« Business Week: Linux, Inc. | Main | Novo tema visual e tradução - como contribuir »

janeiro 22, 2005

Ajude a definir (e testar) como será o BR-Linux em 2005

Como anunciado na última semana de dezembro, o BR-Linux irá passar por uma transformação para atender aos desafios trazidos pelo volume cada vez maior de leitores, comentários, debates, notícias e conteúdo em geral. Uma parte importante desta transformação é a substituição do CMS, que é o software que gerencia o conteúdo do site. Agradeço a todos os leitores que enviaram sugestões de CMS, e aproveito para anunciar que o escolhido para os testes iniciais foi o Drupal, que é o mesmo adotado pelo LinuxJournal e pelo SpreadFirefox.

Gerei uma instalação básica deste CMS, sem muita personalização até o momento, e publiquei para que vocês possam testar e comentar. Não se fixem nos aspectos visuais nem na tradução para o português, pois ainda mal toquei nestas áreas. Mas eu gostaria de receber seus comentários (se possível, comentem lá mesmo na página de testes) sobre a forma de exibição de conteúdo, o cadastramento opcional de usuários, o sistema de comentários e a moderação comunitária.

Acredito que valha a pena mencionar que a configuração default exibe inclusive os comentários de usuários não registrados (mas os usuários podem depois optar por outras configurações), e que o sistema de moderação pela própria comunidade permite a cada usuário classificar os comentários alheios em diversas categorias. Este tipo de moderação não é algo que me agrada particularmente, mas só funciona se os leitores se derem ao trabalho de usar seu poder de classificação, portanto não se esqueçam de fazer sua parte.

Vou tentar fazer com que a criação de contas de usuário nesta fase de teste não se perca quando iniciar a fase oficial do novo CMS (prevista para a segunda semana de fevereiro), portanto não deixe de registrar logo o seu login, se tiver interesse. Visite a página de testes, e deixe seu recado.

Indicar por e-mail esta notícia | Publicado em janeiro 22, 2005 09:39 PM