« Uma visão acadêmica sobre o protocolo IPv6 | Main | Edulinux será adotado por escolas chilenas »

quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Novidades sobre o Famelix

Na semana passada publicamos um link para a coleção de telas do Famelix disponibilizada pelo OSDir. O sistema, desenvolvido em uma instituição de ensino su... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:54

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de pedr0 () em 19/01 14:34

60 mil usuários , e no forum da distro só tem 42 cadastrados ?
alem de não ter pagina neh ...

» Comentário de bebeto_maya () em 19/01 15:39

__Pois é!Deviam fazer uma Home-page, pelo menos! ! !testei o Famelix por aqui, embora não tenha me agradado muito, tem um enorme impacto inicial.É o sistema operacional mais fácil que já vi na minha vida!

» Comentário de Miguel Filho () em 19/01 15:52

Mas como o usuário vai ser livre se ele continua usando uma interface igualzinho ao Windows XP?

Não saquei o propósito.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 19/01 16:09

Também tenho este mesmo conceito, Miguel. Ainda sou mais favorável à um KDE ou Gnome bem configurado. Mas vamos respeitar esta iniciativa. É uma idéia que pode (ou não) dar certo.

» Comentário de Job () em 19/01 16:23

Independente de qq coisa, a iniciativa, serve para formar cabeças na Instituição. Parabens!

Maneiras de simular a Interface Existem varias,
tais como Temas pro KDE, Gnome (Freedows), FWMW,
e o XPDE que é o que mais avança neste sentido.
Eu optaria, por trabalhar com XPDE no caso brasileiro.

Motivos, mais leve que KDE e GNOME, feito em Klix (open), que ajuda pois tem mais gente que entende o Delphi.

No Caso do Famelix escolheram fazer um applet Karamba e ficou legal.


Para quem quer olhar outra opçao, da uma Olhada no Barnix, Lice CD com o XPDE 0.51

» Comentário de santo () em 19/01 18:00

Não é o windows S.O. ou sua aparencia que prende ou liberta o usuário, e sim a filosofia que a MS impoe atravez do windows.
Portanto não é a aparencia que irá por em cheque a legitimidade free-sofware do Famelix.

» Comentário de Hermes () em 19/01 19:57

- Quando do lançamento da versão 1.0, baixei o manual e lá sim esta a grande contribuição do FAmelix.
- O manual faz um comparativo através de imagens e textos da forma como você utiliza o XP e como e feito o mesmo procedimento no Famelix. É um grande auxilio para usuários XP que querem migrar para o Linux.

» Comentário de Alexandre martins () em 19/01 20:03

Ué,

Um Gnome ou um KDE sairia melhor? Isso sim, não dá para entender. Afinal, em termos de interface o que fazem AMBOS senão procurar ser semelhante (evidentemente que com poucas variáveis) ao ambiente gráfico da M$? E percebam que isso não é uma crítica, não vejo nenhum mal nisso, mas criticar esta iniciativa apenas porque ficou 'um pouco mais parecida' do que nossos 'heróes' livres Gnome e KDE? Não, realmente não faz sentido. Estamos todos ainda na era "wim95=mac89". Se estivessemos falando de Window Maker, Xfce ou Enlightenment, apenas para citar alguns exemplos, aí sim estaríamos tratanto de novos conceitos visuais em interface.
Daí a questão é? Alcançaremos maciçamente os usuários Desktop principalmente com estas interfaces (num primeiro momento). Depois de provar o sabor do Linux pode até ser que alguns se arriscam, mas basta verificar qualquer estatística e perceber que estas interfaces 'alternativas' ao padrão MAC89 (insisto, copiada pela M$) não vingam como reais alternativas.

PARABÉNS FAMELINUX!!!!!!!!!!!!!!

» Comentário de Roberto Andrade () em 20/01 10:41

Nao sei pra que esta onda toda ...

esta versao "1.0" saiu em 2004/08/28 !! !?

vamos deixar para comentar quando aparecer algo novo

» Comentário de Gustavo () em 20/01 10:48

Mesmo com uma inciativa louvável como essa, uma inicitiva brasileira para conquistar mais usários Linux, ainda tem pessosas que criticam. Agora eu pergunto o que cada um dessas pessoas que criticam faz para contribuir para divulgação do Linux? Aposto que nada. Tem gente preocupada porque vai ficar parecido com o Windows. Isso é ridículo. Uso o KDE/Gnome há uns 3 anos e a única coisa que eles têm feito em termos de evolução é correr atrás da windows p/ ficar igual, usabilidade igual com uma carinha diferente, bem mais customizável, é claro.O importante não é a aparência, o tema, o wallpaper etc...O importante é utilizar o Linux. Com esse tipo inciativa todo mundo ganha. Existe distribuição para todos os gostos.

Parabéns Famelix. Vou fazer questão de testar, principalmente por ser brasileira.

Gustavo

» Comentário de DW () em 20/01 12:03

Gustavo, o que a maioria das pessoas que está comentando o Famelix aqui faz para divulgar o Linux, é dizer a quem perguntar que o Linux é bom seja com KDE, Gnome, Fluxbox ou qualquer outro WM com temas padrão.

Eu não critico a iniciativa do Famelix, mas acho muito mais louvável "copiar" uma FUNCIONALIDADE que o sistema windows tenha e os ambiente de janelas *nix não tem, do que copiar o tema do desktop, isto é muito superficial. Acho, não tenho certeza, que neste ponto o Freedows foi melhor sucedido.

Como eu não testei o Famelix não posso entrar em detalhes nem comentá-lo com muita propriedade, mas se o pessoal desta distro criou um manual "DE/PARA" entre o que se pode fazer no windows e como fazer o mesmo no Linux, essa é a maior contribuição do grupo.

Qualquer um pode instalar qualquer ditribuição Linux ou até BSD, escolher o KDE como WM padrão e depois baixar e instalar o tema KDE XP Style (http://www.kde-look.org/content/show.php?content=1499) e deixar o desktop igual ao do Windows XP.

Eu uso Slackware e fiz isso, instalei esse tema no usuário da minha esposa e ela demorou uns cinco minutos para perceber que não estava no WindowsXP, mas ela não deixou de usar o Windows XP por causa disso, porque o AMSN, o Gaim ou o Kopete ainda não suportam vídeo conferência com o MSN das amigas dela.

» Comentário de Carlos () em 20/01 12:24

Eu usei o famelix, gostei de quase tudo , agora o fato de usarem o applet Karamba deixou muito a desejar, o visual é ótimo agora a usabilidade é péssima, se vc minimizar um aplicativo bye bye.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.