« Vaga em SP para profissionais Linux | Main | Lançado o PostgreSQL 8.0 »

quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Documentação, perguntas e respostas em português sobre o Gimp

Rubens Queiroz, nosso colega do Dicas-L, enviou este link e acrescentou: "Está no ar o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas sobre GIMP. GIMP significa GNU Image Manipulation Program e... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:51

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de hamacker () em 19/01 15:07

Nao existe nenhum portal em pt_BR para o gimp ?
Que pena, se dispusesse de recursos eu mesmo montaria um para essa fantastica ferramenta.

» Comentário de Augusto Campos () em 19/01 15:18

Existe até mais de um. Lembro de 2 agora: http://ogimp.codigolivre.org.br/ e http://www.gimp.com.br/

Provavelmente você pode contribuir com eles.

» Comentário de bebeto_maya () em 19/01 15:28

__Desde que troquei o Photoshop pelo Gimp, para me regularizar, comi o pão que o diabo amassou. . .Na época, há dois anos, eu apanhava da versão 1.2, que não se prestava para edição de imagens de alta resolução em computadores pebas, como o meu.Qual foi minha surpresa ao pegar, já meio desenganado, a versão 1.3, e perceber que tudo tinha mudado. . .O desempenho dos filtros, das ferramentas de pintura, dos scripts, a acentuação melhorada, uma melhor compatibilidade com as fontes do sistema, caixas de diálogo mais decentes.Enfim, a a partir do gimp 1.3, tive uma grata surpresa. . .Hoje, com todos os pacotes de extensão instalados, inclusive o GAP, já não sinto nenhuma falta do Photoshop!

» Comentário de Tutu () em 20/01 10:24

Não vejo a hora de portarem o Photoshop pro Linux.
Fala sério.. Gimp é uma porcaria, tantoem interface quanto em facilidade funcional.

» Comentário de Manoel Pinho () em 20/01 10:32

Tutu,

E você tem "tutu" para comprar o Photoshop ou vai fazer como todo usuário doméstico que usa o Photoshop apenas para retocar algumas fotos e nem sabe usar direito ?

E se você for profissional gráfico e tiver "tutu" para comprar o Photoshop, aproveite para comprar o Crossover

http://www.codeweavers.com/site/products/cxoffice/?cw=a16c665a708874c080b83e40371b6e2b

e não vai precisar esperar que eles portem o Photoshop para linux...

» Comentário de Augusto Campos () em 20/01 10:41

Conheço e aprecio o photoshop, embora não o use. Mas não é porque ele é bom que o Gimp necessariamente tem que ser ruim. Eles não estão em extremos opostos da balança.

Eu gosto do Gimp, uso regularmente e estou satisfeito com seus recursos e interface. E acredito que a dissonância cognitiva de quem avalia o Gimp julgando que vai encontrar um clone ou um substituto completo do Photoshop causa muitas avaliações negativas dele, baseadas em critérios incompletos.

» Comentário de Eu () em 20/01 12:25

"dissonância cognitiva"

Hahaha.
Não alimente os trolls!

» Comentário de CWagner () em 20/01 12:37

E ainda tem a velha barreira do preconceito "se não conheço, não presta", da maioria dos usuários, que são bitolados com um tipo de interface.

Aplicativos como o GIMP, o Blender e tantos outros estão em pleno desenvolvimento. Pode até ser que um dia atingirem a maturidade "alcançada" pelos equivalentes softwares proprietários, mas até chegarem lá eles, com certeza, irão satisfazer as necessidades de muitos profissionais de suas respectivas áreas, bem como a de meros usuários (entre os quais me incluo), que querem apenas tirar uma mancha de uma velha foto digitalizada.

» Comentário de Anakinpendragon () em 20/01 12:44

E um erro comun das pessoas essa comparação entre softwares, como fez o Tutu, por que o usuario leigo não quer um programa de tratamento de imagem, quer o Photoshop, ou um clone dele, não querem um editor de texto, querem o Word ou algo igual...
Não descrimino ninguém por isso, pois aprender a trabalhar com um software novo nescessita de aprendizado de coisas novas, e é muito chato ter que aprender tudo denovo se ja sabemos fazer nosso serviço em outro programa. Garanto Tutu, que se você não tentar enchergar o gimp como um clone do photshop vai aprecia-lo muito mais. Eu conheço bem os dois, e sinceramente, sinto falta de recursos que o gimp tem , quando uso o photoshop e vice versa... e quanto a interface, vc ja usou softwares de mac? o propio photoshop pra mac e muito parecido com o gimp no seu estilo.

» Comentário de Marcos Alexandre () em 20/01 13:26

Infelizmente o Gimp ainda está anos luz do Photoshop, mas do jeito que está já atende muitos usuários. Mas pra quem ganha dinheiro com isso, sai mais barato comprar o Photoshop do que ficar brigando com o Gimp

» Comentário de Cadu () em 20/01 13:37

"tutu"? huahuahua... Prefiro "Eu"...

» Comentário de CWagner () em 20/01 13:39

Será que alguém se dispoem a fazer uma comparação entre as funcionalidades dos dois programas?

Porque dessa forma fica difícil chegar a um "acordo". Uns dizem que presta, outros que não, outros (inclusive eu) dizem que para alguns usuários serve.

Creio que uma comparação entre os módulos equivalentes dos dois programas seria muito bem-vinda. Nada de ficar dizendo "só porque é Open Source deve servir apenas para usuários finais e os fechados para os 'profissionais' da área".

Será que um desses profissionais que realmente utiliza e sabe trabalhar, de maneira produtiva, com os dois programas se habilitaria a fazer um comparativo?

» Comentário de Patola () em 20/01 14:45

É verdade. Por que é errado comparar GIMP com Photoshop? Por que é "dissonância cognitiva"? Ambos os produtos não servem exatamente para a mesma coisa, tendo apenas recursos diferentes?

» Comentário de Augusto Campos () em 20/01 15:03

Patola, não acho errado comparar. Pelo contrário, gostaria de ver um comparativo sobre os recursos dos dois. O que eu observo, entretanto, é que algumas pessoas tendem a avaliar o Gimp como se ele devesse ser um clone ou um substituto do Photoshop, coisa que ele não é. E aí acaba sendo gerado o tal efeito da dissonância cognitiva, que você por alguma razão preferiu colocar entre aspas, mas que é o responsável frequente pela situação em que uma pessoa é levada a rejeitar os elementos positivos de um dos termos da alternativa, e a consagrar os elementos negativos da outra.

Em suma: comparar é bom, mas rejeitar o Gimp nos primeiros 15 minutos porque não é parecido com o Photoshop, mesmo que todos os recursos que o usuário quisesse usar estejam disponíveis, não parece tão bom assim.

Exemplificando: se o cara quer usar para produção gráfica e aí rejeita porque o tratamento de CMYK não tem tudo o que ele precisava, ou se ele vai produzir imagens para uma revista e sente falta dos filtros avançados e automatizados do KPT, eu acho que optar por não usar o Gimp pode ser a decisão correta e racional.

Mas se tudo o que o cidadão queria era rotacionar, cortar e retocar fotos, ou eventualmente criar alguns banners ou ilustrações para web, e rejeita o Gimp porque a interface é diferente, as funções têm outros nomes, as janelas não são MDI, aí existe a possibilidade de o usuário estar sendo influenciado pelo que ele considera um padrão (no caso, o Photoshop), e rejeitando outra ferramenta por não seguir este mesmo padrão.

Não estou querendo dizer que a interface do Gimp é A Interface Correta, ou que seus mecanismos de rotacionar, cortar e retocar imagens são os ideais e perfeitos. E longe de mim querer dizer que ele faz tudo que o Photoshop faz. Apenas quero registrar que existe a possibilidade de ele ser rejeitado por usuários acostumados ao Photoshop simplesmente por não ser parecido, e não porque não é capaz de realizar as tarefas que este usuário precisaria realizar.

» Comentário de Andeon () em 20/01 19:12

acham o gimp ruim olhem isto.

http://ogimp.codigolivre.org.br/tutorial/tut_membros/pintura/x30.jpeg

a realidade é uma só o que vale mesmo é a capacidade do artista o software é complemento(claro ajuda muito)mas antes de pensar, nossa o Photoshop fez isto. Lembressem de valorizar o artista também.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 10:00

Concordo com o Augusto e acrescento o seguinte:

Por que não utilizar seus diferenciais e apresentá-los aos novatos como NOVIDADE? Sabemos que muitos (senão a maioria) gostam de experimentar "coisas novas", e por este motivo, poderemos ressaltar as qualidades do GIMP para acelerar seu processo de adoção. Para àqueles habilitados em utilizar o GIMP, por quê não fazem demonstrações para atiçar a curiosidade?

» Comentário de hamacker () em 21/01 10:01

Augusto, se a interface do Gimp fosse igual ao Photoshop, estaríamos aqui criticando ele por ser clone. :)
Fazem parte de algumas pessoas quererem cognitivamente criticar. :)

» Comentário de bebeto_maya () em 21/01 11:55

Comparações:

__O Photoshop trabalha bem com Vetores, o Gimp precisa evoluir nesse aspecto. . .

__O Gimp lida com Scripts-FU que em teoria permitem criar uma pá de logotipos pré produzidos pra internet, bem como novos filtros, apenas misturando os já existentes pra se conseguir novos efeitos.Tem também o perl, que ajuda muito, criando mais efeitos. Ele tem mais paletas de cor que o photoshop.Permite importar os seus filtros, e mesmo abrir arquivos PSD sem perdas. Ele agrega um módulo pra criação de animações, o GAP, muito complexo, que coloca o suporte do Photoshop a este recurso no chinelo.

__O Gimp não Lida com CMYK, ponto pro Photoshop, mais pode ser instalado posteriormente, ou seja o GImp é modular, o que acontece é que os usuários geralmente o têm pela metade, sem todos os recursos, e ao invés de procurar pela Internet os add-ons GRATUITAMENTTE, preferem encostar o cerébro e malhar o produto!

__O gimp trabalha com Camadas e Canais-ALfa, bem como com Máscara de recorte. . .Mas em geral suas ferramentas de seleção ainda são rudimentares.Ponto pro Photoshop.

__O Gimp é livre, e isso numa estação de produção, representa uma economia monstruosa!

__Agora o que é inadmissível, é o sujeito aludir a preguiça cerebral como justificativa para não usá-lo, Considerando que é melhor pagar pelo Photoshop, do que aprender um nova e empolgante tecnologia,isso é o cúmulo do capitalismo burro. O conhecimento não tem preço.Mas algumas pessoas preferem aludir ao comodismo usando velhos chavões:¨O computador exite pra facilitar a minha vida!¨, mas se esqueçam que ele não é, ou não deve ser, uma muleta, pra dar suporte a sua demência!

» Comentário de CWagner () em 21/01 12:35

Na maior, bebeto.

Caraca. Acho que com isso acabou a discussão :), ou então vai iniciar outra píor :D

» Comentário de Douglas Augusto () em 21/01 15:12

Ocorre que o Photoshop acabou virando quase uma griff, e qualquer tratamento de imagem (ou suspeita de), logo dizem: "Photoshop!".

Com isso o produto acaba sendo superestimado, quase endeusado. Sendo assim, qualquer concorrente é mera porcaria, pois não tem o mesmo marketing/fama.

Eu ficaria feliz quando um usuário "bígamo" Gimp/Photoshop, com igual conhecimento (razoavelmente profundo), expusesse uma comparação _objetiva_ (ou seja, não vale coisas do tipo: "ah, não gostei da interface") das diferenças (ausências) de funcionalidades entre os dois.

O cenário predominante até agora daqueles que criticam o Gimp são de usuários maciçamente Windows-like, que usam tanto uma versão pirata do S.O. quanto do próprio Photoshop, e estão profundamente acostumados (ou viciados) com a interface/macetes deste aplicativo.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 16:25

Companheiros,

Existe algum artigo, livro ou tutorial que esclareça todas as funcionalidades do GIMP nos mínimos detalhes (em pt_BR), como o Bebeto Maya mencionou? Caso não exista, quem sabe podemos trabalhar num material técnico/didático de alto nível para acabar com os mitos que existem sobre o GIMP.

É uma pena eu ter pouco tempo disponível, mas mesmo assim vou pesquisar sobre ele.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 16:36

Isto ajuda?

http://www.gimp.com.br/

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.