Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) avisa: Continuando a série de tutoriais passo-a-passo de como rodar alguns dos programas mais populares do mundo Windows, eu gostaria de avisá-los de que fiz um tutorial sobre as minhas experiências na instalação e uso de uma versão modificada do wine (para a correta acentuação e uso das deadkeys) para rodar os 3 programas principais do MS Office 97 (Word, Excel e Powerpoint).
O restante da descrição do tutorial, e o link para o texto completo, você encontra em DETALHES.
Consegui instalar e rodar com sucesso esses programas no linux, sem a necessidade de uma partição Windows (o que é o mais interessante) e com todos os recursos funcionais: acentuação com deadkeys, impressão de documentos e leitura/gravação dos arquivos.
Notem que continuo achando que a solução definitiva é o uso de uma suite nativa do linux, como o OpenOffice, mas infelizmente essa alternativa ainda não é aceita por todos, principalmente aqueles que exigem compatibilidade 100% no formato de arquivos (por enviarem documentos para outras pessoas/empresas revisarem).
A barreira mais difícil foi a alteração do wine para o reconhecimento dos teclados usados aqui e para o uso das deadkeys. A solução foi dada pelo Alberto Rubens Beckler e usada por mim. O resto foram as configurações do wine para impressão e uso correto de algumas poucas DLLs retiradas de um Windows.
OBS: Esse tutorial ainda está na versão beta pois eu não tive
oportunidade em testar os procedimentos em um número maior de
distribuições linux. Gostaria de receber comentários, críticas e
depoimentos de quem consiga rodar em outras distribuições.
Estranhamente o tutorial trava o mozilla, galeon e phoenix que usam o engine 1.2.1. Travam completamente. Já no Konqueror funcionou OK.
Postado por: Patola (Cláudio Sampaio) em dezembro 26, 2002 02:12 PMEu vejo aqui perfeitamente num Mozilla 1.1 e no 1.2.1 em casa. Aliás, a página foi criada com o Mozilla Composer. Talvez haja algum problema no seu Mozilla ou algo relacionado com o código javascript que o hpg (onde a página é hospedada) insere automaticamente.
Isso é um bocado chato. A gente se esforça em fazer uma página e até verificar no W3C o código html e aí vem esses caras e colocam um javascript que quebra a certificação W3C e causa problemas desse tipo...
Olhem só o que saiu em
Os erros no html são justamente por causa desse maldito javascript do hpg ...
Infelizmente eu não tenho um local decente para hospedar essas páginas. Poderia tentar gerar um pdf também, mas antes preciso realimentações para gerar uma versão definitiva.
Uma coisa que fiz em casa e talvez faça alguma diferença é instalar as fontes do Ruindows no linux como um todo. O site que contém o rpm que faz isso é
http://corefonts.sourceforge.net/
Vale também simplesmente copiar as fontes *.ttf do diretório \Windows\fonts para o diretório equivalente do "fake windows" que o wine usa.
Postado por: Manoel Pinho em dezembro 26, 2002 02:45 PMSE eu copio as dll do windows (http://www.dll-files.com.) ou copio s fontes para o wine não estou violando a lisença do Windows ?
Postado por: Joquim em dezembro 26, 2002 02:56 PMSE eu copio as dll do windows (http://www.dll-files.com.) ou copio s fontes para o wine não estou violando a lisença do Windows ?
Postado por: Joquim em dezembro 26, 2002 03:04 PMmuito bom o tuto do office, quero parabenizar pela iniciativa, apreveito e deixo o meu tb do kazaa+wine no slackware, http://www.tdkom.com.br/drusian/modules.php?name=News&file=article&sid=30 o link pra TGz do wine ta quebrado pq o linuxpackages atualizou o pacote esses dias, mas basta entra la e pesquisar ;-D koker coisa so entrar em contato
t+
Talvez esteja, mas não sou eu o responsável por este site :-) A M$ que os processe se quiser.
Mas eu deixo a resposta para os especialistas em licenças. De qualquer jeito, eu continuo recomendando o OpenOffice e mesmo o LaTeX a quem quer se livrar definitivamente da tirania desses contratos de licença leoninos.
Eu gostaria sinceramente que as pessoas fossem menos preguiçosas e escolhessem sempre a alternativa com a melhor técnica, mas sabemos que a inércia das pessoas em mudar para algo que não é o padrão de fato é uma grande barreira ainda para a adoção do linux no desktop. Eu acredito que um uso ponderado do wine pode ajudar muito a migração de usuários novatos para o linux.
Muito os dois tutoriais, estão de parabéns! =]
Aqui no Galeon 1.2.5 abriu os dois normalmente...
Abraços
Postado por: Tiago Cruz em dezembro 26, 2002 05:12 PMÉ, acho que meu computador estava de mau humor.
Agora funcionou nos três. E eu nem dei boot...
Postado por: Patola (Cláudio Sampaio) em dezembro 26, 2002 05:23 PM Gostaria de me manifestar favoravelmente ao manifesto em repudio contra os responsaveis que sabotaram o site da petição do software livre para o governo Luiz Inacio LULA da Silva.
Pode ser sim interesses escussos, de pessoas que se escondem por detras de grandes corporaçoes e nao contribuem em nada para o progresso do software livre e nem para uma comunidade livre.
Como o proprio Richard M.Stallman comentou comigo quando veio a Sao Paulo " O linux e o outro sistema proprietario, é uma luta do bem contra o mal".
A propósito, quais as modificações que foram feitas no wine? Baixei o .src.rpm para ver e pelo visto ele foi montado incorretamente - em vez de um arquivo de patch pras modificações e o fonte 'puro' (pristine) separados, havia apenas um .tar.gz. Isso é altamente desaconselhado segundo o Maximum RPM!
Leia a página do Manoel Pinho que ele explica.
Postado por: Patola (Cláudio Sampaio) em dezembro 26, 2002 05:46 PMPra que usar MSOffice no linux se tem Open Office , StarOffice , Koffice ???
Postado por: Ne0 em dezembro 26, 2002 05:47 PMSinceramente não vejo motivo para instalar os aplicativos da M$ no meu GNU/LINUX. Como já foi comentado aqui no LIB, o wine só é útil para rodar jogos nativos do rWin e mais nada. E isso por enquanto. Essa história de migrar é besteira. É preferível um trabalho de aculturação, mostrando às pessoas que já trabalham com os aplicativos da M$ e que usam o GNU/LINUX, que temos ótimas opções "open source".
Postado por: João Melo em dezembro 26, 2002 06:52 PMBasicamente as modificações foram feitas em apenas 2 arquivos .c, o keyboard.c e um outro (não me lembro o nome; agora não tenho como ver). Os originais estão renomeados com uma extensão a mais e estão dentro do mesmo .tar.gz.
As modificações do wine não foram feitas por mim, como dito no tutorial. Quando perguntei ao Alberto Beckler por que ele não submeteu as modificações para o projeto wine sob a forma de um patch ele me respondeu que ele não sabia como as modificações iriam afetar os outros usuários internacionais (tem teclado para russo, turco e etc). Ele fez para resolver o problema de forma imediata e falou que iria pesquisar mais a fundo e submeter como um patch quando tivesse certeza. Alguém se habilita a nos ajudar ? Eu confesso que não tive tempo para estudar as modificações mais a fundo e não tenho conhecimento nessa área de internacionalização. Esses problemas de internacionalização no wine e reconhecimento de teclados estrangeiros vêm sendo tratados há muito pouco tempo; é só ver a página do wine. Como há poucos desenvolvedores não americanos , naturalmente esses problemas vem se arrastando. Cadê a nossa ajuda ? Lembrem-se que o wine é opensource.
Postado por: Manoel Pinho em dezembro 26, 2002 10:08 PMConcordo plenamente com NEO eo Patola ,acho até uma vergonha pra quem usa linux querer rodar o Ms office97 se temos o open office que da de 1000000000000000000000 no MS office se eu quiser rodar o MSoffice eu uso o Rwindows e acho que esse tal wine tem que ser extinto.
A comunidade Linux tem que programar + softwares que é a unica coisa que prende os usuarios ao Rwindows e ñ ficar trabalhando em emulação pô!!!!
WINE É PERDA DE TEMPO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
--------------------------------
Sinceramente não vejo motivo para instalar os aplicativos da M$ no meu GNU/LINUX. Como já foi comentado aqui no LIB, o wine só é útil para rodar jogos nativos do rWin e mais nada. E isso por enquanto. Essa história de migrar é besteira. É preferível um trabalho de aculturação, mostrando às pessoas que já trabalham com os aplicativos da M$ e que usam o GNU/LINUX, que temos ótimas opções "open source".
--------------------------------------
Mas é assim que as coisas funcionam na realidade. Eu acredito que nós linuxers somos uma minoria que continuará uma minoria enquanto não mostrarmos soluções mais "práticas". Claro que paralelamente temos que ir colocando a idéia de software livre na cabeça das pessoas, mas há muitos casos onde o uso temporário de um programa para Windows não é tão ruim assim (como esse que citei, onde a empresa já tinha licenças compradas, funcionários treinados no Office e uma necessidade de compatibilidade 100% com os malditos formatos proprietários do Office).
Só para esclarecer: para essa empresa eu venho ajudando e já consegui fazer o seguinte:
1) Padronizar o linux + samba como servidor de arquivos/impressão
2) usar o linux como servidor de intranet/email
3) firewall/compartilhamento de internet ADSL com linux
4) desenvolvimento de novos programas em Pascal/C++ usando o Kylix 3 (foi adquirida a versão Professional)
Eu não posso falar mais, mas a empresa está ávida por migrar totalmente para linux, inclusive na parte de desenvolvimento (são desenvolvidos softwares e hardwares, inclusive com device drivers). O que falta é GENTE com conhecimento para tocar as coisas. Eu ajudo no que posso, mas mesmo eles que possuem engenheiros de software trabalhando full-time não têm competência técnica para isso tudo. Simplesmente o pessoal de informática (na sua maioria) ainda sai da faculdade sem um pingo de conhecimento de linux e outros softwares livres. Eu posso dizer pois já lecionei e leciono em faculdades.
A M$ conseguiu empurrar o NT nas empresas através da adaptação da API WIN32 para esta plataforma. Havia uma previsão no projeto para outras APIs, como a POSIX também. Por que o linux não pode também ter uma API Win32 (através do Wine) ? Até hoje o Windows XP não roda TODOS os programas já feitos para DOS/Win3.x/Win9.x, mas roda a maioria deles. Por que não podemos ter algo assim no linux ?
À medida que os softwares livres forem evoluindo, naturalmente eles irão substituindo os comerciais. Por exemplo, se o Gimp tivesse todos os recursos do Photoshop, muitos profissionais gráficos não precisariam pagar o preço absurdo da licença. Mas o GIMP ainda não é totalmente equivalente. No caso do OpenOffice, eu acredito que ele tem quase todos os recursos do MS Office, mas a verdade é que a compatibilidade com os formatos proprietários de arquivos é o que impede a adoção em massa, e não diferenças cosméticas nos menus, treinamento, TCO ou coisas do gênero. Com o Word rodando no linux sem a necessidade do Ruindows eu já posso montar laboratórios nas faculdades para os alunos e professores 100% linux, pois o resto o linux já faz e melhor do que o Windows.
Postado por: Manoel Pinho em dezembro 26, 2002 10:35 PMPara que rodar o M$ Oficce?????
Vamos disseminar o OpenOffice que é muito melhor para a comunidade....
Vamos disseminar o Mozilla, o XMMS, o GIMP, etc, etc, etc que é muito melhor para a comunidade Linux. Vamos deixar o Boy Gates para lá com sua Mico-Software e o XPirou .....
faliz 2003....
Eu particularmente necessito do M$Off em algumas planilhas que tem mais de 32.000 linhas. (Calma lá - utilizo as duas).
(+)^(+) Tenho várias planilhas de análises em .xls com a fórmula =somase e todas vezes que entro no OOo tenho que mudar todas as fórmulas, que a sintaxe é ligeiramente diferente.
(x)^(x) Necessito tb do M$Off para abrir planilhas salvas com senhas, visto que o OOo não consegue abrir estes arquivos; somente depois de abertos no OOo é que consigo colocar uma nova senha, depois, tudo bem.
Aviso aos xiitas: Sou tão apaixonado pela causa que até uso o OOo em meu Rwindows.
Inté ;-)
Mesmo o autor do tutorial disse que prefere os aplicativos que usam a GPL, mas temos que ter a cabeça aberta. Vejo o Wine como o primeiro passo para migração Windows -> Linux, no caso de MS Xiitas. Uma empresa pode usá-lo para fazer uma migração gradual para o Linux sem perder produtividade, o que seria causado se a migração fosse em 1 etapa. Gradativamente os aplicativos do Windows seriam substituidos até uma total adoção dos aplicativos GPL. O tutorial tem sim, MUITA utilidade.
Postado por: Mandark em dezembro 27, 2002 03:59 PMTalvez eu seja mais xiita do que muita gente, tanto que tenho o trabalho de convencer o máximo de pessoas a usar linux, mesmo que usando ainda alguns softwares proprietários e da M$. Quem me conhece sabe que eu respiro linux desde 1996. Nem sequer trabalho com informática, a não ser de forma acadêmica.
No Brasil infelizmente há muito mais empresas interessadas no uso do linux do que na ideologia do software livre. Mesmo o terrorismo da Abes na caça à pirataria não surte o efeito desejado nas pequenas empresas e faculdades, que continuam no uso generalizado de software pirata. Como todo viciado em "drogas", a pior coisa que se pode fazer é retirar todas as drogas de forma repentina. O negócio é ir reduzindo a dependência aos poucos até que esteja curado totalmente.
Posso citar como vantagens que eles vêem no uso do linux: maior estabilidade, imunidade a vírus e, é claro, a redução do nível de pirataria dentro da empresa. É melhor (do ponto de vista deles) rodar um M$ Office pirata num linux do que rodar o mesmo M$ Office pirata num Windows também pirata e com antivírus idem.
Psicologicamente é bom ir colocando o linux e outros software livres numa solução parcial e providória do que dar uma de linuxer xiita e mandar o cara, que nunca sequer viu um sistema não Ruindows, instalar o Slackware e aprender LaTeX, OpenOffice, etc. E não estou falando só de zé-manés não ! Eu sou um dos poucos professores de uma certa faculdade a usar linux. Todos tem uma certa noção da existência do linux e de outros softwares mas o MALDITO Office é sempre uma das desculpas usadas para protelar a migração. Eu fiz isso talvez até por uma vingança pessoal ... :-) Quero ver a desculpa que eles vão inventar agora...
Aqui no Brasil tem muitos GNU/chatos e vejo que geralmente são os que contribuem menos com a verdadeira causa, que é a conscientização da importância do software livre. Ficam discutindo qual a melhor ou mais "pura" distribuição linux, se deveriam haver empresas ganhando dinheiro com software livre, etc. Vamos nos movimentar e contribuir com soluções práticas e viáveis no momento, traduções, instalações de linux para amigos e empresas, criando programas e tutoriais, etc.
O Samba também é uma implementação opensource de um protocoloc proprietário da M$. Também não seria necessário, pois existem alternativas como NFS/NIS/LDAP, etc. E então por que fez tanto sucesso e é um dos programas que mais impulsionaram o linux nas empresas ? Compatibilidade com o status quo, que são redes M$ (infelizmente), piratas ou não. É melhor usar um servidor linux com Samba numa rede de desktops Ruindows do que usar um NT Server com os mesmos desktops windows. É assim que o linux vai entrando nas empresas e ignorar essas estratégias é ser ingênuo.
Eu sinceramente acho que o linux está 100% pronto para o desktop do ponto de vista técnico. O que faltam são alguns programas. Em muitas áreas ainda não existem alternativas ou as que existem não tem todos os requisitos. Posso citar a área de CAD. Se o wine evoluir a um ponto em que fique tão estável quanto a implementação M$ (que não é tão estável assim :-) ), poderemos ter os dois mundos de programas: os que usam a API WIN32 e a API POSIX.
Teclo embaixo; além de produzir um bom tuto, o Manoel Pinho 'matou a pau' na argumentação!
Happy New Year! Happy New OS!
Exit
Chegará um dia que as aplicações feitas para Windows rodarão com mais segurança e estabilidade no Linux (já acontece com algumas), como um Linux rodando Samba ser melhor que o WinNT Server, citado pelo Manoel.
E esse dia está muito próximo!
Postado por: Mandark em dezembro 27, 2002 06:30 PMChegará um dia que as aplicações feitas para Windows rodarão com mais segurança e estabilidade no Linux (já acontece com algumas), como um Linux rodando Samba ser melhor que o WinNT Server, citado pelo Manoel.
E esse dia está muito próximo!
Postado por: Mandark em dezembro 27, 2002 06:31 PMOpen Office que da de 1000000000000000000000 no MS office
fala serio este cara anda bebendo!
Postado por: anonimo em dezembro 28, 2002 02:21 AMParabenizo o autor pelo tutorial. O que muitos linuxeiros não entendem é que para alguém que não conhece nem 5% do Windows é muito dicícel entrar no mundo linux e o que precisamos é de formas de trazer estas pessoas para o Linux. Não é só o fato de usar este ou aquele software, mas sim que estas pessoas nao tem conhecimento suficiente para reaprender um novo software e poder utilizar alguns programas do Windows no Linux pode ser a chave que falta para que o linux possa ser um sistema operacional não só corporativo mais também doméstico.
Abraços e felicidades ao autor
Postado por: Ivan Wilhelm em dezembro 28, 2002 10:57 AMParabenizo o autor pelo tutorial. O que muitos linuxeiros não entendem é que para alguém que não conhece nem 5% do Windows é muito dicícel entrar no mundo linux e o que precisamos é de formas de trazer estas pessoas para o Linux. Não é só o fato de usar este ou aquele software, mas sim que estas pessoas nao tem conhecimento suficiente para reaprender um novo software e poder utilizar alguns programas do Windows no Linux pode ser a chave que falta para que o linux possa ser um sistema operacional não só corporativo mais também doméstico.
Abraços e felicidades ao autor
Postado por: Ivan Wilhelm em dezembro 28, 2002 10:58 AMPra quem NECESSITA do uso do Office 97 é altamente viável ... no meu antigo emprego já tinha feito a cabeça da minha ex-patroa pra colocar linux nas duas máquinas mas ela desistiu porque na época não dava de jeito nenhum pra usar o Office e nem tinha aquele WINE pago lá ....
E as outras suites não dá porque como é uma gráfica expressa e usamos muito objetos OLE e macros e nenhuma suite aceita .... desconfigura TODOS os arquivos (levei um cd pra casa de arquivos e textei com quase todas as suites)
Já estava tudo certo, ela ia comprar dois Corel pra linux, usar gimp ao invés de photoshop e faltava resolver o problema do Office...
Se encontrar ela vou dar um toque :)
Tenho uma certa duvida:
Qual seria o poder de destruição de um virus de macro por exemplo em um linux rodando MS Office?
Postado por: adell em dezembro 28, 2002 11:51 PMAcho que causaria dano em nenhum arquivo, a nao ser o do usuario corrente.
Postado por: Mandark em dezembro 29, 2002 03:05 PM---------------------------
Qual seria o poder de destruição de um virus de macro por exemplo em um linux rodando MS Office?
----------------------------
Caso for daqueles que alterem os arquivos e algumas coisa no Windows, o máximo que ele faria é contaminar o seu fake_windows e disseminar o vírus através dos arquivos que o seu Office produzisse. Mas notem que ele não teria como se espalhar para o linux nem sequer para outros usuários do linux (pois a instalação é feita somente para um usuário). O vírus não saberia que está rodando num falso Windows e não faria nada ao linux.
No caso de receber documentos de outras pessoas, o próprio MS Office 97 avisa a existência de macros nos arquivos e, é lógico, é sempre aconselhável usar um antivírus (para varrer os emails) no servidor de emails da empresa.
Mesmo no caso de infecção, é trivial reinstalar o Office e o fake_windows. Não precisa nem reiniciar e é muito mais rápido do que uma reinstalação do Ruindows + Office :-)
Concordo plenamente com o Manoel Pinto. As pessoas arrumam desculpas para tudo. Quero ver se agora, com o MS Office 97 rodando, ele consiga instalar o Linux na faculdade dele (eu duvido!!). Provavelmente vão arrumar outras desculpas, talvez o hardware não seja compatível ou qualquer coisa assim... Muitas pessoas falam que conhecem o Linux mas poucas conhecem realmente o Linux (eu me considero no máximo um usuário avançado!!). E quando não se conhece uma coisa, a melhor reação (reação humana) é dizer que não serve ou que não presta!!
O Linux é melhor para determinadas aplicações, mas tem que haver uma compatibilidade...
O melhor exemplo de status quo é o maldito teclado... Por que ele é assim, com esta sequência ilógica de teclas??? Porque quando foi inventada a máquina de escrever (faz algum tempinho...) as letras estavam posicionadas em ordem alfabética, mas por um problema no mecanismo de acionamento (as teclas "enroscavam") o inventor (do qual não recordo o nome) alterou as posições de modo a não haver problemas e o padrão continua, mesmo se usando computadores de última geração...
PS. A não ser que se use um reconhecedor de voz!! :)
Parabéns todos que opinaram aí são super certos e inteligentes!Estou super emocionado como vcs são inteligentes.Faz 2 meses que uso o linux e sei quase de tudo valew!
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.