« Checkinstall: Gerenciando a instalação a partir do código fonte | Main | Debian Conf 4 libera seu relatório final »

domingo, 16 de janeiro de 2005

Cuidado com o boato sobre reescrita do kernel do Linux

Um artigo publicado pelo Linux Business Week e intitulado "Linux Kernel To Be Re-Written To Counter Microsoft FUD" tem sido bem-sucedido na sua aparente intenção de espalhar ... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 22:56

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Cadu () em 17/01 00:02

Que absurdo... Jornalistas (?) como esses deveriam ser proibidos de exercer *qualquer* profissão.

» Comentário de Morvan () em 17/01 00:03

Isto não é nada! Com a avalanche de adesões ao modelo do SL é de se esperar muito mais desta turma do mal. Li a notícia - em inglês. Interessante como as 283 patantes não são identificadas! A notícia é de todo inverossímil, mormente quando se vêem o autor e o "Instituto". Nem um dos dois têm o menor credenciamento nem qualquer respaldo. Na mesma página há um anúncio (tipo um "Rotate", porém estático) onde se lê textualmente: "Migrar do Windows para Linux Pode Ser Extremamente Caro. Veja O Relatório Completo do Yankee Gruop". Atenção: Na página que li, a partir do "link" fornecido, quem assina a matéria é uma determinada Sra. Maureen O'Gara. E o "Instituto" que dubla um "estudo", segundo o texto, é o "Wannabe Insurance Start-Up Open Source Risk Management".

» Comentário de FatTux () em 17/01 01:19

Laura Didio?? Na notícia indicada pelo link, a articulista chama-se Maureen O'Gara!

Imprecisões à parte, essa Laura "Didiot" Didio poderia se casar com o Rob Enderle, os dois são os campeões de "jornalismo" comprado pela MS. Ou eram. Basta dar um google nos nomes dos dois para ver que a credibilidade de ambos foi queimada até os ossos no caso IBM x SCO. Mas é claro que eles foram bem-pagos pela MS em troca de servirem de "bucha de canhão"...

Já faz tempo que não sai nenhum artigo dessa duas figuras, e acho que não perdemos nada (no máximo, a chance de dar umas risadas). Mas como cara-de-pau é sempre cara-de-pau, é provável que eles voltem assim que a poeira baixar.

» Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva () em 17/01 08:57

Mais um sinal inequivoco do desespero deles, "os pró desgraça e mentira". Graças a Deus a comunidade se mobiliza rápido e usa convenientemente tais notícias contra o Feiticeiro! Cada investida dessas gera uma contrapartida mais forte. Eu pelo menos fico mais consciente que devo agir. Como não sou desenvolvedor ativo tento conscientizar as pessoas que além dos méritos técnicos há sim por traz de tudo uma questão política, estratégica etc...

» Comentário de Deviltux () em 17/01 09:21

É sempre assim, sempre quando algo que ajuda a todos é criado, algum palhaço quer ganhar com isso dizendo que é proibido e coisas do gênero. O mais interessante é que o Linux e o software livre fornece os fontes (licença GPL), podendo esses mesmos palhaços que são contra o Linux pegar a idéia (ou capacidade, como queira) dos milhares de desenvolvedores e colocar no seu produto proprietário e depois de algum tempo, dizer que o tal Linux esta infringindo os direitos ou patentes colocando soluções proprietárias ou algo parecido! :-)

» Comentário de Paulo Junqueira () em 17/01 09:24

Que chato. Isso gera muita coisa negativa pro Linux. Além de desmentir rápido, acho q a OSDL deveria processar esse fulana.

» Comentário de Augusto Campos () em 17/01 10:15

Tem razão, é Maureen O'Gara. Como as duas são similares, confundi. Vou corrigir. Minhas desculpas à Laura Didio, que desta vez não tem nada com a história.

» Comentário de Miguel Filho () em 17/01 10:15

Quanto mais o Linux cresce, mais histórias como essas irão surgir.

» Comentário de Flavio Tulio C S Machado () em 17/01 10:39

O problema desse tipo de matéria é que a repercussão da matéria inicial é muito superior ao do desmentido. A MS sabe disso e continua fazendo. Isso se deve ao fato da matéria inicial ser publicada em grandes publicações e chamar muita atenção dos leigos enquanto a resposta é publicada em espaço muito menor e somente nos circulos técnicos.

Talvez isso mude um pouco com a popularidade que o Linux tem, podendo rechaçar com veemência as acusações e detonar a credibilidade dessa pessoa. Mas ele tem que exigir que sejam publicadas nos locais certos. Ele precisa usar de sua força para arrebentar a reputação dessa figura com toda a força possível, deixar a entender que a pessoa é no mínimo mal intencionada e absurdamente incompentente. Assim os próximos droids contratados pela MS vão no mínimo cobrar muito caro por jogar sua credibilidade (se é que tem) na lama. Tem que ser algo muito bem estudado no contexto de marketing para demonstar (sem acusar diretamente) que a pessoa é imbecil completa, fofoqueira e mal informada e que deve haver razões escusas por trás disso. Não acho que alguém que viva de "jornalismo" ou algo semelhante vá se expor se o valor não for MUITO alto.

Apenas minha opinião, claro, mas eu ia botar para quebrar. Dependendo do caso, até processo ia ajudar, mas acho que chamaria muita atenção para a pessoa que está justamente buscando isso, chamar a atenção de qualquer maneira. O desmentido com direito a chamar de incompetente é mais efetivo :)

» Comentário de Manoel Pinho () em 17/01 10:45

Eles tinham que exigir direito de resposta (não sei se nas leis americanas existe algo assim), colocando uma matéria desmentindo o boato com o mesmo destaque e no mesmo site.

» Comentário de Glauco () em 17/01 10:54

Daqui a pouco vão dizer que o Stallman vai assumir a presidência da Microsoft; a Apple, liderada pelo Torvalds, vai lançar o MacOsX para o PC e o Linux vai integrar-se ao OS2/Warp usando as API's do BeOS.
Santa Sacanagem, Homem-Morcego!!!

» Comentário de TEROCONECTUS () em 17/01 14:54

"Código fechado garante por 20 anos ou mais o roubo de direitos autorais e a lesão à propriedade intelectual de inúmeras empresas e programadores independentes. É simples, copia-se o código fonte livre ou fechado pertencente a outros e implementa-se em programas bem maquiados que serão fechados e protegidos por longas tramitações jurídicas". O poder dos bilhões irrita mesmo. Às vezes acho que somos cavalheiros demais e que deveríamos descer ao nível deles e fabricar notícias muito melhor fundamentadas na verdade para distribuir em correntes picaretas em toda rede mundial para dar o troco. É brincadeira mano. Observe através do comentário do Deviltux que até mesmo FABRICAR PROVAS fica fácil pros caras mal intencionados com esta história de código fonte fechado. Poucos (ou ninguém) tendo acesso a estes códigos, isso favorece a corrupção, o cara muda hoje e diz que aquelas linhas estavam lá há dez anos atrás. E a gente vai precisar do direito de acesso ao código fonte exato e completo ou do direito de descompilar programas antigos que foram atualizados pra provar que é mentira ? Ou publicar a partir de quando foi incorporado aquele trecho ao código do referido programa ?

» Comentário de Henrique Vicente () em 17/01 19:36

Terrível essa atitude deles mas o engraçado para mim foi que eu tava pensando no que poderia sair no primeiro de abril... cheguei até em uma noticia de primeiro de abril sobre uma reescrita totalmente do kernel, em python ou outra linguagem.. :)

» Comentário de pedr0 () em 17/01 19:48

Ehhh , vc nao sabia nao , vai reescrever o kernel 100% em VB AHUEhaUEhAUEhAUHEuAEH

» Comentário de Cesar () em 17/01 22:56

ei, calma aih, reescrever o linux em VB nao seria muito dificil nao, bastaria o cara se preocupar apenas com as ferramentas, o kernel jah ficaria por conta da lib MSVBVM60.DLL.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.