« Lançado o kernel 2.4.29 | Main | FISL 6.0 lança seu plano de captação »

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Detalhes sobre o processador CELL

Daniel Fonseca Alves (dalves@intecom-net.com) enviou este link e acrescentou: "Um estudo sobre o misterioso processador CELL com análises da arquitetura e comparações d... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:13

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Paulo Junqueira da Costa () em 21/01 14:31

Para amantes de jogos como eu, esperar pelo Play 3 está difícil.... PSP idem.

O interessante do CELL é que será uma arquiteruta extensível, barata e com possibilidades de emular (a nível de hardware, se não me engano), um PC.

Isso vai trazer uma competição interessante aos PCs tradicionais. Essa emulação com certeza não terá a mesma performa do processador rodando nativamente, e nessa parte, o linux terá vantagens.

Com o número de app crescendo, será muito mais insteressante rodar um linux um CELL com maior performance do que um Windows emulado.

Muitas esperanças no CELL...

» Comentário de CWagner () em 21/01 14:33

Será que eles não estão precisando de beta testers?

Eu mem candidato :)

» Comentário de Daniel Fonseca Alves () em 21/01 14:39

O que deixa muito misterioso o Cell é a sua promessa de processamento em grade dentro da dua própria arquitetura. Parece que teremos um SOC(System on chip) que será capaz de ,em comunicação com outros Cells, criar uma rede de processamento em paralelo sem a necessiade de nenhuma configuração(comunicações essa que poderia ocorrer até por TCP/IP).
Como todo o mistério é ver para crer, mas seria muito bom ver um chip deste rodando Linux.

» Comentário de Daniel Fonseca Alves () em 21/01 14:50

Procurando mais um pouco sobre o CELL e a IBM se encontra este link sobre negócios emergentes:
http://www-1.ibm.com/businesscenter/venturedevelopment/us/en/emerging/
E... vejam! O brasil está na lista como uma região emergente, uma das razões é a de que "possuem um governo que apoia o software livre!".

» Comentário de Paulo Junqueira da Costa () em 21/01 15:16

Ô Daniel, é verdade... tinha me esquecido do grid. A primeira vez q ouvi isso foi numa notícia do Play 3, que teria a capacidade de dividir processamento via grid... Essa arquitetura promete.

» Comentário de tOsta () em 21/01 15:21

hu hu huuu um processador feito pensando em linux?? adeus a emulacoes lixo de programas com base na petrolífera M$!!! teremos um processador brute-linux-force!

o tio bill nessas horas deve estar gritando:
"PUTA Q PARIU BATMAN! E AGORA?!?!?"

» Comentário de Daniel Fonseca Alves () em 21/01 15:27

É paulo.
Umas das coisas que tenho sentido é que o Linux não cabe mais na arquitetura do PC, já fiz diversas coisa em Linux que poderiam ser bem utilizadas se o PC fosse mais modular.
SOCs são exatamente a modularidade que o PC não tem e agora este CELL parece ser a bola da vez para mudar o paradigma de "computador" de hoje.
As possibilidades são muito boas.
PS:
Comentei um dia numa lista da conectiva sobre a possibilidade de um PC puramente USB e naquela época o pessoal me perguntou o nome da erva!

» Comentário de Roberto Andrade () em 21/01 15:50

Segundo :

http://www-03.ibm.com/chips/news/2004/1129_cell1.html

The four companies also announced that they would reveal technical details of Cell at the International Solid-State Circuits Conference (ISSCC) to be held from February 6-10, 2005 in San Francisco.

de 6 a 10 de fevereiro 2005 ! :-)

» Comentário de Xtian Xultz () em 21/01 15:57

Serah este o motivo da IBM se livrar da linha de PCs? Computadores baseados nesta nova arquitetura tornam o PC obsoleto, e entao seria estupidez ter uma linha de produtos que obsolta a outra?

» Comentário de Nuxli () em 21/01 16:23

Lembra que a IBM é responsavel pela evolução chama PC. Sera que ela seria, pelomenos em parte responsavel pela nova evolução?

So espero que as mesmas atitudes que foram tomadas com o PC seja com essa nova arquitetura, pois queram ou não, o pc so é o que é por ser um sistema totalmente "encaixavel", quero dizer a possibilidade de colocar um memoria de qualquer marca, um placa barata um sistema que quiser e que faz o pc se o que é.

É claro que tudo indica que a linha seja essa, afinal so de ser para linux idica muita coisa relacionada a abertura da arquitetura.

» Comentário de Lauro () em 21/01 16:53

Não sei se alguém leu o artigo, mas tem alguns números meio "pesados"...

Em resumo, a arquitetura Cell foi feita p/ que os processadores (Unidades Cell) pudessem trabalhassem juntos. Cada Cell é composta por 9 processadores: Um de controle de 8 Unidades de processamento (APU). Cada APU deve possuir 32 Gigaflops de capacidade, ou seja, cada Cell possui 256 Gigaflops. Como o PS3 vai ter 4 dessas, estamos falando de 1 TERAflop bruto.
Sem noção... :|

P/ Efeito de comparação, um G4 (Apple) de 1.3GHz leva 6 horas p/ rodar uma unidade do SETI@Home. O PS3 Levaria menos de 5 minutos.

» Comentário de Metatron () em 21/01 17:56

Boa tarde,

O port do GNU/Linux para esse processador será simples devido à natureza modular da suíte gcc, basta escrever um backend novo para o gcc e já teremos vários compiladores a nossa disposição. Depois alguns reajustes no fonte do Kernel para essa arquitetura e recompila-se num ambiente cross-compiling, sim o gcc suporta isso também.
Finalmente junte tudo controlando com um instalador e pronto.

» Comentário de Kid X () em 21/01 17:59

Uma pequena dúvida:
Esse novo CELL usa a arquitetura do PowerPC ou usa uma nova e própria arquitetura?

» Comentário de Metatron () em 21/01 18:13

Pelo que eu li, a arquitetura é nova.
Usando o gs eu montei um pdf completo sobre esse processador, se quiser uma cópia, basta me escrever.

» Comentário de Kid X () em 21/01 19:39

O processador CELL usa sim a arquitetura (raíz) do Power:

http://power.org/news/press_release_momentum.html

" # and detailed the Power Architecture technology in the processor code named Cell."

"Breakthrough with Toshiba, Sony
This drumbeat of success for the Power Architecture technology — found in products ranging from game systems to blades and from desktops to supercomputers — came only days after one of the more significant announcements in the history of this customizable technology, that of a breakthrough related to the microprocessor known under its code name, Cell."

E ainda mais que agora a arquitetura Power foi liberada pela IBM, esse Cell espera ser um grande sucesso em nosso Linux! ;-)

» Comentário de Metatron () em 21/01 20:32

Kid X,

Olhe a sua caixa de correio

» Comentário de jcarlos () em 21/01 21:58

bom... nunca ví playstation /c cooler... será que vamos nos livrar de superaquecimentos e barulhos??

» Comentário de CWagner () em 21/01 22:06

Parece que a IBM está dando o troco pra todo mundo.

Primeiro com para M$, incentivando diretamante projetos de software Livre (lembram do investimento de US$1 bilhão?), a liberação de produtos em forma de Software Livre, e agora junto à Intel, e o padrão PC, que foi cria da IBM e prontamente adotada como solução por diversos fabricantes de chips.

Como entusiasta em informática e eletrônica, fico curioso em saber o que o futuro nos reserva. Vamos esperar pra ver no que isso tudo vai dar daqui a uns anos.

» Comentário de flaviothunder () em 21/01 23:09

Não se esqueçam também que já que o sistema novo vai ser utilizado inicialmente num video-game (se der certo vai ser "O VIDEO-GAME") fabricado por um enorme fabricante de equipamentos eletrônicos de consumo.
É bem possível que a Sony esteja pensando num sistema completo de Multimídia Interativa estilo este que a M$ apresentou estes dias e não funcionou direito, seria mais uma paulada entre as inúmeras que a Minúscula$uave poderia levar, ou seja, imaginem a idéia : PlayStation3 + Linux = SuperSistemaDeMidiaInterativa.

» Comentário de Kid X () em 22/01 16:17

Cell: http://www.geocities.com/hajime_nz/DBZ/images/PerfectCell2.jpg

» Comentário de CWagner () em 22/01 17:29

Esse Cell ia dar trabalho mesmo: pra PC, pra Mac, pro Goku e pra turma toda :P

Valeu, Kid.

Só você mesmo. :D

KAKAKAKAKAKAKA

» Comentário de Ricardo Carvalho () em 24/01 11:09

A não ser que a Sony, a Toshiba e a IBM estejam pesquisando um novo meio de programação para computação paralela este processador pode vir a ser o maior fiasco da história..

Não dúvido da capacidade da IBM, ela fez algo muito complexo como a camada de abstração de hardware do AS/400, ou seja pode vir coisa boa, mas talvez ele possa não ser tudo isso

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.