« Criador do Samba une-se a Linus Torvalds no OSDL | Main | Projeto Maré leva pescadores para a web com GNU/Linux »

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Folha: Bill Gates quer encontrar Lula em Fórum Econômico Mundial

marcon (elmarcon@ig.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou trechos: "'A Microsoft está fazendo campanha para marcar uma reunião entre Bill Gates,... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:31

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Tomás () em 18/01 13:36

Bill Gates + Lula a portas fechadas? Sei não ein

» Comentário de =[arcebispo]= () em 18/01 14:14

Começa as atitudes desesperadas da micro-$oft quando percebe que perderá rios de dinheiro com a adoção do Software Livre, principalmente, nas estatais.

ps: não é só a perda do dinheiro (pq tio bill tem muuuiitooo), mas a decadência do seu monopólio.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 18/01 14:17

..."a Microsoft reconhece a posição do Brasil na elite digital do mundo"...

Forcaram a barra, total apelação!
A realidade mostra que somos proficionais caros e sem nenhuma qualificação. Se nos compararmos com a China e Índia somos a periferia no morro Paulista.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 18/01 14:21

Corrigindo:

..."a Microsoft reconhece a posição do Brasil na elite digital do mundo"...

Forçaram a barra, total apelação!
A realidade mostra que somos profissionais caros e sem nenhuma qualificação. Se nos compararmos com a China e Índia somos a periferia no morro Paulista.

» Comentário de CWagner () em 18/01 14:36

É o preço que se paga por não ter uma população mais miserável ainda, que é capaz de aceitar qualquer mixaria por produzir equipamentos baratos pro resto do mundo consumir como produto pirata ou contrabandeado.

Quanto ao encontro, não acho que o Sérgio Amadeu ficará de fora dessa reunião, nem que o Bill pague por isso, e mesmo que pague, acredito que o Presidente esteja muito consciente da decisão de investir na adoção de software Livre no governo e agora mais ainda, incentivando a aquisição de computadores que têm o Linux instalado.

Vamos esperar por notícias nos próximos dias.

» Comentário de Cassio Eskelsen () em 18/01 14:56

Acho que se está exagerando um pouco. Primeiro que é absolutamente normal o presidente ter reunião a portas fechadas com representantes de grandes empresas ou governos de outros países. Como disse o CWagner, com certeza no possível encontro estarão presentes várias pessoas*.
Por seguinte,independente de ideologia é legítimo que cada um faça pressão. Vejam o que está acontecendo com a licitação do projeto F/X (os caças que o Brasil quer comprar). Todo mundo quer audiência com o Lula.

Quanto a sermos "periferia", não creio que seja assim. Nossos programadores estão reconhecidamente entre os melhores do mundo, independente de "qualificação". A Índia e China são hoje grandes fornecedores de peões de mouse, ou seja, só codificam o que vem dos EUA, enquanto o Brasil tem condições de produzir tecnologia em software. Claro, ter condiçòes não significa necessariamente que está aproveitando a chance.

Abraços

Cássio

*Pelo menos dois tradutores: Inglês-Português e Português->metaforês

» Comentário de Ivan _Fireblade_ Diana () em 18/01 14:57

Acho que notícias como essa são importantes. É importante salientar os ganhos que uma economia dessas pode gerar, afinal de contas, dinheiro economizado é dinheiro ganho. Mas dificilmente vejo alguém usar a palavra SOBERANIA. Isso é muito mais que milhões economizados com licenças. Isso tem a ver com liberdade, independência, autonomia, soberania! Lembrem-se disso quando forem "evangelizar" novos adeptos para a "Causa".

» Comentário de Manoel Pinho () em 18/01 15:35

Sei não... Se eu fosse o Lula diria que não tenho nada a tratar com ele e que fosse conversar com o Sérgio Amadeu se quisesse...

Embora eu acredite na honestidade do Lula e sua equipe quanto ao software livre, a M$ é ardilosa e pode maquiar as ofertas de forma maquiavélica, como por exemplo:

1- Doar alguns computadores condicionados à utilização das respectivas licenças de Windows em escolas. Mesmo que o número seja relativamente pequeno já é um "furo" na estratégia a longo prazo do governo.


2- Oferecer o serviço gratuito de suas consultorias para a criação de programas "livres" (de código aberto e gratuitos mas logicamente usando 100% suas tecnologias proprietárias) para serem usados pelos governos. Se vocês acham que isso não pode acontecer vejam o caso que aconteceu em Portugal:

http://www.gildot.org/article.pl?sid=05/01/15/163201&mode=thread

Aí teríamos a situação ridícula de programas livres que exigem servidores Windows 2003, MS SQL Server, .Net e etc...


3- Com certeza o Tio Bill vai oferecer aquele Windows limitado (vídeo a 800x600, execução de somente 3 programas simultâneos, etc) para países pobres, que já está sendo vendido na Rússia e em alguns países asiáticos. Caso não consiga convencer o Lula a mudar de idéia de usar linux nos projetos de financiamento de computadores populares para inclusão social, vai pedir para pelo menos poder oferecer o windows como alternativa. E aí se der mole ele se faz.


4- Se nada disso funcionar, provavelmente começará a pressionar o bolso do governo com eliminação de descontos nas compras de produtos M$ governamentais (pelo menos por um tempo ainda serão necessárias) e aumento da repressão à pirataria em órgãos públicos.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 18/01 15:46

Cassio, "ter condições" não prova muita coisa.
Se eu morasse na Argentina, poderia dizer que os Argentino tem condições, e posso dizer o mesmo se morasse no Chile, México, Africa e etc.
Ter capacidade sem nenhum tipo de ação não vale de nada, não se produz suco de laranja se não plantar laranjeiras, mesmo sabendo como plantar laranjeiras.
Quando a folha diz a Microsoft deve reconhecer a POSIÇÃO do Brasil na elite digital do mundo, ela esta afirmando que o Brasil está no mesmo nível de países que produzem tecnologia, como Europa, EUAs, Israel e etc. E é sobre isto que discordo, não o fato de termos condições ou não.
Ter capacidade ou condição, sem investimento pesado na educação, é apenas um modo de fantasiar um país melhor.

» Comentário de João M. () em 18/01 15:51

Bill tá desesperado... Parece que vai fazer o mesmo que em 1983, quando Bill Gates era pobre, sua empresa de software não estava indo pra frente e ele teve que posar para uma revista:
http://blog.monkeymethods.org/2005/01/bill-gates-strikes-pose-for-teen-beat.html

» Comentário de AL-QAEDA () em 18/01 15:52

isso mais me parece algo para corromper ou querer molhar a mao de alguem pois no governo passado isso
aí correu solto aquele secretario do governo passado(Eduardo Jorge) abriu as pernas para essa empresa aí, o governo deve
usar tecnologias que ele conheça a fundo, tudo digo
agora o usuario domestico é que deve escolher se quer ser adestrado ou nao. portando de olho nesse
''Individuo'' o governo usando produtos deles deveria saber que esta 100% vulneravel e desprotegido é essa a casa de caboclo de sistema, voce me adquire paga uma grana alta e quando eu quiser de quebra dou uma geral completa em tudo que voce faz quem tem o codigo fonte desse sistema é um Super Sudo.


''A batalha contra os cruzados continua''

» Comentário de Cassio Eskelsen () em 18/01 16:26

Tonny

Conhecimento é o que não falta. O Brasil tem ótimos cases: as sempre citadas urnas eletrônicas, a exportação de conhecimentos na utilização de SL na administração pública, a Módulo(empresa de segurança), a Microsiga, a Datasul (que exportam ERP para vários paíseS), nossa tecnologia bancária, o Tossati, etc, etc, etc. Até a quantidade de hackers é um indicativo de que conhecimento temos. Isso nos posiciona entre os melhores. Claro, não podemos nos comparar com os EUA, C.E., Israel (sendo que esse último uma potência tecnológica pelos altos investimentos em defesa militar)

Que somos um povo criativo e com alta capacidade intelectual isso é inegável e não é nem um pouco ufanista. Só não aproveitamos isso para para transformar o Brasil em potência econômica, mas isso já são outros 500.

abraços

Cássio

» Comentário de DW () em 18/01 16:44

O Lula adora esse tipo de encontro, porque ele não entra em atrito com a pessoa mas no final sempre diz, sim depois a gente conversa, aí, como ele não é técnico em TI ele chama o seu funcionário que faz esse serviço por ele:

Lula: - Sergio, o Sr. Gates me disse XYZ, procede?

Sergio Amadeu: - Besteira, o que a gente já está fazendo já está bom.

Lula: - Bom ele deu duzendos computadores com um windows-pobre XP, vê o que você pode fazer com isso.

Aí o Sergio amadeu coloca esse micros em um ministério ou qualquer outra repartição que não iria sair do windows mesmo e proveita os micros removidos, coloca Linux e migra outra repartição.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 18/01 16:49

Cassio,
A cada dia que passa, estou mais inclinado a pensar que os exemplo dado por você são exceções a regra.
E digo por experiência própria, pois trabalho numa empresa Americana que resolveu mudar seu departamento técnico para o Brasil, afim de cortar custos. Depois de 3 anos tentando se estabelecer acabou por desistindo e mudando-se para a China.
O motivo? Não encontrava profissionais qualificados, e os poucos que encontrou queriam salários elevados, onde no fim das contas acabava tendo as mesmas despesas que tinha nos EUAs.
Dos 15 profissionais (entre engenheiros de software, analistas e programadores), sobrou apenas 2 (eu e um colega) e apenas pra dar suporte aos desenvolvedores da China.

E não é projetos já prontos vindo dos EUAs não, é trabalho que precisa mesmo de qualificação. Então, não tem como competir com profissionais chineses com salários em torno de 200 dólares.

» Comentário de Manoel Pinho () em 18/01 16:54

Cassio,

Até há bem pouco, durante a época colonial, tempo os ingleses proibiam chineses e cachorros de entrar em restaurantes e chamavam os indianos de macacos.

Hoje os americanos, seus "filhos", só vêem esses dois países como uma horda de miseráveis que podem ser explorados e que podem trabalhar por pouco para fazer produtos baratos que os americanos podem consumir.

A diferença desses povos para o Brasil é que eles têm pelo menos 5000 anos de civilização, enquanto temos um décimo disso. Mas estamos nos saindo razoavelmente bem para quem está na infância. É duro crescer quando todos os outros países que já cresceram explorando outras nações fazem tudo para nos empurrar para baixo.

Bastaria deixar o Brasil vender produtos agrícolas sem barreiras comerciais e subsídios para que o país enriquecesse rapidamente. Ainda não temos o problema de ecesso de população que a China e a Índia têm.

A informática no Brasil é particularmente muito desenvolvida graças ao enorme lucro do sistema bancário. Somos também muito flexíveis e ousados nos projetos.

A idéia da informatização do voto seria boa se não tivessem feito a besteira de usar Windows CE nas máquinas novas e tivessem implementado a impressão dos votos para conferência manual. A empresa americana Diebold, através de sua subsidiária, é que está na realidade forncendo as urnas. Precisamos mesmo é de um hardware projetado aqui e que use software livre para ter a possibilidade de auditoria.

» Comentário de Cassio Eskelsen () em 18/01 17:49

Manoel

Concordo plenamente contigo! Apesar de achar os indianos "superiores" em muitos sentidos (espiritualmente falando), em termos de tecnologia e negócios nós brasileiros somos "superiores", principalmente pelo que vc citou, a flexibilidade.

Também somos criativos em outras coisinhas (por exemplo, a "Duplicata" é uma invenção brasileira). Os executivos brasileiros também são os mais valorizados pela facilidade de adaptação à novas realidades que aparecem de uma hora para a outra.

Com relação às urnas eletrônicas, você tem razão quanto à tecnologia empregada na última versão da urna. Mas não sei se você lembra,mas a primeira versão das urnas usava o VirtuOS, uma criação brasileira. De qualquer forma tivemos a capacidade de reunir várias tecnologias, enfiar numa caixa e colocar em todos os pontos de votação. Podemos dizer de boca cheia que formos os primeiros nisso ;-) e até agora ninguém conseguiu imitar com perfeição!

Abraços

Cássio

» Comentário de Job () em 18/01 18:35

Olha, no Brasil há bons profissionais, mas é excessão. :(

Sim, somos criativos, mas sem conhecimento e esforço não se desenvolve nada.

A nossa maior dificuldade, esta no dominio de Ingles e outros idiomas.
O dominio do Ingles é o principal diferencial dos melhores do mercado, pois o mundo de TI e de negocios é em Ingles, UFA!


AH! Manoel Pinho, desculpe-me pelo vocabulário, mas tenha dó! Isso de não termos 5mil anos, e blah blah blah, não justifica nosso atraso.

A Australia, é muito mais nova que o Brasil, e é Super desenvolvida.

Nosso atraso, se deve principalmente, a ausência de democracia real, e a ineficiencia(corrupção,..) do judiciário. Pois, não há, plano, medida, ação, lei, etc. que faça o país melhorar, pois no final, esbarra-se na corrupção do judiciário e em leis que privilegiam os desonestos.

Me site qualquer idéia, que no final, lhe apresento pq a mesma não funcionará no sistema nosso.


» Comentário de Manoel Pinho () em 18/01 18:59

"Olha, no Brasil há bons profissionais, mas é excessão. :(

Sim, somos criativos, mas sem conhecimento e esforço não se desenvolve nada."


Sim, por isso a M$ deita e rola aqui. Não criamos quase nenhuma tecnologia na área de software e normalmente somos usuários de pacotes feitos por americanos.

Mas isso não é exclusividade nossa. Na área de software contam-se nos dedos os países que realmente produzem algo inovador, mesmo entre os considerados desenvolvidor. A supremacia americana nessa área é uma das razões pelas quais eles cada vez mais delegam a países em desenvolvimento as indústrias de hardware e de bens materiais, e uma das grandes razões pelas quais os EUA pressionam o mundo todo nas áreas de patentes de software e propriedade intelectual.

Eles cada vez vendem mais idéias, patentes e tecnologia e compram mercadorias baratas feitas na Ásia. Uma licença de software M$ dá para comprar muitas placas-mãe made in China.

Concordo plenamente que a única saída para o Brasil é a educação. As universidades americanas estão cheias de indianos e chineses, que os seus governos mandam para lá para aprender e usar nos seus países. Muitos ficam por lá mesmo mas muitos também voltam e por isso esses países crescem bastante.

"Isso de não termos 5mil anos, e blah blah blah, não justifica nosso atraso.

A Australia, é muito mais nova que o Brasil, e é Super desenvolvida."

Não justifica, mas ajuda a explicar. Na Austrália o colonialismo foi diferente, os aborígenes de lá foram dizimados e há núcleos de prosperidade na parte temperada. Mas estão com uma situação melhor do que no Brasil sim.

Temos muitos erros e o que mais me assusta hoje em dia é a desvalorização do ensino e da cultura. Cada vez mais temos uma elite culta menor em número e uma massa enorme de excluídos em todos os sentidos.

Como filho de imigrantes pobres eu agradeço muito as oportunidades que tiveram aqui. Talvez eu seja otimista demais nesse ponto mas como brasileiro penso que se não tivermos essa esperança nunca iremos melhorar mesmo. Talvez leve várias gerações e precisemos sofrer muito mais mas temos boas chances sim.

» Comentário de Kid X (Digital Warlock) () em 18/01 21:09

Manoel, já percebeu que os americanos (em natureza, não todos) se acham os únicos seres humanos?! Ou que eles são mais do que os seres humanos?
Entenda o que eu quero dizer, eles se acham imortais!!!

» Comentário de Kid X () em 18/01 21:39

Os americanos bons são do tipo Richard Stallman, Michael Moore, Jon Maddog, Eric Raymond... Desses tipos!

» Comentário de Marcos Alexandre () em 18/01 21:48

O Brasil é o 8º pais em pesquisa cientifica, o que é uma posicao muito boa pra um pais em desenvolvimento. Embora em hardware sermos muito atrasados, felizmente o software não depende tanto da tecnologia e nessa área estamos nos saindo muito bem e estamos exportando cada vez mais.
Agora, comparar o salário no Brasil com países como a China e India em que tem gente que trabalha de graça só pra conseguir comprar um prato de comida, não dá, né?

» Comentário de Henrique Vicente () em 18/01 23:51

O Brasil tem capacidade de evoluir ainda bastante em tecnologia, o governoa apenas não investe o suficiente.
E temos que lembrar que o colonianismo aqui foi de exploraćão e não para desenvolver aqui, então vai em Portugal, nunca fui mas deve ser um país de primeiro mundo bem rico...

Ah, eu sou americano, nasci no Brasil...
e o problema de muitos do USA é que o governo, a mídia fazem eles serem burros, viver varrendo chão e ganhando um salário que alguém aqui que é formado em algo ganha as vezes até com dificuldade se a pessoa não for muito boa ou por outros motivos... e se nós analisarmos vamos ver que tem muita gente aqui no Brasil que age feito os vários lunáticos existentes mais ao norte.. garanto que tem gente que vai ler isso e se sente orgulhoso por ser brasileiro, acha que porque é brasileiro é melhor que pessoas de outros países, pessoas que quando sabem sobre um outro país estar fazendo algo que prejudique o seu país agem contra, mas o seu país de onde é natural para ela tem o direito de fazer o melhor para si.. e com certeza vai ter gente que vai me criticar por falar isso aqui.

» Comentário de Kid X () em 19/01 00:25

É que para os estadunidenses (modo certo de se falar!) eles acham que "América" é o país querido deles (pra eles é o Jardim do Eden no Planeta Terra). Mas para o resto do mundo e pra gente, América é este continente que vivemos!
Norte-americano inclui mexicano e canadense. Por isso o certo de se falar é estadunidense!

Mas eu tenho medo dessa FTAA (alca), dizem que ela entrará em vigor ainda nesse ano! Ah, essa FTAA vai prejudicar todas as 34 democracias do continente, incluindo os EUA e o Canadá!

» Comentário de hamacker () em 19/01 12:15

Tirando de fora a tecnologia bélica (softwares) onde somos muito fracos, nao vejo razao para alguns aí acima menosprezarem a capacidades de nossos programadores.
Convivo na comunidade com excelentes programadores aqui do brasil e extrangeiro e posso dizer que estrangeiros fazem softwares tao bem quanto nós.
Alias, tenho preferencia pelo software nacional, pois nossos "jeitinhos" normalmente estao incorporados no software enquanto outros softwares mesmo com adapacoes ficam sofriveis.
Muitos programadores em volta do globo usam o cobol da microbase, a um tempo atras o exercito americano deu preferencia por um sistema operacional nacional o VirtuOS em detrimento aos poucos SOs que haviam na epoca. Alem disso o brasil é referencia no softwares de banco (financeiros) e comerciais.
É dificil duma empresa estrangeira competir com o nosso software.
Só não temos softwares de base como planilha, editor, sistema operacional porque a Microsoft desmantelou tudo (carta certa, aquele clone do 123 e outros) nao apenas no brasil como no resto do mundo.

» Comentário de hamacker () em 19/01 12:28

Esquecí de dizer que na industria onde a maior parte das maquinas sao importadas vem com software produzido aqui. Os programas de corte (madeira, tecido, papelao) é um exemplo.

» Comentário de OdYn () em 24/01 12:55

Os Estados Unidos da America que se foda eles merecem tudo o que foi feito a eles e mais isso naum é nem o inicio , que o bin laden exploda
uma ogiva naquela porra de casa branca

» Comentário de OdYN () em 24/01 12:58

A escrita hindu foi desenvolvida a 6 mil anos atras por isso , vcs naum poderia comparar uma coisa com outro o. Brasil ainda é um pais muito jovem

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.