« Exército Brasileiro conclui contratação de programas de segurança em Software Livre | Main | Placa de vídeo 3D com especificação aberta »

novembro 30, 2004

Linus Torvalds fala sobre a GPL 3

Recentemente comentamos aqui no BR-Linux sobre os planos da Free Software Foundation a respeito do lançamento (no futuro próximo mas não imediato) de uma nova versão da licença GPL, que não é alterada desde o início da década de 90 e por isso não trata diretamente de questões contemporâneas como as patentes de software, por exemplo.

O eWeek aproveitou a oportunidade e publicou uma entrevista com Linus Torvalds a respeito da GPL em geral, e da futura nova versão em particular. A entrevista é curta, mas muito interessante. Vou reproduzir apenas alguns trechos das respostas de Torvalds: "Não acho que a GPL seja perfeita, e uma das minhas questões é sobre o quanto ela é prolixa. Outra é a da política envolvida, que eu nem sempre apreciei. Mas nada é perfeito (...) eu realmente penso que a GPL é simplesmente a melhor licença para o kernel.". Mais: "Minhas preocupações com a GPL v. 3 não são as mesmas [que as da FSF]. Minha maior preocupação é que licenças são algo... pessoal para os desenvolvedores, e mesmo alterações triviais na GPL irão causar debates intermináveis, o que pode facilmente tirar dos trilhos quaisquer tentativas de aprimorá-la."

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em novembro 30, 2004 12:10 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: Kid X () em 09/12 14:19: Testando Tags: BR-Linux Ne...

»Comentário de: Kid X () em 09/12 14:23: não funcionou! ainda não tem esse recurso!...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.