« Documentação, perguntas e respostas em português sobre o Gimp | Main | Comunidade DotLinux anuncia volta ao ar »

quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Lançado o PostgreSQL 8.0

Henrique Ruiz Poyatos Neto (henrique at inventivehouse.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi lançado hoje o aguardadíssimo PostgreSQL versão 8.0. Dentre as novidades do servidor de banco... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:53

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Alexandre Arruda Paes () em 19/01 16:14

O PostgreSQL 8 está fabuloso!

A melhoria nos shared buffer, logs e o acréscimo de PITR, transações alinhadas, tablespaces (ufa! até que enfim indíces separados de tabelas de forma fácil) e muitas outras coisas são de tirar o chapéu.

Muitas palmas aos desenvolvedores... :)


» Comentário de Osvaldo Santana Neto () em 19/01 19:05

hooray!

Poxa... sacanagem... passei uma madrugada inteira pra colocar o PostgreSQL pra rodar no Windows com o Cygwin e agora a versão 8 vem com suporte nativo ao Windows... :) (Sim, eu estou desenvolvendo em Windows... mas não contem pra ninguém :))

» Comentário de Pierre () em 19/01 21:46

Eu sou fã do Postgresql, vou esperar um pouco antes de migrar. Mas irei começar a fazer testes.
Esta versao com instalador para windows, vai alavancar ainda mais o Postgresql.
Só uma duvida, para Windows a politica de distribuição é a mesma?

» Comentário de Guaracy Monteiro () em 20/01 00:11

Pô Osvaldo, a versão para Windows já está disponível desde Julho/2004 e, excluindo o dia 19, já baixaram mais de 46.000 vezes (só eu já baixei uns 4 beta :-)

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 01:02

simplesmente fantástico, para mim o melhor e mais completo BD da atualidade.

» Comentário de alexandre_parente () em 20/01 02:51

"bem não sei eu prefiro o mysql ou quem sabe o oracle.

Agora o postgresql mais uma interface kde fica bem melhor, porque voce sabe o kde é melhor que o gnome."

hehe. antes que alguem poste besteira. Fica aqui meu poster como uma piada.

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 03:04

Boa essa alexandre, mas falando sério, gosto do mysql para coisas mais simples, mas para coisas mais complexas ele deixa a desejar, quando preciso de algo mais barra pesada, como tabelas filhas por ex, corro para o postgresql.

O oracle é mais que um BD, mas comparando somente o BD acho que o postgresql não fica nadinha atrás, e ainda exige menos hardware e é "free", tenho alguns projetos onde substitui o oracle por postgresql e ninguém está sentindo a falta dele ! hehe

» Comentário de Thiago M Zerbinato () em 20/01 08:20

Po Fabio, melhor que o ORACLE, ai vc forçou né... tb vai dizer que é melhor que DB2 :-)

Só pq um produto é Livre não quer dizer que vc tem que puxar o saco dele, faz assim, vamos supor que vc é gerente de TI de uma Multinacional (Supermercado), ganhas uns R$ 30.000,00/Mês e que este banco roda 24x7, quero ver se voce colocaria seu pescoço a premio.

t+

» Comentário de RedCzar777 () em 20/01 08:42

Esse eh um ponto interessante Thiago. Qual o limite de tamanho de um banco de dados PostgreSQL? Jah ouvi dizer que o limite eh a capacidade do hardware e a coragem de quem o estah implementando. Mas qual a maior base PostgreSQL conhecida?

» Comentário de Jr () em 20/01 08:55

Bem, eu utilizo o Postgres desde a versão 6 e nunca me deixou na mão...

Na minha opinião é o melhor banco e acredito que rivaliza sim com o Oracle e, pelo que li, principalmente nessa versão 8. O grande X é a mistura que algumas pessoas fazem ( o Oracle é além de bco, quase um SO ) entre os dois.
Pegue um linux qualquer, instale o Postgres, considere os dois (bco e SO) e faça comparações com o Oracle rodando num HP-UX....
Costumo dizer que Oracle nada mais é do que "parasita" de SO. Sobre e quer tomar conta do ambiente.
Pretendo testar essa versão nova, mas acho que os Savepoints, Point-in-Time e a melhora do Buffer Management vão salvar o pescoço de muita gente...rs....

» Comentário de Jr () em 20/01 09:00

Ah, esqueci....

Thiago, antes de criar qualquer tipo de flame aqui, adianto que a empresa que trabalho (com 27 unidades distribuídas no país) tem toda sua operação rodando com banco pendurado no Postgres.
Inclusive com distribuição do bd em pontos estratégicos, faz mais de 5 anos.... levando em conta o custo (27 licensas de Oracle), mais administradores e etc, será que não vale a pena?

» Comentário de Rafael Goulart () em 20/01 09:26

Chega a me arrepiar um anúncio desses. O Postgres rivalizando fortemente com o todo-poderoso Oracle... (reforçando os comentários, sempre comparando apenas o BD, pois o Oracle é uma plataforma de desenvolvimento...).
E, finalmente uma versão nativa para Windows!! Parabéns ao time do Postgres!!
Ass.: um cara do time do MySQL...

» Comentário de Emerson Ribeiro () em 20/01 09:59

Fala galera!

Parabéns a equipe do Postgress !

Eu trabalho com Oracle ha mais de dez anos e acho que os dois bancos não não rivais, pois eles atuam em segmentos de mercado diferentes. Isso não quer dizer que o Postgres não seja capaz de encarar um tráfego casca grossa...

Estou prestando serviços para uma grande montadora . Aqui eles tem 73 servidores de banco de dados, todos Oracle e um M$-SqlServer (só pra ter certeza de que é ruim mesmo). Você acha que algum diretor em sã consciencia faria uma migração de Oracle para Postgres aqui, mesmo que o Postgres seja melhor ? Eu duvido. Por isso eu falo que são segmentos diferentes... O Oracle fica com as mega empresas, e o Postgress com o resto !!

Agora, Postgres x SqlServer... te cuida Bill...

» Comentário de robert () em 20/01 10:25

E Postgres X Firiberd ? - vejo muito elogios ao firebird mesmo comparando com Postgres.

Esse ano será lançado a versão 2.0 e 3.0

Robert.

» Comentário de Vidal () em 20/01 11:12

Também trabalho com o Oracle há muito tempo, ultimamente em uma grande multinacional. Pelo que percebo, penso que o pgsql ou outro gerenciador livre poderia ser usado em ambiente de desenvolvimento e até produção para aqueles produtos que não trabalham com características avançadas do gerenciador hospedeiro, usando-o simplesmente para armazenamento ; é um grande desperdício ter uma licença Oracle para acomodar um produto que apenas trabalha com poucas tabelas e consume pouco espaço - é dar tiro de canhão para acertar uma mosca.
saudações,
Vidal.

» Comentário de Flávio Machado () em 20/01 11:47

Essa discussão me lembra dos tempos onde se dizia que Linux não servia para mais nada além de servidores pequenos e amadores. Nessa mesma época a Xerox colocou todos os servidores de impressão a nível mundial em Linux e todo mundo ficou de boca aberta. Hoje ninguém mais questiona que Linxu serve e muito bem para quase toda gama de aplicações, inclusive de missão crítica (veja uma das últimas Open Magazine).

A mesam coisa agora ocorre em outras áreas, incluindo bancos de dados. Para 99% das aplicações eu arriscaria dizer que PostgreSQL 8 pode rivalizar com qualquer outro banco, incluindo o "Almighty" Oracle. Eu até conheço algumas implementações de Oracle que não teriam contrapartida em nada do mundo open-source e,, apenas talvez, pudesse ser implantada em DB2 (tem boas chances). O mais importante é que tem um monte de outras aplicações aqui mesmo onde trabalho que poderiam certamente estar sendo usadas em PostgreSQL sem o menor problema.

Ainda acho que o grande problema do Oracle é que ele é grande demais para a maioria das aplicações. Grande no sentido de complexidade de instalação, operação, manutenção, etc. Nos 99% de lugares que já vi rodando é uma bala de canhão para matar uma mosca grudada numa parede. O problema são os 1% de aplicações que realmente precisam dele, aí pouca coisa se compara a ele.

A mensagem, resumindo depois de muita enrolação, é que não podemos desprezar a solução apenas porque é Open Source nem podemos usá-la sempre pelo mesmo motivo. Como profissionais conscientes devemos propor a melhor solução par ao cliente, não para nós. Se MySQL ou PostgreSQL ou Firebird ou algum XYZ resolve e atende aos requisitos, use ele. Se só serve Oracle, use Oracle.

A grande capacidade a ser buscada é essa isenção, é se colocar na pele do cliente e ver se vale a pena.

Apenas minha contribuição.

» Comentário de Flávio Machado () em 20/01 11:49

Desculpem os erros de digitação, esqueci do preview.

» Comentário de Manoel Pinho () em 20/01 12:11

Hehehe Ainda tem gente que acha que o linux só serve para pequenas aplicações em pequenas empresas.

A HP pensa o contrário:

http://www.linuxdicas.com.br/article1878.html

O Zdnet publicou uma notícia de que a HP demonstrou ontem o kernel Linux 2.6 padrão rodando no seu hardware Superdome, com 64 processadores Itanium 2, sem qualquer perda de eficiência.

» Comentário de hamacker () em 20/01 12:17

Flavio, o XYZ esta em que versao ? :)
Teve um maluco que fez um MOD do FirebirdSQL para rodar aquele SAP da Oracle. A Grande vantagem do OpenSource é essa, alguns entendem que posso modificar e fazer adapacoes em alguns produtos para uso especifico ou que atenda a um grupo de pessoas. O Oracle sempre vai ser genérico para antender pequenos e gigantes, os "gigantes" é que ditam a forma e os recursos como os pequenos devem ter. Liberdade ? Nenhuma.

Se alguem portou o PG para win32 é porque se fez necessário para usos especificos, talvez quebrar a resistencias daqueles diretores de TI que pensam "linux nem com 38 na cabeça".

Nos ultimos tempos temos vistos muitos bancos de dados proprietarios mudando a sua forma de comercializacao e em alguns casos ate abrindo o codigo fonte em funcao dos BDs livres e a concorrencia com os proprietarios : Sybase, Ingress, Borland, SAP (SAPDB) apenas para citar alguns. É o movimento software livre provocando maremotos nos RDBMS comerciais.

[]'s

» Comentário de Manoel Pinho () em 20/01 13:15

O tal MOD do FirebirdSQL é Fyracle

http://www.janus-software.com/fb_fyracle.html

É comercial mas não muito caro.

» Comentário de Cadu () em 20/01 13:35

Deixa eu dar uma de troll...

Comparar PostgreSQL com ORACLE é como comparar o vi com o emacs. I vi é um editor de texto, o emacs é um SO.

Por isso que gosto da filosofia do kernel do Linux: faça uma coisa, e a faça bem.

» Comentário de Alexandre Arruda Paes () em 20/01 13:38

Concordo totalmente com o Fávio Machado.

Com o postgresql posso decidir trocar o sistema operacional de um servidor que funcione 8x7 com um pé nas costas quando termina o expediente.

Sou um ferrenho evangelista do PG desde sempre, mas apesar de todas as melhorias sinto falta de uma coisa que existe no DB2 (com o qual trabalhei) e com o Oracle: um sistema completo de gestão remota do banco, sem shell. Não digo usar o PGAdmin para criar tabelas ou índices, mas um administrador completo(o que exige inclusões de aplicativos externos dentreo do sistema), podendo fazer e restaurar backups incrementais, replicação, rollforward, análises de uso de indice, paginação, etc. Muitos desses podem até ter acessos externos, mas falta-lhes detalhamento. Acredito que as melhorias previstas para a versão 8.1 (que "deve" sair daqui a um ano) vão diminuir parte dessas faltas.

No mais, ele está entre nós! :)

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 14:47

Acho que não me fiz entender, a comparação que eu fiz entre o core do postgresql 8.0 e do Oracle, não estou comparando as ferramentas nem interface gráfica, etc..., apenas o motor do carro, e é aí que para mim os dois se equiparam, também não disse que o postgresql era melhor que o Oracle, disse que se equivalem nesses termos.

É claro que o oracle é uma ferramente completa de desenvolvimento e que o postgresql tem muito que melhorar com relação a gerenciadores, etc..., mas não é disso que estamos tratando aqui, estou tratando do "core" dos sistemas, também não é melhor por ser "free", mas esta é uma boa vantagem para clientes menores, para as grandes empresas isso não conta muito e não é nisso que me atenho quando o apresento.

Com relação a migração do oracle para o postresql, muitos gerentes de TI também não migram do win server para linux, garanto que não é por imcapacidade do sistema do linux, tão pouco é do postgresql, o motivo vai por outros caminhos.

Meu pescoço a prêmio eu sempre coloco quando sugiro a migração de qualquer BD para o postgresql para algum cliente, alias como em qualquer migração todos torcem o nariz, mas te garanto que todos que migraram estão satisfeitos até hoje.

» Comentário de hamacker () em 20/01 14:53

Alexandre, esse tipo de Enterprise Manager o qual voce gostaria de ter nao faz falta somente no PG, mas em praticamente todos os bancos opensource.
Esses banco de dados possuem milhares de opcoes, mas nao existe ainda ferramentas para administrar todas elas, no geral, sao limitadas as funcoes mais usuáis.
Talvez o time do PG assim como outros bancos pensem e concentram forças no engine/cerne do banco e deixe de fora os front-ends.

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 14:54

Concordando com que disse o Flávio Machado.
Existem casos em que não é possível se abandonar o Oracle ou qualquer outro DB pela estrutura que já se criou em cima dessa ou outra ferramenta.
A comparação é apenas em termos de capacidades e não que em todos os casos isso é possível ou desejado de ser feito.

» Comentário de Manoel Pinho () em 20/01 15:05

Realmente seria uma boa se pelo menos fizesse o Tora

http://www.globecom.net/tora/

operar com mais BDs (funciona com Oracle e MySQL)

» Comentário de Pierre () em 20/01 15:49

Também concordo com o colega que disse Oracle e Postgres atendem diferentes nichos do mercado.
Uma grande aplicação que necessite de clusters e grande escalabilidade tem que usar o Oracle mesmo.
O Postgres é um grande produto, mas vai amadurecer bastante, em aplicações altamente criticas realmente não sei se o Postgresql é a melhor solução.
Enfim, isto entra o bom senso, Oracle nao se compara a Postgres.
Eu sou usuario do Postgres, mas se fosse desenvolver alguma aplicação extremamente critica com certeza eu usaria o Oracle.

» Comentário de Patola () em 20/01 18:23

Até onde sei o Fyracle é "open-source", Manoel: "Fyracle is open source if you want to compile it manually it's a set of patches that needs to be run over the firebird 1.5.1 source tree" - http://newsvac.newsforge.com/newsvac/04/09/28/1526210.shtml

"The site that distributes these tools is
http://www.janus-software.com
and the only thing I can see that they
sell is consulting, training , setup and configuration. This makes
their business model very similar to Red-Hat. You can get everything
free, or, they will make it easier for you by providing an installation
kit ( EUR 49.95 ) and a support contract." - http://www.talkaboutdatabases.com/group/comp.databases.oracle.tools/messages/89602.html

O que seria cobrado deles, além da consultoria, é o install kit - http://www.janus-software.com/fb_buy.html.

(Eu peguei o fyracle, instalei e tentei ver qual era a licença dele, mas não achei. Pode ser que eu esteja enganado, portanto)

» Comentário de Manoel Pinho () em 20/01 18:34

OK Patola, eu não sabia disso.

» Comentário de Ricardo () em 21/01 09:51

Precisam ver que legal um PostgreSQL com 700 milhões de linhas e com a mesma velocidade de inclusão que tinha com 1000 linhas. Mesmo que outra ferramenta seja melhor, o PG atente muito bem e faz o que promete.

» Comentário de José Goulart () em 21/01 11:25

Neste ano, na empresa onde trabalho, iniciaremos um projeto que visa substituir o MSSQL 2000 pelo PostgreSQL. Fizemos a escolha depois de compararmos o MSSQL aos 3 open-source: MySQL, Firebird e PostgreSQL. Para tanto, precisávamos substituir tudo que rodamos no MSSQL: Transações, triggers, stored-procedures, integridade referencial, replicação, acesso a múltiplos servidores numa única aplicação, execução de "jobs" em horários marcados e envio de e-mails automáticos pelo servidor, usando 4 servidores com bases de dados em torno de 14GB em cada. Decidimos pelo PostgreSQL, fizemos um curso de Linguagem Procedural e Administração do banco. Achamos que a melhor solução será um conjunto: Linux, PostgreSQL, Apache e PHP, Slony I. Com isto pretendemos economisar em torno de 100 mil reais ao ano em renovação de licenças. A plataforma para o usuário continuará sendo o Windows, com programas escritos em Delphi 5 ainda. Futuramente pretendemos passar a maior parte para PHP e talvez usar o Lazarus para linux. Não vou discutir quem é o melhor de todos, mas sim o melhor PARA NÓS. Porém, precisamos pensar na questão financeira também. Futuramente, estarei enviando ao pessoal do site brasileiro do PostgreSQL, nossos avanços e como estamos contornando todos os problemas encontrados. Com relação a ferramentas para o PosgreSQL, elas existem, boas e ruins, free e comerciais, e quando necessário, desenvolvemos as nossas próprias. Acredito que sendo mais uma empresa a adotar o PG, estamos colaborando com o seu crescimento. Uma vez que iremos utilizar uma solução "free", considero justo que devemos compartilhar nosso conhecimento adquirido em troca. Mas a notícia do lançamento desta versão, que usei bastante na fase beta, me deixa mais tranquilo ainda.

» Comentário de Ricardo () em 21/01 13:01

Dentre outras coisas, gosto do PostgreSQL por poder utilizar linguagens mais interessantes que plsql nas stored procedures: Perl ou TCL.

PLSQL é uma mistura fedorenta de SQL com Basic...

» Comentário de Vidal () em 21/01 17:25

Ricardo,
na verdade, penso que o PLSQL é fusão de SQL com Pascal. No mais, qual é a periodicidade que executas o tal "vacuum" no seu ambiente ?
saudações,
Vidal.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.