« Projeto Maré leva pescadores para a web com GNU/Linux | Main | Polícia francesa (Gendarmerie) migra para OpenOffice.org »

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

O que vem pelo GNOME 2.10

Alan Kelon (alankelon@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O GNOME 2.10 será lançado em março deste ano, mas já podemos dar uma espiadinha no que vem por aí. Está curioso... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:03

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 18/01 14:09

Precisou-se de mais de 5 anos pra ser ter dialogos Open/Save funcionais. Na verdade, mais ou menos funcionais. :-/

» Comentário de Marcelo R. Minholi () em 18/01 14:11

O Gnome está evoluindo rapidamente, quem usa o 2.8 sabe como o uso do desktop fica mais simples e intuitivo. O que eu ainda não consegui entender é porque não utilizam um tema melhor elaborado na instalação padrão, já que todo mundo que usa o Gnome acaba tendo que personalizá-lo porque o tema padrão é muito feio.

» Comentário de Kid X () em 18/01 14:23

Sou usuário do Slackware, e o Pat fez muito bem de tirar o Gnome do Slackware!
Porque eu concordo com ele, compilar o Gnome é mesmo um saco!
Agora nós temos o novo XFCE, ninguem vai sentir falta do gnome no próximo Slackware!

Pelo menos tem alguém puxando a orelha do Gnome!
Viva o Pat!!!

» Comentário de Marcelo R. Minholi () em 18/01 14:38

Kid X, o pessoal fez bem em tirar o Gnome do Slackware, afinal de contas a grande maioria de usuários do Gnome no Slackware acaba usando mesmo é o Dropline Gnome, que pode ser encontrado no endereço http://www.dropline.net/gnome/

» Comentário de Ednei Pacheco () em 18/01 15:18

Companheiros,

Que eu saiba, o Patrick está sériamente PENSANDO em retirar o Gnome, já que, além do tempo desperdiçado em sua compilação (1/3 do total), o pessoal do Dropline Gnome já disponibiliza os pacotes necessários para a compilação deste EXCELENTE ambiente gráfico.

Outra: RESPEITEM O GNOME. Trata-se de outro excelente ambiente gráfico. O que seria da vida destes usuários se só existisse o KDE. Ou o que seria da nossa vida se só existisse o Gnome? Conforme dito pelo meu amigo Welington...

http://br-linux.org/noticias/003538.html

... "viva a liberdade de escolha"!

» Comentário de Kid X () em 18/01 15:27

É isso, respeitem o Gnome e outros projetos para que também sejamos respeitados!

É assim que é a regra! ;-)

» Comentário de Rafael Rezende () em 18/01 15:34

Ednei, parece que realmente o Patrick irá retirar o Gnome, foi postado não lembro agora se na Slashdot ou OSNEWS um log de irc em que ele falava algo a respeito, inclusive tem uma parte assim:

Jan 14 14:04:04 GNOME heads: there's this thing called Ubuntu...

Parece que eu troquei pro Ubuntu a tempo :)

» Comentário de Rafael Rezende () em 18/01 15:39

Ops, o comentário foi cortado por causa dos sinais de maior e menor, algumas partes do log:


Jan 14 13:46:36 |volkerdi| OK, regarding GNOME. It's nothing against it, but I want to keep Slackware small, and choose best of breed. Everyone else tries to include everything

Jan 14 13:47:00 |volkerdi| Consider, for example, how GNOME causes inappropriate menu items to show up on KDE

Jan 14 13:47:21 |volkerdi| three_11: no, KDE will still require a disc 2.

Jan 14 13:47:41 |volkerdi| GTK and Xfce are not going away.

Jan 14 14:04:04 |volkerdi| GNOME heads: there's this thing called Ubuntu...

» Comentário de eumesmo () em 18/01 16:31

Pra quem acompanha o desenvolvimento:
Eles vão por um utilitário de sharefiles no GNOME, mas vai estar aonde? Junto às config de rede ou será como no KDE: uma opção do menu de propriedades da pasta?

» Comentário de vmedina () em 18/01 18:27

Pessoal, no meu trabalho é só meter Linux aqui na prefeitura e só uma coisa já me fez dar pulos de alegria:
http://www.gnome.org/~davyd/gnome-2-10/images/gst-shares-full.png

Isso é lindo. Nunca mais ter que ouvir usuário reclamar que o linux não compartilhar e tal. Vai ser super! :)

Já passei muito tempo usando KDE, agora é só GNOME. XFCE também gostei muito na apresentação em flash que saiu aqui no BR-Linux. :)

Só acho que independente disso... tem que haver um respeito mútuo afinal e coisa de gosto.

[]s!

» Comentário de Fernando Ponte () em 18/01 23:57

Pouco tempo atrás, quando finalmente recebi meus cds do UbuntuLinux, alem de sair espalhando p/ todos, começei a usar esta ótima alternativa de "Desktop" ... Usando o gnome que havia na versão warty , a estável, senti falta de "algo mais" e fui p/ a versão Hoary da distribuição, posso dizer que o gnome mesmo em desenvolvimento consegue ser bastante limpo (visualmente) e suave, quando em uma máquina de configuração digamos.. 1ghz p/ cima =)
Eu que não usava gnome a muuuito tempo, fiquei encantado com a cara renovada.
Algo que eu sempre reclamava era a interface sempre a mesma, mas a equipe de desenvolvimento tem trabalhado duro p/ manter o mais "desktop" possível, basta acompanhar os devidos sites voltados a desenvolvedores e curiosos.
Então, quem gosta de reclamar, eles estão aceitando qualquer tipo de colaboração assim como qualquer projeto livre e ativo, simplesmente criticar já foi provado aqui mesmo que não resolve, tem que chegar lá e falar, ajudar, fazer, enfim.. agir ...
Ainda estou penando p/ ajudar pelo menos em usuários usarem o mais estável possível das versões instáveis do sistema =] Mas largar o trabalho p/ isso que não da certo.. então vo seguindo com oq posso.

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 02:52

Pouco me importa se uma distro que quase niguém usa vai retirar o gnome, toda GRANDE distro tem Gnome, o gonme tem reucursos com que o kde nem sonha, um sistema de vínculo muito melhor, estabildiade muito maior, aplicativos gtk mais leves, rápidos, agora vem as viúvas do runidows falar mal do gnome, tenha santa paciência, se gostam tanto prá que usar kde, volta prá matriz.

Ao invés de falar besteira leiam o link e babem, sonhem com o dia que o KDTanque chegará aos pés do GNOME.

» Comentário de Kid X () em 19/01 03:33

Não alimentem os fanáticos-cegos-lunáticos.

» Comentário de Everaldo Canuto () em 19/01 07:43

Sabe... eu uso o GNOME e realmente prefiro ele ao KDE mas quando um cara como o Rafael Kafka escreve umas coisas assim dá vontade de mudar.

Aí eu me pergunto, se ele usa GNOME e é assim, eu usando GNOME também sou?

» Comentário de MediaSonic () em 19/01 08:56

Rafael Kafka, o KDE e o GNOME são proximos quanto a "carga".

» Comentário de Caio Begotti () em 19/01 09:25

Everaldo, eu também pensava assim antigamente e foi este foi um dos motivos pelos quais parei de usar Slackware (o mesmo cabe pra uns 2 amigos meus). Quem sabe você testando o KDE sem preconceitos e vendo as features não-usuais dele, você não descobre que teria sido legal migrar até mesmo antes?

» Comentário de Leandro S. dos Santos () em 19/01 09:39

Será que nessa versão pelo menos vai ter como trocar a cor das letras dos ícones do Desktop (de forma fácil)?

» Comentário de Fabio Dondalski () em 19/01 10:34

"o gonme tem reucursos com que o kde nem sonha, um sistema de vínculo muito melhor, estabildiade muito maior, aplicativos gtk mais leves, rápidos"

Rafael, pelos seus comentários em discussões anteriores e pela maneira como vc enfatiza tanto os recursos que o KDE nem sonha eu gostaria que vc os descrevesse, já que eu mesmo e também o pessoal do KDE não os tenha visto, assim seria uma ótima sugestão para implementar no KDE e em outros WM que tb não viram as maravilhas de recursos que só existem no GNOME.

» Comentário de Joerlei P. Lima () em 19/01 10:53

A grande vantagem do gnome sobre o kde, em minha humilde opinião, é sua simplicidade. O KDE tem uma tecnologia fantástica, bons recursos, mas peca, a meu ver, apenas no quesito *usabilidade*. Excesso de opções (clique o botão direito do konqueror em um arquivo/diretório e aparece uma tonelada de funções que não são exatamente de uso diário) não facilita o aprendizado e nem torna o trabalho mais produtivo. Se o KDE 4 tiver a mesma simplicidade/usabilidade do gnome 2.x, por exemplo, será realmente um ambiente desktop "matador".
Aos que testaram as versões 2.9.x: houve melhoria de performance com o uso do gtk 2.6? Essa é uma das áreas que merecem atenção no gnome. Nisso o KDE melhorou muito.

» Comentário de Manoel Pinho () em 19/01 11:11

Uma das coisas que não gosto no Gnome é o pouco caso que dão ao C++, que é claramente mais produtivo para o desenvolvimento de GUIs do que o C, não pelo C++ em si mas pela orientação a objeto.

Sim, existe o GTKmm

http://www.gtkmm.org/

mas é pouquíssimo usado. Tem várias características até melhores do que o Qt pode ter sido criada numa época posterior, em que o C++ estava estabilizado.

Em vez disso, provavelmente vão usar cada vez mais o mono (C#), que ainda tem muitos poréns e ainda precisa provar que é eficiente do ponto de vista de velocidade de execução e consumo de memória.

O número típico de bibliotecas diferentes que o programador precisa lidar ao fazer programas para o Gnome é bem grande também, com dependências bem complicadas. O próprio Slackware vai deixar de empacotar o gnome por estas complicações.


Não gosto muito também (aí é preferência puramente pessoal) do aspecto "quadradão" dos widgets e diálogos padrão do GTK, embora alguns programas tenham aspecto muito bom como o evolution. Eles precisavam de mais designers para tornar o visual mais elegante.

» Comentário de Everaldo Canuto () em 19/01 13:38

Caio Begotti, eu era um usuário do Slackware/KDE então quando conheci o Fedora e vi que o visual dele estava com aparência igual nas aplicaçoes QT e GTK não pensei duas vezes e fui para o Fedora, ainda tenho o Slack rodando no VMWare mas acho o Fedora mais produtivo.

Aí percebi que o GTK também era uma opção melhor para desenvolvimento, as vezes preciso criar aplicações comerciais e o GTK não me traz restrições financeira, daí para usar o GNOME foi um pulo.

Hoje eu uso qualquer um dos dois mas como estou fazendo projetos em Mono acabo usando mais o GNOME que tem vantanges e desvantagens em relação a por exemplo o KDE. Pra mim é assim, uso qualquer Desktop inclusive o Windows, uso qualquer editor emacs, vim, gedit, kate ou bloco de notas.

Computador pra mim é ferramenta e não religião então ficou difícil usar o Slackware e impossível será usar o Debian... aí me pergunto será que terei de para de usar o GNOME e KDE também? Acho que XFCE também terá seus fanáticos então... bom... vou deixar tudo como está.

Abraços.

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 13:43

É absolutamente irritante ver um post celebrando as inovações do Gnome 2.10 com uma série de usuários do OUTRO desktop, aquele idêntico ao ruindows, virem soltar uma série de flames achando que não vai haver reação.Quem bate, pede para apanhar.

Querem que o OUTRO desktop se aperfeiçoe, ótimo, vamos lá.Quem sabe um mísero bloqueio inteligente de pop=ups naquilo que chamam de navagador integrado ao gerenciamento de arquivos, aliás, lembram que naquele outro sistema operacional criaram isso num desastre que veio ao mundo em 98 e que 90 por cento dos escroques que fazem instalações de desktops no Brasil amam?

Vamos continuar.Aquele im que tem quase 7 mega não suporta sequer exibição de imagem, áudio e vídeo nem sonhando.Ah ele adora matar a lista de icq das pessoas.

Painéis, olhem para o Gnome, nele posso por mil painéis, painéis para janelas, para itens de inicialização rápida, etc, meu desktop não fica poluído com uma barra inferior onde tudo "deve" ficar.

Estabilidade nunca faz mal, não é, que tal usar um editor de menus sem que falhas que "devem ser reportadas rs" apareçam direto?

Que tal usar um programa e saber que ele não trará um caminhão de bibliotecas do OUTRO desktop?

O que eu acho mais engraçado é que os usuários do OUTRO desktop amam fazer flames no post dos outros agora você olha screenshots do desktop deles e ...

O navegador é GTK.
O cliente de email é GTK.
O im é GTK.
O compartilhador é GTK.
O player é uma mísera pele para um player GTK.
Até o mixer é, é, é GTK!

Só fico triste que os "donos" de distro queiram obrigar os leigos a usar esse DESKTOP.

Lembra os coronéis daqui do Nordeste levando as pessoas como gado para votar.Muito triste.

Quanto a mudar os ícones é só ir napaprte de temas e escolher o tema preferido.Se não houver nenhum que agrade é só baixar no www.gnome-look.org.

Por fim, os raros usuários de Slack não são gado, muitos estão nessa brincadeira desde quando não se tinha nem X, a imensa maioria ama o Gnome e irá simplesmente compilar segundos após instalar caso precise instalar porque a maioria simplesmente vai mantendo e atualizando o que já está instalado.

» Comentário de Everaldo Canuto () em 19/01 13:48

Manoel Pinho, já pensei assim também mas tem um problema com as bibliotecas C++. Se você for usar qualquer outra linguagem as bibliotecas C podem ser acessadas diretamente mas no caso das bibliotecas C++ não. Então acho mais fácil usar o GTK mesmo.

Quanto ao Mono, bem eu estou terminando um projeto em Mono/GTK# e não tenho problemas com velocidade. O GNOME não traz nenhuma aplicação escrita em Mono, mas concordo que tem muita gente usando o Mono pra desenvolver e se isso está acontecendo é porque realmente é gostoso usar oC# :)

Quanto a aparência, bem um dos motivos pra eu usar o Fedora é que ele vem o GNOME bem configurardo e com uma aparêcia boa sem precisar customizar nada. Acho que todas as distros deviam ter um cuidado maior com o GNOME, em geral apenas o KDE pe cuidado.

Abraços.

» Comentário de Kid X () em 19/01 14:46

Não alimentem os fanáticos-cegos-lunáticos. (novamente!)

Temos que combater o fanatismo-cego!

Temos que combater esses fanáticos idiotas que são do tipo: "Use LINUX ou vá pra PQP!"

» Comentário de Douglas Augusto () em 19/01 15:03

Parece que alguns confundem GTK com Gnome. Gnome é uma aplicação desktop (ambiente) desenvolvido em GTK, que por sua vez é uma biblioteca gráfica em C. Assim como o KDE não é Qt e vice-versa.

Portanto, o que há de errado usuários KDE utilizarem aplicações GTK, Motif, ou outra qualquer? Ou usuários Gnome fazendo uso de aplicações escritas em Qt? É claro que existe implicações práticas (como maior uso de memória), mas nada no âmbito ideológico, ético ou filosófico. ;)

Eu sou totalmente a favor desses "intercâmbios" entre bibliotecas, para justamente evitar uma certa especialização/dependência, isto é, por exemplo, aplicativos Qt que só funcionariam sob o KDE, o que seria diluidor, péssimo para o Software Livre.

Quanto à biblioteca gráfica em C++, convido os desenvolvedores aqui presentes para experimentarem a biblioteca FLTK (http://fltk.org). Convite reforçado se desejam uma extrema consistência com a linguagem C++ (inclusive exceções e namespaces --nada de MOC ou pré-processadores), geração de binários estáticos pequenos, leveza e programação OpenGL.

» Comentário de hamacker () em 19/01 15:05

Diferenca entre o KDE e GNOME ?
Essa é triste : Tem telas no KDE (como o centro de controle em algumas opcoes) que simplesmente nao cabem em 800x600. O KDE parece vir com janelas de dialogo/fontes maiores do que o GNOME.
O GNOME por sua vez, ainda falta um poucos dos aplicativos do KDE, um gravador ao estilo k3b ja viria bem a calhar. E por fim falta aos dois melhorarem a integração entre sí, um menu e associacao de tipos de arquivos comum para os dois.
Por falar nisso, o KDE (release novo) ja esta usando ALSA ?

» Comentário de Kid X () em 19/01 15:10

hamacker, meu caro, infelizmente o KDE (3.4) ainda usa o aRts...
Você deve ter o mesmo problema que o meu e de muitos outros, a "latency" no servidor de som aRts.
Pra mim, o aRts é quem estraga totalmente o KDE! Não me conformo como um projeto tão cheio de vida como o KDE ficar carregando o aRts nas costas sem necessidade nenhuma... :-(

Parece que o ALSA só vai ser adotado no KDE 4.0, com o KDE-MM (não sei se esse KDE-MM vai existir ou se é apenas uma idéia, mas espero que ele venha no KDE 4.0 sim!)

» Comentário de Manoel Pinho () em 19/01 15:42

Olhem só, não estou atacando o Gnome não. Torço sinceramente para que tenhamos tanto um KDE quanto um Gnome muito melhores do que eles são hoje em dia. O que quis dizer é que vejo o desenvolvimento para KDE/Qt mais fácil e o projeto de desenvolvimento mais coeso, mas posso estar enganado também.

Sei também que Gnome <> GTK+ e KDE <> Qt mas tanto GTK+ quanto Qt são as bibliotecas usadas nos respectivos ambientes e portanto não vejo muito como falar do ambiente sem falar da biblioteca associada e vice-versa.

Quanto ao KDE ser mais parecido com o windows é tão verdade quanto dizer que o Gnome é uma cópia do MacOS só porque o primeiro usa a barra de tarefas embaixo por default enquanto o segundo usa na parte de cima.


"O que eu acho mais engraçado é que os usuários do OUTRO desktop amam fazer flames no post dos outros agora você olha screenshots do desktop deles e ..."

Aí o cara que também usa o Gnome abre o k3b para gravar CDs... Ora, que mal há nisso ? É para isso mesmo que os dois projetos estão cooperando entre si, não ?

Acho ridícula esta mania de muitos usuários de linux ficarem querendo dar uma de f****s porque usam a distribuição X ou Y de "hacker" ou usam o desktop mais diferente possível do Windows ou do Mac. Afinal, estamos todos torcendo pelo software livre justamente pela liberdade de escolha, não ?

» Comentário de Badger () em 19/01 17:49

Pessoal "Não alimentem os Trolls".

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 18:59

Não tenho nada contra liberdade de escolhas só não venham querer atacar o Gnome porque vou reagir.

Não tem sentido para quem prefere aplciatovs gtk usar um desktop qt.

A alusão ao mac não desmerece o gnome em nada, muito pelo contrário, o mac é o pai do desktop amigável.

Quanto ao k3b não passa de uma pele da mesma forma qu o kaffeine.Uma pele bem maigável mas uma pele.

Fanatismo, cegueira é vir no psot do desktop dos outros bancar o troll, falar de uma distro que quase ninguém usa, apesar de ser muito boa, e da atitude lamentável do "dono" da distro.

Aliás esses "donos" de distro que querem forçar as pessoas a usarem o kde são tão lamentáveis quanto os coronéis daqui do Nordeste que evam as pesosas para votar como gado.

Felizmente os usuários dessa distro usam Linux desde antes do X logo não são gado.Não pôs o Gnome, e dai, eles compilam.

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 19:08

Ah, por fim, para os que falam besteiras, falam em idiotia e não lham para si, acho ridícula a psotura dos que saem por ai falando que Linux é apra iluminados e que por ser usuário Linux se está dentre os iluminados.

Agora ao memso tempo que procuro mostrar a simplicidade e funcionaldiade das distros voltadas ao desktop eu incentivo as pessoas a estudar e se aprofundar se for este o propósito delas,

É um trabalho voluntário de instalação, configuração e incentivo do uso do Linux que me dá muito orgulho.

Esse post mostrou que quem não quer apanhar não bata.E se bater faça com consistência, não venha dizer que a distro z, x ou h retirou o Gnome como se isso significasse alguma coisa.Compliar é difícil, use o swaret, apt-get, yum, urpmi, portage mas não venha falar besteira.

» Comentário de Kid X () em 19/01 19:37

Não alimentem os fanáticos-cegos-lunáticos e nervosinhos. (3a vez)

:-P

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 23:37

Ahahaha aonde o desespero leva, estão entoando mantras aqui rs.O que me deixa feliz é que 9 entre 10 usuários avançados preferem gtk e o Gnome, isso para mim basta rs

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 23:38

Ahahaha aonde o desespero leva, estão entoando mantras aqui rs.O que me deixa feliz é que 9 entre 10 usuários avançados preferem gtk e o Gnome, isso para mim basta rs

Aliás para que esse tipo de gente sua Slack, vai pro Famelix que é a tua cara rs!Vai matar as saudades do outro sistema rs!

» Comentário de Rafael Kafka () em 19/01 23:39

Ahahaha aonde o desespero leva, estão entoando mantras aqui rs.O que me deixa feliz é que 9 entre 10 usuários avançados preferem gtk e o Gnome, isso para mim basta rs

Aliás para que esse tipo de gente usa Slack, vai pro Famelix que é a tua cara rs!Vai matar as saudades do outro sistema rs!

» Comentário de Kid X (Digital Warlock) () em 20/01 00:00

Não menospreza!
Já começaram a fazer piadinha do tipo inFame Linux... rsrsrs :-P

» Comentário de LION () em 20/01 00:54

Sinceramente acho mais saudável devoção a uma mulher do que pra um computador, um WM ou SO...
Acho que essa visão de endeusar algo é muito válida pra USUÁRIO não para PROFISSIONAL que trabalha com informática.
Computador é a ferramenta e ela deve ser a adequada para cada tipo de serviço...
Acho também uma profunda falta de respeito agredir quando se tem uma opinião diferente... Não vi ninguém falar que Gnome é uma bosta, por que fazer isso com o Kde?
Gosto das duas, uso um tempo um, outro o outro, um tempo o Xfce e assim vai...
As duas WM estão crescendo, evoluindo numa velocidade boa, precisam se integrar mais, e será bom para todos...
E acho que não há nada em um que não tenha na outra...

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 01:26

Estou tentando entender o que passa na cabeça desse menino o Rafael Kafka, está reclamando dos outros realizarem comentários do kde em post do Gnome, no post anterior sobre o KDE eu vi seus comentários irritados lá falando mal do KDE, acho que vc tem problemas meu rapaz. Além do mais esse é um forum aberto a todos.

Com relação aquilo que vc disse ser vantagem do GNOME todas elas existem no KDE, acho que vc precisa se informar mais antes de falar besteiras, mas mesmo assim vou te explicar:

Bloqueio inteligente de pop=ups = tem no kde e faz muito tempo.
Suporte a áudio, vídeo, etc ... no Kopete = tem no kde 3.4, alias vc pode escolher o gnomemeeting ou então o konference para isso integrados com o kopete.
Disposição dos painéis = xiii marquinho !! hehe também tem, vc pode ter vários painéis, onde vc desejar e também a muito tempo.

Mais alguma sugestão ?

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 01:30

só mais uma coisa
Rafael, 9 entre 10 usuários avançados preferem o tty ;-)

» Comentário de Fabio Dondalski () em 20/01 03:41

Rafael, está na hora de vc rever seus conceitos, palavras do Patrick Volkerding:

Jan 14 13:50:53 I think KDE is far, far superior. GNOME just keeps breaking over and over. Look what happened with the new GTK 2.6 -- broke all kinds of stuff in GNOME.

Jan 14 13:52:32 GNOME is not easy to build into packages, lacks decent documentation to build, and requires many undocumented system changes for things to work 100% (now I'm gonna get it ;-)

Jan 14 14:07:23 When in X, I use KDE. Right now I am, as 97% of the time, on a console.

» Comentário de Alan Kelon () em 20/01 06:00

Pessoal,

Este tipo de discussão não acrescenta em nada nenhum dos ambientes, apenas mostra a imaturidade de algumas pessoas.

Apenas indiquei um link mostrando algumas coisas que virão no GNOME 2.10. Não quis, de forma alguma, dizer que ele seria melhor ou pior a nenhum outro.

Basta lembrar que para quem gosta do:
- Blanes, o Blanes é o melhor;
- GNOME, o GNOME é o melhor;
- IceWM, o IceWM é o melhor;
- KDE, o KDE é o melhor;
- XFCE, o XFCE é o melhor;
- TWM, o TWM é o melhor;
- ..., o ... é o melhor.

E para quem não gosta de nenhum deles, use o console ;)

Não alimentem os trolls, *por favor*. No entanto, este tipo de bate-boca é muito engraçado :)

» Comentário de Rafael Kafka () em 21/01 01:10

Não existe bloqueio de pop-ups no Konqueror, organizar painéis e deixar o desktop limpo é muito mais fácil com o Gnome, quem vocês vêem fazer isso com o kde, quase ninguém, fica tudo num painel só, o Kopete não tem suporte mesmo, não é a toa a sugestão de se usar o GNOMEMEETING, todo usuário de KDE adora usar programas gtk, só precisam evoluir quanto ao Desktop em si, e quanto a mulher, amigo, não é vício porque não são para ser usadas, ame ao invés de usar.

Falaram mal sim com essa história do Pat retirar o Gnome como se isso tivesse alguma relevância até apra a comunidade do Slack que vai lá e compila queira o Pat ou não.As críticas dele não tem nenhuma base, é triste ver um cara que usava Linux antes do X entregando o ouro desse jeito.

» Comentário de CWagner () em 21/01 01:31

Rafael, parece que você tem sérios problemas com o KDE, não sei quais motivos te levaram a tomar posições tão fortes, mas sejam quais foram seria interessante você conter um pouco desse sentimento, ou então usá-lo para algo produtivo, quem sabe criar um comparativo dentre KDE e Gnome, "o que o meu WM tem que o seu não tem".

Não vejo problema algum em usar aplicativos criados com bibliotecas diferentes, afinal de contas uma das vantagens do em se ter as WMs instaladas na mesma máquina, ou talvez em máquinas remotas, seja esse, você não fica preso apenas a uma solução, tem liberdade para usar o que for melhor para você.

Quanto ao Pat (que intimidade, heim :), creio que ele deixou as razões do ato dele bem claras, quem não concordar pode mudar de distribuição, usar o Dropline Gnome, como postaram acima e até mesmo deixar de usar Linux, voltar para o Windows ou, caso tenha dinheiro sobrando, comprar umn G5 :)

Veja, meu caro, você sabe que todos temos nossas opiniões, e que muitas delas conflitam com as de outras pessoas, mas o que importa é como as diéias dos outros nos influenciam. Se alguém quiser usar KDE, qual o problema? O Gnome tem várias funcionalidades que o KDE não tem? Não sabia que existia uma competição entre as WMs. Caso haja, é sempre importante para os usuários que têm mais e mais aplicativos com a cara do seu gerenciador de janelas prferido.

Só não esqueça de uma coisa, como dizem por aqui: "Gosto é como bunda; cada um tem a sua e não mexa na dos outros, pois pode dar a maior m!#@$a".

:D

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 09:20

Concordo plenamente com o CWagner,

Rafael:

"todo usuário de KDE adora usar programas gtk" -> Cara, não se trata se o programa em questão utiliza a Qt ou o GTK+, se sim se ele possui os recursos que nos são necessários. Que eu saiba, somente os usuários do Gnome é que criam esta restrição boba por um programa que utiliza a Qt e lógico, saem perdendo com isto.

"Quanto ao k3b não passa de uma pele da mesma forma qu o kaffeine.Uma pele bem maigável mas uma pele." -> E daí, o que há de errado nisso?

"O que me deixa feliz é que 9 entre 10 usuários avançados preferem gtk e o Gnome, isso para mim basta" -> Que eu saiba, um usuário GNU/Linux é considerado um usuário avançado por padrão, e a pesquisa do Augusto apontou o KDE como desktop preferido - 55%....

"Aliás esses "donos" de distro que querem forçar as pessoas a usarem o kde são tão lamentáveis quanto os coronéis daqui do Nordeste que evam as pesosas para votar como gado." -> Uma coisa é "forçar"; outra é "optar"; se estes "donos" realmente quisessem forçar os usuários à utilizar o KDE, eles não se dariam o trabalho de incluir o Gnome na distribuição, pois conforme você mesmo havia dito, "toda GRANDE distro tem Gnome (...)".

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 09:38

Outra: "Agora ao memso tempo que procuro mostrar a simplicidade e funcionaldiade das distros voltadas ao desktop eu incentivo as pessoas a estudar e se aprofundar se for este o propósito delas, É um trabalho voluntário de instalação, configuração e incentivo do uso do Linux que me dá muito orgulho." -> Cara, parabenizo a iniciativa, que infelizmente são poucas neste nicho. Também cuido de um site - http://www.linuxhome.eti.br/ - que visa dar maior suporte ao usuário doméstico. Provavelmente teremos experiências interessantes que nos possam ajudar mútuamente.

» Comentário de Ednei Pacheco () em 21/01 09:48

Falando em experiência - e se me permitem - tenho 2 recomendações à fazer:

1. Crítica -> Queiram ou não, ela é EXTREMAMENTE importante para a nossa evolução. Por mais desagradável e tendenciosa que ela seja, poderemos tirar muito proveito e aprendizado. Um sistema (seja uma distro, ambiente ou aplicação) somente estará totalmente evoluído quando houver poucas ou até mesmo nenhuma crítica sobre ela. Se elas existem, é porque provavelmente deveremos prover melhorias para que estas deficiências (se realmente são deficiências) sejam eliminadas.

2. Comentários -> Se querem realmente que o GNU/Linux & SL se disseminem, evitem utilizar termos e nomenclaturas pejorativas como "KDTanque", "BuGnome", "Debianlóide", "Slackagado", entre outros. Não se esqueçam que existem vários iniciantes realizando pesquisas sobre o sistema, e ao lerem estes tipos de termos, provavelmente terão idéias e conceitos negativos que prejudicarão na disseminação. No máximo, limitem-se à discutir os aspectos positivos e negativo - e BEM ARGUMENTADOS, de preferência.

» Comentário de eumesmo () em 24/01 11:46

Cara, é por isso q tem muitos países em frangalhos. O modo extremo de se pensar/ descordar dos outros.
"Ah, vc é da etnia RedH? Os Slack são RoX! Morre RedH feladap*ta! Pow! Vo estuprar tua mãe e irmã! Pow! Vou arrancar os bagos do teu filho! Pow! Pow!" Os q são mais moderados, fogem do país, vão para outros. Acabou-se um país chamado Pengus, q tinha uma cultura rica em diversidade. No fim vem o país das Janelas, dando uma de bom moço, toma o Pengus, mostrando a todo o mundo q sua idéia de desenvolvimento é bem melhor

» Comentário de Wilcke () em 24/01 12:17

O linux ,esta crescido e crescendo, apesar disso estar acontecendo ainda a maioria é ruindows ,mesmo sendo um SO muito ruin.
Enquanto em 3 em 3 anos a Ms lança uma nova porcaria o linux em alguns meses lança novas ideias ,Um dia o mundo vai ser totalmente linux
e eu acredito que propria bill vai utiliza-lo

» Comentário de Wilcke () em 24/01 12:40

Em questão de segurança o FreeBSD e muito superior a qualquer sistema Linux ,bem todos são sistemas UNIX o TAO o inicio de todas as coisas boas ,vem diretamento do bom e velho UNIX

» Comentário de Wilcke () em 24/01 12:43

Usem sistemas UNIX de codigo aberto ou morram,

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.