« Vagas para profissionais Linux em Brasília | Main | Lançado o kernel 2.4.29 »

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Governo afirma: Linux no PC Popular estimula competição

Pierre (pierrefreire@yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now do qual destaco um trecho: "<i... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:51

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 21/01 15:16

"Ele sugere a adoção de um documento no qual o comprador do PC subsidiado se comprometa a não mudar a configuração da máquina"...

Num país em que pra tudo se dá um jeitinho coisas mais sérias estão deixando de serem cumpridas mesmo com leis aprovadas. Quanto mais um documento de comprometimento.

Já me sinto desacreditado. :(

» Comentário de Morvan () em 21/01 15:28

É, no mínimo, um contracenso, senão má-fé. Quem instala software pirata não é o proprietário da máquina ao qual se a destina, pois este, pela própria natureza do Plano, não é alguém versado em informática, e sim um popular que não teria de outro modo como adquirir tal máquina. Esta ABES é a mesma que andou espelhando terrorismo sobre entrar na casa de populares e apreender tudo, computador, softwares, o escambal. Ela está vendo os seus próprios interesses, como é de praxe. Tenho certeza que o usuário comum, dotado de uma máquina bem configurada, com Processador de texto, Planilha, BD (poucos, mesmo no mundo M$TPlim! o usam efetivamente) e acesso à Grande Rede já "redondo" não irá nem terá porque mexer na máquina. Nem pedir a alguém que o faça. Agora, se se entrega ao cidadão uma máquina toda engessada, ele verá a máquina do seu vizinho com tudo, Players, Tocadores de MP3, etc. Este é sim um candidato à reversão para a pirataria.

» Comentário de Roberto Andrade () em 21/01 15:34


Cada um que decida e assuma a responsabilidade do que se irá rodar na maquina , seja livre, proprietario licenciado ou pirata.

Deve acompanhar o equipamento, a INFORMAÇÃO de que é ilegal usar softwares proprietários sem o devido licenciamento.

Pelo livre arbitrio ! :-P

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 15:43

Aposto que o motivo do Bill Gates estar querendo se encontrar com o Lula é ter a chance de oferecer junto com esse computador popular aquele windows "para pobres" (que só roda a 800x600 e executa 3 programas de cada vez) que ele está vendendo na Rússia e Malásia, ainda por cima financiado em suaves prestações com o dinheiro público.

Mesmo que ele não consiga fazer com que usem o windows de forma exclusiva, mas opcional, já seria uma vitória para eles.

Se isso acontecer nós devemos protestar, fazendo o máximo de barulho que pudermos.

» Comentário de bebeto_maya () em 21/01 15:54

__O que acho é que o usuário deve ser restrito a ¨apenas¨ não remover o S.O. SOb pena de perder a garantia, como já faz a indústria para quem remove o S.O que vem no micro (Window$).Contudo, ele também teria a opção de usar um dual-boot, até onde sei o Fenix, um linux comercial brasileiro, vem com um aplicativo que automatiza o dual-boot, para o usuário final, ou seja, sem a remoção do Lilo, feita pelo podre instalador do Windows!

__Aliás, se colocarem um S.O como o Fenix, Kurumin. . .e outros desenhados para desktop, acho que o usuário não se sentirá compelido a retira-lo.Agora se empurrarem Red hat, Fedora, MAndrake, Slackware. . .Que são distros boas para mim, porém péssimas pro usuário alienigena.Acho que a coisa não vai andar!

__Outro ponto forte é focar na filosofia do Software Livre, dando ao usuário a oportinidade de instalar o sistema da máquina em outros PCs livrevemte, sem entraves.Acredito que deveria ser feita uma pesquisa entre os usuários de desktop, para ver o que eles querem no PC!Isso sim renderia bons frutos, e não limitar-se ao que homens de gravata pensam sobre o Linux. Pois eles nunca foram capazes de criar um bom Desktop.OS melhores Linuxs domésticos são projetos pessoais de visionários, como o Morimoto.

» Comentário de Pierre () em 21/01 16:14

Bebeto,

"__O que acho é que o usuário deve ser restrito a ¨apenas¨ não remover o S.O. SOb pena de perder a garantia, como já faz a indústria para quem remove o S.O que vem no micro (Window$)."

Isto vai contra a liberdade de escolha um dos principios básicos do Software Livre, deve ser muito ruim você ter um PC e nao escolher o que quer instalar.

Temos que escolher armas mais éticas para enfrentar o software proprietário, não imagino que este seja o passo correto.
Eu também ainda não conheço a formula correto, mas acredito que o surgimento de cursos básicos para usuarios e a divulgação nas empresas possa ser um passo em direção a este sonho.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 21/01 16:32

Mesmo que se adote o Windows como sistema operacional, não se deve incluir outros aplicativos proprietários, como editor de texto e planilhas.
Talvez a máquina mais adequada para um projeto desses fosse mesmo um PC com Windows + OpenOffice + Gimp +Firefox +NVU +Xchat, etc. Você mantém um sistema operacional que é simples para se utilizar e ainda permite ao usuário o acesso a milhares de aplicações gratuitas, que ele mesmo poderá instalar/gerenciar e abre caminho para que tais usuários conheçam aqueles aplicativos que ele provavelmente utilizará no trabalho um dia, como OpenOffice/Firefox, etc.

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 16:57

Joerlei,

Eu entendo o seu argumento, que seria mais cômodo inicialmente mas me desculpe, aí é que o governo estaria incentivando a pirataria, porque a primeira coisa que o usuário leigo faria seria dizer:

"Mas esse OpenOffice é diferente do que o meu vizinho e o meu primo usam. Vou instalar esse MS Office pirata então"

O Firefox estaria instalado lado a lado com o IE (que é parte integrante do windows). Ele pensaria: "Esse Firefox é uma droga pois não consigo entrar no site do Big Brother". Qual será que ele acabaria usando, até pelos sites mal-feitos que conhecemos ?

Gimp ?! Se nem nesse site especializado em linux e frequentado por nerds em informática é um consendo, o que faria o usuário leigo quando alguém (geralmente um parente, vizinho ou colega de trabalho) que "O Fótochóp é melhor, toma aí o CD que eu gravei para você".

Ainda haveria o problema de ter que incluir um mínimo de produtos para proteção do próprio windows, como um antivírus e um anti-spyware. A M$ está fazendo os dela mas não definiu se cobrará ou não.

O melhor mesmo é entregar com linux e softwares livres e se o cara quiser instalar windows e tudo pirata vai ser problema dele. Pelo menos o governo barateou o custo do computador ao usar linux e apresentou a ele uma solução funcional.

Acho que o sucesso ou rejeição do linux nesses computadores populares depende muito mais de uma escolha criteriosa dos programas que serão incluídos nele e do trabalho de suporte que será dado aos usuários depois da compra.

» Comentário de Ark () em 21/01 17:00

Sei que é um pecado dizer isso. Mas o usuário deveria poder optar entre um com Linux e outro com Windows (pagando a diferença, claro).
Mas no fim, como sempre é constatado, nego vai arrancar o Linux antes de tentar conhecê-lo.

» Comentário de Patola () em 21/01 17:17

Bebeto Maya disse:

"__O que acho é que o usuário deve ser restrito a ¨apenas¨ não remover o S.O. SOb pena de perder a garantia, como já faz a indústria para quem remove o S.O que vem no micro (Window$)."

Pierre respondeu:

Isto vai contra a liberdade de escolha um dos principios básicos do Software Livre, deve ser muito ruim você ter um PC e nao escolher o que quer instalar.

Eu adiciono:

Que acha então, Pierre, de a garantia continuar tão-somente com a comprovação de autenticidade (não-pirata) do sistema proprietário? (Para sistemas não-proprietários, digamos, FreeBSD, isso não seria exigido porque não existe tal comprovação) Não sei os detalhes legais para tal, se for possível.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 21/01 17:21

Manoel, mas existe um outro fator também, que é o risco de se criar uma certa "rejeição" ao linux e a outros softwares livre, uma vez que o usuário certamente vai comparar, como você mesmo disse, ao que o vizinho ou primo usa. Uma forma de o governo estimular o uso de softwares livres é disponibilizar documentos, por exemplo, em formato de OpenOffice e exigir que quaisquer documentos enviados aos órgãos oficiais seja também nesse formato.
É interessante a opção de plataforma, com uma boa diferença de custos, claro.
Outra coisa interessante seria a disponibilização de milhares de softwares em algum portal voltado ao público do PC Popular, em plataforma livre (linux), que sejam fáceis de instalar (www.autopackage.org), incluindo softwares desenvolvidos no país, por alunos que recebam algum incentivo/bolsa oficial.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 21/01 17:26

Patola,
Se for exigida comprovação de autenticidade, provavelmente só seriam aceitos o sistema que veio pré-instalado ou outro que seja comercializado oficialmente.
Acredito que a garantia só valerá se o computador estiver com o sistema operacional que veio pré-instalado...

» Comentário de Squidy () em 21/01 17:36

Concordo com o Patola...
Uma forma de incentivar o contínuo uso do sistema operacional livre nos PC's populares poderia ser feito se utilizando do termo de responsabilidade e compromisso, e atingindo diretamente a garantia do produto. Ou seja, a garantia só é suportada para os micros que tiverem seus sistemas livres. Em caso de algum sistema proprietário, deve-se então exigir a comprovação da licença de uso do mesmo. Caso contrário, perderia a garantia.

Porém pergunto. Como o governo quer que as pessoas utilizem sistemas operacionais livres, sendo que o mesmo não abrange um suporte necessário para isso? Ta certo que ja portaram o software de declaração do imposto de renda para java, porém a maioria de seus programas são legado(vide gia, ted, e outros). Deveria sim, existir uma lei onde constaria que todos os sistemas desenvolvido pelo governo pudessem rodar tanto em plataforma proprietárias, quanto em livres...

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 18:10

A minha opinião pessoal é a de que o governo deve oferecer o PC popular com linux e outros softwares livres mesmo e fazer um bom portal internet e sistema de atendimento telefônico para apoiar a iniciativa.

Instalação de outros programas livres e atualização dos existentes poderia ser feita num esquema semelhante ao do kurumin ou no estilo "click-and-run" usado no Linspire.

Quanto à M$, acho que como empresa ela tem o direito de fazer propaganda e promoções oferecendo o tal Windows "for 3rd-world countries" para quem já comprou o PC popular do governo. Se ela quiser vender por R$ 10 e fizer sucesso ou não é problema dela. Só não pode é querer incluir o Windows no pacote do PC popular subsidiando a compra com dinheiro público e numa venda casada.

Eu protestaria do mesmo jeito se quisesse fazer um PC popular subsidiado com QNX, OS/2, BeOS, Solaris ou qualquer outro sistema proprietário.

O problema é esse: venda casada. Já que para um leigo o PC tem que vir mesmo com algum sistema operacional e o linux é o melhor sistema operacional livre que temos atualmente, roda todos esses programas livres que foram citados (OO.org, Gimp, etc), além de ser política do governo usar formatos de arquivos padrão, acho que não há melhor escolha para o usuário final.

Como eu falei, se ele quiser depois formatar o hd, botar banda larga, etc é problema dele. Pelo menos ele não pagou o imposto M$ ao comprar e demos a ele a oportunidade de conhecer o linux e outros SL.

» Comentário de Pierre () em 21/01 18:24

Patola


"Que acha então, Pierre, de a garantia continuar tão-somente com a comprovação de autenticidade (não-pirata) do sistema proprietário? (Para sistemas não-proprietários, digamos, FreeBSD, isso não seria exigido porque não existe tal comprovação) Não sei os detalhes legais para tal, se for possível."

Nao imagino que obrigar a usar Linux seja bom, imagino que se deve investir em propaganda e em campanhas junto aos usuarios. Uma atitude de obrigar o usuario a usar, foge dos fundamentos do Software Livre, foi isto que eu quis dizer. E nao que o usuario deva instalar Software Pirata, como você quis citar. Caso o usuario queira instalar o problema é dele e que assuma as consequências.
Mas o investimento em conscientização é essêncial e se o governo quiser, pode e deveria fazer.
O Linux é muito bom e não precisa se obrigar as pessoas usa-lo.
É questão de se habituar.

» Comentário de José Antonio () em 21/01 18:42

Existe uma solução para o caso. O governo escolhe um Sistema Operacional específico para o computador popular e o fabricante da máquina muda a BIOS para que seja aceito somente aquele Sistema Operacinal. Isso não é uma coisa difícil de se fazer.
Espero ter ajudado.

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 18:53

José Antônio,

Melhor ainda, retira a BIOS e o windows não poderá ser usado :-)

Quanto ao linux, pode ser usado com outras formas de dar boot:

http://www.openbios.info/

http://www.linuxbios.org/

» Comentário de Alexandre Figueiredo () em 21/01 19:04

Olá Pessoal,

Acho que essa discussão vai longe... (melhor seria se os "homens engravatados" estivesse lendo essas pérolas).

Bom, segue a minha opinião: A garantia deve ser para o hardware e o software da maneira que veio de fábrica.

O que as lojas mais fazem por aí, é isso. Onde está a novidade!? Quando vemos os fabricantes Toshiba, Dell, HP, tudo com o Windows instalado, não podemos mudar nada. Posso instalar softwares (piratas ou não) em cima do S.O. instalado. Mas, se eu trocar, aí eles não se responsabilizam por nada.

Agora, a Preview (fornecedora da MSI no Brasil, localizada na Bahia) nos dá a opção de escolher o S.O., as outras não. Entretanto, nas "letras miúdas" diz que não há suporte técnico. Já é um avanço comprar máquinas poderosas com suporte ao hardware, mas se a minha distro não reconhecer o modem, só nos forum da comunidade...

O governo pode ter a sua distro, um projeto, mas a praga da cultura implantada pela M$ é demorada de se quebrar...

Quanto ao projeto, uma "caixa preta" que possua uma placa como a mini-itx da via, com um processador razoável (de 800Mhz pra cima), memória de 128 Mb (256Mb recomendável), HD de 20GB, e CD-ROM em gabinetes slim já seria uma boa. O monitor, o teclado e o mouse deixe por conta do usuário. Veja o que a Apple fez!

PC Popular tem que ser popular! Não podemos errar como na industria automobilística. Carro "popular", com motor 1.0, pelado por R$24.000,00. Isso é uma vergonha!!!

Vamos por lenha nessa fogueira!!!

[ ]s
@Alexandre Figueiredo

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 19:26

Alexandre Figueiredo,

Essa analogia com o carro popular foi boa.

No início o Itamar Franco queria fazer um carro popular rústico, barato, de manutenção barata (porque pobre não tem dinheiro para manter mesmo), etc. Pensou no que ? No fusca.

O que aconteceu ? A VW fez alguns poucos fuscas, cobrou um preço comparável ao de carros bem melhores, encheu de frescuras o carro para encarecer e o que aconteceu ? O fusca foi descontinuado.

Entraram os 1.0 populares, que tinham um motor "underclocked", avacalhado para atender à estúpida lei, e visual mais moderno. Trataram logo de encarecê-lo com estratégias de filas de espera, ágio, venda casada de acessórios supérfluos e caros (vidro e trava elétricos, ar-condicionado, etc). O governo, na realidade nós, subsidiou a compra dessas aberrações ao reduzir impostos.

O que temos agora ? Um PC popular. A M$ está doida para fazer o que fizeram com os 1.0, encher de coisas desnecessárias, vender de forma casada e usando o dinheiro público para financiar o aumento da participação no mercado.

Vocês acham sinceramente que a M$ concordaria em vender o Windows com OpenOffice, Firefox e etc ? Ela iria querer oferecer o opcional Microsoft Works

http://www.microsoft.com/products/works/default.mspx

que é o pacote Office deles para quem não pode pagar pelo M$ Office.

No final o que veríamos ? O PC popular "pelado" acabaria não sendo oferecido ou não divulgado e veríamos o dinheiro público financiando a compra em módicas prestações "a la Casas Bahia" um PC popular assim:


PC c/ Placa básica, 128MB RAM, hd 20GB ..... R$ 1400
M$ Windows "for 3rd-world countries"..... R$ 99
M$ Works "Brazilian special edition"..... R$ 199
Outros programas (anti-virus, anti-spyware, etc) ... R$ 99


No final o PC que seria R$ 1400 sairá de fato a R$ 1800, o valor com que uma pessoa com conhecimento pode usar para montar um micro muito melhor. E no final o comprador vai pagar pelo menos 50% de juros sobre isso tudo.


Na minha opinião o governo gastaria melhor o seu dinheiro espalhando telecentros com PCs e internet pelo Brasil todo. Porque quando o cara é pobre mesmo não tem dinheiro para ter linha telefônica e nem gastar com luz e manutenção do computador. E ainda poderiam aproveitar os locais para ministrar cursos de informática básica às pessoas.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 21/01 19:31

Manuel Pinho,
Acho que você disse tudo o que penso. Para, este projeto do governo ja fracassou. Infelizmente!
Acho mesmo que deveriam investir em telecentros por todos os lados. Em cada bairro, colocar um telecentro com uns 20 computadores.

» Comentário de otimista () em 21/01 19:46

Sim, é fato que muitos vão comprar o pc e no dia seguinte instalar um windão pirata, mesmo os que nunca tiveram contado com um pc, podem acabar fazendo isso por influencia daquele vizinho, irmao, etc que é o expert da vizinhança e so conhece o windows.

Digamos que 90% fassam isso.

Ainda assim teriamos 100 MIL PESSOAS que nunca tiveram contato anterior com o linux estarão uando apenas SL no seu Desktop. O Linux ja dominou o mercado de servidores, esta adentrando a passos largos no mercado corporativo, a ultima fronteira são os Desktops. Essa sera a prova final de que o SL esta pronto para os desktops e é economicamente viavel nesse setor. Ë o inicio do fim. Os velhos argumentos "O Linux não é amigavel para o Desktop" , "Como vou ganhar dinheiro no mercado do Desktop com SL?" estarão superados.

E eu duvido que mais da metade dos PC's Populares sejam uzados para pirataria. O maior publico alvo do PC Popular são os uzuarios dos telecentros, uzuarios que foram alfabetizados tecnologicamente com SL, e nunca vão querer instalar um programa pirata e inferior.

» Comentário de Carlos Vitoriano () em 21/01 21:06

Vou lhes contar o que aconteceu comigo....
Meu pai faz parte de uma associação de aposentados em Minas Gerais, e na minha cidade tem um escritório regional.
Eles compraram o Micro-Luiza com Linux. Segundo a responsável do lugar, compraram por que era mais barato.
Montaram a máquina, compraram o monitor (pois não vinha) e assinaram um acesso à internet (Banda Larga).
Problemas....
1º) A CTBC não sabia instalar o Net-Super no Linux.
2º) Existe um programa em Builder da Associação.
3º) Programas do Imposto de Renda e Territorial Rural
4º) Os aposentados só sabiam usar o windows (CULPA DOS JOGOS PACIÊNCIA E FREECELL)....

O que aconteceu....
O neto de um dos aposentados de lá (O "Entendido" de computador) chegou com o windows XP (PIRATA), formatou, instalou e deixou tudo fuincionando...
Instalou Office XP(PIRATA), Norton Internet Securite(Pirata), e outros programas, se não fossem freeware eram piratas.... Ou seja. TOTALMENTE ILEGAL....

Passado uns mêses meu pai pediu para eu ir lá ver porque o micro estava tão lento e não navegava na internet.....
Fui lá ver o que tava de errado....

Quando cheguei lá, o micro parecia um ZUMBI.... A conexão estava a 100% de atividade (WORM, TROJAM, o capeta...).
O processador também... Depois de um Ctrl + Alt + Del tinha uns 60 processos estranhos na máquina.
O norton morreu.... Expirado e com vacinas velhas a 2 anos e nem abria.
Claro.... o jeito era formatar....Nem sabia ainda que originalmente ele vinha com Linux. Pedi os CD´s que vieram com o micro tive uma feliz surpresa. Um Linux! Ai eu pensei... Mas se ele veio com linux, porque não estava instalado...
Perguntei para a responsável do associação e ela me disse o seguinte:
-"Eu não sabia a senha do tal de root. depois de ler os manuais vi que era microluiza. coloquei o CD do programa da associação, abri a pasta dele e dei dois cliques em instalar, abriu umas janelinhas e nada. Ai chamamos o menino que arruma computador, ai ele disse que o linux era difícil para a gente e colocou o windows."

Depois disso eu fiquei com raiva, o moleque "Entendido" tem 13 anos.
Levei o micro para minha casa e testei o kurumin. Funcionou 100%. Todos os periféricos foram instalados e todas as placas funcionando normalmente. Lá na associação so demorei para colocar o ADSL funcionando, pois nunca coloquei o netsuper funcionar no linux, pois meu acesso é discado. Me informaram pelo 0800 que não havia suporte para o Linux.

Depois de colocar a impressora e o ADSL funcionando pedi para a responsável pelo local listar quais os softwares ela usa naquele micro.
eis eles:
Office XP
Internet explorer
Outlook
IRPF2004
ITR2004
Programa da associação
Mensseger
Norton
"PACIÊNCIA & FREECELL" pode....
Winamp
Windows Media Player
Winzip

ai eu conversei com eles e expliquei o que era pirataria, ABES, windows, Internet explorer, virus, Worm, trojan, software Livre, Linux, e governo lula + software livre.

Como são pessoas maduras e estavam em uma empresa que são deles, eles entenderam que deveriam ficar de acordo com a lei. Eles me perguntaram quanto custa os programas windows XP profissional + Office XP e Norton. E eu os disse que passava tranquilamente dos R$2000. Ai eles me perguntaram do Linux e eu disse R$0,00 sem suporte e manual impresso.
Ai eu instalei Windows + Linux com dual boot para eles testarem.
depois de um mês em teste eles me pediram para deixar só o Kurimin.(Gostaram do visual e conseguiram usar o OpenOffice)
O problema estava no ITR2004 e o programas deles, nada que o wine não resolvesse.
Deu tudo certo e já tem 2 mêses que eles não me ligam e meu pai disse que eles só sentem falta do Paciência Spider, FreeCell...

Conclusão....
Eles nem sabiam que eram piratas.
Se a ABES os flagrassem, tudo culpa do moleque "Entendido" de computador....

Hoje eles adoram o FireFox...(Os velhos safados entram em uns sites cheios de POPUPS... HEHEHEHE)

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 21:18

Carlos Vitoriano,

A sua estória é muito engraçada e infelizmente é o que acontece em 99% das pequenas empresas e organizações.

Esses "entendidos" em informática são uma praga mesmo. Aliás, "entendido" para mim é sinônimo de homossexual...

» Comentário de Roberto Andrade () em 21/01 21:47

Há algum tempo, havia um "magazine" (grande loja de departamentos) que vendia o micro SEM windows - logo mais barato.

o proprio "entregador/instalador" do micro já levava o win/office/norton etc para instalar.

o curioso é que o simbolo desta loja é um pinguim

» Comentário de Manoel Pinho () em 21/01 21:57

Vejam só a resposta do Sérgio Amadeu:

http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2005Jan20A


NOTA À IMPRENSA: PC Conectado e Software Livre

20-Jan-2004: Brasília-DF -

Durante reunião ocorrida hoje, em Brasília, os integrantes do Grupo de Trabalho encarregado de formatar os parâmetros para o programa PC Conectado foram surpreendidos pela demanda de vários jornalistas em busca de informações sobre o projeto e sobre posições defendidas em entrevista concedida pela International Data Corporation (IDC).

Cabe-nos primeiro ressaltar que a construção do projeto está se dando da forma mais transparente possível com ampla paticipação da sociedade por meio de entidades, como Fenainfo, Assespro, Softex, inclusive com a ABES que durante recente encontro teve uma postura propositiva e considerando as opções de software livre.

Em relação à adoção de soluções abertas e não-proprietárias é necessário ressaltar que essa opção considerou os seguintes aspectos:

1. Para atender plenamente às necessidades dos usuários, é imprescindível que o PC Conectado seja vendido com 26 softwares instalados e completamente amigáveis. Para viabilizar o uso de softwares legais e autorizados e com o objetivo de incentivar o uso de soluções que o país possa dominar, a adoção do modelo do software livre apresenta-se como alternativa plenamente operacional e economicamente viável.

2. Um dos motivos mais relevantes para essa opção é o receio de que soluções proprietárias incompletas e de baixa performance possam levar o cidadão-usuário a instalar uma versão “pirata” da solução integral dos softwares inicialmente ofertados.

3. A pirataria é incentivada sim pelo preço extremamente elevado e proibitivo de um modelo de negócios que tem gerado royalties para poucas empresas do primeiro mundo. Em um computador utilizando sistemas proprietários, as licenças custam mais que o hardware. Encontra-se no mercado, por exemplo, a licença do Corel Draw, programa para desenhos vetoriais, por R$ 1.499,00; a licença d o Office 2003 standart, pacote básico para escritório, custa R$ 1.490,00 e a licença do Photoshop CS 8.0, programa de tratamento de imagens, chega a R$ 2.822,00. As soluções não-proprietárias, além de fornecer os códigos aos usuários, têm licença gratuita. Alguns exemplos de aplicativos capazes de atender às necessidades dos usuários são: o Sodipodi para desenho vetorial, OpenOffice para escritório e Gimp para tratamento de imagens.

4. Assim, a política de governo de incentivo ao software livre para o projeto possibilitará a existência em nosso país de concorrência não apenas no segmento de hardware, mas também no de software e aplicativos básicos, induzindo a redução de preços de estruturas monopolísticas. Além de beneficiar a sociedade com soluções estáveis e de boa performance.

Coordenadores do sub-grupo de software do projeto PC Conectado

Sérgio Rosa
Diretor do Serpro

Sérgio Amadeu
Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

» Comentário de CWagner () em 21/01 22:03

Que tal se, além de incentivar a compra de computadores com Linux, houvesse um incentivo do aprendizado do mesmo?

As lojas que vendessem os computadores poderiam dar um treinamento de uso básico do sistema, assim como ensinar como acessar a Internet, etc. Teríamos, dessa forma, um aumento considerável de instrutores pagos para ensinar o Linux aos clientes.

Mas é só uma idéia... pode ser boa, como pode não ser.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 21/01 22:52

CWagner,
Minha sugestão é ligeiramente diferente. Se as lojas tiverem que oferecer treinamento, os custos se elevariam e tornaria a venda de tais máquinas inviável.
Entretanto, a própria comunidade pode formar grupos voluntários que ajudem as pessoas a andarem com as próprias pernas. Seria interessante também se tal PC viesse com um vídeo, ensinando o uso básico do sistema e um pequeno manual, de forma a se minimizar as dificuldades iniciais.

» Comentário de CWagner () em 21/01 23:15

Ou melhor, Joerlei.

Imagina se os "grandes" cursos de informática das nossas cidades caíssem na real e resolvessem oferecer cursos de Linux?

Aí o custo não recairia sobre os lojistas, e sim aos interessados em aproveitar a oportunidade.

» Comentário de acéfalo () em 21/01 23:33

"Ele sugere a adoção de um documento no qual o comprador do PC subsidiado se comprometa a não mudar a configuração da máquina."
Isso é um disparate. Por quê se comprometer a não mudar? Eu comprei a máquina, faço o que eu quiser com ela. E se eu quiser usar o windows? O que me impede? Pirataria? Não precisa assinar nada; já existem as leis, e eu tenho que respeitá-las. Alguém ja teve que assinar algo se comprometendo a não assaltar determinado banco, matar determinada pessoa ou incendiar a casa do vizinho barulhento?
A proposta do documento deve ser para associar, na cabeça das pessoas, o linux a algo desagradavel, já que pelo menos a MS só tem a ganhar com a pirataria em PCs domésticos.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 21/01 23:39

E, melhorando mais ainda, você pode montar aquele curso que ensina as pessoas as pessoas a utilizarem softwares livres e seus computadores e ainda faturar em cima. :-)

Falando sério: a questão do treinamento é tão importante quanto a disponibilização do software e do hardware. Outra coisa que se deve ter em mente é que as pessoas começarão a procurar na internet por programas que ofereçam determinadas funcionalidades (multimídia, jogos, utilitários, etc). Talvez seja hora de se começar a trabalhar no "empacotamento" de diversos softwares que possam ser baixados e instalados com poucos cliques, sem as frescuras do rpm, por exemplo.
Já pensou se um usuário baixa o gaim em formato rpm e, ao tentar instalá-lo, tudo que obtém são dezenas de mensagens de erro/problemas de dependências? Felizmente, desde a versão 1.1, o gaim está sendo disponibilizado em formato .package (autopackage.org), podendo ser instalado em poucos cliques e funcinando satisfatoriamente, inclusive com a criação de ícone do menu (gnome, pelo menos). O que quero dizer é que seria interessante, ao invés de apt/sinaptic, que é "muito pra cabeça" de quem está acostumado com apontar e clicar apenas, sem ter que se preocupar com dependências, é que, se diversos tipos de aplicativos forem disponibilizados de forma fácil de se instalar (como deve ser e não com as encrencas inerentes do rpm - esse bicho briga por causa de nome de biblioteca, mesmo que todas as dependências estejam satisfeitas), a resistência será muito menor e o risco de o indivíduo "pular" para um sistema pirata, muito menor.

» Comentário de synerama () em 22/01 00:50

Concordo com o que o Acéfalo disse, e que já foi dito outras vezes por outros: "a MS só tem a ganhar com a pirataria em PCs domésticos". Por isso eu diria que beira a hipocrisia, a atitude dita "preocupada" com a pirataria, tanto que há vários meses atrás fiz um teste que evidencia a grande 'preocupação': denunciei casos concretos de uso de programas piratas em escala não tão pequena a instituições não governamentais de combate a pirataria e informei que havia feito a mesma denúncia a instituições governamentais, e o resultado? Nenhum, que evidenciasse preocupação, neste caso específico. Porque todos sabem que, no momento que apertarem o cerco aos usuários de programas piratas, o software livre se firmará de vez. E isto é do interesse deles? Claro que não.

Uso o XP por alguns motivos, ainda, mas o meu é licenciado, fiz questão de que o fosse, para ter peso ao falar sobre o Linux a qualquer pessoa. Uso o Linux, não porque não posso pagar uma licensa do Windows, mas porque é melhor para mim de muitas maneiras mais que o Windows. Creio que se pode sim difundir o uso de softwares livres e também fazer com que caiam no gosto das pessoas.

» Comentário de Joel () em 22/01 02:30

######## HARDWARE PROJETADO PARA LINUX ###########

Pessoal, não sei se é possível, mas seria possível fabricar um hardware [pl. mãe por exemplo] que só funcione com o kernel do Linux ???
Caso sim, seria a saída para a pessoa não conseguir mudar para o Windows, pois, caso queira fazer isso, a placa mãe recusaria instalar qualquer sistema operacional que não tenha o kernel do Linux.
Será que seria possível a pessoa atualizar o kernel do linux via Internet ou ela teria que instalar tudo de novo ?
Gente é só uma idéia, tá! Se for possível seria excelente para se evitar a migração para o Windows piratão.

» Comentário de Marcelo () em 22/01 04:21

A idéia de um Hardware especialmente projetado pra linux com a finalidade de bloquear a livre escolha do usuário é totalmente equivocada na minha opnião, é mais ou menos o "faça o que eu digo não faça o que eu faço". Simplesmente não procede.

» Comentário de Fernando Ponte () em 22/01 04:25

Estaria fora de questão uma memória flash de 64mb por exemplo? =P
Como anunciado no primeiro PC Popular .. acho que veio até uma notícia com custo de 400 depois passou p/ 600 reais.. Enfim, pra variar deu bodi e ninguêm ouviu falar mais dele =P
Uma que podíamos "imitar" não era uma distribuição que deveria ser configurada pelo usuário... Mas sim uma que viesse com tudo configurado após instalação.. Com opção avançada p/ seleção de pacotes (Office, wine (pq nao?) , jogos..) e uma básica que instalaria um desktop completo (Gerenciador de emails, Navegador, Programa multimídia, Suíte Office, Edição Gráfica...)
Vindo configurada pro monitor (se ja viesse algum acompanhando o PC), Video, Som, rede, fax... Acho que uma distribuição seguindo este estilo seria bem mais fácil de que qualquer outro windoze por ae.. Já que o hardware seria padronizado... Bem ao estilo dos computadores Compact que dava p/ instalar tudo usando o CD de recuperação.

» Comentário de Alessandro () em 22/01 10:12

Concordo com o Manoel Pinho a população carente não vai ter acesso a estes computadores, estão preocupados em sobreviver (comer, saúde...)

Quem é pobre a maiorias das vezes não tem luz elétrica e telefone fixo então é luxo.

Este projeto esta me parecendo algum lobi, para vender máquinas, telefones fixo, o apoio destas empresas não é de graça, eles querem algum lucro.

A intenção do governo até pode ser boa, mais como o Manoel Pinho falou o melhor era investir em telecentros com software livre, com instrutores dai sim haveria a tão sonhada inclusão digital.

A população não precisaria investir nada, é só aprender e usar, incentivaria o Linux porque realmente vão aprende-lo, e quanto possível comprariam um computador, e como aprenderam a usar o Linux no telecentro, vão quere-lo em seus PCs em casa.

Agora impor a usar o Linux em um PC popular, sem explicar nada, é pedir para os usuários dizer que o Linux não presta porque o jogo tal não funciona, o cd da revista também não roda e o computador do colégio funciona com o windows, dai é um pula para a pirataria.

» Comentário de bebeto_maya () em 22/01 11:58

__Acho que o PC deve vir com O Linux, mas barato e com a opção do Windows, mais caro. Acho que o governo deveria botar a M$ na briga também, e forç-la a garantir interoperabilidade com o LInux, isso acabaria, em termos, com práticas monopolistas da empresa.Acho que se apertar um pouco, a M$ acaba lançando Office para linux, o que pra mim não faz diferença mesmo.

__Agora:Tirou o S.O. Original(que espero seja Linux) e botou o pirata, tem que perder a garantia mesmo, é crime, Pô!Não confundam liberdade com libertinagem!

» Comentário de Manoel Pinho () em 22/01 15:42

Eu não sei se vocês leram a transcrição que fiz acima da resposta do Sérgio Amadeu a essas matérias que insinuam que o governo pode ceder no uso de windows nesses computadores populares. Ele respondeu direta e objetivamente.


Agora vejam só o que saiu na Isto é Dinheiro:

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/385/economia/lula_first_class.htm

----------------------------------------
Lula versão first class

...
O presidente mandou alugar para ele o melhor salão do Hotel Belvédère, o Atlantis (US$ 27,7 mil a meia diária) para que no sábado 29 apresente a investidores internacionais o projeto das Parcerias Público-Privadas. Um time de assessores do chanceler Celso Amorim (vai a Davos de AeroLula) e do ministro Luiz Fernando Furlan (também conseguiu vaga no AeroLula), está há três semanas convidando executivos de multinacionais para almoçar com o ministro José Dirceu. O Brasil encomendou refeição para 150, ao custo de US$ 55 por cabeça. Até a última quinta-feira, 80 deles tinham acenado com a presença. Bill Gates foi chamado. Executivos da Microsoft avisaram que já estava com a agenda cheia. Dentro da Casa Civil, assessores de Dirceu estão contando a versão de que Gates é que teria pedido para ver Lula – mas que nosso presidente estaria sem tempo de falar com o homem mais rico do mundo.
----------------------------------------


Bem feito para o Mr. Gates. O Lula parece que negou a audiência com ele e o Mr. Gates inventou essa de que não poderia comparecer por causa de agenda lotada.

A agenda dele e do Mr. Ballmer deve estar bem lotada mesmo, apagando "incêndios" que começam a aparecer em diversos países e cidades do mundo quando elas se rebelam contra o monopólio M$.

» Comentário de Wconserta-do-forumgdh.net () em 22/01 16:11

beleza saber que o Lula negou o pedido do tio bill de querer falar com ele, espero muito que o Sérgio Amadeu tenha consersado com Lula e explicado para ele sobre linux e o que Brasil perderia em da ouvidos para a M$

Engraçado que a impressa quando é para falar bem a M$ fala agora falar da atitude do governo que é bom nem um piu cade o IDG e a info , só sabem puxar sardinha pra M$

fico mais aliviado com esta noticia que o Manoel Pinho postou

» Comentário de null () em 22/01 16:19

Sendo um pouco off-topic, seria legal vocês darem uma lida no resto da matéria que o Manoel passou.
Infelzimente nosso governo está economizando uma grana com SL mas por outro lado esbanja dinheiro como se fosse um monarca.
É triste ver que quem chegou lá com uma plataforma baseada na humildade deixe se contaminar pelo dislumbre do poder.
Enquanto as empresas são obrigadas a entrar em recessao devido aos aumentos de impostos, nosso monarca gasta dinheiro em estações de esqui.
Me sinto cada vez mais na Idade Média, onde os coletores de impostos sugavam as reservas dos súditos e os reis engordavam em sua corte.

» Comentário de Manoel Pinho () em 22/01 16:38

O maior perigo dessa estória toda é que:

1- A idéia de uso de software livre vai ficar associada ao PT e ainda mais a comunismo, anarquia e todas as baboseiras que os americanos falam do linux.

2- O governo do Bush, que recebeu muito dinheiro de campanha da Microsoft, vai colocar o Brasil na lista negra dos países rebeldes e fazer de tudo para prejudicar-nos.

3- Caso o PT saia do governo, corre-se o risco de entrar os tucanos ou o PMDB e abrirem as pernas para a M$.

4- Vai ter muito funcionário federal defensor da M$ (conheço vários) e anti-PT que vai tentar sabotar ao máximo o uso de softwares livres por ligar isso ao PT.

5- Se a idéia do PC popular for mal implementada corre-se o risco de enterrar de vez qualquer adoção de softwares livres em larga escala.

Espero sinceramente que nada disso aconteça.

» Comentário de Siberian () em 22/01 18:45

Manoel, infelizment, já acontece.
E infelizmente, o governo federal, é mais MS do que Linux. Quem está do "lado de dentro" vê isso claramente...

» Comentário de Morvan () em 22/01 21:10

Aos que se reportam à questão política do S. L.: não é assim, ao meu ver, como vocês falam! Que existem vacilos, hesitações - isto é verdade. Mas, com toda a claudicância típica de um Governo que só conseguiu se eleger, como qualquer outro o faria, no contexto específico do nosso País, fazendo alianças, algumas bastante espúrias, até que avançamos e avançaremos mais ainda. por isso mesmo não acredito que o Governo Lula irá capitular com relação à questão do Software Livre. Referindo-me também aos que defendem a manietação do BIOS da máquina, “temperá-la” para torná-la compatível [somente] com o Linux – acho, neste caso, que estamos fazendo o mesmo que a indústria o faz, quando coloca um adesivo do tipo “Intel Inside”, “Designed for WinXP” (arghhh!), etc. É uma incongruência e não tem qualquer resultado prático! A saída está, ainda ao meu ver, em CAPACITAÇÃO. Telecentros, “Agentes Digitais” (lembram-se dos agentes de saúde? é bem parecido.), o que puder, para desmistificar o Linux e o próprio micro – é espantoso como não nos damos conta da visão supremista do micro, para as pessoas em geral. O que o Governo puder arregimentar em termos de capital humano para tornar a informática palpável, ensinando a população a usar um processador de texto, uma planilha, navegar, etc., será a nossa mais-valia. Quanto a nós, formadores de opinião, o nosso papel é “brigar” pela implementação destas idéias. No nosso trabalho, no nosso curso noturno, sei lá. na internet.
Um abraço a todos.

» Comentário de Manoel Pinho () em 22/01 21:23

Siberian,

"E infelizmente, o governo federal, é mais MS do que Linux. Quem está do "lado de dentro" vê isso claramente..."


Eu sei, eu sou FP (não pensem besteira, funcionário público federal).

Os órgãos governamentais federais, dos 3 poderes, e os estaduais e municipais ainda são os principais M$-shops no Brasil, onde eles colecionam os melhores cases.

Dá até nojo ver o que sou garfado de IR, ICMS, etc a cada mês e ver o dinheiro gasto nesses estudos de caso da M$.

Por exemplo, vejam só o que o TJ-SP gastou com a M$:

http://download.microsoft.com/download/b/6/4/b64edc10-636d-4702-a7ab-43332647ade7/CaseTJ-SP.pdf

Saiu na última revista Microsoft Business:

http://www.microsoft.com/brasil/revistamb/edicao.asp

TJ-SP - Justiça com olhos no futuro
Em um investimento de proporções inéditas, o Tribunal de Justiça de São Paulo informatiza o trabalho das comarcas para melhorar o atendimento aos cidadãos e tornar mais eficiente o dia-a-dia dos funcionários.


Vejam o "investimento de proporções inéditas" (leia-se gastos absurdos de proporções inéditas)


Nessa mesma edição, na entrevista de Barbara Gordon, que gerencia as 45 maiores contas da M$ a nível mundial, ela elegeu a Petrobrás para fazer parte dessas contas globais. Tá certo que é uma empresa rica e até pode pagar o luxo, mas não deixa de estar ligada ao Estado.


Aqui estão mais alguns cases de órgãos governamentais:

http://www.microsoft.com/brasil/Casos/busca_segmento.aspx?idSegmento=10

É particularmente visível o predomínio de órgãos dos poderes judiciário e legislativo, que são os órgãos mais ricos, com maior desperdício e mordomias.

Os outros grandes clientes no Brasil são filiais de multinacionais que geralmente têm contratos de volume e acabam adquirindo as licensas lá fora para fugir do fisco brasileiro. Essa é mais uma das razões pelas quais o governo brasileiro está de má vontade com a M$.

» Comentário de bebeto_maya () em 22/01 21:29

Manoel Pinho disse. . .

"O maior perigo dessa estória toda é que:

1- A idéia de uso de software livre vai ficar associada ao PT e ainda mais a comunismo, anarquia e todas as baboseiras que os americanos falam do linux.

2- O governo do Bush, que recebeu muito dinheiro de campanha da Microsoft, vai colocar o Brasil na lista negra dos países rebeldes e fazer de tudo para prejudicar-nos.

3- Caso o PT saia do governo, corre-se o risco de entrar os tucanos ou o PMDB e abrirem as pernas para a M$.

4- Vai ter muito funcionário federal defensor da M$ (conheço vários) e anti-PT que vai tentar sabotar ao máximo o uso de softwares livres por ligar isso ao PT.

5- Se a idéia do PC popular for mal implementada corre-se o risco de enterrar de vez qualquer adoção de softwares livres em larga escala.

Espero sinceramente que nada disso aconteça."

__Concordo plenamente, parece-me que todo movimento que derfenda igualdade de direitos inclusão e livre concorrência, e que por um motivo ou outro contraria a hegemonia americana, acaba virando comunismo. Desde já é bom que vocÊs saibam que PFL é totalmente voltado para a M$ conjuntamente com uma boa Facção do PSDB.

__E não é só o governo de Bush que recebeu muita grana da M$ que pressionará o Software Livre, mas é certo que o PSDB também receberá uma gorda doação da Redmond. Gosto de citar Pernambuco, nas mãos de Jarbas há uma tentativa brutal de arrancar o Software livre da administração pública, vide a picaretagem que queriam enfiar no Porto Digital, uma incubadora de Recife, a idéia era transformar o lugar numa ilha de talentos da M$, felizmente a IBM, que não é besta entrou e botou linux lá dentro!

__Finalizando, pra que o Software Livre não seja um troço do Governo Petista, é preciso acirrar os ânimos da sociedade, pois se as pessoas conhecerem o valor do Software Livre, a coisa não será tão simples.Basta ver que Serra não conseguiu demolir o que foi conquistado pelos Telecentros, visto que muita gente trbalhou duro ali, em cima do Linux, e de certo, não vai abrir as pernas tão facilmente!

» Comentário de Roberto Andrade () em 22/01 23:25

No RS o governo que entrou , PMDB, acabou com o software livre que havia sido implantado no governo anterior, do PT.

A coisa foi tão feia que até o projeto Direto teve o código fechado.

O diretor de tecnologia da Procergs (estatal de TI do RS) que foi nomeado, era (deve continuar sendo) diretor (proprietário ?) da maior revenda Microsoft no Estado (Gold partner) http://www.processor.com.br .

Vejam o que diz o fiel escudeiro do governo atual - anti-sofware-livre, Polibio Braga :

(abre aspas)
==============================================

http://www.polibiobraga.com.br/
(entrem no site e digitem "procergs" na busca)

04.01.05 As barbeiragens da Procempa e o coitado software livre
(...)No RS e no Brasil, por obra e graça de políticos e tecnólogos fundamentalistas, o movimento do software livre, que em todo o mundo é um empreendimento de caráter tipicamente capitalista, virou ferramenta de combate ao imperialismo ianque, com ênfase no trucidamento da Microsoft.(...)
21.05.04 O software livre faz fortunas (e endurece as lutas da esquerda) no Brasil
(...)Uma mera instalação de um software do tipo Red Had, por exemplo, que é Linux, pode custar até R$ 950,00 para um desavisado. A reinstalação em caso de perda custa até R$ 500,00. Como se sabe, até um amador sabe montar um Windows Server.(...)

10.03.04 O que você precisa saber e não é dito sobre o caro software livre
(...)No RS, um profissional autônomo, chamado para instalar ou reinstalar um Linux como o Red Hot, costuma cobrar R$ 85,00 a hora e não fecha contrato por menos de três horas técnicas.(...)
(...)O software livre pode até ser livre, mas não é gratuito, não é confiável e é muito difícil e caro. (...)

12.02.04 Software livre engasga Via-RS
O provedor Via-RS, da Procergs, que entrou em pane de 6 a 11 deste mês, foi alimentado e engordado pelo software livre da turma do dr. Mazzoni e do PT. Uma das dicas para quem está com problemas é mudar o discador.

03.02.04 Gaúchos do software livre em pânico com o PT
(...)É que o PT resolveu comprar 5 mil microcomputadores da HP e ignorou completamente o movimento fundamentalista guasca pró-software livre, já que o Partido pagará R$ 1,4 milhões pelos softwares proprietários que adquiriu, tipo Windows.(...)

07.06.04 O governo não tem que se meter a botar dinheiro do contribuinte no software livre
(...)Espargir números fantasiosos diante do grande público, tem sido a diversão favorita do PT ao longo dos seus 30 anos de existência.(...)

11.06.04 Governo do PT deu correio eletrônico de graça para empresas da Espanha
(...)Ainda não há uma decisão final sobre a cobrança dos serviços do correio eletrônico que o governo anterior do PT criou na Procergs e distribuiu de graça para as empresas privadas. O Direto foi construído em cima de software livre.(...)

==============================================
(fecha aspas)

Vai acontecer o mesmo em SP com o José Serra !

Vai acontecer o mesmo no Brasil "pós-PT" !

Previsões da Mãe-Dinah(bo)

» Comentário de Henrique B. Jr () em 23/01 02:55

Essa discussão não deveria acabar.

» Comentário de CWagner () em 23/01 04:13

Concordo com o Henrique, mas junto a quem poderíamos argumentar para que os governos não abandonem o Software Livre e abracem de vez, abrindo suas pernas e cofres, as empresas de Software Proprietário?

É evidente que existem segundas, terceiras e mesmo quartas intenções por parte de quem defende com tanto afinco empresas como a M$, que recebe, de muito bom agrado, o dinheiro dos nossos impostos.

E que nem venham com essa história de TCO ou que Software Livre é mais caro que o proprietário, ou mesmo que qualquer criança sabe instalar um Window$ 2003 Server. Pode até saber, mas daí a manter um servidor funcionando sem parar por mais de um mês: quero ver que criança é essa. Deveria estar no lugar desse monte de "Gerente de TI" dos serviços públicos.

O Sérgio Amadeu que se cuide. Se vacilar vai acabar numa foqueira acesa por PFL, PSDB e M$.

» Comentário de Morvan () em 23/01 04:41

Tudo o que há sido dito até ora é verdadeiro, de modo que uma inervenção complementa a outra. Só não sabia deste escroque chamado "Políbio"; que nome! se bem que aqui no Ceará nós temos os seus co-valentes, os "políbios". Por fazer manifestações pró-software livre, quase fui exonerado, pois sou servidor público e exerço cargo comissionado. Claro que não me calei! Vou continuar fazendo o meu trabalho. Eles que vão ter que me suportar, afinal, consegui o cargo com o meu próprio desempenho profissional. Acho que há vários de nós que foram pressionados, principalmente os que exercem função pública. Neste começo de gestão de prefeitos, Brasil afora, é o momento certo de, aproveitando o lamentável, Brasil afora idem, desmonte das prefeituras, para discutir com os prefeitos a repercussão financeira positiva da adoção do Software Livre. Ou seja, temos muito trabalho. Escreva para o seu jornal local, ajunte pessoas favoráveis à causa, vá às rádios, jornais, enfim, se cada um de nós fizer um pouquinho, dá pra encarar os polibenses, os Rigotenses e até mesmo o José Serra e a "amerigonia" do seu Partido(?). Depende muito mais de nós. Ou não?

» Comentário de Claudio Santos () em 23/01 16:47

Bem que este PC poderia ser mais barato, já que vai usar Software Livre. Só estranho isto não ter sido noticiado ainda na TV, eu tenho a ligeira impressão que a mídia televisiva não dá a devida importância ao Linux. Será que foram todos comprados pela Microsoft?

» Comentário de Fly () em 23/01 20:51

Tem exageros de parte a parte...

E tem muito usuário do linux que acha que o Windows é o inferno, misturam tecnologia com ideologia.

O Custo do Windows + Office é ZERO. e todo mundo sabe isso (a não ser que você seja pessoa jurídica).

» Comentário de Morvan () em 24/01 01:47

Claudio Santos, eu acho duas coisas: concordo com você; o computador ainda é um item pra lá de elitista, ou seja, caro demais. Dependendo de como o Governo adquirir estes micros, dá pra sair um pouco mais barato, basta não os comprar a toque de caixa, fazendo, isto sim, pesquisas, tomadas de preço, o que seja. Quanto ao fato de a mídia não noticiar os eventos ligados ao Linux, há um misto de "peita" (foram, em sua maioria, "calados" com alguma vantagem pecuniária) e também ignorância. Não pense que a maioria destes jornalistas, principalmente os "amestrados", têm tempo para outra coisa que não sejam as do dia-a-dia; os amestrados só tem tempo mesmo para as notícias do "patrão".

» Comentário de ivansb () em 24/01 08:45

Pessoal,

Tento, a todo dia, treinar e capacitar pessoas em Linux, justamente para "cimentar" o caminho para a adoção.

Tô parecendo nesta cruzada vendedor da Avon: primeiro os parentes e os amigos mais próximos.

Vejo duas grandes barreiras: a primeira são os jogos. As versões para Windows estão em qualquer camelô e custam R$5(piratas, é claro).
Mas, para mim, até agora não houve problema, pois instalei linux no micro da minha esposa, da minha sogra, da minha mãe, etc. Todas se adaptaram muito bem, e utilizaram normalmente... Tenho testado o Suse 9.1 e o Conectiva 10.

Aí, chega a hora de instalar o Firefox... Eles não fornecem rpm no site...

Chega a hora de ver vídeos on-line (www.portacurtas.com.br). Tive que fazer alguns pequenos malabarismos para configurar e conseguir assistir...

Para mim tudo ok, mas, para elas, que são leigas, começa a ficar a visão de que o linux é "difícil"...

Estas pequenas configurações (MPlayer com plugins, firefox com todos os plugins mais comuns) já deveriam vir facilitadas no PC Conectado, pois, senão, quando o carinha for querer navegar na net e não conseguir abrir as coisas, ou vier um monte de mensagens sobre plugins que ele não vai entender, aí o "técnico" vai falar pra ele: tenho um CD de XP, posso instalar...

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.