« Dois artigos nacionais sobre Slackware | Main | Folha: Bill Gates quer encontrar Lula em Fórum Econômico Mundial »

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Criador do Samba une-se a Linus Torvalds no OSDL

O OSDL anunciou hoje a nomeação de Andrew Tridgel, PhD, o criador do software livre Samba, como o segundo (o primeiro foi L... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 14:06

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Patola () em 17/01 19:00

É ótimo o que a OSDL está fazendo para a comunidade.

Uma coisa, entretanto, me dá um pouco de medo. Uma das razões pelas quais é difícil atacar o software livre é porque seu desenvolvimento é completamente distribuído; surgindo uma entidade que reúna e empregue os desenvolvedores-chave de diversos softwares livres pelo mundo, podemos ter um ponto de falha, algo que seja muito vulnerável a ataques. Por exemplo, imagina a (exemplo) Microsoft fazer jogadas financeiras com a OSDL? Ou, pior, tentar uma tomada de ações ou comprá-la? Pode acabar comprometendo de forma grave o desenvolvimento do software livre mundial.

» Comentário de Tonny Faccinelle () em 17/01 20:06

Patola,
Comprar, falir ou bombardear a OSDL, para mim, não adianta muita coisa. Mesmo se um dia, Linus, Alan Cox, Andrew Morton ou qualquer outro desenvolvedor de destaque possa serem impedidos de desenvolver, o Linux continuará vivo. É força da GPL.

Pelo menos é o que penso.

» Comentário de Cameo () em 17/01 20:10

O OSDL é uma fundação sem fins lucrativos ("Oregon nonprofit mutual benefit corporation"), cujo título é intransferível e não dá nenhum direito de propriedade. Portanto ninguém pode "comprá-lo". Ele só acaba se todos os membros saírem e dissolverem a sociedade.

http://www.osdl.org/docs/osdl_bylaws.pdf

Uma dissensão entre os membros da fundação, porém, poderia enfraquecê-lo.

» Comentário de Manoel Pinho () em 17/01 20:31

Bem, o Andrew é australiano e para desenvolver o Samba fez engenharia reversa. Mas a sede do OSDL fica nos EUA e lá existe a tal da lei DMCA, que impede o uso de engenharia reversa.

Será que a M$ não poderia mover uma ação contra a OSDL por causa do Samba ?

Eu acharia melhor que a sede do OSDL fosse na China ou em algum país neutro em prelação a patentes de software e essas leis malucas.

» Comentário de Cameo () em 17/01 21:22

Pelo que sei, a Austrália aceitou incorporar coisas como a DMCA em sua legislação por conta de um acordo bilaterial de comércio com os EUA, de modo que, se for verdade, ele estaria sujeito a ser processado também. Vai ver que essa é uma das razões para ser nomeado pelo OSDL. Essas fundações existem, entre outras coisas, para prover uma infra-estrutura legal defensiva, caso desenvolvedores de projetos chave venham a ser processados por qualquer motivo.

» Comentário de Thiago () em 18/01 02:18

Me desculpe minha ignorancia, mas, o que é tecnologia reversa?

» Comentário de Kid X () em 18/01 02:27

Manoel, acho que se a OSDL fosse sediada na China, o Linus iria ficar reclamando do salário dele!
:-P

» Comentário de Kid X () em 18/01 02:27

Manoel, acho que se a OSDL fosse sediada na China, o Linus iria ficar reclamando do salário dele!
:-P

brincadeira...

» Comentário de Kid X () em 18/01 02:28

Manoel, acho que se a OSDL fosse na China, o Linus iria ficar reclamando do salário dele!
:-P

brincadeira...

» Comentário de DW () em 18/01 08:08

Thiago, é Engenharia Reversa e não Tecnologia Reversa.

Conceito: "A Engenharia Reversa de um programa procura, a partir de um executável, reconstruir o programa fonte de uma maneira tal que seja possível entender ou modificar o seu funcionamento..."

Como não sou programador não sei explicar muito bem mas o processo é mais ou menos assim: o programador utiliza um sofware que "decompila" outro software para ver como este funciona, uma vez sabendo como o software original funciona o programador desenvolve outro software que faça a mesma coisa ou chegue perto de fazer.

Alguns links sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_Reversa
http://www.acm.uiuc.edu/sigmil/RevEng/

» Comentário de santo () em 18/01 08:21

Thiago
"engenharia reversa" e quando alguem estuda algo que esta funcionando e descobre como fazer outro igual, no caso do Andrew Tridgel ele estudou como as maquinas windows copartilhavam arquivos e impressoras entre si e criou um aplicativo para linux que permite que o linux compartilhe ou acesse arquivos e pastas com maquinas windows que é o SAMBA.

Patola
Eu acredito que o sotware livre é maior do que qualquer individuo mesmo ele sendo ele o Linus Torvalds,Richard Stallmam ou o propio Andrew Tridgel eu acredito que mesmo que se eles hojem decidissem largar o software livre (ou pior ir trabalhar na MS) o software livre não acaba os esforços dos não tão conhecidos vai contiuar, por isto eu vejo como positiva a iniciativa da OSDL.

» Comentário de Job () em 18/01 10:02

Bem, Engenharia reversa não é exatamente Decompilar um programa, pode em alguns casos (Cracks) ser usado decompilação (ou melhor REAL debugging).

Engenharia reversa é um arcabouço de técnicas que procuram entender como funciona uma determinada máquina, software, etc. estudando atravéz das saidas as entradas possíveis (reverso).
No caso do Samba, a principal ferramenta é o "protocol Scanning", ou seja capturar os pacotes de protocolo SMB e a partir dai estudar construir os mesmos.

É o mesmo principio usado pelo pessoal que faz o Gaim, etc ..


» Comentário de Job () em 18/01 10:03

Bem, Engenharia reversa não é exatamente Decompilar um programa, pode em alguns casos (Cracks) ser usado decompilação (ou melhor REAL debugging), não é o caso do Samba.

Engenharia reversa é um arcabouço de técnicas que procuram entender como funciona uma determinada máquina, software, etc. estudando atravéz das saidas as entradas possíveis (reverso).
No caso do Samba, a principal ferramenta é o "protocol Scanning", ou seja capturar os pacotes de protocolo SMB e a partir dai estudar construir os mesmos.

É o mesmo principio usado pelo pessoal que faz o Gaim, etc ..


» Comentário de Emerson Ribeiro () em 18/01 11:22

Não acredito que a M$ tome alguma ação contra o Samba, uma vez que esse não interfere nos negócios dela... Muito pelo contrário, o Samba permite que se mantenham máquinas Ruindows em ambientes *nix.

» Comentário de Eu () em 18/01 11:41

Acho que se essa galera viesse para o Brasil seria melhor ... Aqui não tem lei mesmo !!!

Ele poderia fazer o que bem quisessem sem se preocupar com lei e DMCA, e outras coisas mais ...

Terra de Malboro! Casa da mãe Joana! Casa da sogra! e demais títulos do gênero.

Acho que deveríamos pedir para a EMBRATUR por estas coisas nos panfletos para os gringos... eles já mostram que temos prostitutas novas, medianas e velhas ... mais um item para defamar o Brasil nem iria fazer diferença!
Sem contar que iriamos crescer em conhecimento!

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.