« Cuidado com o boato sobre reescrita do kernel do Linux | Main | Lançado o Litrix 2.1 »

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Debian Conf 4 libera seu relatório final

anonymous (anon@penet.fi) enviou este link e acrescentou: "Esse exemplo de evento agora dá exemplo de transparência. Está tudo lá: quanto ganharam, de o... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:55

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Miguel Filho () em 17/01 15:05

Usar Debian vai além de preferir essa ou aquela distro, inclui todo um respeito pelas pessoas, e um relatório como esse só mostra como é o modo de trabalho das pessoas que estão ligadas ao Debian: claro, transparente, participativo, colaboração.

» Comentário de Everaldo Canuto () em 17/01 21:30

Respeito! Bom... agora só falta os debianitas respeitarem outras distros e pararem de encher o saco das pessoas que preferem outra coisa.

» Comentário de Eu () em 18/01 00:04

"agora só falta os debianitas respeitarem outras distros e pararem de encher o saco das pessoas que preferem outra coisa."

Toda generalização é

» Comentário de Caio Begotti () em 18/01 09:52

Pra ser bem franco, achei estranha a parte sobre "extra money", item 7. Muitos parênteses [de verdade, e não metaforicamente] e explicações pra não terem tomado a decisão mais correta (IMHO): devolver pro Debian.org o que sobrou. Muitas vezes a melhor e correta solução não é a mais fácil de ser tomada; ao contrário do que me pareceu no relatório, simplesmente porque enviar dinheiro pra fora do país seria "trabalhoso" e sofreria cortes de impostos.

Ainda que o dinheiro restante esteja disponível para o projeto Debian (em partes, e levando-se em consideração a burocracia inerente a tal coisa) a qualquer momento (e para qualquer desenvolvedor brasileiro, pelo que entendi, também), os tantos mil mencionados, ficarem na mão duma "ASL" é *PRA MIM*, motivo de desconfiança.

Seria legal alguém envolvido explicar isso melhor, se for conveniente; e do interesse deles explicar. Mesmo pra matar esses demônios que falei acima.

» Comentário de Augusto Campos () em 18/01 10:33

Mas o que você achou estranho, Caio?

A explicação para mim parece bem clara, principalmente porque já lidei com envio e recebimento de dinheiro do exterior, com a burocracia (que deve ser maior quando envolve no Brasil uma ONG e nos EUA uma organização com a constituição da SPI ou do projeto Debian - não dá para simplesmente fazer um depósito ou um DOC...) e os impostos envolvidos.

Acredito que o projeto Debian e a SPI, ao perceber que tiveram um saldo positivo (em Real) aqui no Brasil, e sabendo que possivelmente teriam onde investir este dinheiro aqui em anos futuros, tomaram a decisão contábil correta em deixá-lo aplicado aqui (em reais) à disposição do DPL. O texto até mesmo explica que é um arranjo similar ao adotado pelo projeto Debian na Europa.

Qual é a parte que você achou estranha?

» Comentário de Caio Begotti () em 18/01 10:56

Acho que fiquei mais em dúvida mesmo, Augusto, tanto que falei que seria legal alguém explicar sobre isso.

Realmente o texto menciona que o pessoal na Alemanha tomou (ou toma) decisão parecida mas como frisei no comentário, [cof cof] confio mais no projeto Debian em si do que na "ASL". Em dezembro enviei e recebi uma quantia modesta para fora do país e não vi motivo pra me preocupar com os impostos sobre isso, já que os considerei aceitáveis. Obviamente eu não faço a mínima idéia do tamanho da mordida que seria dada nos milhares do relatório... - alguém sabe dizer exatamente quanto seria?

Eu sempre brinco dizendo que não confio em nenhum adulto por mais do que 30 segundos, mas no fundo pode ter sido a forma como o texto foi redigido que me fez comentar acima do modo como eu fiz. Sempre me parece que quando se tenta explicar demais algo, é porque existe um quêzinho errado. Todavia, pode ter sido impressão negativa minha.

Não esquente, isso não foi tentativa de denúncia, foi mais pra dizer que talvez tivesse sido melhor enviar o dinheiro pro Debian e pronto, pra não precisar ficar explicando nada :P

» Comentário de Caio Begotti () em 18/01 11:38

Na verdade, agora que me atentei a um comentário da notícia... realmente seria ótimo os organizadores dos outros eventos "populares" de Software Livre que costumam ocorrer, disponibilizarem relatórios parecidos. Se já existem, e só não foram divulgados pro mundo todo, alguém tem idéia de onde isso pode ser encontrado pra darmos uma olhadela?

» Comentário de Pablo Lorenzzoni () em 24/01 11:49

Caro Caio,

Acho que o "excesso de explicacoes" - como voceh mesmo colocou - tem um motivo simples na realidade: tentar ser o mais completo possivel. O relatorio eh soh uma documentacao das coisas, as decisoes foram tomadas durante a DebConf4, com a aprovacao do lider do projeto.

Comecei uma pesquisa no site do Debian-RS para ver a opiniao do pessoal a respeito da transparencia em eventos de software livre, e coloquei uma opcao especial que contempla o comentario do Augusto. Vamos ver o que sai de lah...

http://www.debian-rs.org/?q=transparencia-sl

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.