo que em cada um os programas se repetem, e são significativos, facilitando em muito ao usuário testar cada gerenciador sem ficar muito perdido ou tendo que instalar atalhos para este ou aquele aplicativo).
A facilidade de se instalar uma impressora ou configurar o mouse é evidente. Os ícones para tais configurações e tantas outras ficam na área de trabalho ou no menu principal, ao contrário de outras distribuições, em que você pena para achá-las.

E, principalmente: como uso o Velox da Telemar, foi a única distribuição que respondeu satisfatoriamente ao programa rp-pppoe-3.5, que permite fazer a conexão ADSL. E isso com uma espantosa facilidade e rapidez - e até hoje eu nem sei qual é o driver de minha placa de rede, nem precisei saber. Funciona que é uma beleza, e a prova disso é eu estar aqui com tranqüilidade respondendo à pesquisa.

Mandrake 8.2: podem investir!

Postado por Sérgio de Camargo Baena

Uso o Mandrake.
O lado bom: é fácil de instalar, reconhece bem o hardware, mas posso me passar por usuario avançado quando quiser.
O lado ruim: o rpm, que foi uma grande ajuda, agora está defazado.

Postado por johnny

Qual a melhor distribuição...

Prefiro o Mandrake, e os motivos são simples:
A facilidade de instalaçao e configuração, atualização facil e eficiente.
Tambem facilita a orientação de usuario por telefone ou e-mail.
Para o usuario comum é transparente o fato de ser um Mandrake ou RedHat ou Debian.
Financeiramete melhora os rendimentos em prestaçaõ de serviço pela reduçao de tempo de trabalho.
Apresenta menos bugs de distribuição, em relação a outras distros que testei. Isto refere-se aqueles falhar no instalador, um recurso que não funciona, um dipositivo instalado errado, menus e icones com links quebrados, travamentos estranhos de um serviço, etc.
Se eu precisar de um sistema customizado pode ser qualquer distribuição, logo o Mandrake serve como qualquer outra.
Para estudar o sistema uso todas as ditribuições que conheço, para trabalhar somente o Mandrake.
Ponto fraco do Mandrake é o idioma portugues brasileiro.
Neste momento, estou trabalhando, com o Mandrake 8.2, WindowMaker e Mozilla 1.0.

Postado por Jimi Artur Strobelt

Atualmente uso o Mandrake 8.2 com grante satisfação e gostaria de usar o Conectiva 8.0 pois como brasileiro quero entender um pouco mais sobre o "mundo Linux" e adotar de vez o Linux sem precisar da Concorrente!!!!Fui...:)

Posted by: Paulo on setembro 2, 2002 11:40 AM

Uso o Mandrake pela facilidade de instalar, configurar e usar. Na instalação ele já reconhece até impressora (EPSON 777), modem, ADSL. Na instalação
você configura a conexão com a internet, e todos os aplicativos mantém essa configuração (KPPP etc.).

No Mandrake Control Center é possível configurar TUDO (X, teclado, Mouse, Menus de TODOS os gerenciadores de janelas, Firewall, rede, impressora, sistema de impressão (CUPS, PDQ, LPRNG), etc.!!! Exemplo: instale uma fonte TTF e, automaticamente, estarão configurados o X, o Ghostscript, o OpenOffice etc. Ou seja, depois de instalar a fonte você poderá também imprimi-la de qualquer aplicativo, e não só visualizá-la apenas em alguns.

Com o DrakeMenu, você configura os menus de qualquer Gerenciador. Ou seja, quer mudar do KDE para o WindowMaker? Mude! Não é necessário reconfigurar tudo.

Pelo Software Manager é possível instalar RPMS com grande facilidade. Ele analisa o pacote, verifica as dependências e as satisfaz automaticamente. Você não precisa se preocupar em instalar os RPMS pré-requisitos. Se o pré-requisito se encontra no 2º disco da instalação, o programa te pede para inserir o 2º disco. É só clicar e pronto.

Outro destaque desta distro é a quantidade de RPMS disponível. É tiro e queda. Quer a última versão do EMELFM (gerenciador de arquivos muito bom)? Vá em www.rpmfind.net e lá você a verá devidamente empacotada para o Mandrake. Isso sem falar de Acrobat 5.0, Ópera, etc (alguns apenas para sócios do Mandrake Club). Compilar programas é coisa do passado!!! Sou auditor, professor universitário e chefe de família. Não tenho tempo para essa diversão.

Vou terminar falando do Mandrake Club, do qual tenho orgulho de participar. Gosto de contribuir com boas iniciativas. Além de vários programas disponibilizados apenas para os sócios (até o StarOffice 6.0!), há serviços interessantes. Por exemplo, a criação de RPMS por encomenda.

Não há melhor distro para usuário final.

Posted by: Flávio on agosto 26, 2002 02:24 PM

Eu utilizo a Mandrake Linux por ser fácil de instalar e configurar. Eu tenho um opinião que nem todos no mundo Linux compartilham: é a de que o Linux deve ser tão fácil de usar quanto o Windows. Pois se niguém lembra, o SO da Microsoft só alcançou tanto sucesso pela sua facilidade de usar e "configurar". Muitos no mundo Linux pensam ser os bambans da programação, mas temos que por em mente que além de seguro, bonito e estável, o linux tem de ser fácil de trabalhar. Caso não ocorra isso, como pessoas menos experientes irão aproveitar os benefícios que o SO livre tem a oferecer? O mundo da ciência é assim, uns batalham duro para faciltar a vida dos outros.

Posted by: Antonio Florêncio de Figueiredo on agosto 24, 2002 02:42 PM

Já experimentei várias distros mas a que eu uso agora é o mandrake.
Quais as facilidades que ela me dá:
*facilidade de configuração, sem precisar ficar nas intermináveis linhas de comando(por ex.: mandrake control center);
*customização na hora de instalar os pacotes(muitas distros tb´ sãoassim);
* reconhecer e configurar adequadamente meu hardware: placa pcchips, vídeo sis, som c-media, webcam, impressora. Apesar de falar-se isso ou aquilo sobre o linux, minha sofrível placa de vídeo sis só foi configurada sem problemas nesta distro...

Posted by: carlos on agosto 24, 2002 03:34 PM

Utilizei algumas distribuições mas a que mais gostei foia Mandrake 8.0 e a minha atual 8.2, gostei dela por ser fácil de instalar, vários pacotes de
aplicativos, e com o rpmdrake, toda vez que preciso ver se tem um aplicativo ou biblioteca nos meus CD's não perciso ver um por um, basta procurar atravez deste programa.

Posted by: Ednei G. Pereira on agosto 24, 2002 07:03 PM

setembro 14, 2002
Mais resultados da pesquisa

Continuando com o processo iniciado ontem, publico a segunda rodada dos resultados da pesquisa, agora com as respostas dos leitores que preferem SuSE e Debian.

Lembrem-se de que o objetivo é facilitar a vida de quem quer escolher uma distribuição, e não eleger a melhor ou mais popular. Lembrem-se também de que eu não editei os comentários das pessoas - os erros estão todos lá, sejam gramaticais, ortográficos ou factuais. Clique em DETALHES para ler.

SuSE Linux

Uso o SuSE Linux pela sua praticidade, facilidade em configuração de Servidores e Serviços voltados a Internet. É um sitema bastante estável, de fácil administração por sua poderosa ferramente o YAST.

Postado por Carlos Eduardo

Eu uso o SuSE Linux a 1 ano, gosto muito dele pela ótima documentação disponível e também pelas características de segurança e seriedade que as pessoas que o desenvolvem se preocupam. É muito bom ter a disposição um sistema operacional robusto, de facil configuração e ótima documentação.

Postado por Francisco Gustavo Costa

Eu utilizo o SuSE 8.0. Alem de ter um pacote de aplicações realmente completo tanto para o uso profissional quanto para o workstation, ainda tem uma
excelente estabilidade. É de facil configuração e atualização.
O unico incoveniente é não ter a disponibilidade do download das ISOs. Ainda assim, vale a compra do pacote.

Posted by: Charles Ribeiro on agosto 25, 2002 11:39 AM

Usei o guarani/Conectiva por tres anos sem nenhum problema - e nenhuma atualizacao. Atualmente uso o SuSE 8 em tudo quanto eh computador... Estabilidade, instalacoes simples e customizadas, reconhecimento de hardware e muita facilidade nas atualizacoes sao os principais argumentos que me fazem admirar essa distribuicao.

Posted by: sergio moreira on agosto 26, 2002 08:14 PM

Gostei!
O Augusto, quando postou a matéria, pediu para preencher o formulário do saite, mas venceu a maioria, que fez exatamente o contrário. Eu até preenchi o formulário, mas vou, como a maioria compartilhar minhas experiências.
Já instalei - pela ordem - o CL 7.0, o Corel 1.0, o MDK 8.1, o Tech Linux 2.0, o Suse 7.2, o Redmond (Lycoris), o CL 8.0, o ELX 1.0, o Suse 8.0 prof. e, ontem, instalei o MDK 8.2, desinstalei e voltei pro CL 8.0. Não desisti do MDK 8.2, é que deu um problema de placa de vídeo que eu quero ver depois. Bom, e dai, qual o melhor? Difícil! Então - novamente pela ordem - vou classificar as minhas instalações pela facilidade, configurabilidade e aprendizado do LINUX:
1º - Suse 8.0,
2º - CL 8,
3º - MDK 8.1,
4º - Tech Linux 2.0
5º - MDK 8.2
Tenho o Slack 8.1 de uma revista e que será minha próxima instalação. Espero estar preparado. Ah, ia me esquecendo, tenho também o RH 7.3, que um amigo baixou pra mim, mas não copiou direito pros CD:) Assim que resolver isso, vou experimentá-lo!!

Posted by: João Melo on agosto 28, 2002 05:46 PM

Debian

Fala Brain! Como você mesmo escreveu, não existe a melhor de todas mas vou defender meu peixe.
Gosto muito do Debian Woody, existe ainda muitos mitos sobre essa distribuição, vou tentar resumir bem.
Hoje o Debian é a mais versátil distribuição tem mais de 8000 pacotes, com certeza é a maior distribuição em números absolutos de pacotes e maior porte de arquiteturas (desde o Sparc aos S390). Também é muito rápido, devido as otimizações da distro e seguro.
As correções de bugs dos pacotes distribuídos são muito rápidas e os pacotes não estão saindo do forno, mas digamos estão no ponto de servir na mesa. Por exemplo, o Wine é de julho deste ano, kde é o 2.2.2, gnome é 1.4, suporte a ReiserFS e Ext3.
A instalação tem suporte ao português e temos uma extensa documentação para auxiliar o usuário.
Hoje uso em casa o mesmo e no serviço tenho o Debian rodando o Samba, NFS, Sendmail, VNC, SSH, Firewall (iptables) e o Rdesktop para usar programas legados. Estamos mudandos aos poucos de SO, para os usuários da rede não existe muita diferença. Uma coisa que senti falta nesta versão é o licq (troquei pelo gaim) e 7 cd's se você tiver conexão discada, tá perdido.
Minha conclusão é de que o Debian é excelente para ter como servidor porque é bem seguro e rápido. Para usuário final que está começando no mundo do pinguim vai sofrer um pouco, mas para os intermediários e avançados é melhor que temos. Ficou um pouco grande... eu sei, tem muita coisa que gostaria de descrever. Fica para próxima. Saudações, Fernando.

Postado por Fernando Ike

Quem usa Debian não muda mais. Apenas isso. Estabilidade, confiabilidade, facilidades de atualização do sistema.

Quem usa Conectiva e acha bom deveria mesmo tentar o Debian. E não me venham com esse papo de que é difícil instalar porque não é.

Posted by: Luciano on agosto 27, 2002 09:38 AM

Em ambiente de produção, uso o Debian, pelo excelente gerente de pacotes (dpkg e apt-get) e alta estabilidade e confiabilidade. Costumo usar também
o Slackware, por sua simplicidade e flexibilidade.

As versões "current" das duas distribuições acima citadas estão _excelentes_ e, para mim, são os melhores "Linuxes" atualmente, tanto para produção como para uso em casa.

Posted by: Bruno A. Costa on agosto 27, 2002 10:05 AM

Como o linux é um Hobbie para mim ,optei em instalar Distros mais fáceis tipod o Mandrake e o conectiva,porém, resultou naquele ditado o barato sai cara",o conectiva a base de dados é facil de se corromper,o apt-get (que no debian funciona muito bem) no conectiva detona o sistema vez ou outra, o Mandrake é pesado de doer se você não tiver um hardware potente esqueça,bom acabei migrando para o Debian (que dizem é para expert) eu discordo excetuando a instalação do Debian que de fato é um poucio sofrível,o resto administarção,atualização de pacotes, e instalação dos mesmos é muito mutio simples e mais ele Debian não dá pau e aglora com o Woody (com satble) orra o negocio está um avião
até mais

Posted by: marcelo on agosto 24, 2002 06:23 PM

Olá....bom como a maioria dos usuários de Linux experimentei várias e várias distribuições já usei OpenBSD, FreeBSD, Linux desde a verdao Marumbi Guarani....e por ai vai....mas a que eu uso atualmente na minha máquina é o Debian. Poxa me identifiquei com o sistema. É um sistema de fácil instalação. Ferramentas ótimas para trabalho. Tem suporte em português, a página da distribuição tem também em português...a galera do irc.debian.org #debian-br a galera lá ajuda qdo temos dificuldade. O tempo de Linux fudido de usar já era....hoje o linux tem que ser acessível a grande maioria dos usuários e o Debian é um ótimo sistema.

Postado por Lucas Alves Francisco

IMHO: as melhores são duas: SuSE e Debian

a SuSE, pela facilidade de instalação com o yast. Crítica: não tente um upgrade *sem* um jogo novinho de cd´s (250 paus). Altamente granular e ´resolvedora´ das dependências. O foco na venda dos cd´s é irritante.

Debian: O apt-get e o dselect da Debian são imbatíveis, para u´a atualização/manutenção. O upgrade (pra mim) foi pavoroso, quebrou tudo.

BTW, sempre IMHO, falta padronização ao Linux. E essa que vem aí, não me convence.


Postado por irado furioso com tudo

Eu uso e prefiro o Debian porquê:
Sou radioamador e este sistema operacional inclui todos os pacotes com drivers e aplicativos
para trabalhar os modos digitais.
Independente disto, eu acho o Debian um sistema operacional muito robusto e estavel.
Uma vez instalado e funcionado, será para sempre.
Apesar de ter que instalar algumas coisas "na mão", eu acho muito fácil instalar ou
remover algum software ou drivers no kernel.
Testei outras distribuições mas não me adaptei muito devido as dificuldades para instalar
ou compilar algum driver ou software.

Postado por Luiz Tresso

setembro 13, 2002
Resultados da pesquisa

Lembram da pesquisa que eu coloquei no ar na última semana de agosto, perguntando qual a distribuição que os leitores mais usam, e por que? Tivemos 104 respostas, e separei 98 para publicação (tirei algumas do tipo "Slackwarezzzz RoxXx! LiiBeRdAdE!!!!"). Já preparei os resultados, a distribuição das respostas foi como segue:

Slackware: 26
Conectiva: 20
Red Hat: 18
Mandrake: 11
Debian: 7
SuSE: 5
Outros: 5
Indeciso/Difuso: 5

Lembrem-se de que o objetivo é facilitar a vida de quem quer escolher uma distribuição, e não eleger a melhor ou mais popular. Lembrem-se também de que eu não editei os comentários das pessoas - os erros estão todos lá, sejam gramaticais, ortográficos ou factuais.

Vou publicar uma categoria por dia, para facilitar os comentários de vocês. Ao final, publico tudo em um documento só, e aí o pessoal que mantém outros sites pode copiar o conteúdo sem problema. Durante essa semana, não esqueçam de verificar todos os dias, e fiquem na torcida :)

Começamos hoje com as categorias "Outros" e "Indeciso/Difuso". Clique em DETALHES para ver as primeiras respostas :-)

Outras distribuições

Utilizo o Gentoo Linux por um motivo simples: atualização fácil. Esta distro considero ser a mais fácil de se atualizar e sempre tem disponível as últimas versões dos softwares que utilizo. Admito que as últimas versões nem sempre são as melhores, mas como sou viciado por atualizações optei pelo Gentoo. Outro detalhe, esta distro também foi a minha opção por sempre compilar os softwares "baixados" da rede, fazendo isso tenho sempre meu linux otimizado para o meu hardware.

Postado por Thiago dos Santos Alves

Atualmente utilizo o Gentoo linux. A grande vantagem dele é a facilidade de atualização e a possibilidade de compilar tudo do zero e de forma automática. Com isso posso ter um sistema otimizado para a máquina onde o sistema está instalado. O único problema que vejo nele são os scripts de inicialização, que são diferentes de todos os linux que já vi. Outra desvantagem para que não tem acesso via banda larga é a demora em baixar os arquivos. Recomendaria ele para que tem uma conexão via banda larga e uma máquina de 300 MHz e 64 Mb para cima, pois a compilação do KDE e XFree pode demorar uma enternidade.

Apenas um comentário adicional. De todas as distribuições que já utilizei a que considero melhor foi a SuSe, principalmente em termos de reconhecimento de Hardware. O problema é o preço, por isso optei pelo Gentoo.

Postado por João Medeiros

Na realidade, eu utilizo 2 distribuições:
- A TechLinux por facilidade de instalação, abrangência de pacotes e funciona muito bem em máquinas menos potentes (não preciso ficar otimizando todo o sistema no braço). Além de contar com um ótimo kit de migração para usuários windows.
- A Suse por sua confiabilidade, facilidade de instalação, suporte, quantidade de pacotes disponíveis.

Postado por Marcos Laureano

Utilizo o Gentoo Linux por um motivo simples: atualização fácil. Esta distro considero ser a mais fácil de se atualizar e sempre tem disponível as últimas versões dos softwares que utilizo. Admito que as últimas versões nem sempre são as melhores, mas como sou viciado por atualizações optei pelo Gentoo. Outro detalhe, esta distro também foi a minha opção por sempre compilar os softwares "baixados" da rede, fazendo isso tenho sempre meu linux otimizado para o meu hardware.

Posted by: Thiago dos Santos Alves on agosto 24, 2002 03:33 PM

Começei com o Debian em 1996 mas logo migrei para o Slackware (pela facilidade de uso), daí usei OpenBSD por um tempo e depois FreeBSD até o 4.4. Quando me acostumei a escolher o que instalar, compilar o kernel do meu jeito, manter o sistema bem atualizado compilando os fontes do mesmo e ter tudo otimizado e bem configurado aí resolvi voltar para o Linux - daí não deu outra - o slack parecia muito rígido e difícil de atualizar, o gentoo era um FreeBSD, só que com bem menos "ports" disponíveis, o Debian me deixava sem muito controle do meu sistema (embora seja menos intrometido do que RH, Conectiva e tal). Devido a essa trajetória (principalmente o fato de ter usado BSD por muito tempo) só me restou uma alternativa:
O Linux From Scratch!

PS: viva o Slackware, o Debian e o LINUX FROM SCRATCH!!!

Posted by: Eduardo Lopes on agosto 31, 2002 09:43 PM

Indeciso/Difuso


Já experimentei o Red Hat, Mandrake, Conectiva, DefinityLinux e ELX. Acho que a Conectiva esconde muito o "ouro". Eles poderiam fazer uma distro bem mais amigável e automatizada e acho que só não o fazem para garantir o "suporte técnico" como fonte de receita. Por isso, ainda que atualmente esteja usando o CL 8.0, eu ainda prefiro o Mandrake (estou aguardando ansiosamente a versão final do último Mandrake). Gostei muito do DefinityLinux (o dpak é muito bom) - falta um pouco mais de estrutura para eles. Fiquei encantado com o ELX pela facilidade de uso e pela organização interna, embora esteja ainda um pouco instável - mas me parece um caminho muito bom para a popularização do linux.

Postado por André Fonseca

O Suse 8 foi a distro que achei mais fácil de instalar e utilizar, não havendo necessidade de configurar o hardware. Contudo, não consegui habilitar (quer dizer, habilitava mas depois perdia a configuração)o meu monitor nem com reza braba (AOC Int. 4Vn). Como não me interessa usar o modo texto o tempo todo, migrei pro CL 8, que se revelou mais fácil que o CL 7, porém com alguns problemas de configuração e atualização. Pela ordem, já instalei o CL 7, o Corel 1, o Techlinux 2, o MDK 8.1, o Suse 7.2, o Redmond (Lycoris), o CL 8, o Suse 8 Prof., o ELX 1. Atualmente estou com o CL 8, com o qual aprendi muita coisa do LINUX, mas devo confessar que o mais fácil de todos e em todos os quesitos foi o ELX LINUX 1.

Postado por João Melo

Melhor distribuição, em verdade fico entre a Debian e a Slackware, na Debian, as vantagens são: - Bastante estável (exceto a testing/unstable :P), fácil para atualizar, altamente personalizável, basta saber o que está fazendo, disponibiliza com facilidade os fontes dos pacotes, bastante completa, nunca vi algo de que a maioria dos usuários precisasse e ela não tenha, e principalmente, mantem a filosofia GNU.
Na Slackware, bastante leve, estável, força o usuário a não ser preguiçoso e procurar os programas, o que acho que o maior ponto fraco, nem sempre temos tempo de procurar os programas, e é bastante completa.
Acho que é isso.
Abraço

Postado por Otavio Augusto Fuck Pereira

O linux tem um potencial incrivel, pra mim com a base do linux podemos fazer vários sistemas compativeis, ou seja, eu tenho um ideal, de chegar a temos linuxes como o Slack que é pra um cara que adora fuçar nas coisas (programação e tal), um linux potente e Robusto e não muito dificil como o Debian pra quem desenvolve (multimidia, programação simples), Para usuarios de nivel médio que também desenvolvem, para esses casos o Conectiva e o Red Hat, e pra usuarios domésticos, como o Mandrake e o TechLinux
Todas essas Distribuições estão caminhando e começando a se definir pra aquilo que eu disse antes, eu particularmente esperimentei o Conectiva 5 e 7, e ja li muita coisa sobre distros linux, Fiquei com uma vontade tremenda de esperimentar o Debian, mas o que eu tenho vondade mesmo é de ver uma distro que rode quase como um MacOSX, que é simples, robusto e bonito, e insubstituivel, pois vai desde usuario doméstico até quem desenvolve (multimidia, programas)
Mas vo testa o Debian

Posted by: Rafael Felipe on agosto 29, 2002 03:06 PM


Hummm vamos lá:

Distribuição não depende somente de uma coisa, e sim de várias coisas:

1. Ela teria que estar preocupada em como ocorrem as atualizações.
2. Utilizar ultimas versões de softwares e nao softwares atualizados por ela.
3. Usar sempre um kernel estavel.

Isso é o básico de uma distribuição, hoje uso Red mas sei que ela peca em muitos pontos desses que citei, aqueles RPMs nunca me fizeram a cabeça, pode fazer a cabeça de quem quer facilidade e não de quem quer comodidade, vai tentar atualizar o util-linux do Red é um trabalho enorme, ou mesmo qualquer outra coisa, para que rodar coisas velhas no sistema, para mim isso estaria em primeiro lugar, ainda bem que existe o --force e --nodeps no RPM.

As coisas estão se tornando como Windows, você quer fazer o tradicional e acaba não podendo, tudo bem alguem não saber configurar um IP para o micro ficar em rede e usar aqueles negocios prontos, e se não tem falam que a distribuição é ruim, mas vai chegar a hora que vai precisar.

Lembro do Windows 3.1, 3.11, quem não lembra, tinha que configurar muita coisa no braço e várias pessoas sabiam, porque era Windows? não é porque era a única opção ou sabia ou não usava, agora que temos opção de aprender algo novo, simplesmente não querem, querem que tudo use Inteligência Artificial e aprenda sozinho.

IMHO
Marcus Grando

Posted by: Marcus Grando on agosto 24, 2002 05:56 PM

Novos Links

Acrescentei na seção Visite Também (ali embaixo, à direita) um conjunto de novos links. Os sites escolhidos foram: Inércia Sensorial, Don't Believe the Hype, DicasLinuux, LinuxBH e Museu do Spam. Você tem ou conhece um site sobre tecnologia que deveria estar ali e não está ainda? Acrescente nos comentários! Vale site de notícias, de dicas, manuais, blogs e o que mais você quiser sugerir. Lógico que eu só vou adicionar se concordar :-)

Artigo inédito - roteamento e NAT com IPTables

Depois de meses, volto a publicar um artigo inédito aqui no Linux in Brazil. Tem vários outros na fila, alguns eu recebi por email e ainda nem respondi aos autores, mas eu acabo lendo e respondendo. Quem quiser mandar, entre em contato; mande em texto puro, parágrafos separados por linhas em branco, já corretamente acentuado e revisado.

Clicando em Detalhes você poderá ver o artigo do Marcelo M. Lopes (marcelo@tre-sc.gov.br) com um passo a passo sobre como configurar um micro com Linux para atuar como roteador e interligar duas redes (ou uma rede local à Internet). Confira!

Configurando roteamento com o IPTables (Masquerading)

Marcelo M. Lopes - marcelo@tre-sc.gov.br

O objetivo deste documento é demonstrar uma solução simples para roteamento de pacotes entre redes, mais especificamente entre duas redes ethernet, utilizando o IPTables. Observe que o foco não é a parte de segurança e sim a funcionalidade da solução.

Hardware Utilizado

A configuração de hardware utilizada foi um Pentium200 com 64Mb de ram e 2Gb de disco, porém poderia-se baixar esses valores conforme a demanda das redes a serem conectadas. Nesse laboratório nossas redes tinham aproximadamente 20/200 pontos e considerou-se o hardware sub-utilizado. Somente durante a configuração foi necessária a utilização de monitor e mouse; como hardware adicional foi instalada uma segunda placa de rede.

Software

O S.O. instalado foi o Suse Linux7.3; o tipo de instalação foi a "mínima" (aproximadamente 250Mb), mais alguns pacotes como o "iptables" e o "pico" (adicionados manualmente). O reconhecimento das 2 placas de rede(3com padrão) ocorreu sem problemas. obs: como área de swap criou-se uma partição de 128Mb.

Configuração

Inicialmente devem ser feitas as configurações das placas de rede, hostname, domainname; para exemplificar:

eth0: 192.168.1.1/255.255.0.0
eth1: 10.10.1.1/255.255.0.0
hostmane: router
domainname: mydomain.com

Ativando o roteamento

Verifique na distruição de sua preferência a localização dos scripts de inicialização e adicione o seguinte comando para ativar o roteamento:

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Rotas

Considerando a conexão física de rede OK, partimos paras as rotas necessárias:

# route add -net 192.168.0.0 netmask 255.255.0.0 eth0
# route add default gw 10.10.1.1 eth1

Confirme/edite o arquivo /etc/route.conf, definindo as seguintes entradas:

192.168.0.0 0.0.0.0 255.255.0.0 eth0
#gateway default
default 10.10.1.1 0.0.0.0 eth1

Serviços

Todos os serviços considerados desnecessários (telnet, finger, ftp, etc...) foram desativados, ficando apenas rodando o sshd para futuras manutenções.

Regras de Masquerading

Para possibilitar a troca de pacotes entre as duas redes são necessárias algumas regras de mascaramento de ip; utilizou-se o iptables-1.2.2-66(kernel 2.4.10); adicione as seguintes regras a um dos scripts de inicialização(depende da distro):

export IPTABLES=/usr/sbin/iptables
export MODPROBE=/sbin/modprobe
$MODPROBE ip_nat_ftp
$MODPROBE ip_conntrack
$MODPROBE ip_conntrack_ftp
$IPTABLES -A FORWARD -i eth1 -o eth0 -m state --state ESTABLISHED, RELATED -j ACC
$IPTABLES -A FORWARD -i eth0 -o eth1 -j ACCEPT
$IPTABLES -A FORWARD -j LOG
echo "- Enabling SNAT (MASQUERADE) funtionality on eth1"
$IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
echo -e "\nDone.\n"

Após estes procedimentos seu micro já estará roteando pacotes entre as redes, sendo ainda preciso configurar nas estações da rede interna (192.168.0.0) O gateway padrão como sendo o endereço IP da interface eth0 (192.168.1.1).

User-Mode Linux incorporado ao kernel 2.5

O User-mode Linux é uma ferramenta genial que permite criar uma máquina virtual rodando um segundo kernel do Linux dentro da sua máquina. Essa máquina virtual pode ter seus próprios usuários e processos, e pode até mesmo rodar uma versão do kernel diferente da que você utiliza na sua máquina real - excelente para testes, ou para usar em treinamentos de usuários - os processos do UML não têm como prejudicar a máquina real. E o Slashdot está noticiando que agora o User-Mode Linux faz parte da versão oficial do kernel 2.5, já com a benção do próprio Linus Torvalds. Se você quiser saber mais sobre esta ferramenta, leia o meu artigo em português.

setembro 12, 2002
Kylix 3.0

Este artigo da LinuxWorld analisa o Kylix 3.0 da Borland, incluindo particularmente o novo suporte a desenvolvimento em C++. Se é a sua praia, não deixe de conferir!

Afinando sua BIOS

Não é exatamente sobre Linux, mas achei que seria do interesse de garnde parte de vocês: este artigo do ArsTechnica explica algumas das opções menos conhecidas da BIOS, ideais para ajudar a extrair as últimas gotas de desempenho de seus equipamentos.

Lançado KOffice 1.2

Após quase 5 meses de desenvolvimento, desde o lançamento do beta 1, já está disponível para download a nova versão do KOffice, a suíte integrada office do projeto KDE. O grande destaque desta solução em relação a outras, como o OpenOffice, fica por conta da maior integração dela com o KDE. Veja o anúncio do lançamento, clicando aqui.

Entrevista com Stallman na IstoÉ

O site Ponto BR mencionou uma entrevista muito interessante na IstoÉ, com Richard Stallman. Apesar da entrevista não trazer nada inovador para o pessoal da comunidade, o destaque fica por conta dela ter saído em uma revista "não especializada". Aos poucos o Software Livre está conseguindo conquistar os "leigos". Confira a entrevista da IstoÉ, neste link.

setembro 11, 2002
UnitedLinux == SuSE? :-)

Esta matéria da ZDNet é muito interessante e merece ser lida na íntegra. Embora o foco seja anunciar que o primeiro preview do UnitedLinux (a distribuição do consórcio formado pela SuSE, Conectiva, SCO (ex-Caldera) e TurboLinux) sai ainda este mês, o mais interessante são os detalhes: o OpenLinux vai ser baseado no SuSE Advanced Server, a ferramenta de instalação vai ser o YaST2 (da SuSE), e a diferença entre as "versões" de UnitedLinux vendidas por cada um dos participantes do consórcio vai estar mais na marca e na embalagem do que no software em si, ao contrtrário do que vinha sendo anunciado. Será que a ZDNet está correta? Vamos aguardar os press releases :-)

GPL em ação

Acabei de ver no Slashdot que a Epson retirou de seu site as opções de download dos softwares ImageScan! e Photo Image Print System para Linux, após solicitação da Free Software Foundation, que detectou que ambos os produtos violavam a licença GPL. Por um lado essa é uma boa notícia, pois a empresa não tentou desafiar a GPL após ser notificada que a infringiu (intencionalmente ou não). Por outro lado, espero que os aplicativos voltem a ser disponibilizados no futuro (preferencialmente acompanhado do código fonte).

Controle Remoto no Linux

Você já quis controlar o seu computador através de um controle remoto? Ou quem sabe comandar as luzes do quarto ou a cafeteira? Se você se interessou, visite este link. Lá você vai encontrar explicações, instruções detalhadas da montagem do circuito, etc...

Intel confirma tecnologia antipirataria nos próximos chips

Segundo esse link do Terra, a Intel confirma tecnologia antipirataria nos próximos chips. Segundo matéria publicada no Boston Globe, a Intel vai usar dispositivos de segurança na próxima família de chips, a ser lançada no ano que vem. Embora o uso principal seja contra vírus e ataques hacker, a empresa afirma que a tecnologia poderá ser usada pela indústria de entretenimento digital ou fabricantes de software para a criação de sistemas de segurança máxima contra pirataria.

No artigo eles citam o projeto Palladium (não consigo desassociar esse nome daquele cachorro ridículo que tinha na TV Colosso, afinal, o projeto é ridículo tb, na minha opinião), dos nossos amigos da m$. Será que vamos ter mais pra frente um patchzinho no kernel "disable all Intel-Palladium compatibility" eheheh ??? :-)

setembro 10, 2002
Software livre em MG

Heveraldo Rodrigues de Oliveira (heveraldo@uaimail.com.br) avisa: Entre 11 e 14 de Setembro de 2002, acontecerá em Montes Claros - Minas Gerais, o "Fórum Mineiro de Software Livre" no Montes Claros Shopping Center. Serão palestras, debates, stands de empresas da região, mini cursos de Linux e StarOffice. Contará com a participação de Faculdades, Escola Técnica e Prefeitura de Montes Claros. O e-mail oficial é Softwarelivre@montesclaros.mg.gov.br. Alguém tem uma URL? Poste em comentários :)

Sílvio Laban se retrata

Ainda indignado com as declarações do manda-chuva da área de TI no grupo Pão de Açúcar que publicamos anteontem? Pois ele se retratou :-) Dois leitores (bObbYm e Algacir Soares da Silva) me mandaram o link para o novo discurso do Sr. Laban, agora bem mais brando... Leia! Dois trechinhos para despertar sua curiosidade: "Contudo, sabemos das evoluções do programa e estudamos de maneira pragmática uma melhor forma de utilizá-lo, como já fazem hoje algumas grandes empresas. "; "registro minhas desculpas ao Sr. Marcelo Tosatti, um dos reconhecidos jovens talentos brasileiros." Melhor assim, não?

Linux ultrapassa Mac em desktops?

O Slashdot publicou um link para este artigo do International Herald Tribune afirmando que o número de desktops rodando Linux no mundo já ultrapassou o número de desktops com Macintosh. Sou cético quanto a isso (como contar com precisão, ou mesmo estimar?), mas o link está aí para quem quiser avaliar.

O governo deve legislar sobre obrigatoriedade de software open source?

Leiam esse artigo do Yahoo sobre o tema, tem alguns pontos e considerações bem interessantes.

Me desculpem os dois primeiros visitantes, faltou um "l" no link, mancada minha. :-p

setembro 09, 2002
Novo sistema de configuração do kernel

O Slashdot está com um artigo sobre um novo sistema de configuração do kernel, visando substituir as atuais e familiares interfaces do make xconfig e seus amigos. Veja as screenshots e manifeste-se :-)

setembro 07, 2002
Linux? Nem com um 38 na cabeça!

Não, quem falou isso não foi algum religioso da m$ não, e sim o Exmo. Sr. Silvio Laban, o "número 1" de TI do grupo Pão de Açucar, na sua entrevista na Info (impressa) desse mês. "Não consigo imaginar que eu vou colocar uma aplicação de missão crítica embaixo de um produto cujo kernel é mantido por um garoto de 17 anos (o Marcelo hoje em 19, diga-se de passagem). Mas pode ser mero preconceito" disse o sr. em questão. Mais nos detalhes.

Bom, EU tenho aplicações aqui bem críticas rodando no Linux e que me pararam de dar a dor-de-cabeça que davam qdo rodavam em NT. Acredito que muitas outras pessoas tenham, inclusive de empresas de um porte bastante considerável, e acho *ridículo* o desprezo de uma coisa do tamanho do Linux pela razão que ele deu.
Tenho 31 anos e não acho valida de jeito nenhum essa posição de tentar denegrir o sistema e a pessoa pela idade do sujeito. Fato parecido aconteceu qdo o Marcelo foi designado para manter o kernel e algumas pessoas da comunidade Linux, na minha opinião, ficaram com dor-de-cotovelo, ao invés de apoiar o garoto, e ficaram falando asneiras tipo "é, ele é bom mesmo, mas tinha que cortar aquele cabelo ...". Po, vão pro inferno !!!
Deem uma razão sólida e concreta, se querem fazer a idiotice de criticar destrutivamente e não ajudar, para embasar as suas conclusões estúpidas. Agora, idade e cabelo, tenham dó.
Imagino que esse seja o último artifício usado antes da negação que o sistema/pessoa é bom. Se agarrar a coisas idiotas como essa pode ser o último suspiro desesperado antes de admitir que não tem razão e dar o braço a torcer. Desculpem o desabafo, mas essa passou dos limites para mim. :-p

Fazendo backups no Linux

Este texto ensina a fazer backups de maneira realmente simples no Linux. Confira! O link é para o cache do Google a pedido do próprio autor.

Instalando o SuSE no XBox

Já faz quase uma semana que noticiamos que já era possível rodar o SuSE Linux no XBox. Mas esta notícia do The Register vai mais longe, analisando o processo de instalação e dando até mesmo um link para a documentação. Confira ;-)

setembro 06, 2002
Que Tal um Pouco de História?

O site OLINUX está anunciando um novo filme-documentário, muito especial, que fala sobre a história do Linux e do Software Livre: Revolution OS. Entre as pessoas entrevistadas no filme, estão: Richard Stallman, Linus Torvalds, Bruce Perens (autor da definição de "Software Livre"), Brian Bethendorf (líder do projeto Apache), Larry Augustin (fundador da VA Linux) ... O filme já está disponível em 35 mm e o lançamento em vídeo e DVD está marcado para a segunda quinzena deste mês. Mais informações no site do filme.

setembro 05, 2002
Países reconhecem alternativas ao Windows

Esta matéria do New York Times analisa o crescente apoio ao software livre pelos governos. CItação livre: "Mais de duas dúzias de países na Ásia, Europa e América Latina, incluindo a China e a Alemanha, estão agora encorajando suas agências governamentais a usar sóftware aberto". Confira!

Lista sobre OpenBSD

Gilberto Gomes José (gilberto.jose@telemar.com.br) avisa: Pessoal queria dizer a vocês que já se encontra operante mais uma lista de discussão sobre OpenBSD: O endereco para se inscrever na lista é openlist-subscribe@opensolutions.com.br e o para enviar as mensagens, após inscrito é openlist@opensolutions.com.br Pro pessoal dos *BSD, fica a dica.

setembro 04, 2002
Usar videogame na Grécia agora dá cadeia

Segundo esse artigo do IDG Now!, o governo da Grécia baniu o uso de qualquer jogo eletrônico em toda a nação, incluindo os que funcionam nos PCs domésticos e consoles como Game Boy, PS2 e Xbox. A lei vale também para turistas. Segundo o governo, a iniciativa foi tomada para impedir a jogatina ilegal. To falando, esse povo ta tudo doido !!!

Codigo Aberto x Codigo Fechado: Conheça antes de escolher

O Silvio Henrique Mendes (silviohm@bol.com.br) avisa: A Módulo Security realizou duas entrevistas interessantes com o objetivo de apresentar duas visões sobre as principais questões de segurança que envolvem o funcionamento de sistemas de código aberto e código fechado. A entrevista da semana passada foi com um representante da Microsoft e a entrevista desta semana foi com Andreas Hasenack da Conectiva. Obrigado, Sílvio!

OpenOffice.org 1.0.1 beta 0.3 para linux

O coordenador do OpenOffice.org Projeto Brasil, Claudio Ferreira (filhocf@openoffice.org) avisa: Ontem foi disponibilizada uma versão denominada BETA-I, q serve para aquelas pessoas q querem ajudar a corrigir os erros. Foi disponibilizado primeiro o BETA-I, no Linux, e no fim da tarde, já estavam disponível ambas as versões. A diferença do BETA-I para o BETA é que o primeiro apresenta Índices, números exclusivos na frente de cada string, enquanto que no segundo, temos o programa normal . Para todos os ports serão disponibilizadas as duas versões . Para ajudar a arrumar alguma string com problemas, basta informar o índice e, preferencialmente, a string com problema e uma sugestão. No entanto, AMBAS são usáveis e estáveis. O mesmo Cláudio Ferreira me mandou ontem um manifesto sobre uma notícia distorcida publicado pelo Plantão INFO, da revista Info Exame, que reproduzo na íntegra - clique em DETALHES para ver.

Segue a íntegra do e-mail do Cláudio.

Chamo-me Claudio Ferreira e sou coordenador do esforço brasileiro para tradução e suporte do OpenOffice.org no Brasil, e é com enorme pesar q visualiso essa irresponsável notícia, circulada pela internet, na qual causa um profundo pesar na comunidade q desenvolve o software livre .

> OpenOffice em português já pode ser baixado
> Segunda-feira, 02 de setembro de 2002 - 19h39

> SÃO PAULO - Quem precisa de um pacote de escritório eficiente e
> gratuito pode testar a versão beta 0.3 em português do OpenOffice, que
> foi liberado para download hoje (dia 2) no país.

Começando : O OpenOffice.org *NÃO* é *GRATUÍTO* ! Ele é *LIVRE* !

> O programa, que foi compilado e traduzido voluntariamente pelo pessoal
> da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul)
> vem com sete programas: o processador de textos Writer; a planilha
> Calc; o criador de diagramas e gráficos Draw; o Math, um editor de
> fórmulas matemáticas e macros; o Impress, para apresentações
> multimídia; um editor HTML; e o Global, que permite o trabalho com
> diferentes fontes de dados.

Primeiramente, a tradução foi feita por um grande número de VOLUNTÁRIOS, espalhados pelo Brasil INTEIRO, q dedicaram HORAS de seu TEMPO LIVRE para poder trazer esse produto livre para o Brasil, e não a Procergs .

A Procergs, como o grupo Debian-Br, a Unicamp, a ABEP, dentre outras entidades, governamentais ou não, apóiam nosso trabalho, somando como mais um voluntário na luta pelo software livre .

> Para quem está acostumado com o MS-Office da Microsoft, o OpenOffice
> oferece interfaces e ferramentas bastante semelhantes; segundo o
> INFOLAB, o pacote é rápido e fácil de usar, mas poderia vir com bancos
> de dados - por exemplo, não há modelos no Impress, programa semelhante
> ao PowerPoint. Outra coisa: por enquanto, a Procergs só liberou uma
> versão do produto para o sistema operacional Windows - mas a companhia
> deve lançar as versões para Linux, Mac e Solaris em breve.

Novamente, a Procergs não liberou nada . Contamos com voluntários para compilar o OpenOffice.org para diversas plataformas . Atualmente, temos ela compilada em windows, linux e freeBSD, GRAÇAS a VOLUNTÁRIOS q se empenharam muito para fazer isso, visto q o tempo médio de compilação é de ~20 horas .

O q foi feito nas dependências da Procergs, foi uma cerimônia para o LANÇAMENTO do OpenOffice.org, traduzido para o nosso português, organizado por esta entidade .

> Para baixar o beta 0.3 do OpenOffice em português, vá ao Download
> INFO, aqui.
> Renata Mesquita, do Plantão INFO

Muito me entristece que uma noticia de uma fonte q é referencia para a informática no Brasil publique de maneira irresponsável e tão pouco informada, qualquer notícia sobre software livre, principalmente sobre nosso trabalho no OpenOffice.org .

Hacker gordo não tem vez

Meio fora do contexto aqui, mas é engraçado : de acordo com esse artigo da Wired News, alguns dos melhores hackers do mundo não trabalham para o FBI porque, entre outras coisas, não atendem aos requisitos físicos da agência. "Eles não querem saber de você a menos que possa carregar uma M16 durante todo o treinamento físico sem se matar no meio do caminho ... a maioria das pessoas que conheço que realmente entendem de computador acham que exercício é carregar uma coca-cola, um pager e um celular ao mesmo tempo", disse um sujeito lá. Olhando aqui para baixo em mim para essa coisa meio arredondada chamada barriga que insiste em crescer conforme o tempo vai passando, estou pensando ... será que a gente não relaxa muito tb não eheheh ? :-)

Software pago é como escravidão

O Guilherme me passou este excelente
artigo
que conta com uma entrevista com Robert Chassell, economista formado em Cambridge e primeiro tesoureiro da Free Software Foundation.
Na entrevista ele discorre sobre a diferença entre software livre e gratuito, as questões relacionadas à facilidade de uso do Linux, e a relação do LInux com ideologias e modelos econômicos aparentemente contrários. Considero este artigo muito bom para pessoas que queiram conhecer um pouco mais do fucionamento dos softwares livres e do Linux.

setembro 03, 2002
NÃO fazer download do OpenOffice

Atenção!!! O pacote para Linux do OpenOffice pt_BR está com defeito!!! Coloquei o e-mail que recebi em anexo.

> To: PSL-Coordenacao
> From: Mario Luis Teza
> Date sent: Tue, 3 Sep 2002 15:40:12 -0300 (GMT-03:00)
> Subject: [PSL-Coordenacao] Urgente: Openoffice.Org para GNU/Linux
>
> Colegas:
>
> Favor pedir nas listas para suspenderem o download do OpenOfficeOrg em Português do Brasil.
> Motivo: na compilação, o responsável manteve arquivos de índice, ou seja, na frente de cada termo
> aparece um número que só interessa aos desenvolvedores. O problema é de facil solução mas
>precisamos de 12 horas para a nova compilção.
> Observação: o servidor do openoffice.org.br arriou pelo volume de downloads neste momento.
> Peço que postem a mensagens em outras listas para aliviar o trafego e permitir o novo upload.
> Os portes para FreeBSD e windows estão ok.
>
> Um abraço
> Mario

Download OpenOffice 1.0.1

Já está disponível para download o OpenOffice 1.0.1 Beta 0.3 em Português do Brasil neste link. Infelizmente está um pouco difícil de fazer o download no momento, porque a demanda está muito grande e o servidor está congestionado. Se alguém conhecer algum link onde exista um mirror, por favor não deixe de colaborar com a comunidade e postar o endereço aqui.

Note que esta versão do OpenOffice não é instável, e só recebeu a designação de Beta, porque a tradução ainda não foi revisada.

XBox rodando Linux

Se alguém me pedisse a opinião, eu diria que não vejo grande utilidade em rodar o Linux no console de games da Microsoft. Entretanto, como o assunto desperta interesse, aqui está um link para a cobertura da ZDNet. Segundo eles, foi possível dar boot do SuSE e rodar diversos aplicativos, incluindo KDE e GNOME. Confira...

Nova edição do e-book brasileiro sobre Linux

O Carlos E. Morimoto (http://www.guiadohardware.net) avisa: Já está disponível a terceira edição do e-book Entendendo e Dominando o Linux. Além das atualizações, agora está disponível também uma versão em html para quem preferir ler online. Veja em PDF ou em HTML.

Install Fest em Goiás

Eduardo Jorge (eduardo@linuxgoias.net) avisa: Mais uma vez o evento Linux Install Fest está acontecendo, desta vez com mais um parceiro, a TemLinux Informatica. Desta vez o Evento conta com uma grande novidade, será realizado nas estalações da Faculdades Objetivo, nos dando assim um espaço muito maior, como auditório com capacidade de mais de 150 pessoas para as palestras, e um grande laboratorio de 30 máquinas para os Mini-Cursos, outra novidade deste novo InstallFest. Confira outras informações clicando no link do evento. Ele não disse a data, mas espero que no site informe :-)

Entrevista com Stallman na Folha

Vários leitores apontaram a entrevista de Richard Stallman publicada pela Folha. Agradeço a todos, e vou publicar o texto que o MBN mandou, por ser o mais completo: "O caderno de informática da Folha Online, publicou uma entrevista com o guru da GNU Richard Stallman falando sobre GNU, Linux e no Brasil." Nesta semana, Stallman está no Brasil para uma série de compromissos, conforme a notícia enviada pelo Besser. Obrigado!

setembro 02, 2002
Linux Gazette de setembro

Já está disponível a Linux Gazette deste mês, com destaque para uma matéria sobre fotografia digital no Linux, e outra sobre sistemas com mais de um monitor. Como de hábito, as seções "Answer Gang" e "More two cent tips" são imperdíveis, instruindo e divertindo. Confira!

SAP aponta crescimento do Linux

Sendo administrador de empresas por formação, tendo a dar importância a pronunciamentos de companhias como a SAP, que sustentam a administração das maiores empresas do mundo. E desta vez eles se manifestaram sobre o uso do Linux, segundo elas uma opção cada vez mais em ascenção entre as corporações que usam o mysap.com. O cabeçalho da notícia cita a Hilfiger nos EUA e o parlamento alemão na Europa. Um trechinho em tradução livre: "os motivos para esta mudança incluem tremenda estabilidade, segurança e um Custo Total de Propriedade geralmente menor".

Jogos do Windows no Linux

O tópico não é novo mas é do interesse de muitos: este artigo do LinuxOrbit analisa o uso em condições reais de jogos do Windows em ambiente Linux através do WineX. Se você gosta de jogar no PC, confira!


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.