« O que vem pelo GNOME 2.10 | Main | Aberto o código do Distributed Computing Environment (DCE) »

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Polícia francesa (Gendarmerie) migra para OpenOffice.org

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A polícia francesa (Gendarmerie) planeja a migraçã... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:08

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Marcelo R. Minholi () em 18/01 14:47

Alguém tem que avisar eles de que estão cometendo um grande erro... Afinal de contas esse negócio de software livre resulta em TCO muito mais alto do que software proprietário, ou como diria um celebre personagem de notícias passadas: "Software livre nem com um .38 na cabeça!" :-D

Mas falando sério... O OpenOffice.org 2.0 está ficando ótimo, ao meu ver assim que ele for liberado em sua versão final as notícias de migrações vão se multiplicar rapidamente.

» Comentário de Manoel Pinho () em 18/01 15:53

Allons enfants de la Patrie,
Le jour de gloire est arrivé!
Contre nous de la tyrannie,
L'étendard sanglant est levé !!

» Comentário de Kid X () em 18/01 16:25

Eu aposto no OpenOffice como o Software Livre desse ano!
Acho que ele vai crescer mais rapidamente do que o Firefox cresceu (eu espero). Podiam até fazer "contagens" como fizeram com o FF, tipo: até o dia tal, o OO.org terá uma quantidade de milhões de downloads, e assim por diante...

;-)

» Comentário de Zehrique () em 18/01 17:22

Ótima iniciativa da Polícia Francesa. Eu trabalho em uma organização sem fins lucrativos e também estamos portando nossos aplicativos comerciais para os de Código Aberto.

Agora uma coisa eu não entendi ainda: Se o Software Livre te isenta de gastos com licenças, atualizações e outros porque o alto TCO, apontado pelo Marcelo Minholi. Se alguem estiver disposto a me responder, me envie um email.

Abraços à comunidade.

» Comentário de Marcelo R. Minholi () em 18/01 17:24

Eu estava brincando... :-P

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 18/01 21:32

Zehrique, TCO não se resume apenas a custo com licenças. Dependendo do caso, o custo de licenciamento é ínfimo, quando comparado ao custo total de determinada solução em um determinado espaço de tempo. Nesses casos, deve-se levar em conta custos com suporte, treinamento, mão-de-obra, etc.
No caso específico do OpenOffice, salvo naqueles casos onde se utilizam funções avançadas do MS Office (macros em planilhas mais complexas, por ex.), o TCO é muito baixo. Para funções básicas, o treinamento é mínimo. Vejo esse tipo de situação no dia-a-dia e é um processo indolor, na grande maioria dos casos. A coisa só se complica naquelas áreas onde se utilizam muito das citadas funções/macros.

» Comentário de Humberto Massa () em 19/01 15:31

Aqui na Assembléia de MG, trocamos 600 estações para OOo, sem que isso implicasse em maiores custos. Não existe porque pagar R$500/ano por estação por um Office se temos como fazer tudo o que fazíamos no OOo, e ainda com as vantagens de customização que estávamos...

» Comentário de bebeto_maya () em 19/01 15:48

__Pois é, o maior problema do Software Livre é a ignorãncia dos técnicos em T.I, que só usam outras plataformas! É raro ver um curso de OpenOffice, em geral só vejo em pernambuco o mesmo mingau frio e ransoso:"Win, Word, Excel e Internet Explorer".

__Fiz um curso uma vez, numa escola conceituada, onde o professor não sabia o que era Linux e disse que OpenOffice e Firefox eram inferiores e por isso pouco usados, todo mundo concordou com o infeliz, afinal na sala ninguém sabia de porra nenhuma mesmo.Aí, eu disse:"Se o Senhor gosta de tudo que vende muito, dança na boquinha da garrafa e compra o DVD do travesti Bianca da Casa dos Autistas!". . .No mesmo dia cancelei minha matricula, sem sequer terminar de assistir a aula, ele me convidou a sair da sala e eu agradeci.Afinal, tortura nunca mais!

» Comentário de Manoel Pinho () em 19/01 17:37

Aprender e ministrar cursos internos de OpenOffice.org é tão fácil quanto de M$ Office. Embora não haja um "OpenOffice.org para dummies" ou "OpenOffice.org em 21 dias" em qualquer livraria furreca ou banca de jornal, há pelo menos 2 livros nacionais sobre ele e ainda trocentas apostilas com conteúdo didático completo disponíveis gratuitamente:

http://www.openoffice.org.br/docajuda.php

http://www.metro.sp.gov.br/diversos/download/staroffice/teopenoffice112.asp

http://www.openoffice.unicamp.br/apostilas.html

que vi agora em 15s no google.


Não há desculpas na grande maioria dos casos, só inércia e preguiça.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.