« Como desenvolver sua atitude pró-Linux | Main | Como aplicar patches no kernel »

janeiro 02, 2005

Como atrair atenção para seu evento ou projeto livre

Quem não anuncia, se esconde - este é o lema da propaganda, e não deixa de ser verdade em muitas situações; inclusive nas atividades da comunidade livre. O BR-Linux tem orgulho de publicar a absoluta maioria dos anúncios de iniciativas recebidos da comunidade nacional, assim como fazem diversos outros sites brasileiros.

Entretanto, é lamentável que muitos anúncios deixem de ser publicados por razões fáceis de evitar: links que não funcionam, ausência de endereço de contato para esclarecer algum detalhe, ausência de informações essenciais (como a data de um evento, a cidade onde há vagas para emprego ou link para o anúncio oficial de algum novo software), detalhes inverossímeis (o mais comum são os "grupos de usuários" de uma pessoa só) ou ausência de menção da autoria original de alguma obra. Especialmente triste é deixar de publicar a tempo algum anúncio de evento porque os organizadores preferiram poupar tempo e enviaram o anúncio para os endereços de e-mail pessoal dos editores, ao invés de usar os formulários de envio de pauta ou sugestão de notícia existentes na maior parte dos websites da comunidade.

Preparar um comunicado sobre seu projeto ou evento livre e enviá-lo para os sites, listas e publicações da área pode ser essencial para o desenvolvimento dele, a formação de uma comunidade desenvolvedora ou mesmo a conquista da massa crítica em termos de usuários. Recentemente resolvi dedicar meu espaço de uma hora no 5o. FISL a falar sobre como atrair atenção para seu projeto ou evento livre, reunindo as dicas que encontrei na literatura especializada e o que coletei na minha própria experiência. Na ocasião, publiquei o guia rápido "Atraindo atenção para seu projeto livre" (PDF), que volto a disponibilizar (pela terceira vez) a todos os interessados em divulgar suas iniciativas.

Todos estão convidados a publicar cópias do documento, se assim desejarem. Ajudem a fazer com que os anúncios sobre iniciativas da comunidade livre não deixem de ser publicados devido a erros fáceis de evitar.

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em janeiro 2, 2005 10:28 PM

Comentários dos leitores

»Comentário de: escondidinho () em 03/01 14:40: Como a propaganda é a alma do negócio, vou...

Envie seu comentário

Após conhecer os Termos de Uso, basta ir ao formulário de comentários desta notícia e enviar a sua opinião.